FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA COLUNA
quinta-feira, 20 de maio de 2010

CHEGOU A HORA

CHEGOU A HORA

Marcio Neves - Flamengo RJ

Amigos rubro-negros, na coluna da semana passada escrevi que Libertadores é competição para gente grande. Bem, veremos hoje se o nosso time tem esta maturidade para enfrentar a Batalha do Chile, uma verdadeira prova de fogo para este grupo que já foi do céu ao inferno e do inferno ao céu em questão de meses.

Há os que dizem que o time tem de segurar a pressão do início para depois partir para cima. Outros dizem que temos que partir para cima e que fazendo um gol logo no início coloca a pressão para o lado deles que não saberão se seguram o resultado ou buscam o empate. Minha opinião é que qualquer estratégia é válida desde que executada com frieza, atenção, dedicação e perícia técnica.

Não tenham dúvidas que a pressão fora e a provocação dentro do campo serão fortes. Portanto, ter frieza para não se deixar levar por estes artifícios típicos de Libertadores é fundamental. Perder um jogador será fatal para qualquer aspiração de classificação.

Precisamos de atenção para não dar chances ao azar. Neste quesito, cometer faltas bobas no nosso campo pode criar situações desnecessárias de perigo. Dedicação é fundamental, pois se igualarmos na luta, não perderemos na técnica.

A perícia técnica é essencial justamente para não desperdiçarmos oportunidades de gols, como as que tivemos no jogo de ida no Maracanã.  Não tenho dúvidas que temos time para ganhar por dois da La U em qualquer lugar do mundo; o ponto-chave é ter a obrigação de ganhar por dois gols. Isto faz com que o emocional seja decisivo numa partida como esta.

Minha opinião é que temos de entrar para jogar futebol, buscar o maior número possíveis de gols até para tirar a vantagem deles, sem se abater em caso de levar gols. Lembrem-se 4 x 3 serve para nós.

 

CAPITÃO NASCIMENTO

Alguém precisa sentar e conversar com o Bruno para explicar a ele o que significa ser o capitão. Em esportes, a tradução mais correta para o termo em inglês captain tem o significado de comandante, ou seja, quem comanda, a exemplo do que se utiliza na aviação. Há controvérsias quanto ao papel do capitão numa equipe. Muitos acham que serve apenas para o cara ou coroa no início da partida. Não concordo, acho que o capitão tem uma função importante perante aos demais jogadores, não apenas dentro de um jogo, mas no dia-a-dia no clube conversamos com todos, integrando os jogadores e liderando ações construtivas em prol do todo.

Considero o Bruno um dos melhores goleiros do Brasil. Com exceção do Júlio César, não vejo goleiro brasileiro atuando melhor do que ele. Já cometeu falhas? Lógico, como o próprio Júlio César já as cometeu, mas em se tratando de um jogador de 25 anos, o Bruno reúne todos os predicados para realmente se destacar na posição. Por outro lado, definitivamente, não enxergo nele o perfil para o exercício de capitão da equipe. Quando da aposentadoria do Fábio Luciano e a efetivação do Bruno como capitão já me posicionei contrário. Cheguei até a me assustar na época com declaração do então vice-presidente Kleber Leite querendo transformá-lo no Rogério Ceni da Gávea. Me desculpem, mas se dentro da grande área considero o Bruno muito mais preparado que o goleiro são paulino, fora de campo a situação se inverte.

Um capitão de equipe, ainda mais do Flamengo, não pode dar declarações desequilibradas, até porque a imprensa gosta de distorcer palavras mal colocadas. Um capitão de equipe não pode entrar no vestiário peitando um companheiro de time a título de cobrança de empenho, nem forçando técnico a barrar jogador A ou B..

Acho que a diretoria perdeu uma grande oportunidade de rever esta decisão de deixar o Bruno como capitão do time. Até para poupá-lo, acho que seria interessante esta mudança. Como muito bem assinalado pelo Cesar Perboyre em sua coluna desta semana, nossa equipe sente a falta de um líder. Mesmo assim, acho que Léo Moura e Maldonado poderiam exercer o papel de capitão com mais propriedade do que o Bruno.

 

MUITA CALMA

Reconheço um pouco a ansiedade de todos quanto à definição do novo Diretor-Executivo e de sua equipe de trabalho. Entretanto, não pode haver precipitação na seleção deste nome, pois uma nova troca trará prejuízos maiores. Um Diretor-Executivo terá que trabalhar num cenário de longo prazo e, portanto, deve reunir todas as qualidades que o cargo requer.

Quanto ao técnico, concordo que o Rogério Lourenço não possui a experiência que o cargo de treinador do Flamengo exige, mas precisamos pensar antes de querer tirá-lo por tirar. Primeiro porque acho que valorizam muito o papel do treinador no futebol de hoje. Acho que treinador tem importância porém não isto tudo que dizem, mas isto é assunto para outra coluna. Tirar o Rogério para colocar quem? Graças a Deus que Celso Roth já acertou com o Vasco. Este risco não corremos mais. Me respondam, qual treinador de bom nível e com experiência está disponível? Assim, caso não encontremos um outro nome, uma alternativa interessante seria montar uma comissão técnica que compensasse esta carência do Rogério, tendo um auxiliar com mais experiência, mesmo que com pouco nome como alguns técnicos do futebol do interior paulista, e um coordenador de futebol do tipo Fábio Luciano para fazer a ponte entre jogadores e comissão técnica.

Da mesma forma, o povo clama por contratações, comparando que o clube A contratou fulano, o clube B contratou siclano. Precisamos de reforços e não de contratações. Contratar por contratar não dá certo. Será que esqueceram  do nosso histórico recente quando as contratações vinham por atacado sem contudo trazer resultados. Apesar de não achar o nosso elenco esta Brastemp toda, como não tivemos tempo para planejar seria um grande risco sair por aí contratando tudo que nos oferecem.  Da mesma forma que no ano passado, quando trouxemos Álvaro e Maldonado, entendo que devemos focar nos reforços para a zaga, a cabeça de área e ataque, pois dificilmente conseguiremos segurar os dois atacantes.

E vocês, o que acham?

 

Saudações rubro-negras.

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

criciúma - SC
Usuário desde
23/04/2010

raça, amor e paixão

Leo Moura, pelo amor de Deus, não sai, vcê é o símbolo do flamengo, o melhor do time, com mais juízo, respeito, raça, e tud mais q representa nosso time, nós te amamos, e particularmente vc é meu ídolo no time de hoje junto com o willians, até cortei meu cvabelo como o seu já, gostamos muito do seu futebol, e hoje não tem ninguém no futebol a sua altura q se identifique tanto com nosso time, mnos ultimos anos vc foi o melhor jogador e sempre do mesmo jeito diferente do outro lateral esquerdo q passa por médios e baixos, cara por favor não faz isso conosco, cara sua camisa pra mim é a mais respeitada

26/05/2010 às 17:08
Ofensividade a outro membro do site
Teresina - PI
Usuário desde
04/03/2010

maior torcida do mundo, deve ter um dos melhores times do mundo

Marcio infelismente o que vejo hoje no FLA é o clube perder um técnico para o botafogo que acoho que não tem um terço da da torcida que nos temos. Os ultimos jogadores que chegaram no FLA estavam na reserva (exemplo: maldonado, alvaro, ze roberto, cleberson)ou que querem vir por ser rubronegros perdendo muito dinheiro (exemplo: adriano e wagner lovy). Quanto a montlio e emerson se houver concorrência e algum time oferecer um pouquinho mais nos perdemos o jogador.

24/05/2010 às 08:02
Teresina - PI
Usuário desde
04/03/2010

maior torcida do mundo, deve ter um dos melhores times do mundo

Eu produzi este texto para mostrar que se 10% da torcida do FLA quiser nos teremos um time a nivel mundial.(e me pergunto o que vale R$ 8,00 no orçamento de um torcedor, realmente é dificil entender o torcedor (do FLA) pois independemente de qualquer coisa ele continua torcendo pelo time. Eu conheço emminha cidade torcedores do são paulo que contribuem com R$ 25,00 por mês e os do FLA ficam colocando inumeras situações para não contribuir com R$ 8,00 por mês. Eu por exemplo me associei e nem me interressa quem vai administrar, quem vai receber, pois são apenas R$ 8,00 por mês e independete de qualquer coisa eu continuo torcendo para o FLA. (www.cidadaorubronegro.com.br) cadastre-se.

24/05/2010 às 08:02
Aracaju - SE
Usuário desde
23/05/2010

FLAMENGO,AMOR ETERNO!

Acho que precisamos de reforços,principalmente,que iluminem a mente da nossa presidenta para que o Mengo possa tornar-se,literalmente,o maior do mundo.Chega de priorizar interesses políticos dentro da Gávea.Estamos no momento sem esquema de jogo,sem disciplina,sem um responsável pelo futebol,sem um técnico a altura do Mengo e,principalmente,sem título fazendo a alegria dos carentes chorafoguenses e de todo o frustrado arcoíris espalhado por aí.Pelo amor de Deus vamos arrumar a casa porque esses 35 milhões de resolvidos torcedores não merecem tanta decepção.Que o Hepta venha a salvar o nosso ano.SAUDAÇÕES A TODOS!

23/05/2010 às 01:27
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

FLAMENGO ACIMA DE TUDO...

Cadê o nosso moderador que permitiu a manutenção do comentário do Rogério, torcedor corinthiano que entrou aqui na coluna do Marcio para sacanear os flamenguistas ? Fora malditos gambás ! Pra gente vão são os eliminados, os sem ter nada e não centenários. Moderação já pra esse bobalhão sofredor !

22/05/2010 às 19:15
rio de janeiro - RJ
Usuário desde
03/03/2010

"NASCI FLAMENGUISTA E VOU MORRER FLAMENGUISTA"

Marcio Neves, como eu já havia relatado antes do jogo, vida que segue, vamos partir para as cobranças a nossa Presidente. Precisamos de ações enérgicas do novo Vice-Presidente de Futebol que parece que vai ser anunciado em breve. Espero que o primeiro ato dele seja a contratação do Diretor Executivo. Vamos aguardar até semana que vem, caso não ocorra nada, a torcida deve tomar a iniciativa de cobrar. O tempo está passando os nossos adversários estão trazendo reforços e o Flamengo está inerte em relação aos demais clubes. Até o Santos está providenciando reforços. O campeonato Brasileiro está no início, ainda está em tempo da Patricia providenciar os devidos reforços e a reforma prometida no Departamento de Futebol. S.R.N

22/05/2010 às 18:48
Itaúna - MG
Usuário desde
06/03/2010

Sempre, sempre, sempre FLAMENGO... eternamente !

Grande Hugo; parodiando nosso hiper comentarista Perez, elogio de amigo não vale, mas..., bendito Flamengo por abrir portas do conhecimento de pessoas altas, pessoas como você meu prezado ! Quanto à luta pelo nosso AMADO, conte comigo sempre, como artilheiro, à direita ! Muita saúde e SRNHC...

22/05/2010 às 08:34
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
28/01/2007

Não sou otimista, sou Flamengo!!!

MARCIO NEVES, muito duro ver o Flamengo fazer uma bela partida e ser eliminado!... Pagamos por erros anteriores, não conseguimos impor nosso domínio em casa e aí... Mais duro ainda é constatar que se tivesse havido um pouco mais de concentração e planejamento talvez hoje a história fosse outra! Conseguimos até chegar atrasados ao Maracanã! E ninguém é punido! Estão brincando com o Torcedor! Mostramos ontem que se tivéssemos feito o famoso "dever de casa", vencer no Chile não seria nada de mais! Enfim... Agora é olhar para o Brasileiro, no qual conseguimos apenas dois pontos (dos seis disputados!) contra times mistos! Vamos ver como o time reaje à eliminação! Torço para que o time engrene e nos dê alegrias!!! Um grande abraço!!!

22/05/2010 às 00:22
Capital da Nação Rubronegra - RJ
Usuário desde
07/05/2010

CADÊ O TIJOLINHO MENTIROSO? Sentir-me roubado pelo clube que amo foi demais.

Caro Hugo..... Agradeço as palavras, mas o Flamengo é que é a razão de tudo. Você está mais do Hexagerando. Grato.

21/05/2010 às 21:06
Salvador - BA
Usuário desde
01/03/2010

Torcida mobilizada em todo o Brasil, nos centros comunitários rubro-negros, para criar receitas e defender os interesses do Flamengo.

Ao Cesar Campos Porto, que temos como sumidade, só nos cabe manifestar-lhe gratidão com a humildade do admirador que não tem vergonha de proclamar muito haver aprendido com as exteriorizações da mais genuína genialidade, cujo raciocínio paira em altitudes inalcançáveis por quem não passa de discípulo.

21/05/2010 às 20:27
Salvador - BA
Usuário desde
01/03/2010

Torcida mobilizada em todo o Brasil, nos centros comunitários rubro-negros, para criar receitas e defender os interesses do Flamengo.

* Palavras ...valem como condecoração.

21/05/2010 às 20:14
Salvador - BA
Usuário desde
01/03/2010

Torcida mobilizada em todo o Brasil, nos centros comunitários rubro-negros, para criar receitas e defender os interesses do Flamengo.

Palavras vindas de um príncipe da dignidade, como o professor Darli Zac Fontes, vale como condecoração. É companheiro de primeira linha que, com o facho da incomum inteligência e o bastão da ética mais aprimorada, descortina dias venturosos para nossa amada agremiação. Urge que todos os rubro-negros se cubram de consciência iluminada de que o Flamengo precisa mudar os referenciais do gerenciamento. Esta é a luta que nos cabe travar com destemor. Para enriquecer esse clube sem igual de energia, que, ao ser convertida em riquezas, o colocará no ápice dos que lideram o esporte — mormente o futebol — em escala mundial.

21/05/2010 às 20:13
Capital da Nação Rubronegra - RJ
Usuário desde
07/05/2010

CADÊ O TIJOLINHO MENTIROSO? Sentir-me roubado pelo clube que amo foi demais.

Ricardo Santoro. Ih! Até parece que estamos fazendo tabelinha rasga-seda. Obrigado pelo elogio. Precisamos assim, estar unidos e se derem uma abertura, que a gente possa entrar lá e deixar nossas opiniões. Temos o Hugo que nos enriquece com seu conhecimento sobre Gestão. Temos outros com Ivan, que também sabe tudo. E a gente, humildemente, vai aprendendo.... Quem me dera que o Rogério aprendesse com Murici, Silas e Luxemburgo, né? O Roger também conhece mas tem uma implicância com o PET....rssss. Terroso, Pierrini, Agostinho, Azis, Hasc, Marcos Vinícius, Uruburocha, Anderson Matos, e muitos outros. Todos habitantes do Imensa Nação Rubronegra.

21/05/2010 às 20:01
Capital da Nação Rubronegra - RJ
Usuário desde
07/05/2010

CADÊ O TIJOLINHO MENTIROSO? Sentir-me roubado pelo clube que amo foi demais.

Ricardo Santoro. Nota 10 para seu comentário. É exatamente isso aí. E depois, esses mesmo serão técnicos de futebol. E dá, no que tem dado. Níveis baixíssimos de raciocínio, à beira dos gramados, arquitetando modos e fórmulas mágicas para ganhar uma partida de futebol. Times cheios de defensores, precisando desesperadamente de vitória...... Façamos uma comparação com os estrategistas do basquete e do volei. quanta diferença. Vc vê um técnico de basquete, rapidinho armar um esquema com várias alternativas, imediatamente após o técnico adversário pedir tempo. Imagine isso no tutebol. Imagine um "treineiro" desses nossos tendo que armar um posicionamento no volei, para provocar um erro no adversário: Recua todo mundo e tira da área! dirão os "experts".

21/05/2010 às 19:51
são paulo - SP
Usuário desde
31/03/2010

"Flamengo de corpo e alma, no peito e na raça, no grito e nas palmas, Flamengo até morrer, eu sou"

É lamentável a declaração da nossa Presidente. Ela não tem idéia do quanto ela nos ofende,pois, ela está substimando a nossa inteligência. O Flamengo foi um fracasso na Libertadores, igualzinho a perda do Tetracarioca. Ela precisa entender que o carro chefe do Clube sempre foi e será o Futebol. Quando o Futebol não vai bem o resto não importa. Não me interessa se no basquete vamos ser campeões, a não ser que no futebol esteja caminhando bem. Dona Patrícia Amorim acorda enquanto há tempo....

21/05/2010 às 19:48
Capital da Nação Rubronegra - RJ
Usuário desde
07/05/2010

CADÊ O TIJOLINHO MENTIROSO? Sentir-me roubado pelo clube que amo foi demais.

Hugo, como é bom ler a sua consciência flamenguista. Dá vontade de romper a pele e soltar o Coração para que ele vá à Gávea e fale, "Tête à Tête" com a Presidente: Precisamos ser ouvidos! Temos inúmeras ações a serem efetivadas para o soerguimento do Flamengo!......... mas a minha consciência diz: Nada disso surtirá efeito. Existe uma coisa aí, pequena, mas significativa:DINHEIRO. E 99,99% da população o veneram. Alguns gostam, mas não se entregam e o restante não se importam, apenas fazem uso no necessário. Essa imensa maioria é composta também por maioria rubronegra. Na hora de achar um jogador e levar para a Gávea, a vontade de ganhar seus Euros falará mais alto e a promessa será desviada para a Europa. Ou você acredita que esses todos garotos que estão a deixar o Brasil, aos borbotões, para ir arrisca a vida na Europa, não são ligados a empresários Flamenguistas? Jorginho é empresário. Ivan Coelho também. Luxemburgo tem a sua empresa. Algum já ofereceu jogador seu ao Flamengo?

21/05/2010 às 19:42
Brasília - DF
Usuário desde
01/03/2010

Com meu manto sagrado e a bandeira na mão... o Maraca é nosso... vai começar a festa!!!

Tô começando a crer que falta é inteligência pra jogador de futebol!!! Inteligência para não fazer falta desnecessária (como o Michael no segundo gol da La U no Maraca, como o Fierro contra o Vitória), inteligência para não jogar pra escanteio bola que dava para ir a lateral (como o David ontem), inteligência para não tomar cartão por reclamação (como Juan vive fazendo), inteligência para não rifar bola que dava pra sair jogando (como Fabrício sempre faz qnd joga), inteligência para não cavar pênalti qnd der pra finalizar (como Vinicius Pacheco NO ÚLTIMO LANCE ontem... putz, que raiva!!!)...

21/05/2010 às 19:42
Brasília - DF
Usuário desde
01/03/2010

Com meu manto sagrado e a bandeira na mão... o Maraca é nosso... vai começar a festa!!!

CESAR PORTO, excepcional seu comentário! Aliás, ele não é o único excepcional! Concordo plenamente com o que estão falando aqui no site! Rogério Lourenço é muito fraco, pelo menos fraco para comandar um clube como o Flamengo numa Libertadores. A bem da verdade é que jogamos algumas partidas contra La U, U.C. e Caracas como se estivéssemos jogando contra Macaé, Duque de Caxias ou Friburguense: de maneira desleixada, desatenta, achando que a vitória viria a qualquer momento! Não consigo compreender como pode o Pet ficar no banco; como pode o Rogério não ter percebido que Michael e Kleberson como meias é uma inutilidade; como pode deixar Willians, que já tinha cartão, sobrecarregado no jogo e tirar o Toró...

21/05/2010 às 19:39
Itaúna - MG
Usuário desde
06/03/2010

Sempre, sempre, sempre FLAMENGO... eternamente !

Verdade sim mestre HUGO G. DE ALMEIDA, este é o caminho das pedras! Pena que o mundinho da presidente, se resume apenas ao que está dentro dos muros da Gávea. Há e tem mais, as adjacências são também muito importantes; o que seria do Flamengo sem as madames de Ipanema, Leblon, Barra, etc. ...? Forte abraço e SRNHC...

21/05/2010 às 18:03
Salvador - BA
Usuário desde
01/03/2010

Torcida mobilizada em todo o Brasil, nos centros comunitários rubro-negros, para criar receitas e defender os interesses do Flamengo.

Marcio: o clube carece de estrutura compatível com sua grandeza. Precisa pagar a dívida superior a 300 milhões. Enquanto isso, a presidente preocupada com efetivar o Rogério! Esses dirigentes prosseguem adotando medidas convencionais, que beneficiam poucos, como os jogadores. Estes, descompromissados com o dever, continuam auferindo polpudas remunerações. É inimaginável ver a torcida mobilizada em todos os recantos, grupos de 200 ou 300, reunindo-se nas sedes, discutindo o clube, dando asas ao poder criativo, para, de acordo com as reais peculiaridades, criar receitas destinadas, também, à edificação de suporte local, se possível, centro de treinamento para o despontar de jovens craques. À medida que cresça o ajustamento, advirão eventos estimulantes da sociabilidade, da melhor qualidade de vida no interior do Brasil. Teremos flamenguistas se destacando. Surgirão naturalmente riquezas. Importantes lideranças. Será uma revolução social. O clube é pobre por falta de ações grandiosas.

21/05/2010 às 17:38
213

ENQUETE

Em qual posição o Flamengo precisa se reforçar para 2011?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.