FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA COLUNA
segunda-feira, 22 de março de 2010

Libertadores, carioca e imprensa

Semana complicada do Fla foi refletida em campo

Cesar Perboyre - Flamengo RJ

 

Na boa na libertadores


 

A derrota na libertadores não é uma tragédia porque vamos ter dois jogos no maracanã e basta fazermos nosso papel para retomarmos a liderança e até nos classificarmos com antecedência.

Fica o gosto ruim pelo jogo ruim que fizemos de novo. Erramos muitas saídas de bola e, na hora que saíamos para atacar, acabávamos sendo contra atacados. Sei que tivemos boas chances, mas até quando o Fla vai suportar jogar com um meio de campo defensivo bastante pegador, mas ineficiente na hora de sair para o jogo?

Apesar do gol acho que Alvim foi muito mal no meio principalmente porque ele foi um dos que mais errou passes na nossa saída. Love também estava péssimo, não conseguindo fazer uma boa jogada, mas reitero que ele está jogando nas últimas. Era bom que ele ficasse de folga nos dois próximos jogos do carioca e voltasse com tudo para o jogo da libertadores dia 7 de abril. Adriano também foi mal, mas ele não precisa ir bem o tempo todo para fazer o que faz de melhor, como vimos nesse domingo contra o Botafogo.

A lamentar a falha do Bruno, que nos tirou a liderança e um ponto. Mas ele tem crédito desde que não cometa essas falhas sistematicamente como aconteceu num período do ano passado. A lamentar também a contusão do Léo Moura. Ele estava sendo um dos melhores do jogo e faz tempo que não o vejo numa sequencia tão boa de jogos. Fez muita falta neste domingo contra o Botafogo.

Espero que no próximo jogo da libertadores, dia 7 de abril no maracanã, a torcida do Flamengo compareça. Até o momento tem sido vergonhosa a participação da torcida do Fla. Sei que ainda não deu para empolgar, mas quem sabe a presença da torcida não faça os jogadores empolgarem e assim comecemos a engrenar.


 

Mais um 2x2


 

O jogo do Flamengo contra o Botafogo foi mais um desses “estranhos” jogos que tem acontecido entre os times. Além do resultado que está virando sobrenatural, o Botafogo dava a impressão de que dominaria o jogo, mas logo o Fla tomou o controle do jogo e começou a oferecer perigo. Porém o Botafogo fazia infiltrações perigosas e numa dessas conseguiu o pênalti e abriu o placar. Sei que o pênalti foi na verdade falta fora da área, mas era evidente que a qualquer momento o Botafogo ia fazer gol daquele jeito. Antes do gol eles já tinham conseguindo fazer 2 ou 3 jogadas do mesmo jeito, com alguém se deslocando, entrando e recebendo a bola facilmente pelo meio de nossa defesa e ficando em ótimas condições na cara do Bruno.

Volto a criticar o nosso meio campo defensivo que é muito bom para correr atrás do adversário, mas péssimo para se posicionar e antecipar jogadas. Toró e Williams fizeram boa partida no aspecto da marcação, mas na hora de sair com a bola ou de tentar antecipar jogadas adversárias eles foram péssimos.

Sei que muitos amigos não gostam do Kleberson mas ontem ficou evidente que o nosso problema não é simplesmente o Petkovic entrar no lugar dele. Na verdade, ontem o Kleberson fez uma ótima partida. Podem me xingar, mas o façam depois de assistir ao VT do jogo e observarem quem fez as nossas principais jogadas ofensivas pelas pontas. Foram pelo menos 3 bons cruzamentos sendo que um resultou no nosso primeiro gol. Além disso, num sistema defensivo qual Williams, Toró e Everton Silva, baixam a cabeça e saem correndo com a bola, só o Kleberson estava abrindo o jogo e dando passes que clareavam a situação. Não sejam implicantes, vejam o VT e me dêem uma opinião sincera.

Voltando ao nosso problema de verdade, além de só saber correr atrás dos adversários, nosso meio campo defensivo tem uma mania terrível de recuar demais e se posicionar dentro da grande área na hora que somos atacados. E assim acabamos atraindo o meio campo adversário para nossa intermediária e as jogadas, como a do lance que originou o gol do Botafogo, vão naturalmente continuar acontecendo muitas vezes.

O que me deixa surpreso é que o Andrade já deve ter percebido este problema mas não o está resolvendo. Mesmo que o Maldonado vá corrigir esse defeito, ele está voltando de contusão e vai estar longe de jogar o melhor do seu futebol.

Por isso, no começo do ano, via como urgente a necessidade do Fla contratar um volante mais experiente. Não sei se há possibilidade de contratarmos esse tipo de jogador agora, mas bem que o Fla poderia correr atrás de um bom volante, que se posicione e não que fique correndo atrás e faça inúmeras faltas por estar sempre atrasado.

Não foi o resultado esperado, mas acabamos saindo no lucro por empatar no momento que a derrota parecia consolidada. Eis os benefícios de ter um jogador como o Adriano que não precisa fazer um ótimo jogo para resolvê-lo a nosso favor.

Espero que no próximo jogo contra o fraco Tigres, o Flamengo comece a poupar alguns jogadores para os duelos da libertadores. Não vejo necessidade de escalar Love que anda errando tudo, nem de precipitar a volta de Léo Moura. Pacheco também pode ficar de fora e descansar um pouco. Álvaro também pode ser poupado. Enfim, se tiver jogador a meia boca, seja cansado fisicamente ou por algum mínimo problema médico, é melhor deixar de fora. Faltam 3 jogos para o fim da taça Rio e acredito que mais uma vitória nos garanta nas semifinais. Portanto, não precisamos de sacrifícios no momento, mas mais para frente podemos precisar.


 

Imprensa fustiga o Fla


 

Adriano comprou a briga ao usar a camiseta contra as “pessoas ruins” e a imprensa decidiu declarar guerra ao Flamengo. Agora estão batendo no Love, como se não nunca tivéssemos visto marginais andando livremente a luz do dia com metralhadoras.

Eu nem preciso dizer que Love, assim como 99% de nossos jogadores, nasceram na miséria e viram todo tipo de coisa ruim, inclusive muitos amigos passando para o lado do crime. Sei que ele não deveria deixar a sua imagem ser associada a gente armada que anda fora da lei, mas e se ele chega na favela e um amigo de infância vai lá falar com ele com uma metralhadora no ombro, seria prudente para o Love dizer para o cara “se mandar”?

Noticiaram também o fato do Adriano estar com mais de 80 pontos na carteira de motorista, como se ele fosse um irresponsável no trânsito. Mas eles se esqueceram que até a moto que o Adriano deu para o amigo (traficante, mas não deixa de ser amigo) deve constar no documento o nome do imperador e assim toda infração vai para a pontuação dele. Fico imaginando quantos carros o Adriano não deve ter presenteado o pessoal de sua família.

Em todo caso, está claro que a imprensa, mais especificamente um jornal, está agindo com a pior das intenções e do pior jeito possível. A nossa presidenta foi muito feliz ao pedir mais bom senso ao jornalistas, mas duvido muito que eles vão ouvi-la. Com certeza estão na surdina esperando o próximo mínimo vacilo de qualquer jogador do Flamengo. Se noticiaram uma discussão do Williams com a esposa num restaurante, com certeza vão se deleitar com o próximo jogador do Flamengo que arrotar em público.

Eu não me surpreendo com esse tipo de atitude de nossa imprensa. Que me perdoem os amigos jornalistas, mas a imprensa brasileira EM SUA MAIORIA sempre foi superficial e manipuladora. Não é segredo para ninguém que os grandes jornais e as grandes revistas tem seus pontos de vista e mantê-los é, além de uma questão de honra, uma questão de sobrevivência. Admitir um erro ou mudar uma postura é uma traição ao seu leitor.

Por isso, jornal ou revista só admite um erro mediante decisão judicial e mesmo assim provavelmente seguida de matérias falando da lentidão do sistema judicial e de alguns casos de corrupção “descobertos” de gente desse meio.

Mas a vida segue e acho que o melhor no momento é mesmo os jogadores não falarem. E eles não precisam mesmo falar. Podem muito bem se comunicar com a torcida pelo campo, fazendo gols, boas jogadas e ganhando partidas. Dar entrevistas e ser gente boa não vão fazer jogador nenhum ser ídolo e também não vão fazer o Flamengo ganhar títulos.


 


 


 


 


 


 

Abraços a todos, boa semana e saudações Rubro Negras

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

WERNER SILVA DE MELO, e eu pensava que a marluci era flamenguista. Vou dar uma passada lá e ler... abçs

28/03/2010 às 03:31
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

RICARDO PEREZ, vc não precisa pedir perdão e muito menos ainda por um razão tão séria. Meus pêsames ao amigo. Abçs

28/03/2010 às 03:30
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

SERGIO M. CARVALHO, me faço essa pergunta e me decepcionei ao ver o andrade já decretar que não vai ser possível montar esse meio campo a não ser numa medida emergencial pra buscar um resultado. SRN

28/03/2010 às 03:25
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

PALMIRENICO OLIVEIRA SANTOS, acho que dava até pra poupar mais gente como pacheco que vem jogando no limite todo jogo e o léo moura que voltou de contusão. Enfim, não há porque desgastar o time mais tendo um importante jogo da libertadores bem a frente. Aliás, nas duas próximos partidas da libertadores, vamos estar justamente nas semifinais e finais da taça rio... melhor pensar no planejamento a partir de agora. Abçs

28/03/2010 às 03:20
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

MOZER STRAVINSKY, também não me convence esse futebol de resultados. Gosto de futebol pelo espetáculo e quando vejo gente defendendo que o que vale é ganhar, fico pensando que esse pessoal não viu futebol de verdade. E assim o futebol vai perdendo sua função primeira que é entretenimento. Temos é que exigir qualidade, não exaltar uma vitória com um futebol medíocre. Abçs

28/03/2010 às 03:18
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

GRUGE MATOS, lamento que vc tenha essa visão. O love tem projetos sociais na favela que nasceu e acho que quem pode tem que ajudar mesmo já que o governo brasileiro não faz sua parte. Talvez se nossa elite pensasse um pouco como pensam esse pessoal oriundo de classes baixas que conseguiu sucesso e riqueza, teríamos melhor distribuição de renda e assim veríamos menos crimes e menos miséria por aí. Sobre os caras terem amigos traficantes, concordo que não é bom pra imagem dele nem pra imagem do clube, mas quando tem um panamericano e não acontece nada de violento no rio, quem será que foi pedir pros traficantes não fazerem nada nesse período, foi o adriano ou foi algum político a pedido do governador? além disso, o adriano por ter nascido pobre e preto não pode ter amigo traficante, mas o doutor bem nascido e engravatado pode ter amigo político poderoso e corrupto? enfim, aconselho ao amigo a ler o blog do lúcio de castro no site da espn onde ele muito bem explana essas coisas. Abçs

28/03/2010 às 03:14
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

PELODAN, acho que não chega a ser torcer contra, mas sim querer ver um pouco mais de qualidade de futebol. O fla poderia e tem time pra jogar melhor. Pelo menos minha cobrança é essa... dá pra jogar melhor. Abçs

28/03/2010 às 00:59
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

REI DA RAÇA, imagine que sem o kleberson, nesse jogo, nem teria saído aquela jogada uma vez que o williams, quando pega a bola na ponta, abaixa a cabeça e tenta driblar todo mundo. Como também não teria saído a jogada do lindo voleio do love que bateu na trave. Sei que o kleberson fez péssimas partidas pelo fla, mas o jogo contra o botafogo não foi um desses jogos... se vc quiser falar do jogo do tigres, eu concordo que ele foi mal. O problema é quando se cria um pré conceito (não no sentido racista) com algum jogador. O cara pode fazer gol de bicicleta que vão dizer que foi sorte, pode driblar 5 ou 6 adversário e fazer o gol que vão dizer que foi e será a única vez na vida que ele fez tal jogada... enquanto isso o pet não fez uma partida boa esse ano e todo mundo defende ele. Nada contra o pet, mas pelo que estão jogando, quem merece mais a vaga? Me incomoda ver tantos amigos terem tanta implicância com um jogador... mas cada um tem seu juízo. Abçs

28/03/2010 às 00:57
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

CLAUDIO VIANNA, se eu fosse jogador do fla não falaria com a imprensa. Não e´a imprensa que paga os salários dos caras e eles precisam mostrar que são bons é no campo não na tv nem na frente dum microfone. A imprensa brasileira sempre foi irresponsável e agora, com a liberdade e libertinagem que se tem na internet, ficou mais fácil ainda criar polêmicas. Já vi matérias absurdas no terra, no uol ou no globo que, minutos depois de postadas, foram devidamente apagadas. Enfim, é um dos males da internet... hoje poucos assumem responsabilidade pelo que postam. Abçs

28/03/2010 às 00:47
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

ALEXANDRE ABDIAS LEITE, sua opinião é bem parecida com a minha tanto na questão de poupar alguns titulares como na formatação da equipe, mas o andrade discorda e prefere usar força total contra o américa, mesmo que o jogo não valha nada e prefere um esquema mais cauteloso. Pra mim é uma decepção não ver o pet e o pacheco, ainda mais porque acho que são jogadores não só de características diferentes, mas também de posições diferentes. Com os dois em campo (desde que o pet volte a mostrar um bom futebol) com certeza teríamos muito mais força ofensiva... mas quem manda é o tromba. Só nos resta discordar e lamentar. Abçs

28/03/2010 às 00:43
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

SAULO ARRAES, respondendo sua pergunta, acho sim que pacheco e pet podem jogar juntos, mas eu duvidava que o andrade teria coragem de escalá-los juntos e nesse sábado tem um matéria falando que o andrade acha mesmo impossível eles jogarem juntos... é uma pena, pois teríamos um cara pra jogar em velocidade pelas pontas (pacheco) e um pet com mais liberdade pra criar e fazer as jogadas acontecerem no meio campo. SRN

27/03/2010 às 18:44
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

SERGIO RICARDO, Também não sei o que acontece... o preço dos ingressos está tão salgado assim ou a torcida não está botando fé no time? minha esperança é que na hora H, na fase decisiva da libertaores e nas finais do carioca, a torcida volte a comparecer. Em todo caso uma coisa é certa: os estaduais, do jeito que estão, só servem pra atrapalhar. Tem que mudar... voltar o rio-são paulo, fazer um estadual mais enxuto, sei lá.... sei que com esse públicos ridículos, perde o fla, que desvaloriza sua marca indo pra um estádio com menos de 2 mil pessoas. Pra mim os estaduais ja´eram... só falta enterrar. Não vou dizer que não gosto de comemorar título estadual, mas adianta ter trinta e tantas rodadas pra saber que os melhores times do rio são flamengo, botafogo, flumiense e vasco? como adianta ter tantos jogos pra ver que os melhores de minas são atletico e cruzeiro? ou inter e gremio no sul? é como o filme que todo mundo sabe o final... perde a graça. Abçs

27/03/2010 às 18:41
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

SAULO ARRAES, nesse jogo contra o botafogo, lembro que o kleberson fez 3 cruzamentos... um resultou no primeiro gol do adriano, o segundo foi o voleio do love que faria 2x1 pra nós e o último não deu em nada... imagina que o love faz aquel voleio que espirrou na trave, então o que dizer de um jogador que num jogo deu passe para 2 gols? tudo bem, cruzamento qualquer um pode fazer, mas e por que os outros não fazem? por que o williams quando chega na ponta com a bola prefere baixar a cabeça e tentar driblar todo mundo, assim como o everton? enfim, se vc quiser dizer que o kleberson fez péssima partida contra o tigres, eu concordo, mas dizer que ele jogou mal contra o botafogo é sinceramente pura antipatia com o cara... peço que o amigo me perdoe mas acho que muitos colegas aqui estão nessa mesma situação: criaram um tipo de antipatia com o kleberson que mesmo ele sendo o melhor em campo não vão reconhecer nunca. Abçs.

27/03/2010 às 18:39
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

Também não sei o que acontece... o preço dos ingressos está tão salgado assim ou a torcida não está botando fé no time? minha esperança é que na hora H, na fase decisiva da libertaores e nas finais do carioca, a torcida volte a comparecer. Em todo caso uma coisa é certa: os estaduais, do jeito que estão, só servem pra atrapalhar. Tem que mudar... voltar o rio-são paulo, fazer um estadual mais enxuto, sei lá.... sei que com esse públicos ridículos, perde o fla, que desvaloriza sua marca indo pra um estádio com menos de 2 mil pessoas. Pra mim os estaduais ja´eram... só falta enterrar. Não vou dizer que não gosto de comemorar título estadual, mas adianta ter trinta e tantas rodadas pra saber que os melhores times do rio são flamengo, botafogo, flumiense e vasco? como adianta ter tantos jogos pra ver que os melhores de minas são atletico e cruzeiro? ou inter e gremio no sul? é como o filme que todo mundo sabe o final... perde a graça. Abçs

27/03/2010 às 18:33
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

IVAN MAURICIO, acho que o kleberson tem jogado bem um tempo ou outro, mas ele realmente precisa ser mais participativo. Gosto da movimentação dele e acho que ele tem qualidades ímpares, como boa visão e jogar de primeiro. Talvez falte a ele um pouco mais de sangue... sobre a imprensa e o texto do lúcio, nada mais a declarar. Ele foi perfeito. Abçs

27/03/2010 às 18:23
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

ADRIANO MENDES DA SILVA, também acho que hoje não dá pra abrir mão do kleberson. Ele faz o papel que o ibson fazia ano passado e retrasado, é o cara que leva a bola da defesa para o ataque e aparece muitas vezes livre surpreendendo. Quantas vezes o klebeson não cruza por jogo? justamente porque ele se movimenta muito. Acho que melhoramos ocm o maldonado, mas mesmo assim o williams e toró também me assustam em determinadas jogadas. Sobre rodízio, faz tempo que cobro isso... o fla precisa poupar um pessoal que está estafado, como love e pacheco. Os caras tem rendido menos por conta do cansaço... e não tem que perguntar pra eles porque jogador quer sempre jogar... .mesmo fisicamente morto. É o medo de perder a vaga de titular. Abçs

27/03/2010 às 18:21
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

ANDRÉ L M, mesmo assim teriam muitos outros veículos no nome do adriano que são na verdade presentes dele pros familiares. Mas temos que esquecer esse negócio... bem falou o mauro cezar da espn dando uma botefada nessa imprensa que gosta de tumultuar... o problema das multas do adriano é um problema dele e do detran e de ninguém mais. Ponto final. Abçs

27/03/2010 às 18:16
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

SIDNEY NEVES, acho que também passamos para a próxima fase da libertadores por conta dos dois jogos que temos em casa, mas o fla poderia estar jogando melhor. Sobre o pacheco, é por isso que peço ele e pet no time (desde que o pet melhore) porque aí teríamos um cara pra cair pelas pontas (pacheco) e o pet teria mais espaço pra armar nosso jogo. Mas o andrade tá meio reticente. Li a matéria do lúcio, muito boa, e concordo com ele. Enquanto perseguem jogador que na verdade é um cara que não tem preparo pra lidar com a fama e dinheiro que consegue, deixam os "doutores" (políticos corruptos ou despreparados para os cargos que exercem) fazerem coisa muito pior. A imprensa vive de holofotes... tiraram do adriano e agora o circo é o julgamento dos nardoni. Pobre brasil. SRN

27/03/2010 às 18:13
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

DARLI ZAC FONTES, eu também estranho que o pessoal da federação carioca desprestigie tanto seu campeonato e assim dê mais espaço para o paulista. Não entendo porque aceitam esse horário ridículo das 1930hs. Enfim, a ferj está fazendo um grande favor pra globo e está tornando o paulista campeão de audiência. Queria saber com que interesse... SRN

27/03/2010 às 08:42
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

EMILIO DA SILVA GOMES, acho que podia ser melhor, mas também não está tão feio como pinta o amigo. O maior problema que vejo é que falta uma consistência no meio campo defensivo. Temos volantes que correm demais atrás dos adversários, mas não se posicionam para antecipar... acho que quando conseguirmos esse equilibrio vamos melhorar a parte do meio pra frente, principalmente porque, dependendo da boa vontade do andrade, vamos poder usar pacheco e pet pra municiar o love e o adriano, desde que o pet volte a jogar um mínimo de bola, coisa que ainda não aconteceu esse ano. SRN

27/03/2010 às 08:37
72

ENQUETE

Em qual posição o Flamengo precisa se reforçar para 2011?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.