FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA COLUNA
segunda-feira, 19 de abril de 2010

Derrota tem que ser esquecida

Fla perde título mas quarta feira a vida continua

Cesar Perboyre - Flamengo RJ

 

Um erro que não justifica mas explica


 

Sei que muitos amigos vão querer sacrificar o Andrade pela derrota para o Botafogo. Outros vão preferir reclamar que o Adriano não parece levar a sério o Flamengo. Alguns outros vão falar que a briga do Bruno com o Pet conturbou ainda mais o ambiente sempre explosivo do Fla. Enfim, desculpas, reclamações, xingamentos, maluquices não vão faltar. Mas não vou por esse lado. Prefiro ser objetivo e para tanto vou citar um fato: dos 5 times que disputam a libertadores, só o Inter vai disputar a final do seu estadual. Isso não pode ser desprezado e evidencia um fato: os jogos da libertadores em comparação com os jogos dos estaduais são mais desgastantes, são mais nervosos e atormentam mais os departamentos médicos (sem esquecer as longas viagens).

Assim acredito que boa parte de nossa derrota hoje deve ser creditada ao desgaste. Desgaste mal calculado e mal planejado. Quantos jogos decisivos o Fla não vem fazendo seguidamente? Uma hora o desgaste, as contusões, os incômodos iriam aparecer. Se o Cruzeiro tomou de 3x0 dum time pequeno (nem lembro de quem), se o São Paulo foi derrotado em casa e quase goleado na vila, se o Inter suou muito para virar um 2x0, se o Corinthians faz tempo que está fora do estadual (coincidência ou não, deverá ser o melhor time da primeira fase da libertadores), com certeza uma hora o Flamengo iria sentir o peso. E é o que tem acontecido nos últimos jogos. Claro que tem a parte tática errada, também faltou maior participação do Adriano, mas ainda assim acredito que nosso maior problema é o cansaço acumulado.

Quem acompanha os bons campeonatos da Europa sabe que os grandes times poupam seus jogadores a partir de um ponto porque sabem que mais para frente o bicho pega. Messi e Ibrahimovic poucas rodadas atrás não saíram do Banco num jogo do espanhol. Melhor ter os jogadores mais importantes inteiros nos jogos chaves do que tê-los meia boca em todos. E pelo planejamento errado vimos Love não ser mais o jogador do começo da temporada, vimos Léo Moura caindo abissalmente de produção nos últimos 3 jogos e temos visto Williams chegar atrasado em quase todas as bolas que disputa. Isso para ficar nos 3 jogadores que o cansaço mais se evidencia.

Não sei como funciona no Fla, mas não creio que tenham deixado o Andrade resolver tudo. Pelo menos espero que não, afinal esta é a primeira temporada do Andrade como técnico e ele não teria experiência para decidir sozinho um planejamento de uma temporada. Portanto ou faltou chegar ao Andrade e orientá-lo ou ser mais efetivo e determinar que se poupasse alguns jogadores em jogos do estadual que com certeza não iriam ter resultado diferente pela ausência de uma ou mais peças chaves. Dava muito bem para ter dosado o desgaste.


 

Ousadia dá resultado


 

Hoje, mesmo que tardiamente, vi em campo o esquema que considero melhor para o Fla pelas peças que temos. Na verdade acho que o Andrade só ratificou um erro pois durante a semana (segundo todos os jornais) ele treinou o time com dois volantes, dois meias e dois atacantes. Mas na hora H a velha precaução tomou conta do Tromba e mais uma vez ele deixou de ver o óbvio e retrocedeu. Entrar com 3 volantes quando precisávamos ganhar foi demais. Com menos de 25 minutos de jogo, logo após o primeiro gol do Botafogo, ele mudou o esquema e colocou em campo o 4-2-2-2.

E foi nesse esquema que o Fla subiu de produção e dominou o jogo. O Botafogo começou muito melhor, marcando bem e se aproveitando da nossa conhecida ineficiência de marcação no meio campo. Marcando forte e jogando em velocidade, o Botafogo dominou os primeiros minutos e o gol era questão de tempo. Mas com a mudança o Fla foi para cima e Pacheco fez ótimas jogadas pela esquerda. Nosso gol até demorou para sair pelo que já vinhamos jogando desde a mudança, haja vista as boas jogadas que começaram a acontecer. Na verdade faltou sempre um pouco de alguma coisa para terminar a jogada. Um passe melhor, uma presença maior na área, uma conclusão melhor.

O segundo tempo não foi diferente. As chances do Botafogo eram as bolas paradas e foi de novo numa bola parada que eles conseguiram mais um pênalti brasileiro. Mas o Flamengo queria o resultado e foi para cima, mesmo com um jogador a menos. Porém o Botafogo não tem um time mas tem um esquema. Tomaram sufoco, mas sabemos bem que isso não quer dizer muito para quem joga contra o Joel. Dominávamos o jogo mas não conseguíamos entrar na área do Botafogo. O jeito foi usar o feitiço contra o feiticeiro. Bola alta na área e mais um pênalti brasileiro (como foram os dois do Botafogo). Porém o Adriano, muito mal fisicamente, estava realmente num péssimo dia e perdeu o pênalti. Ainda sufocamos no final, tivemos ótimas chances com o Alvim e o Love, mas não conseguimos o gol.


 

Sem tempo para lamentar


 

A derrota é coisa do passado. Não temos tempo para lamentar. Dói perder, dói ver os Botafoguenses tripudiando, mas não iria mudar em nada a vida do Flamengo ganhar mais um carioca. Digamos que perdemos só para manter as estatísticas, afinal de cada 10 cariocas ganhamos 6. Os outros 3 grandes do Rio dividem os 4 títulos que sobram. Portanto estamos muito bem nessa parada.

O fato é que nosso semestre pode ser decidido no jogo de quarta feira. Para termos continuidade na libertadores precisamos ganhar do Caracas. Não está difícil mas não podemos achar que vai ser fácil. O Caracas não tem nada a perder, mas confesso que fico um pouco aliviado por saber que precisamos da vitória. Sinceramente, temeria muito mais se tivéssemos que entrar em campo só para empatar (como foi contra o Santo André e contra o América do México). Precisar vencer vai ser o melhor estímulo para jogarmos bem e ofensivamente. Assim ao menos espero.

Vamos precisar de gols e tomara que o Andrade tenha isso na cabeça antes de montar o time. Nada vai adiantar colocar 3 volantes para tentar tomar a bola no nosso campo e correr para o campo deles. Melhor pressionar desde o começo. Portanto quero ver na quarta o esquema citado acima. Dois volantes, dois meias e dois atacantes. Gostei do Michael no jogo contra o Botafogo, gostei da entrada do Pacheco e acho que nossos atacantes não foram tão bem, mas nem por isso deixam de ser muito bons no que fazem.

O Fla, mesmo que sem merecer, chegou só dependendo de si para se classificar para a próxima fase da libertadores. E se não conseguirmos ganhar do Caracas no maracanã por 2 gols de diferença, então melhor mesmo nem passar de fase.

Espero que a torcida entenda que perdemos um título, mas temos outro, muito mais importante, em disputa. Sei que muitos neste domingo já vaiaram o Adriano, mas não acho que seja hora para isso. É hora de tentar mais uma vez carregar nossos jogadores nas nossas vozes e na nossa empolgação. Portanto, espero ver o maracanã lotado na quarta e espero ver uma torcida empolgada e feliz transformar um time ressabiado e desconfiado em forte e seguro.


 


 


 


 


 

Abraços a todos, boa semana e saudações Rubro Negras

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/03/2010

Os ídolos são inesquecíveis

Meu caro Perboyre, de um modo geral concordo com seus comentários, porém o atual, no meu enfoque, pisou na bola: um tetracampeonato representa uma conquista de 4 temporadas, só sendo possível após um tricampeonato (é muito difícil!). Já a Libertadores, embora possibilite a passagem para a disputa do título mundial, é uma competição anual. Assim, no próximo ano poderemos disputá-la novamente, ao passo que tetra só daqui a 4 anos... Também discordo da suavidade com o Andrade. Ele é retranqueiro, não se impõe nem aos jogadores nem aos demais membros do departamento de futebol, escala mal e substitui pior ainda. Acho que está na hora do Flamengo fazer uma limpeza, rescindindo vários contratos e formando capital para contratar um bom técnico e um bom zagueiro (o Álvaro parece uma velha senhora e o David é muito cru). Por fim, acho que vc não mora no Rio e NÃO VÊ O FAMIGERADO RACHÃO... SRN

22/04/2010 às 00:33
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
02/03/2010

Hitler ausenta-se. Permanentemente. Para alívio dos bons.

Amarildo, há muito tempo não vejo um comentário tão objetivo, mas que diga tanto, talvez até tudo. Concordo plenamente com vc.

20/04/2010 às 22:55
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
02/03/2010

Hitler ausenta-se. Permanentemente. Para alívio dos bons.

Amarildo, há muito tempo não vejo um comentário tão objetivo, mas que diga tanto, talvez até tudo. Concordo plenamente com vc.

20/04/2010 às 22:53
muriae - MG
Usuário desde
25/03/2010

que se saiba porque se eh flamengo

Nao ha como dar qualquer credito ao Andrade. Tempo ele teve,condiçoes ele teve,material humano ele teve. Nao tivemos nenhuma vitoria convincente, perdemos todos os jogos decisivos, ele nao tem nenhuma ascendencia sobre o elenco, e o pior de todos os defeitos que um tecnico pode ter, ele conseguiu esfriar ,desmotivar e ate desmobilizar a torcida. vide a nossa media de publico. Vao esperar o que mais para tirar este entregador de camisas miope.

20/04/2010 às 20:28
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

Errei: MAU CARÁTER em lugar de mal carater.

20/04/2010 às 20:15
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

Vou sar uma expressão forte mas é o que sinto: Aquele canalha do empresário do Adriano, o chupa sangue, rico, às custas de jogadores, o tal Gilmar Rinaldi, quando o Adriano começou a fazer gols, em meio ao Brasileiro já veio dizer que ele iria para a Europa novamente. Fala agora, imbecil, que o Adriano vai para a Europa, fla! Talvez não vá nem para a Copa. Tenho pena do Adriano por ter um emprsário imbecil daquele jeito. Acorda Adriano! larga esse merda que tá do seu lado chupando o seu sangue. Some de perto dele que não serve para te ajudar. Sempre quando você está em apuros, cadê o miserável? Tá no Canadá, o bigodinho de raspa lapa de tatu. Nunca aparece para te ajudar, só para chupar-lhe o sangue. Adriano, você não é um mal caráter, está apenas mal influenciado. Perdeste esta Copa do Mundo por causa dos que se dizem seus amigos e pelo carater do seu merda-empresário. Você está fora da Copa. Já sei disso.

20/04/2010 às 20:13
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

Eu sou daqueles que considera o Márcio Braga o melhor Presidente da História do Flamengo. Gosto da Marilene Dabus, a maior guerreira do Flamengo. Apesar de pequenas diverg~encias Delair e Márcio convergiram para dar ao Flamengo mais um Título Brasileiro. E ainda chamam o cara de faroleiro, de fanfarrão. Ele sobe no palco e diz que somos os melhores. E somos mesmo. O que não pode e vir dizer que somos inferiores e ficarmos no canto acuados levando porrada. Dizendo que o Flamengo é um clube de merda que aceita tudo de um jogador que tá fudido, porque se tivesse bom, estaria na Europa. So dando porrada na cabeça dele com um mastro de bandeira rubronegra. Somos os maiores. (mesmo quando não nos comportamos assim, devemos dizer)

20/04/2010 às 20:06
muriae - MG
Usuário desde
25/03/2010

que se saiba porque se eh flamengo

quatro meses perdidos. Nao temos padrao de jogo,esquema tatico,jogadas ensaiadas. Nao aproveitamos nenhum prata da casa. Nao valorizamos um jogador sequer que tenha vinculo longo com o clube. Assim fica dificil dar q

20/04/2010 às 20:03
Pouso Alegre - MG
Usuário desde
01/03/2010

Flamengo é PET e mais 10 !!!!

Na verdade, eu tambem torci muito pelo DELAIR... Ele foi quem iniciou toda a MUDANÇA que nos levou ao HEXA...

20/04/2010 às 19:15
Pouso Alegre - MG
Usuário desde
01/03/2010

Flamengo é PET e mais 10 !!!!

O ROGER SOBRINHO é muito bom sim, CESAR... Pena que temos uma linha de pensamento bem antagônica... mas é bom debater com ele... No fim a gente acaba descobrindo as virtudes do oponente e passa a admira-lo...MUito bom isso...

20/04/2010 às 19:13
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

Pierini, ontem fui dormir lendo o embate que vc travou com o Roger. Aquele cara conhece, é bom. Muito bom quando debatemos com gente que conhece. Quem deveria lucrar era o clube, mas eles lá não estão nem aí para nossos comentários. Você pode xingar o que for aqui, que a taça de vinho que está sobre a mesa do Marcos Braz não faz nem aquela ondinha vibratória..... Por isso não vou ao jogo amanhã. Estou cansado de ser ignorado.

20/04/2010 às 18:36
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

E pensar, Pierini, que íamos ser comandados por um tricolor. Por isso na eleição eu era Delair Dumbrosk.

20/04/2010 às 18:32
Pouso Alegre - MG
Usuário desde
01/03/2010

Flamengo é PET e mais 10 !!!!

CESAR CAMPOS...eu te explico o caso do NANDO SIHMAN>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> NEPOTISMO !!!!!! como é que a gente pode AMAR TANTO um chiqueiro, né não ????

20/04/2010 às 18:19
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
02/03/2010

Hitler ausenta-se. Permanentemente. Para alívio dos bons.

O esquema é horrível, a passividade e retranca do Flamengo dão nojo, o time é muito mal escalado sempre, o Andrade está muito perdido. Não poupou titulares porque não quis em vários jogos fáceis e inúteis no estadual, e só poupou em um jogo porque praticamente foi obrigado, então não tem do que reclamar. Agora, com todo respeito, Perboyre, dizer que um cara que foi auxiliar técnico nos últimos duzentos anos não tem experiência para tomar essas decisões sozinho, é querer defender demais o Andrade. O que ele tem feito todo esse tempo no Flamengo então??

20/04/2010 às 15:46
Santarém - PA
Usuário desde
15/04/2010

HEXA COM SUPER-TÍTULO, (1987)!

Também gostaria muito que o Zico se pronunciasse sobre os últimos acontecimentos no flamengo, aliás ele foi bem objetivo e firme em sua manifestação contra o "El Loco" da CBF e sua malfadada decisão. Com certeza o Galinho de ouro deve tá dando uma força de bastidores pra tentar fazer com que o time direcione sua força pra união, em prol da conquista da libertadores! Sabemos que foi um desastre as duas finais do carioca, o primeiro turno ainda mais inexplicavel, já que nesse segundo houve a figura do juiz nos "penaltis" subjetivos. Somos consciente que temos o melhor time, o mesmo da reta final do hexa no brasileirão, já que não vendemos nimguem daquele time!!!!!

20/04/2010 às 15:05
Brasília - DF
Usuário desde
10/03/2010

Sou Flamengo. Sou Hexa!

Gostaria de fazer uma sugestão para nossa presidente: substitua o Marcos Braz pelo Zico como novo Vice-presidente de futebol. Essa medida, além de trazer de volta os verdadeiros rubro-negros, levaria tranquilidade para o Andrade e, principalmente, poderia ajudar no resgate do Pet, que é craque e ídolo da torcida. Além disso, o Zico não compactua com privilégios. Em sua época de jogador, ele cansava de ser o primeiro a chegar e o último a sair. Ele sempre dizia que a diferença dele para os demais jogadores estava apenas no contra-cheque. O resto, é muito trabalho e profissionalismo. SRN

20/04/2010 às 14:30
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

Perboyre- Você poderia me explicar porque, atualmente, quem manda no Flamengo é um ex-chefe de torcida tricolor? Nando Sihman é o mesmo fanático tricolor, que mas tarde foi subsecretário de Esportes e que foi dirigente do Flamengo da época do rato Edmundo? Ele era homem de confiança do Edmundo? De confiança mesmo? E agora é o "Lula" do Flamengo? Lula está para Dilma, assim como Sihman está para Patrícia Amorim. E o Flamengo ainda sobrevive? Eta clube forte!!!!

20/04/2010 às 14:08
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

Donato Xará Pierini. Acertou na mosca " o CRIME ORGANIZADO continua...Tem gente DANDO AS CARTAS por debaixo do pano...NAS BARBAS da PATRICIA AMORIM !!!! 20/4/2010 às 8:35""""........................................................................................ E não é que ele manda exatamente nas "barbas" dela? O mandante é o Sihman, tricolor fanático. Política do fogo amigo, bem no meio da nossa trincheira. Já começo a mudar o grito de guerra. Ao invés de Fora Andrade, Fora Pet, Fora Bruno ou coisa parecida, eu acho que o mal está na Presidência...... O tricolor Sihman, botafogo nas barbas da Patrícia. Não podia dar certo mesmo. O meu amigo Botaflusco, podia arrumar um vaguinha lá, né verdade? Abraços e SRN

20/04/2010 às 14:05
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

Para resumir todo o momento do Flamengo: Alguém poderia me explicar porque, atualmente, quem manda no Flamengo é um ex-chefe de torcida tricolor? Nando Sihman é o mesmo fanático tricolor, que mas tarde foi subsecretário de Esportes e que foi dirigente do Flamengo da época do rato Edmundo? Ele era homem de confiança do Edmundo? De confiança mesmo? E agora é o "Lula" do Flamengo? Lula está para Dilma, assim como Sihman está para Patrícia Amorim. E o Flamengo ainda sobrevive? Eta clube forte!!!!

20/04/2010 às 13:58
Manaus - AM
Usuário desde
10/03/2010

Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Mengão no mundo

uma vez em 2007 o BOCA JUNIOR passou para a segunda fase da Libertadores com 10 pontos 06J 3V 00E 02D 11GM 05GS 06SG , e ai vocês lembram quem foi o campeão daquele ano? Pois bem o BOCA FOI !!! , LEMBRAM em 2010 alguém aqui acreditava no HEXA ? NINGUEM >>>vamos colocar a cabeça no lugar, tudo vai dar certo !!! MENGAO SEMPRE !!!SRN

20/04/2010 às 12:54
154

ENQUETE

Em qual posição o Flamengo precisa se reforçar para 2011?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.