FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA COLUNA
segunda-feira, 29 de março de 2010

Maldonado é titular

Andrade precisa arrumar nosso meio e Pet e uma entrevista desnecessária

Cesar Perboyre - Flamengo RJ

 

Os erros continuam

Meus amigos, o Flamengo neste domingo só venceu o América porque tem talento e nada mais do que isso. Talento do Love que não tem jogado bem como no começo do ano, mas dá um trabalho danado aos adversários a ponto de só ser parado na base da falta; Talento do Adriano que mesmo num dia ruim sabe dar passes preciosos como no que originou o pênalti encima do Love; E talento do Léo Moura que acertou um cruzamento precioso que originou o gol da virada e da vitória.

O Flamengo, se dependesse de organização de time, não teria vencido o América que começou muito bem e merecia ter feito pelo menos mais um gol no primeiro tempo. A velocidade com que eles estavam entrando dentro de nossa área (mais uma vez) deixou claro que nosso meio campo defensivo não está sabendo se posicionar nem fazer cobertura apropriada. Aliás, faz tempo que isso acontece.

Andrade durante a semana disse que Toró disputa vaga com o Maldonado e isso não pode ser. Pelo segundo tempo, Maldonado mostrou que é um volante que sabe atuar e se posicionar de verdade. Maldonado não perdeu uma única jogada, deu dois carrinhos dentro da grande área que se fosse ou Toró ou Williams com certeza teriam cometido pênalti. E tudo isso porque Maldonado ainda está voltando de 4 longos meses de inatividade. Portanto, a vaga tem que ser disputada por Toró, Williams, Kleberson ou ainda Alvim.

Kleberson fez de novo um péssimo jogo e sem dúvida temos que questionar sua titularidade. Não adianta Kleberson fazer uma boa partida contra o Botafogo e depois partidas tão ruins como contra o Tigres e essa do América. Só porque vai para copa não é motivo para ser titular. Fabrisio alternou bons momentos com jogadas bisonhas, como quando se atrapalhou sozinho com a bola e quase a deixou para o adversário dentro da pequena área. Ainda sobre nosso jovem zagueiro, alguém tem que chegar para ele e dizer que futebol não se ganha no grito. Todo lance marcado contra o Fla, ele esbraveja, xinga, faz cara ruim e vai continuar assim até o dia que ele for expulso por conta dessa braveza toda.

Pet entrou para jogar no meio mas além de um ótimo passe mal aproveitado, ele não conseguiu muito mais. Ramon também entrou e não acrescentou muito ao jogo. O Fla esbarrava nos erros de passe, nas tentativas irritantes de jogadas individuais e no ferrolho armado pelo América.

Pacheco também não fez um jogo no nível que tem feito nos últimos tempos, parecia meio distraído, driblando para o lado errado e sendo facilmente desarmado. Mas foi uma covardia sem tamanho que alguns cretinos tenham vaiado o Pacheco. O cara vem jogando muito bem desde o começo do ano e por conta de uma partida ruim ele merece ser tão hostilizado? De jeito nenhum.

 

Mudar antes que seja tarde

O ataque não me preocupa pois num jogo sem torcida e sem atrativo nenhum Adriano e Love conseguem fazer gols, o que dirá quando estiverem numa partida que os motive e que seja decisiva com a massa rubro negra empurrando.

O que me preocupa de verdade é a parcimônia com que Andrade tem tratado os nossos problemas de marcação no meio campo. O América fez o que quis no primeiro tempo, seja jogando pelas pontas, seja entrando com jogadores pelo meio de nossa defesa.

Não sei o que o Andrade pretende fazer para corrigir esse problema mas com certeza uma primeira medida é fazer do Maldonado titular. O chileno mesmo que ainda fora de ritmo de jogo tem muito mais experiência que o Williams e Toró juntos e, além de ser um volante tático, que antecipa e se posiciona muito bem, ele também orienta o pessoal ali atrás.

Depois de definir o Maldonado como titular, o passo seguinte é avaliar qual o melhor parceiro para jogar ao lado dele. Toró guarda mais posição mas é afobado. Williams corre e se dedica muito mas é meio maluco e faz umas jogadas duras e faltas sem a mínima necessidade. Kleberson não marca tanto mas (nos bons dias) ajuda bem no ataque. Alvim teve duas chances na posição e num primeiro momento foi bem, mas contra o Universidade do Chile foi péssimo.

Enfim, é uma dor de cabeça para o Andrade, mas ele tem que resolver isso logo. Ele mesmo na entrevista coletiva já alertou que o Fla tem conseguido virar os jogos, mas uma hora não vai conseguir. Então o que ele está esperando para mudar?

Fla agora pode poupar o time no próximo jogo, pensando no duelo de quarta que vem contra a Universidade do Chile pela libertadores e pensando nas semifinais da taça Rio. Andrade vai ter um bom tempo para organizar o time e estamos todos esperando que o Fla jogue melhor, pois agora a tendencia é que as coisas fiquem mais difíceis. 


 

Pet, genial em campo, genioso fora dele

Já cheguei a heresia de querer compará-lo a Zico após aquele épico gol de falta em 2001 contra o Vasco. Mas foi empolgação pura. Pet não é Zico, Pet é Pet. Um ídolo eterno, um talento incrível, mas um gênio complicado que muitas vezes não sabe se controlar.

E mais uma vez ele aprontou. O conteúdo da entrevista para o Lance é uma tentativa de jogar a massa rubro negra contra a diretoria e até contra o Andrade. Pet não precisava disso. Juntando isso ao fato que dias antes o empresário dele disse que ele tem propostas de outros times cariocas e até paulistas, pode-se chegar a conclusão de que ele mesmo está tratando de implodir a sua permanência na gávea, dando motivos para diretoria não renovar o contrato dele e assim o deixando livre para defender outra camisa. Menos mal que Braz e Patricia Amorim não polemizaram, parecem ter entendido a jogada e deram pouco caso a entrevista do Pet.

Além disso, pelo que falou Mauro Cezar Pereira (da ESPN e um dos poucos jornalistas esportivos sério), Pet quer que o Fla assine com ele até o final de 2011. Como bem lembrou Mauro, Pet fará 38 anos este ano e se temos dúvidas que ele consegue jogar até o final deste ano, o que dizer então do próximo ano? Exigir esse tempo de contrato é o mesmo que dizer que não se quer acordo.

O fato é que tudo que tem acontecido de errado com Pet neste primeiro trimestre não é culpa do Andrade, não é culpa do Marcos Braz, não é culpa do Pacheco, mas sim tudo é responsabilidade do próprio Pet. No começo do ano todo flamenguista montava seu fla 2010 com Pet titularíssimo no meio campo. Ninguém ousava imaginar o gringo fora do time titular depois de terminado tão bem o ano do hexa. Porém tudo tem dado errado desde o começo do ano. Começou por ele chegar atrasado para pré temporada. Na verdade um erro conjunto com a diretoria que o liberou para estender as férias. Depois ele já vinha se arrastando em campo mas mesmo assim (com a santa paciência que a torcida só presenteia aos ídolos) pensavámos que era só questão de tempo para ele entrar em forma. Mas aconteceu o jogo contra o Fluminense e ao ser substituído Pet discordou do Andrade, discutiu asperamente com o Marcos Braz (que bem ou mal é o chefe dele), afrontou todos com uma atitude de menino mal criado e foi embora do maracanã antes do término do jogo e antes mesmo de saber se faria ou não o anti-doping. Pacheco entrou no lugar dele nesse jogo e o resultado foi uma das vitórias mais empolgantes do Fla nos últimos anos.

Enfim, pela entrevista e pela exigencia no tempo de contrato, Pet parece decidido a encerrar agora sua passagem pelo Fla. A renovação ainda está em conversas iniciais, ma mesmo que a diretoria diga que a entrevista não atrapalha a renovação, com certeza ninguém gostou das declarações. Penso que o Pet tinha que ser humilde e fazer como o Angelim, que pediu para sair porque reconhecia que estava mal. Aposto que Angelim está se dedicando bastante nos treinos, esperando o momento de retomar sua vaga.


 

Adeus a um mestre


Talvez por ser botafoguense muitos colegas façam pouco caso da passagem deste jornalista, mas para qualquer um que goste do futebol e leitura, é obrigatório lembrar do Armando Nogueira. A literatura brasileira está repleta de geniais cronistas nas mais diversas áreas, seja na política, seja no humor, seja no dia a dia. Eu não conheço nenhum cronista maior no futebol do que Armando Nogueira. Parabéns ao mestre e confesso que não fico triste com sua morte. Fico sinceramente feliz de ver que alguém cumpriu seu papel em vida tão bem como ele o fez.


 


 


 


 


 


 


 


 

Abraços a todos, boa semana e saudações Rubro Negras

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

BRASÍLIA - DF
Usuário desde
13/03/2010

O MAIOR TIME DO MUNDO

Mozer, faço minhas as suas palavras. Parabéns.... S.R.N

04/04/2010 às 23:24
RJ - RJ
Usuário desde
19/03/2010

O COMPROMETIMENTO E A SERIEDADE LEVA QUALQUER TIME A CONQUISTAS...SOU FLAMENGO ATÉ MORRER...

ACABEI DE ASSISTIR UM COMENTARISTA DA RESENHA ESPORTIVA DA CNT CRITICANDO A ATITUDE DE UM GRUPO DE JOGADORES ELE CITOU O LEO MOURA, BRUNO E O ADRIANO ENTRE OUTROS, QUE ELES DECIDIRAM NÃO JOGAR NO DOMINGO CONTRA O FRIBURGUENSE E SÓ COMUNICARAM AO ANDRADE QUE TEVE QUE ACEITAR. ESTE MESMO GRUPO SE REUNIU DE NOVO E COMUNICOU QUE NÃO IRIAM TREINAR HOJE, E MAIS UMA VEZ O ANDRADE TEVE QUE ENGOLIR. E PARA FINALIZAR GOSTARIA DE DIZER QUE O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO FLAMENGO É FRUTO DE UMA GESTÃO DE MERDA DO MARCOS BRÁZ. E A TORCIDA DO FLAMENGO EM BREVE ESTARÁ PAGANDO A CONTA. ENQUANTO QUE LÁ NO SANTOS EMBORA CONSIDERE O ELENCO DO FLAMENGO SUPERIOR. LÁ ELES TREINAM E QUANDO PERGUNTARAM AO ROBINHO HOJE SE O TIME TITULAR PODERIA SER POUPADO NO PRÓXIMO JOGO ELE RESPONDEU QUE QUEM DECIDE É O TÉCNICO E VAMOS RESPEITAR A DECISÃO DELE. VAMOS COLOCAR HOJE A MÃO NA CONSCIENCIA E PENSAR O QUE ESTÁ ACONTECENDO DE ERRADO NO FLAMENGO. S.R.N

04/04/2010 às 22:36
Ofensividade a outro membro do site
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

GUSTAVO, acho que ele se acanhou no jogo, poderia ter aparecido mais. Sua observação é interessante e pode ter alguma coisa de procedente, mas pra mim o grande problema do pet este ano foi o tempo de pré temporada que ele perdeu... pra um jogador de 37 anos não foi interessante ele perder tanto tempo de pré temporada. Quero que o pet se recupere e volte a jogar, mas desde que ele volte de verdade... e pra isso acho que ele devia treinar mais e falar menos. Abçs

02/04/2010 às 20:12
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

MOZER STRAVINSKY, sem dúvida o adriano ganhou uma folga também, mas a diferença é que o adriano está resolvendo os jogos, está fazendo o papel dele que são gols... foram 4 gols nos últimos 4 jogos. SRN

02/04/2010 às 20:06
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

MOZER STRAVINSKY, gostaria que vc não ofendesse os demais colegas no site ainda mais porque o geronymo não procurou o ofender diretamente (que é o que vc está fazendo) ao falar das viúvas do pet. SRN

02/04/2010 às 20:03
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

MOZER STRAVINSKY, li também a entrevista do pet mas também li a da patricia amorim e do marcos braz... vc leu essas outras também ou ficou só na do pet? enfim, cada um está defendendo seu lado... só que o pet é uma única voz... estarão andrade, braz, patricia amorim sacaneando o pet? e qual o motivo? ele ser um grande ídolo? pra mim isso não existe... pet perdeu a vaga de titular porque estava muito mal e pra azar dele tem um cara que está comendo a bola nesse começo de ano (pacheco). Angelim fez o gol do nosso hexa e não vejo ele reclamando de perder a vaga... vejo que ele está esperando a chance de recuperá-la. Sobre renovação de contrato, vc acha bom para o fla renovar por quase 2 anos com um jogador de 37 anos? pro pet vai ser ótimo, mas e pro fla? abçs

02/04/2010 às 20:00
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

KASSANDRO RICHELIEU PESSOA MADRUGA, não concordo com suas conjecturas primeiro porque um cara que não atende as ligações do clube e nem comparece as reuniões marcados pra renovar justamente porque estava pra vencer seu contrato não pode ser considerado sério. Segundo, andrade tem uma história no futebol e duvido que ele fosse aceitasse ser um pau mandado. Por último, será que é tão dificil reconhecer e ver que o pet não tá jogando nada? Por outro lado é tão dificil reconhecer que o time com o pacheco ganha em velocidade e movimentação? acho que os amigos estão exagerando nas teorias conspiratórias. Pet só precisa voltar a jogar bem pra conseguir a vaga de titular, nada mais. Abçs

02/04/2010 às 19:54
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

VINICIUS MONTGOMERY, pet tem que parar de reclamar e começar a jogar pra ser titular... tentar ganhar a vaga no grito é uma falta de respeito com o que o pacheco tem jogado, mesmo com os ignorantes o vaiando. Nada a acrescentar ao maldonado... é titular e toró e williams estão muito longe dele, mesmo ele fora de forma. Abçs

02/04/2010 às 19:21
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

ADRIANO MENDES DA SILVA, o pet é ídolo, mas está fazendo um jogo de baixo nível ao usar a torcida pra pressionar por um contrato do jeito que ele quer e pra conseguir a vaga de titular. Acho que ele deveria se mirar no angelim que logo logo, se o fabrisio voltar a jogar mal, vai conseguir a vaga de volta. E olha que o angelim fez o gol que nos deu o hexa. Abçs

02/04/2010 às 19:18
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

GERONYMO PARISE JUNIOR, acho que o angelim tá trabalhando na dele e não duvido que ele consiga a vaga de volta. O fabrisio foi mal nesse último jogo. Sobre treinos, concordo com vc, mas diria que falta mais é treinos táticos, principalmente pra tentar mudar as posturas do williams e do toró que são extremamente desatentos. Sobre o pet, acho que ele é ídolo de todos nós, mas ele não pode usar isso pra pressionar o fla pra renovar contrato do jeito que ele quer, nem pra conseguir a vaga de titular. Isso não agrada ninguém. Abçs

02/04/2010 às 19:15
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

SAULO RAMOS, o adriano é problemático também, mas o adriano tem feito sua parte em campo. Duas coisas me incomodam no pet: a primeira é que ele não tem jogado nada. E segundo é o fato dele querer ganhar a vaga de titular na marra, dando entrevistas de que não está sendo respeitado. Aposto quanto qualquer um quiser que se o pet estivesse jogando alguma coisa, ele estaria de titular.... ele não está sendo sacaneado... a grande sacanagem seria tirar o pacheco pelo que ele está jogando pra colocar o pet. Acho que voltar a ser o pet do ano passado depende primeiramente dele... todo mundo diz que ele está amuado, calado, como se quisesse que fossem atrás dele bajulá-lo... e ele não é mais criancinha pra ficar esperando isso de outros adultos. Abçs

02/04/2010 às 19:09
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

SERGIO M. CARVALHO, penso que em pouco tempo vamos ver o kleberson no banco. O andrade já tem dito que ele está errando muitos passes. abçs

02/04/2010 às 19:03
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

VOZ DA NAÇÃO, o chefe que eu me refiro não é a questão do autoritarismo, mas a questão do cara que não pode deixar as coisas desandarem... e se o pet não respeita o cara que faz isso, ele vai respeitar quem? Só o fato do braz ter tido problemas com o jonatas já é um ponto positivo pra ele. Sobre o andrade e o angelim, não foram problemas, foram divergências salariais que, por sinal, o braz as teve na intenção de defender o fla, que é maior que o andrade, que o angelim, que o pet e que qualquer um. O problema é que muita gente estava acostumado com um fla que se rendia a exigências salarias... vide o que o kl fez pra manter o caio jr em 2008... pagou um salário de 280 mil pra um inexperiente. Até acho que o braz poderia conduzir as coisas com mais discrição, mas no fundo ele esteve certo em todas questões. Se o fla aumentasse o salário do andrade em 500%, quanto vc acha que os jogadores que estão com o contrato vencendo iriam querer? abçs

02/04/2010 às 19:02
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

GERSON GONÇALVES, realmente o elenco do fla é o melhor pra ganhar o carioca, talvez o melhor do brasil... pelo menos no ataque não tem ninguém com dois atacantes do nível do love e do adriano. Por isso cobro do andrade que o fla jogue melhor, porque ele tem material pra tanto. Abçs

02/04/2010 às 18:51
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

ANDERSON LINO, queria os dois no fla... iam elevar muito o nível de disputa por posições no fla, sendo que o abreu cairia como uma luva no lugar do kleberson. E o ibson poderia, num esquema bem ofensivo, jogar no lugar do williams. Abçs

02/04/2010 às 18:49
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

ALEXANDRE ABDIAS LEITE, pelo que o andrade falou o maldonado está disputando vaga com o toró e williams e isso não pode ser... maldonado está muito acima... basta ele readquirir forma física. Em relação a parte ofensiva eu não estou tão preocupado porque love e adriano ainda podem e vão jogar mais do que estão jogando... o léo moura está jogando muito, pra mim o melhor lateral dir do brasil... juan pode (e tem que) melhorar muito e lembrar o bom lateral esquerdo que ele já foi.... e pacheco está jogando bem, precisando só de um descanso pra voltar a render bem. Abçs

02/04/2010 às 18:47
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

CLAUDIO RABELO FIGUEREDO, acho que dá pra ser mais ousado. O santos está mostrando aí que contra time pequeno o negócio é ir pra cima dos caras. Minha reclamação em relação ao time é essa. Sobre os volantes, kleberson realmente fez duas péssimas partidas, sendo a última boa partida boa dele foi contra o botafogo. Acho que no momento ele deveria ir pro banco. Sobre marcação no meio, mesmo com 3 volantes, o problema maior é posicionamento. Toró e williams tem muita disposição mas tem que melhorar muito taticamente. Sei que o maldonado é que não pode ficar de fora e ele está muito acima de toró e williams, portanto, não distupa posição com eles. SRN

02/04/2010 às 08:32
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

ANDERSON MATOS, a minha cobrança é justamente que o andrade usasse um time mais ousado no estadual onde os times são fraquissimos. Sem dúvida temos que nos precaver porque nossos laterais não são de marcar muito, mas mesmo assim acho que com treino qualquer coisa é possível, vide barcelona e santos. Abçs

02/04/2010 às 08:23
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

MARCO ANTONIO MULLER, até acho que pacheco e pet podem jogar juntos (embora o andrade já tenha decretado que não), mas não dá pra ser agora por conta da péssima fase que o pet está passando. Ele primeiro precisa melhorar pra que possamos querer exigir ele de titular. O que não podemos fazer é querer vë-lo a todo custo como titular sendo que ele não está merecendo a vaga. E também não gosto desse joguinho baixo que o pet está fazendo, forçando a barra pra ser titular usando a torcida através da imprensa. Tem que conquistar por merecer não pelo nome ou pelo que fez. Abçs

31/03/2010 às 09:53
guarulhos - SP
Usuário desde
30/01/2007

ALISSON, também gosto do pet, mas ele precisa voltar a jogar primeiro pra podermos reclamar a presença dele em campo. Pedir pra ele entrar pra não mostrar nada, não adianta... acho que ele e pacheco podem jogar juntos desde que o pet melhore e mereça a vaga de titular. Abçs

31/03/2010 às 09:43
103

ENQUETE

Em qual posição o Flamengo precisa se reforçar para 2011?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.