FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA COLUNA
segunda-feira, 12 de abril de 2010

A hora de lutar

Fla tem jogo importante pela libertadores e vencer é fundamental

Cesar Perboyre - Flamengo RJ

Foi ruim mas foi bom

Sei que muitos colegas rubro negros desaprovaram a atuação do Flamengo no jogo contra o Vasco e acho que eles estão certos. Também acho que o Fla fez uma partida aquém (mais uma) do que pode fazer. Mas para este jogo houve um fator complicador: o adiamento e a desgastante partida contra o Universidade do Chile na quinta. Nesse jogo tivemos que correr atrás do placar, num campo pesado pela chuva que castigou o Rio na semana passada. Acho que o desgaste ficou evidente pelo péssimo jogo que alguns bons jogadores fizeram, entre eles Léo Moura e Williams.

Quando terminou a partida contra o Universidade do Chile e o lamentável resultado, eu já pensava como ia ser difícil jogar contra um time que nem tem tanta qualidade técnica (apenas 2 ou 3 peças) mas que também tem uma camisa que pesa e que vinha de 3 vitórias seguidas, portanto subindo de produção e bastante empolgados.

Se contra o time chileno o Andrade errou na mão ao exagerar numa escalação defensiva, contra o Vasco ele não fez o mesmo. Já entrou com Mezenga e Love na frente, mantendo o esquema que o time vem jogando desde o começo do ano com Love e Adriano. Mezenga poderia ter participado mais do jogo, mas é bom observar que os dois melhores lances do primeiro tempo se originaram de ótimos passes dele para o Love. O primeiro ele desperdiçou, mas o segundo Love fez o gol.

As atuações foram fracas, mas repito que o jogo era de risco e acho que os jogadores merecem aplausos ao menos pelo esforço.

O jogo só valeu mesmo pelo resultado, porque individualmente o Fla foi terrível. A meu ver só 3 jogadores se salvaram: Angelim que volta a ser aquele zagueiro seguro e bastante atento de algum tempo atrás; Maldonado, invisível como sempre mas eficiente, fazendo as coberturas adequadas e sem se afobar na hora de passar a bola; e Love que fez nosso gol e infernizou a zaga do Vasco o tempo todo.

O resultado foi injusto porque a arbitragem prejudicou muito o time Vascaíno. Aquele penalti do Léo Moura nunca existiu e o Williams (irresponsavelmente) meteu o braço na bola dentro de nossa pequena área.

Mas isso é problema da arbitragem. O Fla fez seu papel, lutou com as forças que tinha e conseguiu chegar ao resultado. Não foi bem como queríamos (na verdade bastante longe do que queríamos) mas estamos na final e vai ser mais um sufoco porque no meio vamos ter a viagem para o Chile.

 

Fla precisa vencer

Independente do que acontecer no jogo do Caracas x Universidade do Chile, O Fla precisa vencer no Chile para garantir sua continuação na libertadores. É hora de lutar e acho que podemos chegar ao resultado positivo. Só me preocupa o desgaste por conta de tantos jogos decisivos ainda agravados pelo jogo fora de hora contra o U.Chile no maracanã.

Creio que nossa chance é que o time chileno vê-se com remotas chances de classificação. Mesmo vencendo eles ainda ficariam atrás de nós e só poderiam chegar a 9 pontos. Muito improvável que se classifiquem como um dos melhores segundos. Mas nem por isso o Fla pode achar que vai ser fácil. Jogar fora de casa na libertadores é sempre um perigo.

Não sei qual vai ser o esquema que o Andrade pretende usar, mas gostaria de ver o Pacheco de volta ao time. Mezenga foi mal contra o Vasco, muito estático e acho que podemos vencer se usarmos bem os lados do campo. Michael é uma baixa considerável, uma vez que ele jogou bem os 3 últimos jogos e acho que é a hora do Pet começar jogando. Ele não foi bem contra o Vasco, mas quem sabe a condição de titular o empolgue.

Portanto meu time seria: Bruno – Léo Moura – Álvaro – Angelim – Juan – Maldonado – Toró – Williams – Pet – Pacheco – Love.

Peço aos amigos que sintam-se a vontade para discordar, desde que com educação.

 

Respeito


 O grande amigo Ricardo Perez já tinha abordado em sua coluna, mas vamos lá.

Cada vez que entro no site fico mais perplexo com o tratamento que muitos colegas rubro negros estão dando ao Andrade. Eu discordo bastante do jeito que o Andrade conduz o time, acho que ele exagera no defensivismo e acho que ele erra bastante nas substituições, mas nem por isso vou ficar xingado o Tromba de “cavalo batizado”, “fantoche do Braz”, para ficar nos mais suaves que vi por aí. Eu já acho errado que ofendam qualquer técnico que esteja a beira do campo pois não gostaria de ter alguém me xingando quando eu cometesse algum erro no trabalho. E todos cometemos erros.

Esses amigos parecem esquecer (ou muitos simplesmente não devem ter visto) mas vou refrescar-lhes (ou contar-lhes) sobre o Tromba. Andrade é de casa, ganhou 4 títulos brasileiros com a camisa rubro negra, uma libertadores, um mundial de clubes, ou seja, nossos maiores títulos. E depois de todos os títulos como jogador, ano passado nos conduziu a um título que parecia uma ilusão muito distante para qualquer rubro negro. Qualquer um teria ganho o título com o time? Duvido muito. O Fla patinava com o Cuca e já tivemos outros grandes times e outros grandes técnicos e não chegamos a lugar nenhum. Quem não lembra do ataque Romário, Sávio e Edmundo, com Luxemburgo no comando? Não ganhamos nem um carioca. Quem esquece o time do Tri de 2001 encima do Vasco, em que tínhamos Pet num excelente momento, tínhamos Edílson encapetado como sempre e até lembro do Athirson vivendo um momento ótimo. Só ganhamos um torneiozinho de verão chamado copa dos campões, mas no brasileirão tomamos sufoco e escapamos do rebaixamento nas últimas.

Enfim, são alguns fatos que ilustram como foi importante a conquista do hexa ano passado. Reitero que não estou sendo contra críticas ao time ou ao Andrade. Pelo contrário, acho que temos que criticar porque queremos o melhor para o Flamengo, mas peço que o façam ao menos com um pingo de respeito à digna figura do Andrade. E se alguém acha que o Andrade não merece respeito, então me avisem que sinceramente prefiro deixar de entra no Flamengo RJ do que ouvir barbaridades que nem essa.


 


 


 


 


 


 


 

Abraços a todos, boa semana e saudações Rubro Negras

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

RJ - RJ
Usuário desde
19/03/2010

O COMPROMETIMENTO E A SERIEDADE LEVA QUALQUER TIME A CONQUISTAS...SOU FLAMENGO ATÉ MORRER...

aliás já fui

14/04/2010 às 09:43
Ofensividade a outro membro do site
RJ - RJ
Usuário desde
19/03/2010

O COMPROMETIMENTO E A SERIEDADE LEVA QUALQUER TIME A CONQUISTAS...SOU FLAMENGO ATÉ MORRER...

Paulo Simões,Estou indo para a coluna do Ricardo Perez

14/04/2010 às 09:41
Ofensividade a outro membro do site
Manaus - AM
Usuário desde
10/03/2010

Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Mengão no mundo

Concordo em numero e gênero com o mestre Aziz apenas mestre uma correção não conheço pessoalmente o Nobre Ricardo , mais a muito tempo conversamos aqui pelo site , ele é uma ótima pessoa!!! Não sei o que aconteceu com ele nesse caso , enfim agora vamos comentar na coluna dele.SRN

14/04/2010 às 09:25
são paulo - SP
Usuário desde
31/03/2010

"Flamengo de corpo e alma, no peito e na raça, no grito e nas palmas, Flamengo até morrer, eu sou"

continuação... houve abuso de poder e digo mais, o que ocorreu ontem foi pessoal. Já li Post de outros companheiros bem piores que os do Paulo Roberto e não foram censurados. Continuo afirmando embora respeitando a posição de todos que o "Ricardo Perez" deve desculpas a todos do site, pois só assim poderemos esquecer este episódio "GROTESCO". Pelo menos este é o meu pensamento. Aproveitando o incidente de ontem gostaria de aproveitar e sugerir que fosse criado um Estatuto do Site para que possamos ter um regulamento. Acho que poderia ser elaborado pelos Colunistas e com a supervisão de um advogado especializado na área. Assim teremos regras que deverão ser obedecidas e é claro que haverá um recadastramento que o pessoal deverá optar em aceitar ou não. O que vocês acharam da minha idéia????? S.R.N

14/04/2010 às 08:47
são paulo - SP
Usuário desde
31/03/2010

"Flamengo de corpo e alma, no peito e na raça, no grito e nas palmas, Flamengo até morrer, eu sou"

Prezados companheiros um bom dia! Lamento iniciar o dia tratando de um assunto tão delicado. Como podemos ver de um lado um Colunista e flamenguista arretado do outro lado temos um companheiro flamenguista que é apreciado por alguns companheiros que ajudaram a fundar este site. Gostaria de dizer que tentei alerta-lo que o caminho que ele estava seguindo era turtuoso, porém ele se recusava a escutar a qualquer um que fosse de encontro aos seus conceitos. Eu lamento que companheiros deste blog estavam aproveitando a ira deste colunista e alimentando as atitudes contra a liberdade de expressão. Eu tenho 75 anos e vivi a ditadura militar de 1964 e inclusive fui preso e torturado, bom mais isso não vem ao caso. O cerceamento de você não poder escrever o que pensa na minha opinião é muito triste. O Paulo Simões que o conhece pessoalmente tentou alerta-lo, mas nada conseguiu. Eu continuo afirmando que houve abuso de poder continuando....

14/04/2010 às 08:44
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
02/03/2010

Hitler ausenta-se. Permanentemente. Para alívio dos bons.

Hasc, pode ser até discutível quem colocar no lugar do Andrade, mas daí ele ser competente, já não concordo. Como pode um treinador que escala mal, substitui mal em todos os jogos, e não consegue fazer esse time jogar, ser competentíssimo? Basta ver as partidas lastimáveis do Flamengo, e pior, ver que para o Andrade está tudo normal. Como ele consegue pegar um time melhor que o do ano passado, e fazer piorar?? Quantos meses mais ele precisará para definir um time? Por fim, a postura do time está bem definida: covardia pura. Desculpe, mas na minha singela opinião, bom o Andrade está longe de ser.

13/04/2010 às 23:55
João Pessoa - PB
Usuário desde
10/04/2010

Eu teria um desgosto profundo, se faltasse o Flamengo no mundo...

continuando: ... em substituir o Andrade. Erro fatal! Mania do futebol brasileiro sem planejamento. Vamos perder o Andrade e colocar quem? Andrade é competentíssimo e o segredo é ter paciência que uma hora ele acerta de novo, assim como o São Paulo fez com Murici por três anos, mas que não repetiu o ano passado, colocando o incompetente Ricardo Gomes e agora vai mal! Eu não tenho dúvida: Andrade não pode sair! Uma hora ele vai acertar o time, assim como fez o ano passado. Se eu não me engano, o técnico do Manchester United dirige o time a 25 anos. E nos primeiros anos ele não ganhava quase nada. Andrade já ganhou, não tem o que mostrar mais. Agora é paciencia e criticar, sim, buscando a melhor formação para o Mengão. Como eu disse, acho que Jorbisson tem de se titular da lateral esquerda, que Juan está horrível. Acho que Andrade devia começar a aproveitar mais a base, que os marmanjos não estão jogando nada, como Juan, Willians, Toró, Kleberson, Pet, etc. Temos tres na seleção sub-20.

13/04/2010 às 23:43
São Paulo - SP
Usuário desde
01/03/2010

Vivo porque o Flamengo me fornece o ar que respiro!

Perboyre, vc tem uma ótima visão do jogo. Já vi partida no Maracanã que no dia seguinte pude revê-la lendo sua análise. Muitos, além de mim, não podem ir ao Maraca, ou só podem raramente. Peço, pois, que volte com as avaliações das performances dos jogadores, pois se trata de uma belíssima ilustração às suas não menos belas crônicas das segundas-feiras. SRN

13/04/2010 às 23:37
João Pessoa - PB
Usuário desde
10/04/2010

Eu teria um desgosto profundo, se faltasse o Flamengo no mundo...

Walmyr Filho, Na minha opinião e apesar do erros, continuo achando que Andrade não tem substituto. Murici fracassou no Palmeiras, Wagner Mancini, nem se fala, Joel Santana só ganha estadual (e digo isso mesmo gostando muito dele), e no Brasil está cheio de técnicos medíocres, só se salvando Mano Menezes e Silas! Na minha opinião, também, Andrade é muito competente. O que ele fez o ano passado não caiu do céu, ele armou um timaço com jogadores desacreditados. A maior vantagem de Andrade, assim como Carlinhos, é conhecer como ninguém como as coisas funcionam dentro do Flamengo. Não é a toa que toda vez que o Flamengo foi campeão brasileiro, foi com alguém de dentro do clube: Coutinho, Carpegiani, Carlos Alberto, Carlinhos (duas vezes) e agora Andrade! Ele está errando? É fato. Contudo, que grande treinador não erra? Luxemburgo saiu da seleção, murici sempre começava mal o ano e depois ganhava o brasileiro, entre outros. O que me preocupa é que começo a ouvir alguns falarem em...

13/04/2010 às 23:35
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
02/03/2010

Hitler ausenta-se. Permanentemente. Para alívio dos bons.

Não sei do que tanto reclamam sobre se debater falta ou não de censura, agressão a colegas e suas opiniões (por mais loucas que sejam), e coisas do gênero. Isso se tornou uma constante neste site, então deve haver uma solução para pôr fim nisso ou que se discuta até lá. Acaba um jogo, vc dá a sua opinião, e três opiniões depois é ofendido. Está certo isto?

13/04/2010 às 23:30
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

Parabéns Vitor --Boa Simões---Mestre Aziz sabe tudo---- Vamos tomar uma gelada? Passou. Abraços

13/04/2010 às 23:17
Manaus - AM
Usuário desde
10/03/2010

Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Mengão no mundo

Rodrigo concordo com vc , mestre Aziz Idem!!!

13/04/2010 às 23:08
Manaus - AM
Usuário desde
10/03/2010

Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Mengão no mundo

E continuamos com o mesmo assunto , já tomei uma gelada, to em casa e o assunto ainda esta no AR.... pessoal seguinte, vamos cortar esse assunto pedir perdão ao Cesar e esperar o Ricardo amanha.... quanto ao jogo vai ser 3 X1 MENGAO

13/04/2010 às 23:02
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
13/04/2010

Fazer é melhor que falar.

MOZER, conforme lhe falei, eu presenciei tudo, desde o fim do jogo passado (quando veio o comentário ofensivo, que, reafirmo também incomodou), até o dia de hoje. Concordo com você a respeito da gravidade, e torço para que as arestas sejam aparadas de vez, para que possamos todos ter uma convivência pacífica aqui, sem desconfiança, ressentimento ou qualquer outra coisa semelhante. Como disse, sou a favor da moderação, mas pautada em critérios razoáveis e coerentes (e não no sentimento): só assim é saudável. Do contrário, cai-se na injustiça. A intenção do meu post foi apaziguar os ânimos de cada um, longe de querer resolver qualquer coisa ou pôr panos quentes. Até porque a resolução dos conflitos depende da iniciativa espontânea de cada pessoa. Como disse, estou torcendo por isso. SRN e boa noite a todos!

13/04/2010 às 22:57
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

Só acho que se for para ofender quem quer que seja, o agressor deve pensar antes e ver se não está faltando nada ao seu redor....Quem sabe uma loura? Uma loura quente ou uma gelada. Moreninha também pode, e de preferência, desde que não seja PT. _____________________________________________________ Ah, antes que reclamem, PT não é PU** não é Personal Trainer. Ah, meus temposs........

13/04/2010 às 22:06
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

O Pichincha veio até aqui no meu monitor, leu os comentários e chegou a conclusão: -Se é para me aborrecer com as coisas e pessoas do Flamengo, então prefiro voltar pra casa, que não tem computador e enfrentar o "sorriso" da minha sogra. _________ Exagerou, o meu amigo caolho, não acham? Mas......A sogra dele é mais quizumbeira do que certas noivas de hoje em dia. Chutei? "Ave Imperator, Morituri te salutant!"

13/04/2010 às 21:58
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

O Pichincha veio até aqui no meu monitor, leu os comentários e chegou a conclusão: -Se é para me aborrecer com as coisas e pessoas do Flamengo, então prefiro voltar pra casa, que não tem computador e enfrentar o "sorriso" da minha sogra. _________ Exagerou o caolho, não acham? Mas......A sogra dele é mais quizumbeira do que certas noivas de hoje em dia. Chutei? "Ave Imperator, Morituri te salutant!"

13/04/2010 às 21:57
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

Xará Perboyre e Marcio Perez, dois astros de primeiríssima linha do FlamengoRJ e pilares dessa imensa fortaleza que edificamos, aqui, em defesa da nossa maior paixão. Os ânimos estão exaltados, vejam a pujança do Flamengo. Estamos aqui num arranca-rabo sem fim há mais de oito dias e o Adriano resolveu sentar para ficar lendo o disse me disse e acabou ficando com "dor nas costas". Vamos dar um basta nessa coisa e partir fervorosamente para os teclados para escrever a respeito do que realmente está acontecendo lá no "CUORE DELLA NOSTRA PATRIA ROSSO NERO". ___________________________ Meu amigo botaflusco, inimigo mortal do Flamengo, está aqui do lado dando gargalhadas e gritando: -Fogo! Somos Tetra........ Esse imbecil deve estar falando do tetra-vice, né? Só pode. Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura. JAMÁS (Che Guevara)

13/04/2010 às 21:49
Jacarezinho - PR
Usuário desde
01/03/2010

Sempre Mengo . usuário desde fev/2007.

Pelo amor de Deus...sinceramente.

13/04/2010 às 21:34
são paulo - SP
Usuário desde
31/03/2010

"Flamengo de corpo e alma, no peito e na raça, no grito e nas palmas, Flamengo até morrer, eu sou"

Prezado Ricardo Perez, Não entendi seu pedido de perdão até porque você não me ofendeu. Acho você não entendeu ou não quis entender que a minha revolta foi com a censura a 3 companheiros: Paulo Roberto Guimarães, Mozer e Paulo Simões. O que houve foi do abuso de poder asua falta humildade em reconhecer que errou e voce destruiu no site a "LIBERDADE DE EXPRESSÃO". Eu inclusive fiz menção a 1964 e parece que voce preferiu ignorar. Meu amigo Rodrigo Ribeiro, companheiro de comentários neste Blog, eu lamnto informar que houve sim dois pesos e duas medidas, o Ricardo Perez teve a audácia de dizer que aqui ele estava como comentarista e não como Colunista, mais utlizou o poder da censura quando os companheiros que tiveram coragem de enfrenta-lo para dizer a ele que ele estava cerceando o direito da liberdade de expressão. O que eu vejo é que muitos companheiros jogaram lenha na fogueira aproveitando a sua ira e outros o apoiaram. Concluindo estamos diante de uma verdadeira ditadura(1964)

13/04/2010 às 21:03
210

ENQUETE

Em qual posição o Flamengo precisa se reforçar para 2011?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.