FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA COLUNA
segunda-feira, 15 de março de 2010

Fla vence e não convence

Mesmo com a vitória, foi mais um jogo fraco do Flamengo

Cesar Perboyre - Flamengo RJ

 

Vitória sem graça


 

Mais um jogo que o Fla pega um fraco adversário, vence mas não convence. Sei que para muitos a vitória é só o que interessa, mas o Fla tem time para jogar mais, muito mais do que vem jogando. Na verdade não é nem que estejamos jogando mal, mas o que me irrita é esse joguinho de ficar recuado esperando o adversários para agredir em contra ataques. O Fla tem qualidade para jogar atacando, para jogar pressionando o adversário.

Vencemos o Vasco mas fomos dominados. Chego a dizer que o resultado foi um absurdo de injusto pelo que o Vasco fez em campo e pelo penâlti ridículo que o juiz marcou e que resultou no nosso gol. Vencer é sempre bom, mas o Flamengo, com o elenco que possui, tem obrigação de jogar melhor. O Vasco tem 3 bons jogadores, que são o Carlos Alberto, o Dodô e o Felipe Coutinho. Desses, um estava fora, o outro está com um futebol horrível e em litígio com a torcida e somente um jogou bem mesmo. Os demais jogadores são de médio para baixo, portanto não poderiam fazer frente a Love, Adriano, Kleberson, Léo Moura, entre outros.

Contra o Caracas até entendo termos jogado nos defendendo, afinal estávamos com um jogador a menos e jogando fora de casa. Mas o fato é que jogar mal não aconteceu só nesses dois últimos jogos. Na verdade a grande partida do Flamengo este ano foi contra o Botafogo que, por ironia, foi o único jogo que perdemos. Os demais jogos sempre tem sido esse joguinho de fazer um gol e recuar, sofrendo pressão até de times de baixíssima qualidade. Nosso futebol se resumiu a ficar com dez jogadores atrás da linha da bola, torcendo para não sofrer o gol primeiro e assim tentar matar o jogo em contra ataques. Dá pra fazer muito mais do que isso.

Pior é que nem temos nos defendido bem. O Juan não é um bom marcador, mas também ninguém ajuda por ali e ele fica sozinho, muitas vezes contra 2 ou 3 adversários. Foram várias jogadas com o Felipe Coutinho e algum outro fazendo o famoso “dois contra um”. Não dá para o Juan marcar os dois. Para mim só pode haver duas explicações: ou o Andrade não estava vendo o que acontecia no nosso lado esquerdo ou então que alguém estava desobedecendo a orientação de ajudar o Juan. O fato é que no primeiro tempo principalmente o Vasco fez a festa por ali e assim perderam pelo menos 3 boas chances.

Espero que o meio campo defensivo melhore com a volta do Maldonado. Acho ele tão forte na parte tática como forte no poder de marcação. Williams e Toró tem grande poder de marcação mas a consciência tática deles é devagar quase parando. Não é a toa que quase todo lance eles cometem falta, pois só chegam atrasados.

 Cansaço preocupante

Até falaram que nesse jogo contra o Vasco falaram que talvez o time estivesse cansado devido a viagem e a partida desgastante contra o Caracas. Eu não duvido, mas fico me perguntando onde está o planejamento? O Love é um dos jogadores que mais tem se sacrificado nesses últimos jogos e contra o Vasco não jogou nada. Era evidente o cansaço dele e me irritei com o Andrade quando ao invés de tirar o Love, ele tirou o Pacheco que parecia mais inteiro. Não era o caso de poupar o Love para o jogo da libertadores na quarta? E tem outros no elenco que logo logo vão dar sinais de cansaço. E não tem que perguntar para os jogadores porque eles vão querer jogar todo jogo. A comissão técnica tem que avaliar, tirar o cara do jogo e pronto.

Todos os outros times estão poupando jogadores e ainda assim têm sofrido com desfalques por conta de problemas, principalmente musculares. Me preocupa que nos momentos decisivos, principalmente na libertadores, o Fla vá ter seu time jogando como o Love jogou ontem.

Creio que esse jogo contra o Vasco era o ideal para poupar alguns jogadores, pois houve a viagem para o jogo da quarta, tinha esse jogo e vai ter nova viagem nesta quarta. Depois só vamos voltar a jogar na libertadores no dia 7 de abril.

Ninguém quer perder para o Vasco, mas o Fla tem que saber priorizar por um bem maior. Além disso, alguém duvida que Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense estarão nas semifinais da taça rio? Acho que niguém duvida.

Libertadores na quarta-feira

Não foi fácil o jogo contra o Caracas e foi ainda mais dificultado por uma nova expulsão. Mas a expulsão do Toró era questão de tempo, pois do jeito que ele estava jogando, usando e abusando da força em todas as jogadas, era evidente que ele ia para o chuveiro mais cedo. Na verdade um pouco antes da expulsão, ele já teria que ter sido expulso por um lance em que ele levantou a perna mais do que o necessário e derrubou um adversário.

Mas tem jogo na quarta e um empate volta a ser um bom resultado, embora o Fla tenha boas chances de vencer o jogo. Na verdade a fragilidade dos nossos adversários de chave me surpreendeu. Eu esparava um pouco mais de futebol do Caracas, como esperava um jogo melhor do Universidade do Chile contra o Universidade Católica.

São times que tem poucas opções ofensivas, que baseiam muito seus jogos em bolas paradas e que jogam mais na força, que é o que lhes sobra, do que na qualidade. O Caracas, que tem melhor toque de bola, é péssimo na parte ofensiva. Contra o Fla, eles dominavam o jogo mas não acontecia nada demais na hora que chegavam perto de nosso gol.

Em todo caso, acho que o Fla, jogando no esquema de se defender e usar a velocidade, pode ganhar de novo na libertadores. Só espero que o Andrade abra o olho para nossos problemas defensivos, principalmente pelo lado esquerdo e dê um jeito de alguém auxiliar o Juan. Ontem não houve problemas porque ganhamos o jogo, mas mais para frente, uma derrota pode nos tirar da libertadores ou pode nos afastar do tetra do carioca. E quero ver o que vão dizer pois nosso problema de cobertura e marcação no meio está mais do que escancarado.  


 


 


 

Abraços a todos, boa semana e saudações Rubro Negras

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

RODRIGO RIBEIRO, acho que o maldonado pode resolver esse problema em parte sim porque ano passado, antes dele chegar ao fla, tinhamos um problema de marcação semelhante no meio. Sobre o andrade, sem dúvida esperava um pouco mais de ousadia dele e creio que hoje ele esteja passando por um processo de amadurecimento e com certeza prefere ganhar seja como for. Também não gosto desse futebol retraído porque o fla é um time de características ofensivas... e não existe nada pior do que agredir a sua própria natureza. O gremio também passar por uma situação semelhante... lá o silas tem sido muito cobrado por estar colocando em campo um time muito leve, que não marca duro, e lá eles querem ver um time que dê carrinho acima de tudo. Ontem no redação sportv fizeram até referência a um escritor gaúcho que teria dito que prefere um carrinho bem dado, tirando a bola do pé do adversário do que um gol.... enfim, cada time tem sua cara, seu jeito de ser... e o fla está agredindo seu jeito. Abçs

21/03/2010 às 07:59
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

AFONSO DIAS, lembro do jogo mas não lembro também do adversário. Mas nesse jogo o andrade só ousou um time mais ofensivo porque o adversário estava com 1 jogador a menos. O kleberson não é um marcador... é mais um preenchedor de espaços. Ele faz hoje o papel que o ibson fazia um tempo atrás, se movimentando pelo campo todo e aparecendo onde seja preciso pra fazer as jogadas. O alvim não foi bem na libertadores, apesar de ter feito o gol... ele errou muito e me pareceu meio sem ritmo de jogo, algumas vezes adiantando demais a bola ou dando passes errados... a solução do nosso meio defensivo só vai começar acontecer quando o maldonado voltar. Abçs

21/03/2010 às 07:51
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

GERONYMO PARISE, eu entendo o amigo, mas me acho no direito de querer ver um futebol melhor. O que na verdade não gosto é de ver o fla recuado, jogando atrás se defendendo. Ganhar sem dúvida é importante, mas veja que os grandes times nem sempre são campeões, mas deixaram algo que ainda hoje nos encanta... holanda em 74, brasil em 82, dinamarca em 86, foram times que são mais lembrados do que os campeões nos respectivos anos justamente por terem jogado um futebol de ótima qualidade. É meio que utópico, mas volto a dizer: pro flamengo só vale ganhar se for jogando ofensivamente. Entendo o ponto de vista do amigo e espero que vc também aceite o meu. Abçs

21/03/2010 às 07:45
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
02/03/2010

Hitler ausenta-se. Permanentemente. Para alívio dos bons.

Estimado Cesar Perboyre, nossos cabeças de área se colocam mal, nós percebemos isso, mas aquele que reclama do pobre salário de quase duzentos mil reais (o humilde Andrade disse que 100% de nada é nada, lembra-se?) que recebe para treinar o maior time e finalmente melhor time do Brasil, não enxerga? Pior, se enxerga, o que eu não acredito, não tem capacidade para corrigir. Uma coisa é um time defensivo solidamente bem postado na defesa, como estratégia de jogo (odeio esse tipo de estratégia, confesso), outra é um time acuado, covarde, sem iniciativa e frouxo na defesa, apesar de tão recuado e atrás. Espero que o Maldonado tenha essa capacidade toda com que todos estamos contando de resolver, para dar solução aos problemas que o técnico não enxerga, como fez em parte o Angelim, com o seu pedido de barração, caso contrário, será um ano perdido. Aliás, nunca estive tão desanimado para acompanhar o Flamengo. Não suporto ver um time tão passivo e medíocre como o Fla do Andrade.

20/03/2010 às 18:42
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

IVANI TOURINHO, eu também não entendo porque jogar tão recuados esperando adversários. Isso não é o jogo do flamengo. É como eu falei pro pierini, pro fla não basta ganhar, tem que ganhar e jogar bem. Quero ver pet em campo junto com o pacheco e eles não ocupam o mesmo lugar no campo... pacheco é mais meia atacante, que cai pelos lados e o pet é meia armador que distribui o jogo. Abçs

20/03/2010 às 17:22
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

MAURICIO, também acho que tem jogo que tinha que colocar o time reserva. O love, o pacheco e o léo moura estão sentindo o cansaço e principalmente os dois primeiros já estão dando demonstração desse cansaço, pois basta ver a queda de produção deles. Pelo que o andrade falou, depois do jogo do botafogo, ele deve começar a revesar os titulares... antes tarde do que nunca. Abçs

20/03/2010 às 17:16
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

DONATO CESAR PIERINI, já tive tantas discordâncias do amigo que e´até estranho concordar com uma opinião dele, mas nesse ponto, sem a verborrágica veemência, concordo... por que pet e pacheco não podem atuar juntos? a sensação que eu tenho é que quando eles atuarem juntos e o esquema se encaixar com eles dois, vamos fazer grandes jogos e o andrade vai ficar se perguntando por que raios nunca tentou colocar eles dois juntos. Gosto de ganhar mas também quero ver futebol de qualidade.... em outros palavras, pro fla não basta ganhar, tem que ganhar e jogar bonito... que inveja eu tenho do barcelona. Abçs

20/03/2010 às 17:12
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

FLATÔMICO, o andrade anda dando umas vaciladas, esperava mais ousadia dele em alguns momentos, mas tirar ele pra colocar quem? além disso, bem ou mal foi ele que arrumou o fla pra ser campeão brasileiro. Acho que falta a ele experiência, mas também falta um pouco de confiança. Torço muito pra que o fla vá bem nessa libertadores e ganhe o carioca, pois vai ser uma autoafirmação pra ele. Acho que com ele perdemos um pouco de nossa característica de jogar atacando, mas ganhamos por ele ser um cara qual se matam em campo, bem diferente do cuca. Abçs

19/03/2010 às 22:49
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

ANDERSON MATOS, eu queria que o kleberson saísse era pra entrada do pet... gostaria de ver o meio com pet e pacheco e maldonado e williams como marcadores. Mas tenho a impressão que mesmo com a volta do maldonado, o andrade não deverá mudar o esquema... infelizmente. Abçs

19/03/2010 às 22:44
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

ERIVALD LACERDA HERZOG, pois é, estou esperando essa melhora e mais ousadia do andrade... um meio com pet e pacheco, com love e adriano no ataque. Acho que é possível com a volta do maldonado. Abçs

19/03/2010 às 22:40
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

RICARDO LEE 16, é a mesma cobrança que faço: está na hora de um time mais pra frente. Dá pra escalar o pacheco e o pet juntos municiando o love e o adriano. O barcelona está aí, ganhando tudo, provando que não é preciso encher o meio de marcadores pra ganhar... acho que era o telê santana que sempre dizia: tudo no futebol é possível, desde que seja treinado. Abçs

19/03/2010 às 22:37
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

FLAMENGUISTA, eu gostaria de ver o pet com pacheco no meio e love e adriano no ataque, mas pra isso vamos precisar de volantes que façam uma cobertura melhor. Toró e williams são marcadores, mas sofrem de desatenção. Abçs

19/03/2010 às 22:34
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

CARLOS EDU 74, também me irrita esse perseguição da imprensa... mas sinceramente nossa imprensa sempre foi baixa e não esperava outra atitude deles depois que o adriano postou aquela palavras na camisa. O que podemos fazer é não comprar os jornais, é não darmos audiência pra essa imprensa tendenciosa e maldosa. Abcs

19/03/2010 às 22:32
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

CARLOS EDU 74, também me irrita esse perseguição da imprensa... mas sinceramente nossa imprensa sempre foi baixa e não esperava outra atitude deles depois que o adriano postou aquela palavras na camisa. O que podemos fazer é não comprar os jornais, é não darmos audiência pra essa imprensa tendenciosa e maldosa. Abcs

19/03/2010 às 22:31
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

CARLOS EDU 74, o problema não é o ganha e perder, o problema é, digamos, de prevenção. Melhor que o fla comece a jogar agora pra na hora que for exigido ter alguma coisa pra mostrar. E acho que não é exigir demais, o fla pelo time que tem pode fazer muito mais. Não quero ser chato, sou extremamente paciente, mas dá pra fazer melhor. Abraços.

19/03/2010 às 22:27
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

ADRIANO MENDES DA SILVA, o erro também é da diretoria, mas o andrade sem dúvida é quem decide. Sei que a torcida vai culpar o andrade, mas o que vai acontecer se o fla perder de goleada para o botafogo no domingo? do mesmo jeito vamos culpar o andrade por ter colocado um time desgastado em campo. O fla é democrático mas dá carta branca ao técnico pra decidir e com certeza quem está tendo a palavra final é o andrade. Por isso acho que o andrade já deveria estar com um plano pra poupar jogadores. Abraços.

19/03/2010 às 09:49
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

RICARDO PEREZ, pois eu discordo da discordância do nobre amigo e realmente tive outra impressão do jogo do fla contra o vasco. Não sei se foi o cansaço mas jogamos esperando demais o vasco e assim eles tiveram várias chances. O fla teve lá suas chances, mas o vasco poderia ter matado o jogo já que toda hora aquele coutinho estava dentro de nossa área... se ele tivesse acertado mesmo que 30% das jogadas que fez, o vasco teria feito uns 2 gols. Sobre o lado esquerdo, concordo com vc, o kleberson pode se movimentar bastante, aparecer bem em todo campo, mas não consegue dar cobertura ao juan. O problema é que o alvim seria um improviso, acho que só com a volta do maldonado vamos melhorar na marcação no meio. Williams e toró tem muita vontade mas se pocionam muito mal. Abraços.

19/03/2010 às 09:41
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

RODRIGO RIBEIRO, de fato ganhamos por incompetência do vasco e vejo que teremos muitos problemas na hora de enfrentar times de melhor capacidade técnica. O andrade tem sua parcela de culpa, mas os jogadores também não estão isentos. Volto a dizer que nossos marcadores titulares hoje (toró e williams) correm muito mais atrás dos adversários do que se posicionam para não deixá-los jogar. Acho que esse problema só vai ser corrigido quando o maldonado voltar de fato. Enfim, o fla tinha que jogar encima do vasco, não deixar o vasco nos encurralar. SRN

19/03/2010 às 09:34
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
02/03/2010

Hitler ausenta-se. Permanentemente. Para alívio dos bons.

Caro Gerônymo Parise Junior, respeito a sua opinião, mas ouso discordar de você. Eu e muitos não estamos pedindo futebol bonito, apesar deste ser possível, como prova o Santos. Pedimos um futebol convincente, um time organizado e mais ousado, e não um time passivo, sem iniciativa, apavorado, medroso, que pouco cria, é enrolado na defesa, e se posta como um bando em campo. Ano passado essa fórmula deu certo, porque muitos outros times cansaram de falhar e ganhou o que tinha os melhores talentos individuais, no caso, o Flamengo. Este ano os times estão melhores, e não sei até onde esta fórmula pobre e atentatória ao que é o Flamengo irá funcionar. Por fim, não foi apenas um jogador que desrespeitou ou desrespeita o técnico, foram vários, entre Juan e Álvaro, Kleberson que joga como quer, Toró que sempre é expulso, sem contar que um jogador ter que pedir para ser barrado por sua má fase é demais para um time cujo aquele que se intitula técnico ganha uns 180.000 reais...

17/03/2010 às 20:27
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

GLADSON GOIANO, estamos realmente criticando o andrade, mas porque ele tem vacilado não só com o kleberson, mas na hora de substituir também, com quando ele tirou o pacheco e deixou o love que tava pregado em campo. Abraços.

17/03/2010 às 15:45
83

ENQUETE

Em qual posição o Flamengo precisa se reforçar para 2011?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.