FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA OPINIÃO
segunda-feira, 8 de março de 2010

Libertadores e Adriano

Jogo difícil na libertadores e uma crise que deve ser tratada com cuidado

Cesar Perboyre - Flamengo RJ

Fla vence sem dificuldade

Para os grandes times, campeonato estadual deve ser isso mesmo: ganhar bem dos pequenos e depois esperar a hora de enfrentar os adversários de verdade. O Flamengo nos sábado fez bem seu papel e goleou o fraco time do Resende. E poderia ter feito mais gols se acertasse o pé nos inúmeros contra ataques que aconteceram, sem esquecer da bola na trave na bela trama entre Love e Juan.

O jogo não tem muito o que falar. Praticamente foi a mesma formação dos últimos jogos, mudando apenas as peças, com Fernando no lugar do Kleberson e Mezenga no lugar do Adriano. Melhor assim pois temia que mais uma vez o Andrade inventasse de empurrar o Pacheco para o ataque e colocasse mais um volante (mesmo um que tenha boa saída de bola) no meio campo. Mas para falar a verdade, gostei mais do time que terminou o jogo do time que começou o jogo. Com Fernando e Alvim na frente da zaga, atuando respectivamente como volante pela direita e pela esquerda, o Flamengo jogou de forma bem parecida a do ano passado, onde na nossa melhor fase do campeonato tínhamos o Maldonado e o Aírton na frente da zaga. E a presença de dois jogadores nessa posição possibiliotou um meio campo bastante ofensivo com 3 armadores (Ramon pela direita, Petkovic centralizado e Pacheco mais pela esquerda) e um atacante (Love) e ainda liberou um pouco mais os laterais. Não é a toa que ontem deve ter sido uma das melhores partida do Juan neste ano.

Acho que a formação do segundo tempo fez com o que Fla jogasse firme na defesa e com boas alternativas no ataque. Pelo menos espero que o Andrade já esteja coçando a cabeça, pensando que esta formação funcionou bem e assim esteja pensando seriamente em adotá-la para os próximos jogos. Assim poderíamos jogar com Pacheco e Petkovic na armação e Adriano e Love no ataque.

Acho que o time inteiro fez um bom jogo ontem, mas destaco as atuações do Toró, Love, Fernando e Pacheco. Petkovic quando entrou logo mostrou o que esperamos que ele faça: uma assistência açucarada e gol. Acho que adquirindo a melhor forma e mostrando um pouco mais da humildade do ano passado, Pet volta a ser titular e vai nos ajudar muito.

Adriano e seus problemas

Acredito que todo rubro negro ficou irritado com a falta de comprometimento do Adriano para com o Flamengo após a confusão com a noiva barraqueira e a consequente ausência dele nos jogos seguintes. Também fiquei irritado principalmene pela ausência no importantíssimo jogo de quarta feira pela libertadores. Mas o problema não foi só o barraco.

Um jogador, antes de ser uma máquina treinada exaustivamente para executar bem seu papel, antes de ser uma estrela, antes de ser um ídolo ou mesmo um deus para alguns, é um ser humano. Adriano é um ser humano e tem problemas como todo mundo. Conheço pessoas que infelizmente tem um terrível envolvimento com o alcóol, que é de fato uma doença, uma dependência, e que não admitem. A verdade é que todos nós temos nossos pecadilhos. Quem não tem colesterol alto e não consegue parar de comer comidas gordurosas? Quantos não tem problemas de diabetes, mas não conseguem resistir a doces? Muito fácil estar do lado de fora e falar, ainda mais porque nós somos ilustres anônimos.

E o dinheiro sobrando que poderia ser um fator que deveria ajudar o jogador a afastar-se desse mal, acaba é por trazer facilidades que mais prejudicam, que mais o afundam no problema. Portanto, o problema do Adriano não pode ser simplificado como um simples problema de um “pobre menino rico”.

O que não se pode perder é o foco da coisa certa a se fazer. Acho acertada a postura da diretoria de buscar toda ajuda possível ao jogador. Também aplaudo a postura dos demais jogadores de dedicarem a vitória ao Adriano e também de garantirem que vão estar com ele.

Adriano foi importantíssimo para o Flamengo ano passado e não só pela conquista do título, mas também pela elevação da estima do rubro negro em geral. Neste domingo conversava com um colega palmeirense que o ano de 2009 começou para o Flamengo como o ano de 2010 começou para o Palmeiras. Estávamos fora da libertadores, com um elenco super caro, com jogadores sofrendo alta desconfiança da torcida, sem patrocínio, salários atrasados (como sempre) e com dirigentes que não passavam confiança e nem tinham competência para dar um rumo ao nosso clube. A luz começou a surgir quando Adriano foi apresentado em abril como um grande reforço. A presença de um jogador diferenciado trouxe bons patrocínios, trouxe atenção da mídia, trouxe uma melhora técnica à equipe, enfim, não é exagero dizer que foi com chegada do Adriano que o Flamengo deu a guinada no ano.

Portanto, peço cuidado aos colegas a analisarem a situação do Adriano. Não sou muito religioso, mas admiro a figura histórica que muito tempo atrás disse: “atire a primeira pedra aquele que não tiver pecados”. Alguém se habilita?

Caracas

O jogo pela libertadores não vai ser fácil. Semana passada eu já dizia que acredito que o Caracas, por ter perdido a primeira partida, virá para cima do Flamengo. E eles tem um bom time, com razoável qualidade, mas mesmo assim ainda são inferiores tecnicamente ao time do Flamengo.

Acho que o jogo tem a feição de como o Andrade mais gosta de fazer o Flamengo jogar: fechado e explorando os contra ataques. Não é uma postura que me agrada, não gosto de ver o Flamengo acuado, principalmente para adversários tecnicamente inferiores, mas acima de tudo quero a vitória. E acho bastante possível a vitória.

Acho até que a ausência do Adriano acabou sendo uma solução para o Andrade pois assim ele vai rechear o meio campo do Flamengo. Só espero que ele não faça o recheio errado. Gostaria de ver Petkovic e Pacheco no time e acho que é possível jogar com dois armadores e o Love na frente. Na verdade, se usarmos dois volantes na frente da zaga, como terminamos o jogo contra o Resende, dá para jogar até com 3 armadores contra o Caracas, sendo o Pacheco pela esquerda, o Petkovic centralizado e alguém pela direita, talvez o Kleberson.

O que não quero ver são 4 volantes no meio campo e o Pacheco empurrado no ataque com o Love como referência, como aconteceu no penúltimo jogo. Jogar assim vai ser pedir para tomar sufoco e vai ser um jogo concentrado no meio campo.

Abraços a todos, boa semana e saudações Rubro Negras

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

guarulhos - SP
Usuário desde
30/1/2007

CRISTIANO, o problema é que nós temos um combustível: sustentar nossas famílias... adriano não tem mais essa preocupação. Já li que se ele quiser parar de jogar e viver até os 70 anos, vai poder gastar quase 100 mil reais por mês que o dinheiro não acaba... enfim, preocupações financeiras não é o problema dele. O único problema dele é mesmo a depressão associada a bebida que bate nele de vez em quando e também um problema com disciplina. Love deveria ser o exemplo pra ele... love não falta aos treinos e teria direito as mesmas regalias. Enfim, cada cabeça é um juízo. Adriano veio para o flamengo porque aqui ele pode fazer esse tipo de coisa. Pra mim, o que importa é ele fazer gols... treinando muito, treinando pouco, não treinando, quero que ele resolva em campo. TEm jogador por aí que se mata de treinar, mas não melhora nada dentro do campo... e aí pergunto: de que adianta ter esses no elenco? abraços.

14/3/2010 às 9:55
guarulhos - SP
Usuário desde
30/1/2007

PEDRO BALBY, tomara que o andrade nos ouça e escale esse time mesmo. O fla visivelmente precisa de mais marcação no meio e creio que a volta do maldonado e as boas partidas do alvim vai fazer o fla melhorar nesse setor. E se o andrade quiser ser ofensivo mesmo, pode colocar o pacheco e o pet como meias, municiando adriano e love. Enfim, não vai ser por falta de opções que o fla deixará de ter sucesso esse ano... e diga-se de passagem, muito boas opções. SRN

12/3/2010 às 18:30
guarulhos - SP
Usuário desde
30/1/2007

CARLOS HENRIQUE CAETANO, eu concordo com vc. Sem o adriano o fla não iria muito longe no brasileirão ano passado. Não é desmerecendo os demais, mas o adriano foi o artilheiro da competição e quanto tempo fazia que não tinhamos um matador que não sente o peso da camisa rubro negra? infelizmente ele veio com o tal pacote que vc falou, mas adriano é só mais um jogador que dá trabalho no meio de tantos. O problema é que o cara é uma estrela... se ele espirra no treino, com certeza noticiam. O runco falou que quase todos jogadores bebem, mas só o adriano é que dá notícia. Acho que o problema dele com a bebida decorre de depressão, que se agravou na época do morte do pai dele. Espero que a alegria de jogar não o abandone e acho que a torcida tem um papel importante na motivação dele. Tomara que no domingo a torcida demonstre apoio irrestrito ao nosso imperador. Abraços.

12/3/2010 às 18:21
guarulhos - SP
Usuário desde
30/1/2007

MARCELO JOURDAN, acho que vc foi perfeito em seu comentário. Adriano tem que se ajudar primeiro e acho que isso vai acabar acontecendo por conta da copa do mundo. O problema do adriano não é nem o agora, a maior preocupação e´quando ele parar de jogar. Acho que o fla pode ajudá-lo, mas o que não podemos é tratar um problema como "malandragem". Tudo de ruim começou na vida do adriano após a morte do pai dele... não é uma situação fácil, mas ele tem que reagir e encontrar um rumo, ou então vai estar condenado a altos e baixos e não dá pra levar carreira de futebol assim. TAmbém gostei do time no sábado e creio qeu o andrade vai acabar se convencendo que o melhor é jogar com dois volantes, um pela esquerda e outro pela direita e (espero) como pet e pacheco com armadores e love e adriano no ataque.

12/3/2010 às 10:01
guarulhos - SP
Usuário desde
30/1/2007

MARCELO JOURDAN, acho que vc foi perfeito em seu comentário. Adriano tem que se ajudar primeiro e acho que isso vai acabar acontecendo por conta da copa do mundo. O problema do adriano não é nem o agora, a maior preocupação e´quando ele parar de jogar. Acho que o fla pode ajudá-lo, mas o que não podemos é tratar um problema como "malandragem". Tudo de ruim começou na vida do adriano após a morte do pai dele... não é uma situação fácil, mas ele tem que reagir e encontrar um rumo, ou então vai estar condenado a altos e baixos e não dá pra levar carreira de futebol assim. TAmbém gostei do time no sábado e creio qeu o andrade vai acabar se convencendo que o melhor é jogar com dois volantes, um pela esquerda e outro pela direita e (espero) como pet e pacheco com armadores e love e adriano no ataque.

12/3/2010 às 10:00
guarulhos - SP
Usuário desde
30/1/2007

PENINHA EWERS, eu concordo com vc. O williams é muito voluntarioso, mas joga demais com a cabeça enfiada na grama... ele não tem visão de jogo tanto que em 90% das jogadas ele tenta driblar e resolver tudo sozinho. É muito bom do meio campo pra trás, mas na frente, apesar da grande disposição e de lutar sempre, ele acaba exagerando no individualismo e assim perdemos boas jogadas. Espero que o andrade o uso como marcador, que é o que ele faz melhor mesmo.

11/3/2010 às 22:41
guarulhos - SP
Usuário desde
30/1/2007

ALEXANDRE ABDIAS LEITE, acho que de fato ele precisa se ajudar, mas acho que temos que fazer nossa parte, não tratá-lo como um marginal como alguns sugerem. Alcoolismo é doença e é isso que temos que ter na cabeça... adriano não é só um "sem vergonha" que vive bebendo... é um dependente químico... na hora que a coisa aperta ele corre pro alcool.

11/3/2010 às 22:41
guarulhos - SP
Usuário desde
30/1/2007

WARBARENO, de fato os problemas trouxeram o adriano ao flamengo. Mas quando esses problemas são bem administrados, ganha o fla e ganha o adriano.

11/3/2010 às 22:40
guarulhos - SP
Usuário desde
30/1/2007

SERGIO ACCIOLY, acho que não é o fato dele estar ou não se lixando pro clube. Desde que o pai dele morreu, o adriano sofre de depressão. Ninguém quer passar por isso. Tem sem dúvida um pouco de relaxamento do jogador, mas mesmo assim nesse tipo de situação a pessoa precisa de bastante apoio... algumas chamadas também, mas apoio é fundamental. E os choppinhos, se fossem por felcidade seria uma ótima... mas são na verdade uma forma de fugir, de esquecer, de driblar os problemas... bebida, quando vc tá bem, te puxa pra cima... mas quando vc tá mal te puxa bem pra baixo... além disso, a preocupação não é só com o jogador adriano... o que vai ser dele quando parar de jogar futebol? e que tipo de seres humanos seríamos se virassemos as costas pra uma pessoa que visivelmente precisa de ajuda? temos que ajudar, mas desde que ele também se ajude. O que não podemos é largá-lo por conta porque aí ele caí mais em depressão e o quadro se torna irreversível.

11/3/2010 às 22:40
guarulhos - SP
Usuário desde
30/1/2007

EDMILSON LANI, eu realmente não uso o explorer, mas vou ter mais cuidado na hora de postar a coluna. Valeu o toque. Abraços.

11/3/2010 às 22:40
guarulhos - SP
Usuário desde
30/1/2007

THIAGO, também acho chato isso... nem parece que tínhamos um desafio importante pela libertadores... os caras só queriam falar de jogador e bebida. MAs fizemos bem nosso papel, fomos lá e ganhamos.

11/3/2010 às 22:39
guarulhos - SP
Usuário desde
30/1/2007

MARCONE SEABRA, eu pessoalmente não gosto do pacheco no ataque, mas a verdade é que ele tem liberdade pra se movimentar no ataque todo. O problema é que quando o love sai da área, não fica ninguém lá pra concluir. E estou com você nessa preocupação com a marcação no meio. Temos jogadores que marcam com muita voluntariedade (williams e toró), outros que se posicionam bem (kleberson e fernando) mas não tem tanto poder de marcação... o maldonado une bem essas qualidades e acredito que com a volta dele vamos ter uma boa melhora. Alvim realmente tem mostrado que pode ser muito útil como volante. Aliás, com a volta do maldonado, acho que o fla poderia jogar com alvim e maldonado como volantes na frente da zaga. E no meio com pet e pacheco... e adriano e love no ataque. Ganhamos de novo ontem, mas só fiquei contente com o placar mesmo... no futebol só tivemos alguns lampejos, mas temos que melhorar muito se quisermos disputar o título da libertadores.

11/3/2010 às 22:37
guarulhos - SP
Usuário desde
30/1/2007

Thiago Sathler Carreiro, acho que a patricia amorim tem mostrado ótimo discernimento nessa situação toda. Como ela bem disse, o fla vai cuidar do atleta até quando a situação não for prejudicial ao clube. E ela está certa pois no fundo a solução do problema do adriano começa por ele. O clube não pode perder seus objetivos de vista pra tentar resgatar o jogador. Recuperar e colocá-lo na copa do mundo será ótimo, mas o fla em primeiro lugar. O que o clube não pode fazer é dar as costas a quem está visivelmente precisando de ajuda. Que tipo de pessoa seríamos se dessemos as costas a um ser humano que visivelmente clama por ajuda?.

11/3/2010 às 22:37
guarulhos - SP
Usuário desde
30/1/2007

Vitor Monteiro, depois do jogo de ontem, me convenci mais ainda que o alvim poderá atuar muito bem como volante pela esquerda enquanto o maldonado faria o lado direito. Acho que temos que apoiar o adriano. Ele é problemático, talvez um pouco mimado, mas quem pode condenar alguém por ser mais suscetível a depressão? tomara que ele vire a página e me preocupa agora o jogador, mas me preocupa muito mais o que será dele quando deixar de jogar futebol. Na libertadores, ontem mais uma vez o fla mostrou que tem tudo pra ir bem, mas o nosso jogo foi fraco... sorte que o adversário foi bem pior............................. Carlos Silva, acho que já estão providenciando isso. Desde a morte do pai dele, o adriano passa por problemas de depressão... isso o leva a bebida. Sem dúvida a solução parte dele, mas acho que o fla pode dar uma mãozinha, desde que a situação não se torne prejudicial ao clube

11/3/2010 às 22:36
são gonçalo - RJ
Usuário desde
9/3/2010

Gente na minha opinião o Adriano tinha que ser um pouco mais profissional,a ele tem problema?tudo bem, mais todos nós temos,já pensou se todos nós chegasse no trabalho e falasse pro patrão:olha só vou trabalhar quando todos os meus problemas estiverem resouvidos,é rua na certa,ninquem é insusbitituivel o Adriano tem que colocar a cabeça no lugar e agir como um adulto como homem se ele continuar agindo assim vai acabar nem indo pra copa,e se ele pensa que vai chegar na europa e fazer o que bem intende ele tá muito enganado, lá não vai ter ninquem para passar a mão na cabeça dele, lá é resultado se nã trabalhar ele vai voltar mais cedo do que ele imagina.

9/3/2010 às 14:32
Montes Claros - MG
Usuário desde
8/3/2010

Uma vez Flamengo, Flamengo ate morrer!!!

Nossa como a nossa torcida esta sendo infantil e por isso influenciada pela mídia paulista. Hj mesmo a band já lançou uma campanha para colocar o Washington ir à copa no lugar do Adriano. É só fazer uma comparação a diferença de como esta sendo tratado esta noticia. Vou dar dois ex: O Gordo com os travecos e o caso de estupro do Robinho na Inglaterra. O Imperador errou? Sim, mais ainda é uma dos maiores atacantes do mundo e se ele fosse tão prejudicial ao grupo, os jogadores não o idolatravam tanto.

9/3/2010 às 13:28
rio de janeiro - RJ
Usuário desde
3/3/2010

"NASCI FLAMENGUISTA E VOU MORRER FLAMENGUISTA"

ERRATA: INTERFERIR

9/3/2010 às 11:37
rio de janeiro - RJ
Usuário desde
3/3/2010

"NASCI FLAMENGUISTA E VOU MORRER FLAMENGUISTA"

INTERESSANTE A PREOCUPAÇÃO DE TODOS COM O ADRIANO.DEVO ESCLARECER QUE GOSTO DELE TAMBÉM, PORÉM, EU ACHO QUE ELE PRECISA EM PRIMEIRO LUGAR ACEITAR QUE ELE POSSUI UMA DOENÇA INCURÁVEL, MAS PODE SER CONTROLADA. TAMBÉM ACHO QUE A PATRÍCIA DEMOROU MUITO PARA INTERFIRIR NA GESTÃO DO IMBECIL DO BRÁZ. AGORA E A PERSIGUIÇÃO CONTRA O PET, O QUE ESTÃO FAZENDO COM ELE É UMA PUTA COVARDIA. SÓ QUERO ALERTAR QUE NA QUARTA-FEIRA SE O FLAMENGO NÃO VENCER NÃO VAMOS CULPAR O PET E SIM O ANDRADE E O FDP DO BRÁZ. SRN

9/3/2010 às 11:35
Brasília - DF
Usuário desde
1/3/2010

Rubro-negro de corpo e alma.

Essa foto ao lado eu devo ao Adriano. Pois saí de Brasília, com toda minha família, para ver o nosso inédito hexacampeonato no maraca. Uma experiência que eu e meus filhos levaremos para o resto da vida. Sem ele, com certeza eu não iria ao Rio para ver o time lutar por uma vaga na sulamericana. Força, Adriano! Estamos com você! Você é indispensável ao nosso Flamengo!

9/3/2010 às 10:37
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
1/3/2010

FLAMENGO ACIMA DE TUDO...

Caro Perboyre, você foi muito feliz em analisar os problemas com o álcool do nosso Adriano. Realmente é uma doença, reconhecida até pela Organização Mundial de Saúde e como tal deve ser tratada. Só que o primeiro passo a ser dado é admitirmos que temos o problema. E esse não me parece ser o caso do Adriano, nem do seu agente, Gilmar Rinaldi, nem de alguns membros da diretoria rubro-negra. Todos querem que acreditemos que o Adriano tem crises de depressão, que o levam a beber em excesso. Quando na verdade, o alcoolismo que o faz ter crises de depressão, de carência e outros males derivados do consumo excessivo da bebida. Se ele admitir a doença, o que é constrangedor, será um bom começo para controlar o seu mal, pois infelizmente a cura total ainda não existe. Várias celebridades, autoridades e pessoas comuns convivem muito bem com o alcoolismo controlado. Mas para isso tem que cair na real e buscar ajuda de verdade, não se reunir com os "amigos" e beber mais ainda !

9/3/2010 às 10:21
40

ENQUETE

O que você achou da terceira camisa do Flamengo com as cores de fundação do clube (azul e ouro)?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.