FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA COLUNA
quinta-feira, 15 de abril de 2010

FALTAM 9

FALTAM 9

Marcio Neves - Flamengo RJ

Amigos rubro-negros, optei por escrever a coluna depois do jogo de ontem e me arrependi, simplesmente pelo fato do Flamengo não ter jogado.

Irreconhecível nossa atuação ontem. Mais uma vez, somente Bruno e Léo Moura se salvaram. O pior foi a apatia do time num jogo importante da competição mais importante do ano. Precisa falar mais?

A ERA DO CHINELINHO

Sei que muita gente coloca na conta do Andrade o desempenho do time neste ano, mas eu penso que precisamos analisar friamente os fatos e contestar algumas críticas que estão sendo feitas ao nosso treinador.

A primeira crítica que contesto é dele ser permissivo quanto às folgas no elenco. Parece que no Flamengo se treinava muito antes do Andrade e ele, por filosofia própria, resolveu liberar a galera dos treinos. Pessoal, todos os treinadores que quiseram impor um ritmo forte de treinamento no clube não duraram muito, como o Cuca, antecessor do Andrade.

Este para mim é um dos maiores problemas do clube, uma cultura que ano a ano veio sendo cultivada de se treinar pouco. A falta de um Centro de Treinamento explica parcialmente este comportamento, mas não justifica. Vários jogadores que saíram do Flamengo declararam sentir a pouca intensidade do clube sendo este fato apresentado como causa de não terem correspondido quando atuavam aqui.

Na minha opinião, esta cultura explica também o porquê de vários jogadores que se destacam nas categorias de base não conseguem se desenvolver quando são promovidos ao profissional.

PERDAS

Pode não parecer, mas as saídas de Airton e Zé Roberto foram muito sentidas pela equipe. Não temos um jogador com as características do Airton, bom na marcação, bom nas bolas altas e com bom passe.

Quanto ao Zé Roberto, o jogo de ontem foi emblemático. Ele exercia uma função tática de fechar o meio-de-campo que permitia ao Petkovic mais liberdade. Com dois jogadores na frente mais o Pet, nosso meio-de-campo ficou totalmente desprotegido e o Pet foi prejudicado por ter que vi=oltar muito para fechar o meio.

QUALIDADE DO ELENCO

Uma outra crítica ao Andrade que questiono é feita com base na premissa que nosso elenco é muito bom. Ter elenco caro é uma coisa, mas qualidade é outra. Desculpem-me mas acho que estamos esperando muito de Álvaro, Angelim, David, Toró, Williams, Kleberson, Fierro, Vinícius, V Love, Bruno Mezenga, Everton Silva, Rodrigo Alvim, Ramon, Michael e por aí vai. Todos jogadores medianos, apenas isto. Bem, sobraram os mais jovens que prefiro poupar e Bruno, Léo Moura, Juan, Maldonado, Petkovic e Adriano, jogadores que considero acima da média e com nível de seleção.

Comparando com outros clubes, acho que nosso elenco está entre os 5 melhores do país, mas que em função da pouca intensidade de treinamento acaba produzindo muito pouco.

DESEMPENHO INDIVIDUAL

Um outro ponto que minimiza a responsabilidade do Andrade é o rendimento muito abaixo do aceitável de muitos jogadores que nem o pouco treinamento justifica. Erros primários de passes, desatenção e muitas outras coisas são imperdoáveis.

RETRANQUEIRO

Tenho lido muitas críticas ao Andrade, acusando-o de esclara muitos cabeça-de-área. Gostaria até de registrar que não gosto de muitos cabeças-deárea, muito mais daqueles que sabem apenas roubar a bola atrás e devolvê-la ao adversário mais na frente. Entretanto, fomos campeões brasileiro jogando com três cabeças-de-área (Airton, Maldonado e Williams) e ninguém o acusava e retranqueiro.

No início do ano, ele tentou um esquema com Kleberson e Pet no meio, mas começamos a levar muitos gols e ele precisou rever isto.

 

CONTINUIDADE

É lógico que o Andrade tem pouca experiência quando comparado a outros treinadores no país, como Muricy e Luxemburgo, e tem sua parcela de responsabilidade nas atuações nada convincentes do time.

O fato dele ter sido ídolo como jogador não cria imunidade às críticas, mas preferia não vê-lo sendo ofendido pela torcida.

Mesmo assim, ainda o considero o melhor nome para dirigir o time por conhecer a cultura do clube, o nosso elenco e entender de futebol. Acho uma grande injustiça não reconhecer a sua participação no título do ano passado, quando soube lidar com um grupo de forte personalidade, mudar o esquema de três zagueiros, ressuscitar alguns jogadores já dado como descartados no elenco e montar um esquema prático e efeicaz.

Não esperem dele aquela postura professoral. Ele tem a personalidade dele, o estilo dele que pode muito bem ser bem sucedida.

MEUS 11

Para não ficar em cima do muro, escalo meu time preferido :

Defesa : Bruno, Léo Moura, David, Fabrício e Juan

Meio-de-campo : Maldonado centralizado, Kleberson (ou Fierro) pela direita, Michael pela esquerda e Pet armando o time

Ataque : Adriano e V Love

Vocês, o que acham ?

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

santo amaro - BA
Usuário desde
27/03/2010

sou flamengo até morrer

Nesta escala ai, só não concordo com Fabricio de titular, porque anda muito desligado do jogo, e, quer impor muita categoria dentro da área. Já o Kleberson que tanto eu critico, dou-lhe mais uma chance em sua verdadeira posição, essa mesmo que voce escalou, segundo volante. Se a diretoria quiser, os homens de armação, são realmente Pet e Michael. Os dois da frente não tem como mudar só o posicionamento, Adriano e Love, não podem ficar parados na frente da área só porque ficam na frente do gol. Um tem que se deslocar mas tá dificil. O estilo de Andrade, não lhe credencia como treinador de futebol. Olha, não é que quero que um absurdo desse aconteça mas, o Yustrikc, batia até em jogadoresmas o Andrade, tem que agir como guarda de colegio interno, saber lidar com diferentes personalidades e colocar todos no eixo. Esse negocio paizão lhe tirará logo, logo do time, no inicio do brasileirão

19/04/2010 às 14:41
santo amaro - BA
Usuário desde
27/03/2010

sou flamengo até morrer

Sobre esse meio campo que voces falaram ai, é o seguinte: eu tenho me irritado com Kleberson, quando entra no time mas, devo reconhecer que tem jogado na posição errada. O cara nunca foi meia avançado e sim, segundo volante. Eu tentaria o Kleberson, com Maldonado, porque essas saidas que Andrade quer que o Willians faça caindo pela direita, o Kleberson, vai fazer com muito mais qualidade. Sabe tabelar, sabe cruzar, sabe se livrar do adversario e sabe fazer gol. Wilians, não sabe nada disso, só marcar e dar porrada.

18/04/2010 às 21:50
São Gonçalo - RJ
Usuário desde
02/03/2010

"Sou RUBRO-NEGRO, não DESISTO NUNCA!!!"

Entrei aqui com a CERTEZA de que veria a BRONCA da galera... ***** Não bateu na trave... ***** Mas... ***** Me EXPLIQUEM uma coisa... ***** Não era aqui que tinha uma turma que dizia que CARIOQUINHA NÃO SERVE PRA NADA??? ***** Que de GANHAR CARIOQUINHA JÁ ESTAVA DE SACO CHEIO??? **** Que CARIOQUINHA É UM CAMPEONATO DE NENHUMA EXPRESSÃO??? **** Então, POR QUÊ A BRONCA??? **** Esqueçam o que aconteceu HOJE e se liquem APENAS no jogo de quarta!!! ***** Eu, como VALORIZO o Campeonato Carioca, ESTOU P... DA VIDA!!! ***** Mas não vou ficar PERDENDO TEMPO me lamentando por MAIS UMA DECISÃO que eu vi o Mengão perder... ***** Não foi A PRIMEIRA... ***** Não será a ÚLTIMA!!! ***** Mas, Graças a Deus, nos meus 45 anos de vida e 40 de Rubro-Negro VI VENCER MUITO MAIS... ***** Isto me CONSOLA!!! ***** Torço pro MELHOR, pro MAIOR, pro HEXA, pro HEGEMÔNICO!!! ***** Isso NINGUÉM PODE ME TIRAR!!! ***** Saudações HEXA-geradamente Rubro-Negras!!! ***** Nos vemos na Libertadores!!!

18/04/2010 às 19:13
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

Conversando com um gerente de MegaStore da Olimpikus: -Cesar, como voce quer que o Flamengo supere o Coríntians e faturamento, se o nosso Flamengo não consegue nem impor aos jogadores que nas horas das comemorações, eles deixem bem à vista os patrocinadores do uniformes? Detalhe: Você podem notar que o Ronaldo exibe bem o uniforme em seus gols e que o Adriano retira até a camisa, para mostrar aquelas frases de para choque de caminhão, que ele costuma exibir. é verdade. Lá são 38 milhões, aqui 28. E com justiça, é verdade........ Tenho que engolir mais essa por causa da Confraria da Chatuba.. Mas vamos pro jogo porque já vai começar. 3x1 pra noix!!!!

18/04/2010 às 15:44
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

O lance do Bruno é administrativo, assim como foi o do PET, no Fla-Flu. Acontece que a falta de noção dos "Omi" da Gávea, levou o "pobrema potro lado". Vamos ver com fica daqui para a frente. Tudo será diferente, dependendo do jogo de hoje. É Céu ou Inferno, com certeza.

18/04/2010 às 14:23
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

Pra ser sincero, acho que o Bruno merece, sim uma reprimenda. Barração mesmo. Quando jogarmos contra o Olaria, Portuguesa, Bacaxá, a gente bota ele no banco. ahahahahah Merecer ele merece. Nós é que não merecemos..... Falei?

18/04/2010 às 14:19
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

JEAN CLAUDE FERNANDES – 18/04 – 12:21 – Com relação ao técnico nada mais nos resta senão apoiar o Andrade. Quanto aos treinos acho que cabe à diretoria exigir mais aplicação aos jogadores e cobrar da comissão técnica o porquê do baixo rendimento. SRN

18/04/2010 às 12:56
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

CLÁUDIO RAMIRO – 18/04 – 10:38 – Não estou comprando com nenhum time. Minha análise é com base no que entendo como jogadores de futebol. Outros indicadores : quais jogadores do nosso time estão cotados para serem negociados com o exterior? Quantos para a seleção brasileira? Desculpe-me, mas podemos até formar um bom time com 11 jogadores. Agora como opções temos pouquíssimas. Quem é o reserva da dupla de ataque? Quem são os reservas das laterais ? E os zagueiros? E os volantes? Conforme alguém muito bem comentou abaixo, podemos ter um elenco caro, mas é diferente de elenco com opções. SRN

18/04/2010 às 12:56
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

LÉLIO SAAD – 17/04 – 23:54 – Sem problemas em pensar diferente. Você pensava isto tudo sobre o Andrade no final do ano passado? SRN

18/04/2010 às 12:55
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

MARCELO JOURDAN - 16/04 – 15:52 – Jamais quis dizer que o Andrade não tem a sua parcela de responsabilidade no desempenho do time. Só considero errado achar que ele seja o único ou principal culpado. Mais importante que trocar uma peça (técnico) é mudar a organização do futebol no clube, tornado-a mais profissional. Gostei da sua escalação. SRN

18/04/2010 às 12:25
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

LUÍS - 16/04 – 14:48 – Ordem unida JÁ !!! SRN

18/04/2010 às 12:25
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

CÉSAR PORTO - 16/04 – 13:50 – Só marcar este choppinho. SRN

18/04/2010 às 12:25
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

ALEX BONER - 16/04 – 12:07 – Mantenho o meu otimismo. Faltam 9. SRN

18/04/2010 às 12:24
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

ALEX BONER - 16/04 – 12:07 – Mantenho o meu otimismo. Faltam 9. SRN

18/04/2010 às 12:24
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

ALEX BONER - 16/04 – 11:56 – Entre Libertadores e Estadual é lógico que prefiro Libertadores. Isto não significa, entretanto, que o Estadual não tenha o seu valor, ainda mais um tetra campeonato. SRN

18/04/2010 às 12:24
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

PAULO ROBERTO GUIMARÃES - 16/04 – 11:27 – A Patrícia não vai mexer em nada antes do fim do Estadual e antes do fim da Libertadores. O período durante a Copa do Mundo será fundamental. SRN

18/04/2010 às 12:23
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

KASSANDRO MADRUGA - 16/04 – 11:06 – Ainda bem que o M Braz não apareceu no episódio. Afastar o Bruno prejudicaria única e exclusivamente o clube. SRN

18/04/2010 às 12:23
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

KASSANDRO MADRUGA - 16/04 – 11:00 – Não convém ficar comparando se Bruno é mais ídolo que o Pet ou vice-versa. Os dois dão ídolos e estão com seus nomes gravados na história do clube. SRN

18/04/2010 às 12:23
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

JÚLIO TERROSO - 16/04 – 10:10 – Endosso o seu comentário. SRN

18/04/2010 às 12:22
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

GILDO - 16/04 – 10:07 – Concordo plenamente com seu comentário. Sobre sito que escrevi na semana passada. Estrutura não é apenas ter um CT. É ter uma organização na qual sabemos papéis e responsabilidades para poder cobrar. SRN

18/04/2010 às 12:22
218

ENQUETE

Em qual posição o Flamengo precisa se reforçar para 2011?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.