FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA COLUNA
quinta-feira, 25 de março de 2010

CAUSAS & EFEITOS

CAUSAS & EFEITOS

Marcio Neves - Flamengo RJ

Amigos rubro-negros, definitivamente não existe mágica no futebol. Como na vida, resultados são frutos de uma série de ações e atitudes, fazendo-se com que causa-efeito, relação muito utilizada na física, seja aplicável ao nosso dia-a-dia.

Não conheço nenhum rubro-negro satisfeito com estes 3 primeiros meses do ano, ano este que se anunciava como mágico para nós depois daquela apoteose do nosso sexto título do Campeonato Brasileiro.

Ao meu ver, nada do que estamos passando é por acaso. Naquela relação causa-efeito, os efeitos que estamos sentindo são consequências de uma combinação de causas que não poderiam resultar em nada diferente de um time ainda instável, que apesar dos bons resultados ainda não nos convenceu plenamente, sem ter uma sequência regular de boas partidas.

E quais seriam estas causas?

Inicialmente, temos que reconhecer que o planejamento desta temporada não foi feito da forma adequada, pois em função das eleições no final do ano passado, a atual diretoria foi confirmada no cargo somente no meio de dezembro. Este processo atrasou todas as negociações de renovações de contrato e de contratações. Resultado deste atraso foram jogadores se apresentando a conta-gotas de modo que somente no meio de fevereiro estávamos com o elenco fechado.

Ainda no âmbito da diretoria, mas agora sem podê-la isentar de responsabilidade, está o número excessivo de concessões aos jogadores. Privilégios ou não, merecidos ou não, observamos certo exagero nas dispensas aos treinamentos. Ora é o Pet liberado para se apresentar uma semana depois dos demais, ora o Adriano liberado dos treinos pós-jogo, o que se vê é um exagero nestas dispensas justamente no momento mais importante da temporada quando os jogadores precisam ter uma base forte de preparação física para toda a temporada e time precisa pegar um conjunto.

Da parte dos jogadores, evidencia-se um excesso de auto-confiança, traduzida tanto pelo comportamento fora como dentro do campo. A união de um conjunto de pessoas e o foco no objetivo comum são fundamentais para o seu sucesso como equipe. Esta união, entretanto, pode ter um viés positivo ou negativo. O lado negativo é quando um protege o erro do outro, inocentando-o e criando uma cumplicidade. Em geral, isto a médio prazo resulta na divisão do grupo entre os que se comportam bem e se comportam mal, levando a um inevitável fracasso. O viés positivo ocorre quando ainda existe a defesa coletiva para um erro individual, mas internamente também existe a cobrança para que estes erros não se repitam e não comprometam o objetivo comum. Vamos ver qual é o tipo de união dos nossos jogadores.

Quanto ao Andrade, embora discorde de algumas escalações e substituições, acho que seja o menos responsável por este rendimento abaixo das nossas expectativas.  Na cultura do nosso futebol, o treinador é o elo mais fraco nesta engrenagem diretoria-comissão técnica-jogadores e onde a corda sempre arrebenta. Na minha opinião, trocar de técnico agora pode trazer mais problemas do que soluções. É inegável a menor experiência do Andrade em relação aos supertécnicos brasileiros (leia-se Muricy, Luxemburgo e Autuori), mas acredito que ele possa compensar este ponto fraco com o conhecimento da cultura do clube, da nossa estrutura e do nosso elenco. Além disso, não gosto da forma excessivamente centralizadora destes supertécnicos.

Apesar de inserido neste grupo dos insatisfeitos com o nosso rendimento, estou plenamente confiante no nosso poder de superação. Isto é Flamengo. Estaria mais preocupado se ainda estivéssemos naquela embriaguez do título, naquele “oba-oba” tão nocivo e que já foi causa de muitas derrotas no passado. O sinal de alerta está ligado, a luz amarela exige atenção e foco. É nestas horas que uma equipe realmente vencedora reage e demonstra a sua força. A nós torcedores, cabe-nos cobrar sim, mas principalmente apoiar este grupo que já deu mostras de seu potencial.

O que vocês acham?

 

Saudações rubro-negras

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

BRASÍLIA - DF
Usuário desde
13/03/2010

O MAIOR TIME DO MUNDO

CONTINUAÇÃO.... Eu fiz 30 anos de serviço em janeiro deste ano, sou bem respeitado pelos meus colegas como profissional, contudo, sei que às pessoasno meu trabalho não tem muita adoração por mim. Toda pessoa com personalidade forte, não admite ser pisado ou sacaneado. Entendo,o Andrade por ser bem inferior a ele inclusive intelectualmente falando, não tem muita simpatia por ele. Eu não tenho a menor dúvida que ele foi induzido a se rebelar e ele caiu direitinho na cama de gato. Lamento profundamente perder um profissional que nos trouxe tantas alegrias, mas no brasil é assim mesmo, pois brasileiro tem memoria fraca, é a cultura do País. Deixo o meu meu abraço a você e espero que uma noite de sono tranquilo, faça você refletir com maior lucidez. S.R.N

29/03/2010 às 07:23
BRASÍLIA - DF
Usuário desde
13/03/2010

O MAIOR TIME DO MUNDO

Prezado Marcio Neves, Embora tenha um grande apreço por suas opinões, permita-me discordar antecipadamente com relação ao Pet. Sei que ele errou ao fazer uma declaração de desabafo, criticando a Direção do flamengo na área de futebol, porém, não posso deixar de me colocar no seu lugar pois tenho um temperamento meio que parecido com o dele. Nós que somos autenticos e temperamentais pagamos um preço alto por essa sinceridade. Só posso dizer em defesa dele que o flamengo não merece perder um craque como ele por falta de habilidade dos seu superiores. É muito difícil ser comandado inicialmente por um técnico que eu discordado de você o considero fraquíssimo. E ter um Vice-Presidente que continua boicotando o Pet só que nos bastidores, para que ninguém fique sabendo. Você tem seus informantes eu tenho os meus, antes que você me pergunte baseado em que você afirma que Bráz esta perseguindo o Pet. CONTINUA

29/03/2010 às 07:08
BRASÍLIA - DF
Usuário desde
13/03/2010

O MAIOR TIME DO MUNDO

Acabamos de assistir a mais um jogo sofrível como era de se esperar... O Vinicios endeusado por alguns torcedores foi vaido ao ser substituido...Acho até covardia o que o Andrade está fazendo com ele, pois ele está iníciando a carreira e o Pet já é craque consagrado....

28/03/2010 às 23:01
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

CÉSAR PORTO – 28/03/2010 – 18:53 – Acredito sim na Libertadores. Ninguém pode garantir que ganharemos, nem se o time estivesse voando, jogando tudo e dando show. Minha esperança reside no potencial do time. Acho que tem muita desmotivação por estes joguinhos brega do estadual. Esta semana será decisiva, sem jogo na quarta. Vamos ver se o time acorda, treina e foca nas competições. SRN

28/03/2010 às 21:08
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

CARLOS HENRIQUE CAETANO – 28/03/2010 – 12:04 – Concordo contigo, título é consequência (efeito) de um trabalho intenso (causa). Numas das colunas anteriores até critiquei uma faixa que a torcida levava com os dizeres “BRASILEIRO É OBRIGAÇÃO”. Obrigação é, como você mesmo diz, é trabalhar muito, dia-a-dia. Não adianta apenas na hora do jogo correr, dar carrinho. Aplicação para mim é muito mais, é treinar muito até ficar escuro, com cada jogador aperfeiçoando seus pontos fracos. SRN

28/03/2010 às 21:06
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

CARLOS HENRIQUE CAETANO – 28/03/2010 – 08:40 – Concordo contigo que este carioca está muito chato. Pode ser um atenuante às exibições do time, muito abaixo do potencial. É minha principal esperança de melhoras. SRN

28/03/2010 às 21:04
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

CARLOS HENRIQUE CAETANO – 28/03/2010 – 08:40 – Não compactuo com os gritos de fora M Braz e fora Andrade. Acho que os dois mostraram pelos resultados do ano passado que podem estar onde estão. Minha maior crítica é para o grupo de jogadores que ainda não mostrou responsabilidade em treinar e se aplicar nos jogos. Parece que ainda estão na ressaca do título brasileiro. Me responda : quais foram os melhores 90 minutos do Flamengo ? É muito pouco para este time. Insatisfação não significa descrença. Devemos encarar a insatisfação como positiva, como antônimo à acomodação. Os “insatisfeitos” estão sempre buscando mais, melhorando a cada dia. SRN

28/03/2010 às 21:02
BRASÍLIA - DF
Usuário desde
13/03/2010

O MAIOR TIME DO MUNDO

Meu caro e prezado amigo Cesar, pode se referir ao Pet como Ex-Jogador do flamengo, pois acredito essa foi sua ultima partida. Hoje o Andrade provou mais uma vez sua total incompetência. Um time que não jogou nada contra um time que ficou sem dois jogadores que foram expulsos e que quase empatou a partida.Não preciso falar mais nada. Só mais uma coisinha, já que vamos perder o Pet podiamos aproveitar e mandar o ANDRADE retornar ao seu posto que nunca deveriater saído o de auxiliar técnico e contratarmos um técnico de verdade. S.R.N

28/03/2010 às 21:02
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

PAULO ROBERTO GUIMARÃES – 28/03/2010 – 09:40 – Não gostei das declarações do Pet. Prefiro analisar com mais calma, as suas motivações e repercusões. Possivelmente na próxima coluna abordarei o caso.

28/03/2010 às 21:01
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

Márcio e Ricardo Perez. Gostaria que vocês me dissessem se, mesmo jogando assim, como tem jogado e com a mesma formação, se acreditam na Libertadores. Eu não acredito e nem que consigamos passar da Taça Rio, Se pegar o América ainda passa. Mas contra Botafogo ou Vasco, jogando assim, o flamengo não ganha. A não ser que venha alguma coisa extra campo ou ajudinha, como aquele primeiro pênalte, de hoje. O que foi ele não deu. As duas expulsões foram perfeitas, por iso não quero dizer que foi roubado não. Até acho que o juiz segurou o Flamengo com uma quantidade absurda de cartões. O do PET, então, foi um absurdo. SE JOGARMOS A SEMIFINAL E A FINAL DA TAÇA RIO DA MANEIRA COMO JOGAMOS HOJE, SÓ COM AJUDA. Podem me responder? É uma pena que o PET realmente não esteja em forma, mas ele está se sentindo na obrigação de fazer uma grande jogada para mostra que está sendo injustiçado. entrou hoje e não jogou bem. Mas somente o Léo Moura, Love e Maldonado jogaram. E o Adriano deles, também.

28/03/2010 às 18:53
BRASÍLIA - DF
Usuário desde
13/03/2010

O MAIOR TIME DO MUNDO

Quando eu falo brincadeira de mal gosto eu me refiro ao torcedor logo abaixo CHC

28/03/2010 às 16:50
BRASÍLIA - DF
Usuário desde
13/03/2010

O MAIOR TIME DO MUNDO

Da gosto de ver o flamengo jogar...Parece o santos.... O toro já levou um cartão.... O Vinicios Pacheco tá correndo uma barbaridade rssssss.... E o esquema tático do flamengo é um a variação incrível... parece o carrocel da holanda rsssssss... Agora o América coitadinho esta finalizando muito e o Bruno só olhando a bola passar.....Meus amigos como eu já previa mais um jogo sofrível e tem torcedor que tem a cara de pau de dizer que está satisfeito com o flamengo.... brincadeira de mal gosto..... S.R.N

28/03/2010 às 16:47
BRASÍLIA - DF
Usuário desde
13/03/2010

O MAIOR TIME DO MUNDO

Eu cada vez eu fico mais surpreso com essa torcida que apoia e de repente massacra. Quem é esse Braz???? Filhote do Kleber Leite que só fez merda em sua gestão. Procurem o curriculo do Bráz!!!!!!!!! Já procurei, ele é um Zé ninguém na história do Flamengo. Agora quem foi Pet e é? É um cracaço de jogador, nos deu várias alegrias e agora fica o FDP do Bráz e sai o ídolo. Só posso achar lamentável. Meus pesames para torcida que também faço parte. Desejo a todos um bom jogo. S.R.N

28/03/2010 às 15:55
Brasília - DF
Usuário desde
01/03/2010

Rubro-negro de corpo e alma.

Não adiante mudar de nome e endereço, o discurso é o mesmo: Fora Braz! Fora Andrade! Pet titular absoluto, independente de estar desagregando e de condição física! Pensa que engana quem? Aos que acham que está tudo ruim, lá para as bandas de São Januário, Soldado Severiano, Laranjeiras, Parque Antártica etc deve estar tudo a mil maravilhas. Aliás, volto a repetir, qual clube no futebol brasileiro tem uma campanha tão vitoriosa quanto à nossa? Os papões estão ralando nos seus estaduais e na libertadores, vide São Paulo, Internacional, Curinthians e Cruzeiro. Se alguém que entenda o mínimo de futebol ingressar no nosso sítio achará que nós, torcedores do Flamengo, somos loucos. Pois nosso time vem fazendo um ótimo trabalho e tem gente reclamando e pedindo cabeças. Será torcedor do Flamengo mesmo?

28/03/2010 às 15:19
Campinas - SP
Usuário desde
05/03/2010

mengão do meu coração

O Andrade em todo jogo tira Petkovic aos 15 do segundo tempo, coloca Pacheco. Senão tira Pacheco aos 30 min. e coloca o Pet. Tira o Kleberson e põe o Rodrigo Alvim (fraco). O cara não ousa um instante sequer. Um computador faz oq o Andrade faz em campo.

28/03/2010 às 14:21
Ofensividade a outro membro do site
BRASÍLIA - DF
Usuário desde
13/03/2010

O MAIOR TIME DO MUNDO

O andrade esta evoluindo tanto que vai o flamengo para o buraco.....Agora o andrade colocou o Maldonado no banco pois ele alega que ele precisa pegar ritmo então ele prefere o toró. REALMENTE ESTAMOS EVOLUINDO.....

28/03/2010 às 13:04
BRASÍLIA - DF
Usuário desde
13/03/2010

O MAIOR TIME DO MUNDO

Realmente tem gente que se acha, quem está satisfeito com desempenho do flamengo neste início de ano, só poder estar com febre amarela e delirando kkkkkkkkkkk

28/03/2010 às 12:56
Brasília - DF
Usuário desde
01/03/2010

Rubro-negro de corpo e alma.

Quando você diz que o ano de 2010 era anunciado como mágico, coloca uma carga de responsabilidade enorme sobre a equipe. Nós estamos esperançosos, mas não é obrigação de ninguém ganhar títulos. O que não pode faltar é luta e trabalho, e isso não tem faltado. O próprio curinthians, em seu centenário, já tirou essa carga dos ombros de seus atletas, dizendo que não seria o fim do mundo se não conquistassem a libertadores ( e olha que esse é o sonho de 10 entre 10 curinthianos). Por que temos obrigação? Nosso time não é instável, está jogando o suficiente para vencer dentro dessa sequência desgastante de partidas. Para quê correr mais do que o necessário e aumentar o risco de lesões, desgastes prematuros que podem influenciar numa partida futura muito mais importante? Imaginamos que a saída do Aírton não fosse ter tanta influência no time. Mas nos enganamos. O Andrade já percebeu isso e está tentando arrumar o time para deixar de ser tão vulnerável na defesa. Estamos evoluindo. Abraços.

28/03/2010 às 12:04
Brasília - DF
Usuário desde
01/03/2010

Rubro-negro de corpo e alma.

Continua. Não podemos exigir exibições de gala nesses jogos muquiranas do carioca, tampouco nessa fase da libertadores. O que importa é a classificação. No carioca, penso que o mais difícil vai ser ganhar a Taça Rio, pois se passarmos atropelaremos o chorafogo com show do Império do Amor. A libertadores é um torneio tipo copa do mundo, de tiro curto. Não adianta fazer uma campanha brilhante na primeira fase e depois sair no mata-mata, como fizemos em 2007 e 2008. Poupemos nossa energia para o que verdadeiramente importa. Me admira ver você falar em sinal de alerta. Quem no futebol brasileiro apresentou futebol tão superior ao nosso? Todos os brasileiros na libertadores estão em condições parecidas, sendo que o Inter e o Cruzeiro estão muito mais pressionados em seus grupos. Nós estamos com a classificação bem encaminhada e acho sandice pedir cabeça de técnico ou dirigente. Isso só pode ser coisa de quem torce contra, da torcida arco-íris infiltrada em nosso sítio.

28/03/2010 às 11:51
Brasília - DF
Usuário desde
01/03/2010

Rubro-negro de corpo e alma.

Caro Márcio, você deve conhecer poucos rubro-negros, pois dizer que não conhece ninguém satisfeito com esses três meses.... Eu sou um satisfeito e não vejo razões para o alarde. Somos Hexacampeões, temos um excelente time, um técnico boleiro que conhece o elenco e que está ajustando o time, uma diretoria competente, salários em dia, bem encaminhados nessa fase da libertadores, praticamente classificados para as semi-finais do carioca, temos os dois artilheiros do torneio, o que está faltando? Queremos um futebol do tipo seleção brasileira de 1982, que encantou o mundo e não ganhou nada? Nem o Maior Time do Planeta de Todos os Tempos, nossa equipe de 1981, deu shows em todas as partidas. Que espetáculos apresentou a seleção brasileira nas duas últimas conquistas de mundiais (1994 e 2002)? No carioca estamos melhor do que no ano passado, pois a essa altura já tínhamos perdido para o Resende, empatado com o Tigres, perdido para o vasquim e, mesmo assim, fomos campeões. Continua...

28/03/2010 às 11:40
169

ENQUETE

Em qual posição o Flamengo precisa se reforçar para 2011?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.