FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA COLUNA
quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O clube que não aprende com os erros

Erros infantis e amadores cometidos por jogadores, treinadores e dirigentes se refletem dentro e fora de campo

Vinicius Paiva - Flamengo RJ

Quando o moribundo projeto “Cidadão Rubro Negro” foi lançado, após anos de expectativa, eu me empolguei. Afinal, como comentarista de marketing, cansei de escrever a respeito da necessidade de um projeto como este, sobre a possibilidade de se angariar milhões de reais, de gerar uma sinergia com a torcida, e todo aquele blá blá blá. Havendo três opções para me associar, optei pelo plano ouro, que além de render muitos “Flas” (sistema de pontuação do programa de relacionamento), ainda dava direito a um cartão magnético chamado “Passaporte Rubro Negro”. O que o Passaporte prometia era o que todo torcedor anseia: entrada por um portão exclusivo no Maracanã, recarga automática por cartão de crédito (pela internet ou por telefone), etc. Adeus filas, adeus burocracias. Eis que, então, optei por inaugurá-lo em plena decisão do Campeonato Brasileiro de 2009, Flamengo x Grêmio. Foi um trauma.

 

O Flamengo parece ter a enorme capacidade de prometer (seja lá o que for: um pagamento, um produto, um serviço) e não cumprir. O mais incrível é que sempre são coisas que dependem de planejamento e que envolvem profissionais, teoricamente, conhecedores de todos os problemas e contratempos. Profissionais que podem e devem oferecer soluções rápidas e definitivas para qualquer problema que porventura apareça. Só que ao final, fica sempre a impressão de que o responsável pelos projetos foi um grupo de amadores.

 

Para terminar a história do Passaporte Rubro Negro, cheguei faltando uma hora pro jogo e me deparei com uma fila quilométrica e bagunçada – como nunca deixa de ser em partidas de grande apelo. Fiquei tranqüilo ao saber que detinha um cartão magnético carregado de créditos e que dava direito a entrada por um portão exclusivo. Foi quando começou a saga. Nenhum PM ou responsável da Suderj sabia informar que diabo de entrada exclusiva era aquela. Depois de muito bater perna, e já me preocupando seriamente com o horário, alguém me informou que a entrada exclusiva existia, e realmente estava ali, vazia. Mas para chegar até ela, eu teria que pegar a MESMÍSSIMA FILA em que estavam todos os outros torcedores com ingressos convencionais. A entrada do Passaporte Rubro Negro era simplesmente uma roleta. Após pegar toda a fila, entraria por aquela roleta, e não pelas outras, o que ironicamente diminuía minhas opções de entrada ao estádio.

 

Nem preciso dizer que, alcançando a roleta, o leitor do cartão magnético deu problema e a “operadora de catraca” liberou minha entrada sem o devido registro. Eu, como milhares de torcedores, fui um dos “não contabilizados” dentro da farra do Maracanã. Todos nós, freqüentadores, sabemos que isto sempre acontece a cada jogo de maior importância.

 

Me lembrei desta história porque ontem, meu companheiro de Blog da Flamengo Net André Monerrat, em seu “Sobre Flamengo”, não recomendou a contratação do serviço oferecido pelo recém lançado canal oficial do Flamengo por celular. Trata-se do tradicional serviço em que o torcedor assina e recebe mensagens SMS com notícias do clube em seu telefone. Não me alongarei na questão, recomendando a leitura direta da coluna no blog: http://bit.ly/dCclgj .

 

A questão é que, com o lançamento deste serviço, o Flamengo quis tomar as rédeas de um negócio lucrativo e de operação relativamente simples. Grandes portais de internet e veículos de comunicação já ofereciam serviços semelhantes, e lucravam em cima da imagem dos clubes apenas pelo fato de oferecerem notícias por SMS sobre os mesmos. Certa vez, li em algum lugar (ou alguém me contou, não me lembro ao certo) o quantitativo de assinantes que o diário Lance/portal Lancenet possuía neste serviço, e me surpreendi. Só de assinantes de notícias do Flamengo, havia milhares, talvez uma dezena deles (carece de fontes, naturalmente). Se o percentual a que o Flamengo tem direito no negócio for mesmo de 25% (como especulou o próprio Monerrat em sua coluna), 10 mil assinantes a R$ 0,31 por torpedo, 3 vezes ao dia, renderiam quase R$ 1 milhão ao clube, de um total arrecadado de R$ 4 milhões anuais. Mesmo que a totalidade de “mensagens recebidas” seja bastante inferior ao calculado (por conta dos inúmeros telefones pré-pagos), não deixa de ser um bom dinheiro. E é isto que o Flamengo quis tomar para si.

 

Infelizmente, o assinante rubro negro do serviço de SMS vem comprando gato por lebre, ao menos nestes primeiros dias de serviço. Segundo Monerrat, as mensagens enviadas sequer citam o clube, sendo relativas a outros esportes e à programação do canal Esporte Interativo, parceiro no negócio. Caso siga na mesma toada da maioria dos projetos rubro negros (como o Cidadão Rubro Negro, a Fla TV e tantos outros), o serviço deve continuar funcionando precariamente por alguns meses, ir gradativamente perdendo a pequena base de clientes que angariou e, aos poucos, clube e parceiro perderão o interesse na operação, pois as “dores de cabeça” superarão os lucros.

 

****************

 

Licença, Tiago Cordeiro (http://flamengonet.blogspot.com)

 

Parabéns, Patrícia. Você recebeu um clube campeão brasileiro, nos trouxe atletas que recebem salários do Flamengo, mas torcem por outros times (http://ocronistaesportivo.blogspot.com/2010/09/atleta-do-fla-quer-cruzeiro-no-g4.html) e nos faz brigar para não cair. A incompetência é uma vocação prodigiosa em sua gestão. (2)

 

 

E-mails para a coluna: viniciusflanet@gmail.com

 

Twitter: www.twitter.com/viniciusflanet

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

PORTO VELHO - RO
Usuário desde
09/05/2010

FLAMENGO A MAIOR PAIXÃO DO BRASIL

SINCERAMENTE,POR QUE UM ATUAL CAMPEÃO NACIONAL,SE ENCONTRA EM UMA SITUAÇÃO DESSAS...AINDA POUPAM QUEM ESTAR DIRECIONANDO O CLUBE,FAZENDO CONTRATAÇÕES ABAIXO DA MÉDIA E LEVANDO O TIMEAO INFERNO!! NÃO ACREDITO QUE O ÍDOLO ZICO,VEI FICAR MARCADO NO FLAMENGO,COMO UM RESPONSÁVEL POR LEVAR O CLUBE A SEGUNDONA!! É DURO DE ACREDITAR,MAS TUDO ESTÁ SE ENCAMINHANDO PARA ISSO!! A VERDADE,É QUE PARECE,QUE NENHUM JOGADOR QUER VIR SE QUEIMAR NO FLAMENGO.POR QUE,O FLAMENGO É PERITO EM QUEIMAR BONS ATLETAS!! UMA VERDADEIRA VERGONHA PARA UM CLUBE DA GRANDEZA DO MENGÃO!! UMA PENA!!

11/09/2010 às 17:54
Blumenau - SC
Usuário desde
03/09/2010

Flamengo Voltara a Elite

poha o flamengo precisa de jogadores.

10/09/2010 às 19:21
Capital da Nação Rubronegra - RJ
Usuário desde
07/05/2010

CADÊ O TIJOLINHO MENTIROSO? Sentir-me roubado pelo clube que amo foi demais.

Desculpem-me pelos erros de concordãncia. Estou apressado.

10/09/2010 às 18:50
Capital da Nação Rubronegra - RJ
Usuário desde
07/05/2010

CADÊ O TIJOLINHO MENTIROSO? Sentir-me roubado pelo clube que amo foi demais.

Uma camisa comemorativa, de algodão, fio 30, custando 80 reais, sendo 40 reais para o Flamengo e 40 para o fabricante, incluindo aí a divulgação, daria um ótimo lucro. eu compraria 4 para meus parente mais proximos e todos teria uma camisa do lançamento do Ninho do Urubu. Aí vai a dica para quem quiser se aproveitar e ganhar um dinheiro fazendo o desenho: Um urubu estilizado, sobrevoando uma área e carregando um tijolo no bico e logo atrás mais outros, voando em fila, "TIJOLINHOS DURUBU - Fazendo o Ninho" - seria o nome da Promoção. É fácil, basta querer. Ta aí a dica.

10/09/2010 às 18:48
Capital da Nação Rubronegra - RJ
Usuário desde
07/05/2010

CADÊ O TIJOLINHO MENTIROSO? Sentir-me roubado pelo clube que amo foi demais.

Caro Vinícius Paiva. Deixa eu ver se entendi: 10 mil assinantes a R$ 0,31 por torpedo, 3 vezes ao dia, -- Ou seja, 93 centavos por dia para cada assinante. R$27,30 por mês só de torpedos para o cliente? É isso mesmo? Se for, eu acho que não dura uma semana. Daria 819.000 por ano para o clube. E um desgaste muito grande par o torcedor, que não teria mais dinheiro para contribuir com mais nada. E com a Internet produzindo notícias a toda hora, seria muito mais proveitoso o cliente da Operadora pagar uma conta de 3G para receber todos as notícias em seu celular. Estou errado? 25% é um percentual escorchante para o Clube. Se fosse meio a meio, ainda daria algo de bom. Aproximadamente dois milhões por ano. Mesmo assim, eu seria contra.

10/09/2010 às 18:41
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
23/08/2010

Sou mais persistente do que Joseph Klimber. Respeite este espaço.

Quando eu digo que o que estraga o FLAMENGO como Associação ESPORTIVA são os seus sócios, não estou mentindo. São eles que impedem a reformulação. São eles que não estão nem aí para as dívidas do clube. São eles que deveriam ter seus patrimônios confiscados para garantir o pagamento das dívidas. Se são donos do clube que arquem com as responsabilidades. Mas eles não estão nem aí. Permitem essa sacanagem que estão fazendo com o ZICO. Permitem os roubos escabrosos que fazem sempre com o Flamengo. Permitem que esse deputadozinho do 1111, dono de colégio, que foi comparsa do Edmundo faça do Flamengo ponte para suas aspirações políticas. Sem Vergonhas!!!!! Abram os Clube para a participação da torcida. Quem ama o Flamengo deve contribuir para o engrandecimento do Flamengo e não sugá-lo. Estou com o Projeto FLAMENGO FORTE, EU CONTRIBUO. Apoiando firmemente.

10/09/2010 às 17:05
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

FLAMENGO ACIMA DE TUDO...

Concordo plenamente com o Peninha Ewers, se esse Departamento de Marketing não soube aproveitar a chegada do Zico para deslanchar uma campanha para conquistar sócios, vender material esportivo e tudo mais referentes aquele momento, que dirá agora que está entrando água e o Zico como dirigente, já não é mais uma unanimidade entre os 35 milhões de torcedores. Vão ser incompetentes assim na casa do cara... ! Uma última observação : se o time cair para a segundona, muitos desses patrocinadores que hoje prestigiam a nossa camisa, com certeza renegociarão com valores bem menores, os seus contratos de publicidade. Resultado de uma administração desastrosa e totalmente incompetente, que não pode reclamar do que encontrou quando assumiu o Clube e sim lamentar do que terá a cara de pau de deixar, quando seu mandato acabar, ou seja terra arrasada. SRN.

10/09/2010 às 16:20
Capital da Nação Rubronegra - RJ
Usuário desde
07/05/2010

CADÊ O TIJOLINHO MENTIROSO? Sentir-me roubado pelo clube que amo foi demais.

Vinicius. Eu sou testemunha de tudo isso aí que vc descreveu. Fiz a mesmíssima coisa. Cidadão Ouro, Cartão na mão, roleta DEUS sabe onde e quando encontrada, liberada, com a catraca lá em cima e entrando pessoas dizendo-se meus acompanhantes e o cara, que controlava, dizendo: "Já tá fudi** mesmo. Passa todo mundo." Fui vendedor do Canê mengão 70, ná época Yustrich. Início avassalador. A primeira mensalidade era o prêmio do vendedor. Coitado do Flamengo. Ganhei muito dinheiro, vendi muitos carnês, durantes os jogos da invencibilidade de 33 jogos, mas quase ninguém pagou a segunda prestação. Prejuízo monstro do Clube. O time começou a perder e o Carnê afundou. SEMPRE ASSIM. Agora temos um Projeto muito bom. talvez voce já conheça. PROJETO FLAMENGO FORTE, EU CONTRIBUO. Conhece? É de um Piauiense chamado EDILBERTO, assinante daqui no Site. Se não conhece, eu posso mandar pra voce. Tem interesse em conhecer? É realmente algo inovador e muito interessante e CORRETO. GENTE SÉRIA.

10/09/2010 às 16:05
Capital da Nação Rubronegra - RJ
Usuário desde
07/05/2010

CADÊ O TIJOLINHO MENTIROSO? Sentir-me roubado pelo clube que amo foi demais.

Belo comentário. Espero que as coisas comecem a mudar no Flamengo, depois do primeiro choque de ordem do Zico no futebol. Mas está difícil de emplacar. Tem gente chutando contra. Seria tão fácil, com este mar de flamenguista a dar sustentação aos projetos. Lembremos que as empresas que fazem esses lançamentos, os fazem para diversos clubes ao mesmo tempo, ou seja, elas ganham mais do que os clubes e não tem nenhum compromisso com o âmago do Processo. Só querem lucrar e se não der certo, o nome que vai para a Boca maldita, é o do clube.

10/09/2010 às 16:05
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
23/08/2010

Sou mais persistente do que Joseph Klimber. Respeite este espaço.

Vinicius. Eu sou testemunha de tudo isso aí que vc descreveu. Fiz a mesmíssima coisa. Cidadão Ouro, Cartão na mão, roleta DEUS sabe onde e quando encontrada, liberada, com a catraca lá em cima e entrando pessoas dizendo-se meus acompanhantes e o cara, que controlava, dizendo: "Já tá fudi** mesmo. Passa todo mundo." Fui vendedor do Canê mengão 70, ná época Yustrich. Início avassalador. A primeira mensalidade era o prêmio do vendedor. Coitado do Flamengo. Ganhei muito dinheiro, vendi muitos carnês, durantes os jogos da invencibilidade de 33 jogos, mas quase ninguém pagou a segunda prestação. Prejuízo monstro do Clube. O time começou a perder e o Carnê afundou. SEMPRE ASSIM. Agora temos um Projeto muito bom. talvez voce já conheça. PROJETO FLAMENGO FORTE, EU CONTRIBUO. Conhece? É de um Piauiense chamado EDILBERTO, assinante daqui no Site. Se não conhece, eu posso mandar pra voce. Tem interesse em conhecer? É realmente algo inovador e muito interessante e CORRETO. GENTE SÉRIA.

10/09/2010 às 15:57
Comentário moderado a pedido do próprio usuário
Coqueiral - MG
Usuário desde
03/03/2010

Mengão,Minha Alegria!!!

Vinicius Paiva bom dia,doe coração da gente saber o que vc escrevem acima é simplesmente a verdade a bagunça que é o Flamengo.O Flamengo se fosse organizado, seria 100 vezes melhor que o Real Madrid ou Barcelona.Abraços,Otima materia!!!

10/09/2010 às 10:59
Campo Grande R.J - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. ( Confúcio)

leison Lemos Verissimo Niterói - RJ. Bom dia. Uma semana após a chegada do Zico, tinham que ter lançado um projeto para o torcedor, pois, ainda estávamos anestesiados com a chegada do galinho, agora, com o time sem moral e a torcida já escaldada fica complicado. Diretoriazinha filha da puta!!!!

10/09/2010 às 10:35
Niterói - RJ
Usuário desde
22/04/2010

Mengão Hexacampeão e O Mais Querido

Realmente, o que mostra que o problema do Flamengo mesmo está fora das quatro linhas. Existe departamento de marketing no Flamengo?! Se existe, não parece, sinceramente. Vejo na televisão propaganda pra ser sócio-torcedor do vasco, do fluminense, do botafogo, e não vejo do Flamengo por quê?! E isso com o nosso maior ídolo lá e tudo.

10/09/2010 às 10:03
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
02/03/2010

Hitler ausenta-se. Permanentemente. Para alívio dos bons.

Aliás, não seria para construir o CT que o Fla pouparia dinheiro,e o motivo para todas as contratações ridículas e supostamente mais baratas que foram feitas?? O CT sai ou não do papel?

09/09/2010 às 21:16
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
02/03/2010

Hitler ausenta-se. Permanentemente. Para alívio dos bons.

Flamengo, um clube com mais de trinta e três milhões de torcedores espalhados pelo país, sendo a primeira torcida em muitos estados do Brasil, e a única ação de marketing é a venda de um tijolinho com meu nome que irá para a construção do CT, que não sai de jeito nenhum do papel. Não preciso dizer mais nada.

09/09/2010 às 21:15
Nova Iguaçu - RJ
Usuário desde
05/03/2010

Será que teremos o Projeto Sócio-Torcedor ??

Já desisti a muito tempo do plano prata e não vou voltar nem a pau..Pelo menos se o Flamengo tivesse um PROVEDOR em vez de um simples site para os sócios talvez até assinaria novamente..

09/09/2010 às 20:45
Aracaju - SE
Usuário desde
02/03/2010

Se o seu navio está demorando a chegar, faça como o MENGÃO, nade até ele.

O que se conclui desta explanação Vinicius é o seguinte: se oferecerem a diretoria de marketing (leia-se marquetingue) do Flamengo o produto água gelada para vender no deserto, e empresa dona da marca quebra.

09/09/2010 às 20:41
Torcedor de outro time ofendendo o Flamengo
Nova Iguaçu - RJ
Usuário desde
05/03/2010

Será que teremos o Projeto Sócio-Torcedor ??

meus pêsames Cidadão Rubro Negro!!!!!!!!!!!!!!!!

09/09/2010 às 20:36
Caratinga - MG
Usuário desde
07/03/2010

Enquanto eu comentava na Net, me roubaram o título de 87

Amigo colunista Vinicius Paiva, parabéns vc foi muito feliz em sua cronica,

09/09/2010 às 20:08
Teresina - PI
Usuário desde
18/03/2010

Sou feliz, sou flamengo!

Caríssimo Vinicius, concordo plenamente com você. Me pergunto onde vamos chegar dessa forma? Que modêlo administrativo é este? E olha, que fui um dos grandes defensores desta gestão, porém não consigo vislumbrar uma saída a curto prazo. Mesmo com todos os problemas continuarei a ser flamenguista e defenderei nosso time em qualquer que seja a situação. Mas para tudo há um limite. Como é que saímos de campeão brasileiro para uma situação onde não conseguimos fazer um gol? E pior, como é que temos o pior ataque do campeonato? É no mínimo lamentável. No ano passado tive a felicidade de presenciar dois amiguinhos do meu filho (ambos com 10 anos), que eram vascainos, de família puro sangue vascaino,mudarem para flamengo, com uma energia e empolgação envolventes. Ponto para o flamengo. Neste ano, ouví do meu filho logios para o Santos e duras críticas ao flamengo. Uma lástima. Mesmo estando falando de crianças, é nessa fase onde surge o grande torcedor, a nascente da grande nação.

09/09/2010 às 18:59
22

ENQUETE

Em qual posição o Flamengo precisa se reforçar para 2011?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.