FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA COLUNA
domingo, 12 de dezembro de 2010

A Dança das Cadeiras

A Dança das Cadeiras

Marcio Neves - Flamengo RJ

A Dança das Cadeiras

Amigos rubro-negros, esta época do ano é muito chata no futebol com muita especulação sobre quem sai, quem fica e quem vem. São questões importantes para a próxima temporada, que todas os torcedores esperam ser respondidas, mas que somente no início de janeiro teremos  a definição.

É inegável que nosso time precisa de uma agitada, porém sou cético numa mudança radical no nosso elenco. Primeiro por não termos recursos para contratar um novo time no nível que merecemos; depois, porque você partir do zero leva tempo para montar uma equipe.

Mesmo com o fracasso deste ano, ainda defendo uma mudança não tão radical no que tange a nomes, trazendo dois ou três jogadores para serem titulares e montar o restante do time e do elenco com o que já temos. O foco deve ser qualidade não qualidade.

Um outro ponto importante a se refletir antes de ir às compras é a relação custo-benefício do jogador. Por custo devemos entender não apenas os seus salários, como também o seu perfil fora e dentro do clube. Um bom exemplo é a situação envolvendo Fernando  e Toró. Apesar de gostar muito mais do Toró do que o Fernando, a pedida do salário do primeiro foi bem maior do que a do segundo, sem contar que o seu comportamento fora de campo deixou muito a desejar, prova disto foi a sua protuberante barriguinha ostentada durante a temporada. Pagar o que o Toró pediu para um volante que jogava menos da metade dos jogos não é uma boa relação custo-benefício. Quanto ao Fernando, mesmo pedindo menos que o Toró, também não renovaria com ele. Para jogar meia dúzia de partidas no ano, prefiro apostar em Lenon e Antônio, dois jogadores vindos da base.

Radical mesmo deve ser a mudança de mentalidade dos nossos jogadores principalmente no que se refere à parte física, pois é inadmissível ver nossos “atletas” se arrastando em campo. Neste aspecto, com exceção do Petkovic já nos seus 39 anos, acho uma tremenda desculpa o fator idade. Atualmente, com todo o progresso da fisiologia do esporte, jogadores com 32 ou 33 anos podem muito bem ter um alto desempenho na parte física. Para tal, basta dedicação nos treinos e comportamento compatível com a profissão.

No elenco atual, muitos jogadores já deram o que tinha que dá, mas em função de duração do contrato e alto salário, fica difícil negociá-los. Para exemplificar, cito apenas dois: Kleberson e Val Baiano, que naquela relação custo-benefício não compensam.

Por outro lado, dois dos nossos melhores jogadores na temporada tem que ficar no clube, a menos que surjam propostas irrecusáveis. Leonardo Moura e Williams foram os únicos a se salvar e devem servir de base para o time de 2011.

Com relação aos reforços, prefiro apontar as posições mais carentes do que ficar conjecturando nomes. Temos que ter em mente que a situação financeira do clube não nos permite altos voos e que qualquer contratação requer muita criatividade. Além disso, devemos estar cientes que nomes que brilham em outros times, ao vestir a camisa do Flamengo com toda a pressão e mística que a cerca, não rendem o que rendiam.

Bem, vamos então à polêmica. Na minha opinião, a posição mais carente do time é o setor de criação. Temos alguns bons jogadores na posição e outros razoáveis para compor o elenco, porém não temos alguém que pensa o jogo, aquele autêntico camisa 10. Resumindo, podemos ter os 99% de transpiração, principalmente com Williams e Renato Abreu, mas não temos o 1% de inspiração. Desta forma, não há ataque que faça gol.

Depois do setor de criação, a posição mais carente é a zaga, especificamente um zagueiro que jogue pela esquerda. Pela direita, Wellinton ou David podem dar conta do recado, ms pela esquerda esta sofrível.  Precisamos de um zagueiro alto, veloz e experiente. Pouco né!!!???

A terceira posição mais carente é o ataque. Teoricamente temos Deivid, Diogo, Diego Maurício e Val Baiano. O primeiro, precisa provar que ainda consegue jogar em alto nível; vamos ver como será a sua pré-temporada para torcer que renda o que não rendeu. O segundo também não rendeu e ainda mais tem o agravante do seu empréstimo terminar no meio do ano, ou seja, não podemos depender dele, pois se jogar bem será valorizado e terá mercado na Europa e se não render não nos interessa pela relação custo-benefício. Diego Maurício foi nosso melhor atacante no segundo semestre, mas além de ter compromissos pela seleção sub-20 não considero prudente depositar todas as esperanças num jogador de 19 anos ainda em formação. Com relação ao Val baiano, prefiro não tecer comentários. Lógico que sempre torço para qualquer jogador que vista o manto sagrado, mas não podemos esperar ganhar na mega-sena.

Depois do homem de criação, da zaga e do atacante, duas posições merecem atenção: goleiro e lateral-esquerdo. No gol, na qual muitos consideram nossa principal carência, acredito que reforçando as três posições que considero prioritárias, a importância do goleiro diminui.

Na lateral-esquerda, com a quase certa saída do Juan precisamos de reforço, pois Rodrigo Alvim não tem velocidade para exercer o papel que se exige de um lateral atualmente.  Esta posição é uma das mais carentes no futebol brasileiro, vide a dificuldade de termos um titular absoluto na seleção brasileira. Egídio pode ser uma boa opção, mas a paciência da nossa torcida com jogadores novos é muito curta, o que prejudica o aproveitamento de jogadores.

Agora só nos resta aguardar o desenrolar das negociações. Como disse acima, mais do que nomes indo ou vindo, o mais importante é que o clube amadureça e aja com profissionalismo para que possa cobrar dos jogadores o mesmo comportamento.


Saudações rubro-negras

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

NATAL - RN
Usuário desde
13/03/2010

MENGÃO ETERNAMENTE

HEHE, GOSTEI SOBRE LEO MOURA, EU FUI O PRIMEIRO A FALAR DELE AQUI NO MEIO DE CAMPO, MAS A PAT E A TURMINHA DELA ESTÃO ESNOBANDO O LEO MOURA, EIS A VERDADE...

15/12/2010 às 20:37
NATAL - RN
Usuário desde
13/03/2010

MENGÃO ETERNAMENTE

SÓ DISCORDO QUE A PRIORIDADE PRINCIPAL SEJA MEIO DE CAMPO. POR QUE? PORQUE OS GOLEIROS QUE ESTÃO AÍ NÃO DÃO SEGURANÇA A NENHUM JOGADOR PENSAR EM ARMAR OU ATACAR. ESTOU ABISMADO COM A LERDEZA DESSA DIRETORIA EM ALGUMA CONTRATAÇÃO, QUERIA MUITO O JÚLIO CÉSAR DE VOLTA AO GOL, O JUAN DE VOLTA A ZAGA. SERIA ALGUM COMEÇO JÁ ISSO. DEPOIS UM ALEX E UM RONALDO GAÚCHO, ADRIANO, GRAFITE... SABE, SAUDADES DO KLÉBER LEITE, ELE VINHA COM CADA PACOTE DE NATAL... SINCERAMENTE, JUNTANDO FERNANDO, LENON, KLEBERSON, VAL BAIANO... PUTZ... SRN!

15/12/2010 às 20:34
São Paulo - SP
Usuário desde
01/03/2010

Flamengo a paixao nacional

Outra coisa eu sou contra a saida de Diogo pela disposiçao acho que asim como David com pre- temporada pode render mais Diogo e muito esforçado só faltou fazer mais gols e David o Wanderley deve dar um jeito nele abraços a todos o time precisa de 5 reforços vamos torcer para coisa boa

13/12/2010 às 23:51
São Paulo - SP
Usuário desde
01/03/2010

Flamengo a paixao nacional

Eu espero que Wanderley veja bem a Sub 20 do Brasileiro para ver mais garotos de outros clubes que possa ser contratados acho que o Flamengo entra com bom time na Copa São Paulo com a mistura de jogadores com CFZ não sei como Wanderley que viu Negueba não viu Eliabe o certo é que esse é o ano de Patrícia mostrar trabalho ser rápida nas contratações para o clube não perder jogador para outros times e Wanderley tem que fazer bom trabalho faz tempo que ele não ganha nada importante abraço e parabéns SRN

13/12/2010 às 23:32
São Paulo - SP
Usuário desde
01/03/2010

Flamengo a paixao nacional

Eu concordo com você sobre Fernando mais Wanderley diz que ele vai jogar com Fernando mais recuado eu emprestaria Pacheco para o Tigres do México e outros como Rômulo eu concordo sobre Egidio foi bem no Vitoria devemos ter paciência com ele mais eu jogaria com Leo Moura no meio campo e escalaria Jorbison e Galhardo nas laterais eu torço para que o Flamengo contrate esse Wagner ex Cruzeiro falta o Flamengo uns 5 reforços mais e muita especulação nesse momento ai fica difícil falar algo

13/12/2010 às 23:24
São Paulo - SP
Usuário desde
01/03/2010

Flamengo a paixao nacional

Olá Marcio boa noite concordo com você também acho que Wanderley tem que ver que ele aproveita desses jogadores emprestados eu gostaria de ver principalmente o Camacho e Lenon como você bem falou mais eu ficaria feliz se Wanderley descobrir porque Adílio falava também de Erick Flores e no profissional ele não consegue jogar tomara que Wanderley descubra o problema do Erick Flores o Adílio não pode estar tão errado em relação a ele

13/12/2010 às 23:16
santo amaro - BA
Usuário desde
27/03/2010

sou flamengo até morrer

Meu amigo ssoaresmartins,eu entendo o que voce falou. Agora, sendo um flamenguista dos anos 50, como eu sou (1953), fico muito ansioso querendo a qualquer custo, ver o Flamengo fazer seus craques em casa, como nos bons tempo. Esses jogadores, Lenon, Galhardo, Welinton, e outros, têm entrado no time mas não me empolgam, porque, nós estavamos acostumados a Babá, Germano, Dida, Moacir, Duca, Rodrigues Neto, Airton, Atirson, Mouser, Zico, Adilio, Leandro, Junior, Espanhol, Bebeto e uma infinidade deles, até perdermos o Fla Barra, para O vasco. Esses jogadores que citei, voce meu amigo, sabe muito bem, que entravam no time uma vez e não saia mais. O ex titular, era logo vendido. Hoje, parece que vende o jogador da base, ja sabendo que não vai dá frutos. Antes não, quem era vendido era aquele que perdeu a posição, para o aspirante. Mas todos tem suas preferencias, tudo bem. As minhas, são os juvenis. daqui a 2,3 anos. Um abraço, amigo.

13/12/2010 às 23:05
piraquara - PR
Usuário desde
02/12/2010

mengo

cade o marcos braz só ele pode nos salvar, se tivesse na direção o mengo não estava nessa, fora velosso

13/12/2010 às 22:12
Ofensividade a outro membro do site
Caratinga - MG
Usuário desde
07/03/2010

Enquanto eu comentava na Net, me roubaram o título de 87

- para contratarem de novo, quando tem didim em caixa dirigente nenhum gosta de soluções caseiras, porque elas não dão lucros individuais, o Vasco como vc bem disse está lançando jogadores contra a vontade, isso porque a praga do Rio caiu em cima deles antes de nós, a verdade é a seguinte, time vencendo não existe crise, como diz o velho ditado, quem anda de calça rasgada mostra a bunda, em Dezembro do ano passado imprenssa nenhuma se atrevia a falar de dividas do Flamengo, agora é no Fluminense que está tudo luminoso, não deve nada, o treinador é inteligente, clube exemplo, deixa tomar uma tarracada e beirar a segundona para vc ver, tudo é resultado, só me irrita é a lerdesa de nossos diretores e não é só os de hoje, quando o Fla vinha numa cescente era para lançar tudo que é planos de marketing, deixaram para vir com campanha justamente debaixo da saia da brucha, vão ser burros assim lá na Asia, esse negocio de ct de 25 milhões se tivesse um Marketeiro de ponta arrecadariam em 1 dia

13/12/2010 às 20:31
Caratinga - MG
Usuário desde
07/03/2010

Enquanto eu comentava na Net, me roubaram o título de 87

Meu caro Agostinho, concordo em parte contigo, porém vejo a base do Fla como as dos adversarios, só que nós do Flamengo aplaudimos tudo que vem de fora e olhamos com maus olhos os nossos, o Lenon por ex: pra quem teve Jailton como salvação o Lenon é um Clodoaldo, quem teve minhoca achando que era cobra, Camacho é um Gerson, quem tem Val Bahiano, Diego Maricio é Vagner Love, quem teve Gerson Magrão, Eric Flores é Pelé, e assim vai, entendo que para elenco reserva estamos bem, precisamos sim de reforços, mas gente que chega para brigar correr, para chupar sangue já basta o Kleberson,entendo que tranquilo o Diego Mauricio e Galhardo, Welington, e camacho já pode sim assumir o time de cima pelo menos no carioca, agora para o Brasileiro precisamos de umas 4 peças, mas não é só a gente, até o Flu precisa, esse negocio de ser campeão, muitas vezes não reflete a realidade, não vejo ninguem com timaço por ai, nossa diretoria que gosta de contratar, e eles mesmo torcem para dar errado (SEG)

13/12/2010 às 20:16
santo amaro - BA
Usuário desde
27/03/2010

sou flamengo até morrer

Depois que perdemos o FlaBarra para o Vasco, por muito custo revelamos, Renato Augusto e só. Enquanto isso, a todo momento eles lançam um da base, depois ganha dinheiro vendendo para o exterior. Esse negócio paciencia com jogador de base, com essa situação financeira em que vive o Flamengo, não dá não. Até hoje, estamos esperando Vinicius Pacheco, explodir. daqui a pouco é veterano jogando essa bolinha. Toda vez que sai do Flamengo, é para esquentar banco de segunda divisão. Agora é Lomba, Welliton, Erick Flores, Lenon. Meu Deus!! Só o Flamengo, acha que tem que esperar esses jogadores, até 25 anos. Aliás: esse Flamengo, de hoje. O bicho ta pegando para o Flamengo, e as pessoas querem esperar mais ainda. Ou dinheiro ou base, e ai, não temos os dois.

13/12/2010 às 17:13
Santarém - PA
Usuário desde
15/04/2010

HEXA COM SUPER-TÍTULO, (1987)!

Marcio neves- Concordo em tudo de sua ótima coluna, só acrescento que a presidência do time precisa de uma ação administrativa visando resgatar e abraçar sua torcida global. O mundo Rubro-Negro precisa interagir com a diretoria de Marketing, precisamos de referencial, um nome de consenso para gerir a massa, absolvendo suas idéias. Assim, poderemos fazer uma ou mais contratações impactantes para finalmente modificar o quadro atual do Flamengo, principalmente no item inspiração. Quanto aos jogadores de base, o Luxemburgo tem que usar mesmo, efetivar todos os que tiverem em condições técnicas, sem essa de antiguidade, se não jogarem nessa faixa de 17 a 20 anos é porque nunca aprenderam mais e novos garotos é que não faltam pelo Brasil afora, vamos pra garimpagem. A torcida em cada federação deve apontar os talentos, para sem conduzidos a Gávea e lapidados. O Flamengo tem que ser comercial mesmo, formar jogadores, usar no time e vender. Saudações Rubro-Negras!!

13/12/2010 às 17:08
Jacareí - SP
Usuário desde
01/03/2010

Flamengo até Morrer !!!

A previsão de conclusão da obra é final de 2012 Fábio, se conseguirem concluir a obra nesta data como na maquete original já esta ótimo, acho que dá pra usar uma molecada da base, mas sobre uma espinha dorsal mais experiente, eu quando acabou o Campeonato estava pensando em várias contratações, mas pra começar o ano se vc pensar bem, se fizer umas 3 boas contratações, e conseguir dispensar umas malas que não jogam nada e ganham uma fortuna, eu já vou ficar feliz da vida brother. Abração e SRN

13/12/2010 às 16:26
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
19/03/2010

facebook.com/FabioSGuedes

Verdade, ficamos anos nos enganando com Carioquinha, Taça Guanabara, etc. Eu quero ver estrutura no Flamengo. E acho que isso tem um enorme apelo junto ao torcedor. Afinal ele vai pagar e vai ver o resultado. Taí os Tijolinhos, que dos 5 mil venderam quase tudo. Só que eu acho que falta ambição. Se é pra fazer sacrifício de jogar com juvenil, faça, mas apresente o CT em 1 ano, no máximo, tudo pronto. Não pode é ficar com essa "capa" de que vai ter time competitivo -- e tudo indica que não vai. Senão nem a Patricia sobrevive politicamente, nem o Flamengo sobreviverá financeiramente.

13/12/2010 às 16:10
Jacareí - SP
Usuário desde
01/03/2010

Flamengo até Morrer !!!

Fábio .... o que o Flamengo ganhou de título entre 1993 a 2008 ??? O que de estrutura administrativa e fisíca nós herdamos deste período??? Resposta: Zero de títulos ( da grandeza do nosso time, ex. Libertadores e Brasileiro) e zero de estrutura !!! Nós estamos pagando o preço da má administração até hj irmão, e sabe o pior ??? Nós não aprendemos com os nosso erros !!!

13/12/2010 às 15:51
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
19/03/2010

facebook.com/FabioSGuedes

PELODAN, o problema é que a diretoria não apresenta projetos, não envolve os torcedores de maneira ampla (tijolinho é pra poucos), não desenvolve nada que se vislumbre de longo prazo. Canalizar dinheiro dos patrocínios pra fazer o CT é ótimo, demonstra rigor administrativo, etc. Mas até que ponto isso é sustentável? Veja: quanto tempo de maus resultados um clube grande como o Flamengo suportará financeira e técnicamente? Quantos patrocinadores perderemos (em valor e em quantidade) devido aos maus resultados? Estamos dispostos a pagar o preço? E se estivermos, o que estamos ganhando com esse sacrifício? Com a palavra a Patrícia Amorim...

13/12/2010 às 15:32
Jacareí - SP
Usuário desde
01/03/2010

Flamengo até Morrer !!!

Ao amigo SSSoares, o grande problema/defeito do torcedor do Flamengo é esse, não tem paciência pra nada, seja para esperar um garoto da Divisão de Base decolar, seja para se criar uma estrutura competitiva para se criar um Grande time, quando a Patricia e o Zico assumiram e vieram com o discurso de moralização, reformulação da base, da estrutura física do Clube, eu já preparei meu espirito para ficarmos sem grandes contratações, nego reclama dos Dirigentes que mandaram vários jogadores da nossa base embora, mas poucos se lembram que já vaiaram o Djalminha, o Zinho, o Adriano, o Renato Augusto, o Ibson ... vaiaram e pediram medalhões que já não jogavam nada como o Renato Gaucho, o Alex, o Denilson, o Vampeta .... então meu amigo, a culpa dessa MERDA que esta hj o Flamengo, é muita culpa da sua torcida também !!! abração e SRN

13/12/2010 às 15:27
Jacareí - SP
Usuário desde
01/03/2010

Flamengo até Morrer !!!

Carlos Henrique ... só para finalizar contigo, eu não sou defensor da Patrícia, eu sou defensor do Flamengo, e ela é nossa atual Presidenta, quer vc queira quer não, e graças a Deus eu não tenho essa visão Maniqueísta que vc tem, eu vejo qualidades na Patrícia, e acho que todo o ser humano aprende com seus erros.

13/12/2010 às 15:21
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
19/03/2010

facebook.com/FabioSGuedes

SSOARES, esse negócio de antecipação de receitas é um tiro que todo dirigente dá no próprio pé. O Flamengo está amarrado a essa BWA, que confecciona ingressos, até o fim do próximo século (rsrs) por conta dessas malditas antecipações. A verdade é que isso vira uma bola de neve e praticamente inviabiliza qualquer planejamento, porque você começa os anos projetando receitas "a menos" e, com isso, faz menos investimentos e perde capacidade de pagamento.

13/12/2010 às 15:14
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
19/03/2010

facebook.com/FabioSGuedes

UOL: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2010/12/11/flamengo-fecha-o-ano-com-evolucao-de-receitas-apesar-do-fracasso-no-futebol.jhtm

13/12/2010 às 15:08
62

ENQUETE

Em qual posição o Flamengo precisa se reforçar para 2011?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.