FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA COLUNA
segunda-feira, 1 de março de 2010

Estréia e vitória

Fla vence na libertadores e no estadual não joga nada mas goleia

Cesar Perboyre - Flamengo RJ

Vitoria na libertadores

 

Antes de pensar como foi o jogo devemos ter em mente que o importante era a vitória e que libertadores é assim mesmo: jogos travados, adversários encardidos, disputas de bola nem sempre leais, muita correira e resultado que só vem com suor, muito suor, mesmo que o adversário seja tecnicamente limitado. É o caso do Universidade Católica, muito ruim de bola, mas com disposição de sobra.

O susto para a torcida rubro negra começou cedo. Antes mesmo do jogo na verdade. A ausência de Bruno causava um desconforto no mais seguro dos rubro negros. Não porque duvidemos da qualidade do Lomba, mas sim porque uma partida de libertadores para quem mal jogou nos profissionais é de preocupar qualquer um. Além disso, Bruno é um dos melhores do Brasil e ele sempre aparece bem a medida que as dificuldades aumentam para o Flamengo.

Mas esse não era o único susto. Uma besteira do Williams logo no começo do jogo quase complica nossa estreia. Numa irresponsabilidade, ele revidou uma pegada por baixo e foi justamente expulso. Lamento que o elenco do Flamengo não tenha um jogador a altura dele para deixar o Williams um bom tempo afastado até do banco. Não é a primeira vez que nosso volante bom de bola e fraco da cabeça faz bobagens como essa. E por essa reincidência foi que não gostei de saber que ele não vai receber nem uma chamada, como não gostei de ouvir dizerem que tem dúvida se houve mesmo intenção dele de acertar o adversário. Podem até perdoar, não multar, mas agir como se nada tivesse acontecido, é dar carta branca ao jogador. Não vou me assustar se ele for expulso de novo por algum destempero ou jogada ríspida desnecessária. Ainda bem que conseguimos vencer esse jogo, mas imaginem a pressão que teríamos na próxima partida (fora de casa), caso não tivessemos tido um resultado positivo?

A nossa sorte foi o gol de falta logo após a expulsão do desmiolado Williams. Léo Moura foi o melhor do jogo, com um belo gol de falta e com a arrancada e o passe para o gol do Adriano. Vagner Love também se esforçou muito e merecia ter feito o gol, seja de penalti, seja após um belo lance de vários dribles. Adriano errou tudo, mas ele só precisava acertar um lance para fazer o gol que nos deu tranquilidade, que foi o que aconteceu. Foi só um jogo, mas Fabrisio foi muito bem e hoje parece ser a melhor opção para nossa zaga. Toró também fez boa partida, mas precisa ser menos afoito. Em vários lances ele exagerou na vontade e eu temi que ele fosse expulso. Álvaro também exagerou no vigor em alguns lances e foi afobado em outros, nem parecia que o veterano na zaga era ele. Pacheco fez mais um bom jogo, com muita velocidade e muita técnica, mas ele tem que saber que em libertadores não vai ser qualquer esbarrão que a juizada vai dar penâlti. Juan deu muito espaço e deveria ter marcado mais encima e assim impedido os cruzamentos e jogadas que sucessivamente aconteciam no seu lado. Além disso, quando ele tinha a bola na defesa tentava lançamentos desnecessários e, quando estava no ataque, sempre tentava um drible a mais. Sem dúvida Juan foi o pior jogador do Fla nessa partida.

Mas como eu disse no começo, foi uma vitória numa situação adversa e mais ainda por isso deve ser valorizada. A disposição de nossos jogadores foi merecedora de aplausos. Seria injusto que o esforço deles fosse prejudicado por uma irresponsabilidade do Williams.

Agora são dois jogos fora de casa. O nosso próximo adversário (Caracas) perdeu fora de casa e vai buscar o resultado em casa a todo custo, o que pode ser bom, pois o Fla do Andrade parece jogar melhor fora de casa. Basta lembrar dos resultados em importantes jogos fora de casa que conseguimos ano passado (Atlético-MG, Palmeiras, Corinthians).

Mas o time do Caracas tem alguma qualidade. Perdeu para os chilenos mas mereciam melhor sorte pelo bom jogo que fizeram. Sofreram o gol mas pressionaram, mesmo sendo o jogo lá no Chile. Porém acredito que seja possível o Fla ganhar deles mesmo fora de casa. Mas temos que melhorar o sistema defensivo. Já houve algum avanço, mas como eu falei antes, Juan fez uma péssima partida e deu muito espaço, marcando de longe ou mesmo não acompanhando o adversário que se deslocava pelo seu lado. E ainda não vamos poder contar com o Williams, que é o volante que mais corre atrás do meio campo dos adversários. Fernando não tem o poder de marcação dele e Lenon também não. Talvez o melhor seja escalar 3 zagueiros.

 

Vitória mentirosa

 

Neste sábado o Flamengo ganhou do Macaé com um placar mentiroso. Por mais que Love e Pacheco tenham jogado bem, o placar de 4x1 não reflete o péssimo jogo que fizemos. Talvez reflita a diferença técnica dos times, mas não o que aconteceu em campo.

Acho que o que mais pesou para o Fla ter um péssimo rendimento foi a falta de entrosamento, principalmente no ataque. Observei que pelo menos em 4 jogadas, o Love jogava a bola para direita e o Mezenga ia para a esquerda. Fernando também fez uma partida razoável, mas ele não tem a mobilidade que o Kleberson tem e assim o Pacheco sofreu sozinho no meio da defesa bem armada do Macaé. A nossa saída seria pelas laterais, mas com 5 jogadores no meio campo, o Macaé conseguiu barrar também esse tipo de jogada. O nosso primeiro gol saiu quando o Macaé já era melhor em campo e não foi a toa que eles empataram o jogo menos de 10 minutos depois.

E do jeito que começou o segundo tempo, parece que íamos sofrer o revés a qualquer minuto. Mas num lance de falta e uma rápida batida dum esperto Vagner Love, Pacheco colocou o Fla na frente de novo. Depois disso o time do Macaé desabou e o Flamengo, usando de velocidade e jogadores que entraram muito bem (Fierro e Ramon), conseguiu impor um exagerado resultado.

Pelo que jogaram, Love e Pacheco mereceram o resultado, mas no geral o Flamengo foi mal. Não sei se consegueríamos um bom resultado se o time do Macaé tivesse um pouco mais de qualidade e fizesse o segundo gol antes do Flamengo.

O Ramon fez um bom jogo e me surpreendeu jogando tão bem numa estréia e por estar mais de 2 meses sem jogar. Ele não jogou como atacante como falavam os comentaristas da tv. Pode até ter entrado como atacante, mas acabou se posicionando mais como meio campo juntamente com o Pacheco.

Acho que é mais um jogo que mostra bem a fragilidade dos times pequenos e que me faz pensar mais uma vez como são desnecessários os estaduais. Não vejo vantagem nenhuma, nem financeira, nem técnica, para o Flamengo enfrentar times cujo orçamento não são nem 10% do orçamento de um time grande.

 

Visual novo no ar

 

Acho que muitos amigos que tentaram acessar o site no final de semana ficaram um pouco decepcionados com o site fora do ar. Mas acho que todos agora concordam que valeu a pena. O site está mais bonito, mais atrativo e achei excelente a idéia de se colocar imagens. Muitos amigos não postam foto? Não tem problema. As vezes um avatar ou imagem fala mais sobre a personalidade do que uma foto. Mas o site não seria nada sem os rubro negros que frequentam a página. Parabéns ao Edmilson Lani e que a comunidade rubro negra continue participando ativamente do Flamengo RJ.

 

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

Brasília - DF
Usuário desde
03/03/2010

RUMO AO BI MUNDIAL!!!! TETRA DESDE 87, PENTA DESDE 1992!!!

NÃO CONSIGO CARREGAR MEU AVATAR!!!! Concordo com quase tudo o que vc falou... Só não acho que o JUAN esteja jogando mal porcausa dele próprio... Acho que o ANDRADE está cometendo alguns equivocos.... O POSICIONAMENTO do JUAN está errado!!!! É por isso que ele não deslancha.... E outro defeito grave é que o FLAMENGO não está jogando pelas laterias e consequentemente centraliza muito as bolas.... Outro ponto que me incomoda D+ é o fato de o MENGÃO ter vários batedores de falta e não estar se aproveitando disso para cavar faltas em locais estratégicos. O TIME TEM QUE ESTAR ENTROSADO E TAMBÉM tem que ter CARTAS NA MANGA. Uma cobrança bem feita pode mudar um jogo!!!! O principal goleador bambi na libertadores é um goleiro, vejam só, elas sabem ir ganhando o jogo palmo a palmo. Tipo jogo de xadrez. Acho que o FLAMENGO deve saber quando cavar uma falta e quando PARTIR COM TUDO para o gol. Se tiver dentro da área, tem que tentar o gol, pois vai ser difício o juizão marcar o pênalti.

03/03/2010 às 18:02
Pouso Alegre - MG
Usuário desde
01/03/2010

Flamengo é PET e mais 10 !!!!

PELODAN...nem me lembro disso...para vc ver que mágoas não são guardadas... Abraço e Saudações rubronegras

03/03/2010 às 10:43
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
02/03/2010

flamengo acima de tudo

Grande Perboyre, Gostei da nossa primeira vitória na Libertadores, mas é preciso melhorar !! O erro do williams pode ser fatal, e na minha opinião ele deveria ser multado, pq não é nenhum garoto, e sem uma punição pode repetir o erro!! Acho o Adriano ainda muito distante da melhor fase do ano passado, muito lento e paradão. Até no amistoso com a seleção esteve lento e parado!! O Adriano precisa se dedicar mais aos treinamentos, e aprimorar sua força física, aquelas arrancadas, e jogadas de 2009, serão fundamentais nos jogos da Libertadores!! Acho que as melhores coisas dos últimos jogos foram as atuações do Fabrício e Leo Moura!!! O Juan ainda precisa melhorar!! Acho que deveria taé mesmo testar o Tal de Felipe Alvim, pois o Juan está muiyo mal!!

03/03/2010 às 09:53
campinas - SP
Usuário desde
01/03/2010

Mengão Sempre !!!!!!

a verdade é que fomos mal acostumandos com a geração 80...os bambis ganharam 3 brasileiros jogando feio pra cacete e um título mundial onde deram apenas um chute a gol ( mineiro ) e os caras estão felizes....O FLAMENGO TEM QUE GANHAR E DAR SHOW !!!! SORTE NOSSA !!!!!!!!!!!!

03/03/2010 às 09:41
Jacareí - SP
Usuário desde
01/03/2010

Flamengo até Morrer !!!

Acho que o Mengão jogou dentro do possível muito bem contra o U. Católica, fiquei mais feliz com a intrega de alguns jogadores após a expulsão infantil do Willians, se fecharam e tentaram o contra-ataque, na Libertadores é isso mermo, quando a técnica não prevalece temos que ganhar na luta e na garra. E concordo com vc Perboyre, o Mengão joga melhor fora de casa, o time é rápido nos contra-ataques e parece que joga mais leve. P.S.¹ Parabéns pela nova cara do site, gostei muito, agora acho que vai ficar dificil para uns malas que apareciam no site só pra fazer gracinhas, falar baboseiras e palavrões, continuarem enchendo o saco. Estava sem ânimo para debater aqui no site. P.S.² Gostei tb que agora da para ver o rosto dos usuários, e saber melhor com quem conversamos, tive umas desavenças com o Pierini uma vez, achei pelo "fervor" dos comentários que era um garotão, agora vejo que é um jovem Senhor, rss ..... desculpa por alguma coisa Sr. Pierini.

02/03/2010 às 22:25
Guarulhos - SP
Usuário desde
01/03/2010

Eu teria um desgosto profundo, se faltasse o Flamengo no mundo!

Muito boa a coluna Perboyre, assino embaixo. Mas tira uma curiosidade minha: Pq escreve FabriSio com S? Não é de hoje que vejo em comentários e colunas suas tal grafia... SRN!

02/03/2010 às 13:54
Pouso Alegre - MG
Usuário desde
01/03/2010

Flamengo é PET e mais 10 !!!!

Perboyre...Concordo plenamente...Ficou barato demais para o Willians a idiotice que ele fez... Infelizmente, acontecem ainda essas coisas no Flamengo...dois pesos e duas medidas... Mas como fico bom o site, hem ? Coisa de gente grande... Do tamanho do Flamengo... Ainda estamos bem tristes com o falecimento do Seu Nônô, pai dos irmãos Pellegrino, IMPRENSA e MAURÍCIO... Foi uma grande perda para a Nação Rubronegra.... Que Deus o tenha num bom lugar, e dê forças para os familiares suportarem a dor da ausência...

02/03/2010 às 13:35
Curitiba - PR
Usuário desde
02/03/2010

O problema é saber que nossas duas melhores partidas foram com 1 jogador a menos... enfim o time da PUC e bom de bola (ja havia provado contra o Colon na pre libertadores...) e os outros tb nao sao bobos... se o time todo jogar com a vontade que o Leo Moura jogou essa libertadores nao tem pra ninguem! E o publico ridiculo... isso eu nao entendo... nao to nem ai pro Carioca-2010... alias q perca logo de uma vez pra evitar q coincida com as oitavas da libertadores...

02/03/2010 às 12:41
sao paulo - RJ
Usuário desde
02/03/2010

para jogar no Mengao , primeiro ter muita garra e ser Flamengo...

Achei que demos muita sorte nos dois jogos . Pela Libertadores , temos o atenuante da expulsao do Willians e só vencemos porque o juiz errou em expulsar o gringo . Acho que o fato de ter havido um Airton na nossa defesa , o Willians foi treinado para ser apoio do Léo Moura na direita e com isso aquele marcador espetacular se perdeu um pouco. O Toró sozinho na cabeca com o Kleberson passeando em campo junto com o Juan nao dá. Ainda bem que o juiz errou e o Léo Moura jogou muito......senao...... Já contra o Macaé , o jogo foi péssimo , nossa atuacao pior ainda, nao sou contra o Andrade mas o Alvim nao ter entrado antes deve ser por medo do Juan Marrento , que mesmo aos 40 do segundo tempo fez cara feia ao sair.....nao que nesse jogo ele tenha jogado mal.......mas nao decide nada e parece um burocrata jogando futebol.....quase nem sua , porque nao se esforca......SRN

02/03/2010 às 12:16
Goiânia - GO
Usuário desde
01/03/2010

Cada brasileiro, vivo ou morto, já foi Flamengo por um instante, por um dia.

Perboyre, quase sempre concordo com seus comentários, mas dessa vez permita-me discordar. Me surpreendi com esse time do U. Católica. Pensei que fosse mais um time sul-americano que distribui ponta-pés e bolas alçadas na área. Mas o que vi foi um time que joga duro mas na lealdade, e com muito toque de bola. Aliás, me surpreendi com o bom meia Damian Diaz! Creio que seria um reforço bom e barato pro nosso Mengão. Quanto à expulsão do Willians, penso que a diretoria agiu da forma certa, porque ele já foi advertido outras vezes - inclusive multado - e voltou a ser expulso. Ou seja, não foi por falta de punição. Na minha opinião, foi um lance casual e mesmo acidental, mas que merecia expulsão - exatamente como o do Gilberto no jogo do Cruzeiro contra o Vélez. Acho que a escalação com 3 zagueiros seria uma boa para o próximo jogo, justamente pela enorme falta que o Willians faz no nosso sistema defensivo. Por fim, a pergunta que não consigo responder: onde está o nosso ótimo Juan? SRN!

02/03/2010 às 11:46
CUIABA - MT
Usuário desde
02/03/2010

1o HEXA CAMPEAO DE FUTEBOL MASCULINO

Perfeita a analise, e especificamente sobre o Juan, passou da hora dele pegar banco, esse Allvin se deixarem ele jogar, nao sai mais do time. mas tecnico ve um jogo q torcedor raramente assite, e ve qualidade em jogadores como Kleberson, que joga bem 1 jogo a cada 100, e continua titular. SRN

02/03/2010 às 10:30
Sumé - PB
Usuário desde
01/03/2010

Acima de Tudo Rubro Negro,Minha Maior Paixão Flamengo!!!

Saudações Rubro Negras Perboyre,Acho que o Fla contra esses times menores as vezes dá uma relaxada achando que pode vencer o jogo a qualquer momento,não jogou bem contra o macaé,até goleou mas acho que o Andrade tem que tentar algumas jogadas ensaiadas(fla não tem) tem que arrumar urgente a saída de bola(quem sabe quando Maldonado voltar não melhora) e os dois próximos jogos da Libertadores é que vão dizer se entramos pra ser Bi mesmo,confio no Fla, nesta Libertadores temos que ser os melhores para decidir sempre em casa,espero que seja no Maraca com a Nação apoiando,abração!!!

02/03/2010 às 09:14
João Pessoa - PB
Usuário desde
01/03/2010

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo. Quem experimentou ser Flamengo ao menos uma vez, jamais esquecerá!

Mesmo com um jogador a menos não recuamos ou fomos covardes.

02/03/2010 às 08:13
João Pessoa - PB
Usuário desde
01/03/2010

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo. Quem experimentou ser Flamengo ao menos uma vez, jamais esquecerá!

Caro Perboyre, acho que o Flamengo se superou contra o bom time do Universidad Católica. Falam que achamos um gol, porém discordo com a colocação. Mesmo com um jogador a menos recuamos ou fomos covardes. tentamos imprimir o nosso rítmo mesmo com um atleta a menos. O léo Moura foi premiado com a bela partida que fez, coisa que não fazia a muito tempo. O Fabrício foi outra grata surpresa, se conseguir manter esse nível dificilmente perderá a vaga de titular. Caro amigo, o nosso zagueiro é Fabrício e não Fabrísio como você coloca. Parabéns por mais uma bela coluna e SRN.

02/03/2010 às 08:08
LIsboa - ES
Usuário desde
01/03/2010

R10 da gavea !

boa coluna...e sobre o jogo contra macae acho q o erro foi ter escalado o fernando...esse cara joga anda...quando andrade tirou ele do time o time melhorou muito...quero destacar atuação de fierro jogou bem hein eu gostei do pacheco e love preciso nem falar todos sabem ^^ e o alvin parece ser bom lateral eu curti aquela arrancadadele q so parou em falta...e ramon mostra que podera ser bem util

02/03/2010 às 06:29
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

Pirei. Não sei de onde eu tirei que o Flamengo jogaria na quarta feira no Maraca pela Libertadores. O Willians vai cumprir a punição no jogo contra o Caracas mesmo, lá na Venezuela. Peço, perdão pelo meu erro absurdo. Devia estar de porre. SRN

01/03/2010 às 23:57
ingá - PB
Usuário desde
01/03/2010

sou flamengo até morrer

mais o flamengo é assim amigo quando não vai na abilidade, vai na raça não importa o adversario, o macaé é um time que ainda vai dar trabalho no carioca, vai dificultar a vida de muita gente ainda. vamos lá mengão rumo a dubay, um abraços a todos os flamenguistas do mundo.

01/03/2010 às 22:44
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

Fala Cesar! MAs quem disse que não poderemos contar com o Willians no jogo lá na Venezuela? Ele foi expulso e pagará a punição no jgo de quarta-feira, no Maraca. Acho que é, salvo se pegar punição de mais de um jogo. Tô errado? Não gosto de 3 zagueiros não. Para ter 3 zagueiros seria necessário um ótimo lançador, um armador de qualidade, o que não temos, para ligar rapidamente o contraataque para Adriano e Love. O Vinicius é rápido mas só faz jogadas boas quando atua pelas extremas. Acho importante no jogo em Caracas, que o Fla marque já no meio campo, para evitar o sufoco e as bolas aéreas que propiciam empurroes e dificultam a atuação perfeita do árbitro, com medo da explosão da torcida que marca em cima e pressiona. E PARABÉNS AO EDMILSON LANI.

01/03/2010 às 22:31
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Avante Mengão!

Sobre o jogo da Libertadores, se o jogador deles não recebe o vermelho (na minha opinião injusto) o Flamengo não conseguiria sustentar o resultado.

01/03/2010 às 21:53
19

ENQUETE

Em qual posição o Flamengo precisa se reforçar para 2011?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.