FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA COLUNA
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Especulações e saídas

É só o começo, mas vai começar aquela série de boatos, desmentidos e dissimulações

Cesar Perboyre - Flamengo RJ

É hora de especular

E começa a temporada das especulações. Pelo que andei lendo aí, Corinthians, Atlético-MG e Santos terão times imbatíveis, vendo a torrente de informações e especulações, afinal eles querem tudo e todo mundo. Quer dizer, pelo menos a imprensa especula que eles querem. E o Flamengo, pobre coitado, sem saber se ia estar na série A ou série B, começou a se movimentar no estilo administração Patrícia Amorim e Luis Augusto Veloso, bem devagar, quase parando, e assim não se consegue nem decidir de Adriano é uma boa ou não.

Não quero precipitação. Pode ser que na verdade as conversas já estejam acontecendo na surdina, o que para mim seria surpreende e bastante agradável. O problema é que este não é o perfil da atual administração. Ela tem deixado sinais de que é lenta mesma. Basta lembrar o tempo que demorou em se decidir a situação do Marcos Braz, depois a situação do Andrade, posteriormente o tempo para se contratar um diretor de futebol. Enfim, tudo de forma lenta, como se futebol não acontecesse quarta e domingo, mas sim uma vez por mês.

Thiago Neves, Adriano, Formica, Wagner, Marcio Azevedo, Everton, Ibson, Juan (zagueiro), André Bahia e tantos outros são nomes que vemos nas listas de jornais, entendidos e especuladores. Vou dizer minhas preferências, mas acredito que  há um consenso do que o Flamengo precisa. Nomes cada um tem os seus.

Meia

Dos nomes especulados, o que mais gostei foi do Formica, o argentino do New´s Old boys. Não só pelo fato dos argentinos estarem se dando bem no Brasil, mas sim por ser um jovem jogador que pode chegar ao Flamengo e criar uma fama de ídolo. Thiago Neves também é bom jogador, mas muito identificado com o Fluminense. Não sei até quando a torcida teria paciência com ele, ainda mais porque dificilmente esqueceríamos a dancinha que ele fez na frente da torcida no estadual. O Wagner é outro bom jogador, mas muito cheio de altos e baixos. Se não me engano, quando o Adilson Batista era treinador lá, andou deixando-o no banco algumas vezes justamente por essa irregularidade.

Atacante

Adriano é a referência que todo time precisa. Um jogador forte, de bom porte e ótima presença na área. Esquecendo um pouco seu comportamento fora de campo é um jogador que todo time brasileiro precisa e não é a toa que está bastante assediado. Eu pessoalmente gostaria de ver o imperador de volta ao Flamengo. Mas sendo prático, o Flamengo precisa de um jogador que saiba jogar dentro da área. Não precisa necessariamente ser o Adriano. Outro atacante que gosto é o Grafite, artilheiro do campeonato alemão passado. Esse ano o Wolfsburg desandou e vem mal, mas ano passado eles estavam engrenados e o Grafite fez uma bela temporada. Pelo que li, ele anda insatisfeito, mas não sei qual seria o custo de trazer um jogador desses para o Brasil. Fórlan, excelente jogador, seria ótimo também, mas ele na verdade é mais aquele atacante que sai da área, que joga com raça sem bola perdida, num estilo parecido com o do Emerson, que está no Fluminense, enfim, não é jogador de área. Poderia fazer uma boa dupla com o Deivid, mas o Flamengo teria que ser um time com muito mais opções de ataque no meio campo. Ciro é um nome que também vem sendo bastante especulado e umas duas temporadas atrás ele estava muito bem no Sport, mas caiu muito como todo o time e na série B deste ano parece ter recuperado um pouco o bom futebol. A meu ver viria mais como aposta do que como certeza.

Lateral Esquerdo

Com a saída do Juan, vejo como ótima uma possível troca entre Kleberson e Marcio Azevedo. Esse bom lateral já tinha me chamado a atenção ano passado juntamente com o Nei (lateral direito que foi para o Inter), o Valencia (volante que está no Fluminense) e o Manoel (zagueiro que ainda está por lá). Ele tem um estilo parecido com o Juan nos bons tempos. Egídio está de volta, foi bem no Vitória, mas não sei até onde a torcida também vai ter paciência com ele.

Zagueiro

Acho que todo rubro negro sonha com a volta do Juan, atualmente na Roma, à zaga do Flamengo. Parece que o próprio jogador já definiu que é sua hora de voltar. Eu gostaria de tê-lo de volta sem dúvida. Juan, depois que jogou ao lado do Gamarra, se tornou um zagueiro de extrema qualidade, falhando raramente e sendo titular absoluta da zaga brasileira por quase 5 anos. Mas ele já é um veterano e o Flamengo precisaria de alguém jovem para a zaga também e aí que seria uma boa a chegada do Manoel, do Atlético-PR. Jovem zagueiro mas atualmente muito disputado.

Os que saem (ou podem sair)

Dos que saem, lamento a insensibilidade do tratamento que deram ao Juan, um jogador que esteve em muito baixa nesses últimos dois anos, mas que por dois anos seguidos e por méritos foi considerado o melhor lateral esquerdo do Brasil. São quatro anos de serviços e sem dúvida Juan entrou na história do Flamengo. Claro que seu alto salário e sua péssima fase fizeram o divórcio necessário, mas o Flamengo poderia ter sido mais humano com um jogador que já disse que nunca foi tão feliz em outro clube como era no Flamengo. Eu sempre digo que antes de serem jogadores, aqueles caras que correm atrás duma bola dentro de campo são gente como a gente. Eles estão sujeitos a altos e baixos como qualquer um de nós. Juan sai do Flamengo e tem pelo menos 4 times da série A atrás dele (Atlético-MG, São Paulo, Palmeiras e Botafogo) o que demonstra que ele pode estar numa péssima fase no Flamengo, mas alguma coisa de boa ele tem pois ainda tem gente graúda querendo apostar nele.

Petkovic é um caso mais complicado e a grande bobagem foi terem aceito um contrato de dois anos com um jogador de 37 anos. Agora entendo que pelo acordo feito, é melhor mantê-lo no elenco, do que dispensá-lo ou quebrar o acordo e ter que pagar uma grana preta no final das contas.

Kleberson veio para o Flamengo depois de uma longa negociação mas nunca foi o jogador que prometia ser. Teve alguns momentos de brilho mas nada mais que isso. E ele nem está assim em tão fim de carreira. A grande sensação que tenho é que ele acabou por nunca jogar na posição onde de fato se daria bem. Quando ele começou a jogar no Flamengo, tínhamos o Ibson que era titular indiscutivelmente. Depois, com Andrade o esquema foi mudado e por último ele perdeu espaço para um Williams que vinha brilhando muito. Assim ele caiu no desgosto do torcedor, entrando no decorrer dos jogos e sem ter uma sequência devida de jogos. Mas nada disso também encobre o seu mau aproveitamento em algumas chances que ele teve.

Williams começou com tudo no Flamengo mas ultimamente anda desleixado, suas declarações nos últimos dias tem irritado o torcedor e sua mania de ser mais peladeiro e menos jogador de futebol, fizeram o Luxa tratá-lo como descartável. E não culpo o Luxemburgo. Williams caiu muito de produção, mostrou ter juízo do tamanho de um amendoim e sem dúvida deixa claro que quer ir embora. Menos mal que é um jogador valorizado e que pode ser uma excelente moeda de troca.

Angelim deve sair para que um outro experiente (que eu espero que seja o Juan) chegue na nossa zaga. Acho que seu ciclo no Flamengo de fato se encerrou e sem dúvida ele sai depois de uma ótima participação no Flamengo. Teve também um começo muito bom, mas caiu de produção nos últimos anos, porém ele não pode ser esquecido por duas coisas: primeiro sua seriedade nesse negócio chamado futebol e segundo e mais inesquecível ainda, o gol do título contra o Grêmio em 2009. Espero que a diretoria tenha sensibilidade de tratar sua saída como uma despedida honrada, não um empurrão pela porta dos fundos como fizeram com o Juan.

 

 

Amigos, por enquanto é isso. Claro que tem muitos mais jogadores sendo especulados, afinal até a retomada dos campeonatos, as especulações vão seguir. Estamos no aguardo de boas novidades e para mim nomes é o que menos interessa. O que interessa é ver um Flamengo forte no conjunto. Se for com A ou B não importa, importa é que no final das contas o Flamengo tenha tudo para fazer um 2011 digno, disputando as primeiras posições e sem sustos como foi em 2010. Claro que o tudo depende de nossa diretoria e aí que reside grande parte da minha preocupação, porque a atual diretoria não tem mostrado que mereça a mínima confiança.

Mas sou flamenguista e mesmo que o Flamengo entre em campo com sub-15, não vou deixar de acreditar.

 

 

 

Abraços a todos, boa semana e saudações Rubro Negras

 

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
23/12/2010

Sou Mengão e visto o Manto Sagrado

No Flamengo só dá certo se o jogador tiver identificação com o clube.Não podemos pensar em jogadores que passaram por vasco e flu.É só ver o caso do Edmundo(bandido). No MENGÃO os jogadores tem que pensar como grupo,mas tem que ter o ídolo.

26/12/2010 às 13:41
nova iguaçu - RJ
Usuário desde
23/12/2010

vamos lá mengão

Concordo com o comentário do Pelodan, tem que trabalhar a molecada que é muito boa! Reforço mesmo só o Ronaldinho Gaúcho, o resto é tudo igual. No Brasil, só o Fla apresentou proposta concreta. Seria realmente um reforço, em todos os sentidos, mesmo sem estar em sua melhor forma física e técnica, não existe no país, ninguém que possa dar um retorno como ele, dentro e fora de campo. Ronaldinho Gaúcho já! Obs.: Felipe? Reforço? É brincadeira né! Muito fraco! Se deixarem o Lomba jogar o cariocão, ele não sai mais. O garoto jogou o brasileiro sobre pressão o tempo todo e no geral foi muito bem. Merece outra oportunidade!

23/12/2010 às 22:09
sao paulo - RJ
Usuário desde
02/03/2010

para jogar no Mengao , primeiro ter muita garra e ser Flamengo...

Agora temos que tirar o chapéu para o Eduardo Uram.....esse é fera e a Traffic também.Conseguem valorizar e colocar cabecas de bagre em times grandes com contratos longos.E é evidente que as bolas e malas para diretores e presidentes de clube rolam. E a mídia endossa.

17/12/2010 às 11:33
sao paulo - RJ
Usuário desde
02/03/2010

para jogar no Mengao , primeiro ter muita garra e ser Flamengo...

Perboyre minha maior irritacao é com voces da mídia que recebem brindes e mimos dos empresários e jogadores para pegarem leve e só falarem bem.Está certo...recebem por isso e nao querem contencioso com quem vai dar entrevistas e gerar notícias.Se naquelas milhares de propostas que o Juan teve tivessem vendido e na única que o Everton teve tivessem ficado com ele,nao estaríamos hoje nessa situacao.Se toca que fomos campeoes brasileiros sem o Juan.....quando o Juan se machucou estavamos em decimo terceiro.E insisto com a verdade...vce é reporter...pontos médios com e sem o Juan em campo , vale por todos os jogos e campeonatos desde que ele chegou ao Flamengo...isso dá trabalho???? SRN.

17/12/2010 às 11:27
Niteroi - RJ
Usuário desde
21/05/2010

"EU teria um desgosto profundo se faltasse o FLAMENGO no mundo"

Fabio Guedes, uahahhaa, muito boa essa do Jo. Agora falando do mengão o Carlyle ainda está no time? Acho q ele foi negociado pra fora do país, alguem sabe se é verdade?

16/12/2010 às 11:52
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
19/03/2010

facebook.com/FabioSGuedes

LEANDRO SOARES, eu sei, também de fontes seguras, que é difícil trazer o Jô. Ele ganha bem a TV GLOBO paga em dia...

14/12/2010 às 11:52
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
19/03/2010

facebook.com/FabioSGuedes

Meu sonho era ver a Patricia Amorim na lista de dispensas. Mas, fazer o quê?

14/12/2010 às 11:49
Rio - RJ
Usuário desde
11/11/2010

Uma vez flamengo

Acabei de ter uma grande notícia de fontes seguras que o Flamengo estaria prestes a anunciar seu primeiro reforço para 2011. Trata-se do atacante Jô que jogou no Corinthians, Manchester City e seleção brasileira. Não me lembro dele jogando, mas o pessoal que conheço aqui está bem animado. Faltariam apenas detalhes da liberação do seu atual clube. Espero que dê certo. Abraço

14/12/2010 às 10:52
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
02/03/2010

flamengo acima de tudo

Por fim, devemos aprender com os erros. Não adianta trazer jogador para experiência, e aposta! É preciso fazer uma boa pré-temporada com muita dedicação e empenho, com todos os jogadores fazendo a preparação, para não cair no erro do ano passado, em que Pet, Angelim, Alvaro e Adriano, não fizeram pré-temporada direito!!

14/12/2010 às 10:18
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
02/03/2010

flamengo acima de tudo

Para concluir, é importante que os reforços venham no início da temporada, na reapresentação do time, para viablizar uma boa preparação física e técnica. Um outro aspecto, me preocupa, qual seja, a demora na concretização do patrocínio, pois sem essa verba, acho que não virá ninguém!! Mais um exemplo de falta de competência dessa diretoria, pois, já sabia desde outubro que precisaríamos de novo patrocínio, razão pela qual já em dezembro era para ter fechado um bom patrocínio!!

14/12/2010 às 10:15
Jacareí - SP
Usuário desde
01/03/2010

Flamengo até Morrer !!!

Vamos com calma galera, tenho fé que boas noticias virão, é melhor a Diretoria trabalhar na miúda, quietinha, do que fazer aquelas declarações infelizes para tornar as contratações mais onerosas para o clube, tenho esperanças que pelo menos 3 bons jogadores virão, e o Luxa trabalhando com a molecada da base no estadual acho que dá pra montar um belo time, estou vendo vários companheiros aqui do site falando que nossa base só tem perna-de-pau, eu discordo, acho que temos vários jogadores com condições de jogar, como o Lenon, Galhardo, Camacho, Negueba e o Diego Maurício, que já estão no time profissional, e o Carlyle, o Eliabe, o Dudu, o Matheus, o Rafinha entre outros, que não subiram ainda, pra falar a verdade eu sonho mais com os nossos meninos do Ninho do Urubu arrebentando do que com contratações caras e muitas vezes fracassadas, vamos ver as cenas dos próximos capítulos da Novela "Contratações & Dispensas" ... Abração e SRN.

14/12/2010 às 10:15
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
02/03/2010

flamengo acima de tudo

Grande Perboyre, Nas especulações sempre aparecem grandes nomes, jogadores de qualidade que seriam ideais para o Flamengo. No entanto, no ano passado, das boas especulações nenhum chegou a vir, pela incompetência, falta de visão empresarial, e burrice de nossa presidente. Poderíamos, hoje, estar na expectatva de disputar uma Libertadores, com um time de qualidade, que nos encheria de orgulho e alegria. Bastaria três contratações Montilho, Emerson, e Washington ou Eder Luiz, todos eles estiveram perto do Fla, mas pelos erros acima citados não vieram! Portanto, não tenho grandes esperanças nessa diretoria, que parece muito incompetente!! Dos nomes especulados só três já resolveriam nossos problemas o Adriano, o Formica, e a troca do Kleberson pelo Éverton! Tb poderia trazer o Ciro! Só isso já resolveria, e teríamos um time de alto nível, em condições de brigar com Cruzeiro, Corínthians, Inter, e Fluminenese, e no Estadual teríamos chances reais de título.

14/12/2010 às 10:12
Santarém - PA
Usuário desde
15/04/2010

HEXA COM SUPER-TÍTULO, (1987)!

Boa coluna Perboyre- Como estar se desenhando na atual administração, não existe um projeto a nível nacional pra acordar o gigante adormecido, a maior torcida do mundo. Nossa presidenta optou em se fechar com os lideres das “Organizadas” apequenando o maior time do time. Assim, nessas condições, sem uma diretoria de Marketing, não podemos competir com os outros menores, impossibilitando o time de fazer duas ou mais contratações impactantes para formatar o FLA 2011. Após a maior turbulência da história do time, onde saímos ilesos, ainda restou à ingratidão para nossos “Papa Títulos”, o que nos remete a uma temeridade para o futuro em relação à vinda de novos jogadores, que optariam em jogar em clubes mais profissionais. Concordo com a aquisição do Fórmica, Grafite e Manoel, mas como não temos informação da condições financeiras do time, resta rezar pra que algo ocorra de bom, que haja uma ação administrativa de crescimento no FLAMENGO. Saudações Rubro-Negras a todos!!!

14/12/2010 às 09:55
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
29/01/2007

PRA CIMA DELES, MENGÃO !!!

Meu querido PERBOYRE, suas colunas são sempre um grande prazer para mim. Principalmente por você demonstrar ser tão bom observador de jogadores de outras equipes. Essa é uma deficiência minha e eu sempre entro aqui para aprender e observar os jogadores citados por você. Mas com relação ao retorno do nosso ex zagueiro Juan, estou bastante pessimista. Sou velho conhecido e vizinho de seu pai e um amigo ouviu do próprio que a chance do filho voltar agora é ZERO. Lamentei profundamente, pois conheço o Juan desde menino e sempre fui seu grande admirador. No mais só me resta lhe dar os parabéns por mais uma grande coluna e agradecer por todas as observações contidas nela. Vou prestar mais atenção nos jogadores citados por você. ABRAÇÃO !

14/12/2010 às 09:35
Itaperuna - RJ
Usuário desde
18/09/2010

Uma vez Flamengo sempre Flamengo!!!

SRN! Daqui a mais ou menos vinte dias estará começando a pré-temporada e a diretoria não movimenta nada, só fala em jogadores que nós sabemos que não virão e estão mandando embora os nossos melhores jogadores. Me desculpem aos que não gostam do Juan(lateral) mas enquanto ele esteve no clube não tinha outro lateral esquerdo a altura, sem falar no improviso do Everton em 2009 que terminou com o fla campeão. Ninguém aguenta jogar sozinho o ano inteiro, só o conca do flu. Outro é o Leo Moura, se tirar quem fica na lateral, não tem. O jogador ganha bem mas não é máquina. O clube tem que ter elenco a altura. Não precisa trazer estrelas como Thiago Neves declarado torcedor do Flu e tantos outros. Pesquisem os jogadores menos badalados mas que tem vontade de vencer, aqueles que querem um lugar ao sol, que sonham em vestir a camisa do Fla. Garanto pra vocês que correrão o campo todo mesmo depois que o jogo acabar! Sem sonhos galera!!!

14/12/2010 às 00:30
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

Jonas, eu não sabia dessa declaração do juan e lamento. A ultima que li dele é justamente que ele estava com intenções de voltar ao brasil. SRN

13/12/2010 às 23:41
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

Vanir Eustáquio, sem dúvida o fla continua o mesmo time endividado de sempre mas não entendo como a patricia amorim recebeu um time campeão brasileiro, com recordes em arrecadação e por pura falta de preparo, o levou a passar as vergonhas que passamos este ano. Drumbosk em menos de 6 meses, teve coragem de quebrar o maléfico contrato com a petrobrás, arrumou um ótimo patrocinador que fez memoráveis campanhas de marketing como o camisão e a mega foto e ainda conseguiu levar o time ao título brasileiro. A patricia tinha que ter tido desde o começo de seu governo a coragem de mudar o que ela achava necessário. Enfim, pra mim o pessoal do fla enfiou o pé na lama ao não ter dado uma chance pro drumbosck continuar no fla. E duvido muito que estivessemos em pior situação do que hoje. SRN

13/12/2010 às 23:39
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

Rodrigo Ribeiro, estou torcendo pra suas previsões não vingarem e que o fla tenha alguns bons jogadores em 2011. Mas confesso que na hora que lembra da patricia amorim, do veloso, do capitão léo e desse cheiro de luxemburgo que hoje está no fla, me desanimo mesmo. SRN

13/12/2010 às 23:33
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

Pereira Filho, sabe a primeira diferenciação que se faz do louco para uma pessoa normal? é que o louco tem uma idéia fixa. Não sou eu quem falo, é a psiquiatria. Portanto, tenha cuidado, amigo. Se o juan fosse o culpado único do flamengo ter tido péssimos momentos desde que chegamos, então deveria acreditar que agora tudo vá ficar bem e não é bem assim, vc sabe bem disso. Juan não é melhor, mas também não é o pior lateral do brasil. SRN

13/12/2010 às 23:31
piraquara - PR
Usuário desde
02/12/2010

mengo

pessoal vcs esqueceram do nosso melhor vice que foi ano passado, marcos braz esse foi o cara se ele tivesse na direção ainda o mengo não estava nessa, fora velosso

13/12/2010 às 22:10
Ofensividade a outro membro do site
34

ENQUETE

Em qual posição o Flamengo precisa se reforçar para 2011?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.