FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA COLUNA
segunda-feira, 3 de maio de 2010

Para mudar o quadro

Mudanças necessárias e profissionalização

Cesar Perboyre - Flamengo RJ

FLA pode chegar

Antes de tudo preciso pedir desculpas aos amigos pela ausência de coluna na segunda passada. Estive em Brasília para um curso desde o domingo passado e realmente o tempo ficou escasso para escrever a coluna.

Sobre a vitória contra o Corinthians, acho que tudo já foi dito e explanado. Só queria felicitar o Rogério Lourenço que percebeu a falha do nosso sistema defensivo e logo que assumiu foi direto ao problema. Claro que foi só um jogo, mas funcionou e ficou provado que ele realmente sabia do que estava falando. Méritos para ele e deméritos para o Andrade que também sabia que o sistema não estava funcionando mas preferiu morrer abraçado a este sistema ao invés de tentar modificá-lo e melhorá-lo. Rômulo não é um excepcional jogador mas atuou bem como um terceiro zagueiro e cumpriu bem as orientações do nosso atual técnico. Na verdade Rômulo flutuou bem entre a defesa e o meio campo na hora de marcar. Foi um volante-zagueiro. Por várias vezes ele cortou bolas bem na frente de nossa área e assim não deu brechas para o ataque corinthiano. Não tenho a mínima ideia de como Rômulo vai se comportar no próximo jogo, mas no momento ele se firma como nossa melhor opção. Toró ultimamente tem jogado de forma desatenta, se limitando a fixamente olhar a bola, e assim se esquecendo que bola não entra sozinha no gol.

Mas o próximo jogo é sempre o mais difícil. Enfrentar o Corinthians no Pacaembu (que anseia essa libertadores para fazer a festa no seu centenário) vai ser bastante complicado. Eles virão para cima mas acredito que possamos eliminá-los. O primeiro passo seria tentar fazer um gol fora de casa. Com um gol, eles precisariam fazer três gols para nos suplantar. É possível, mas já dificultaríamos bastante as coisas para eles. E acredito que possamos fazer esse gol. Nosso ataque, mesmo com Adriano sumindo e com o Love caindo de produção, tem qualidade suficiente para me fazer acreditar nisso.

O bom é que eles vão precisar abrir o jogo deles. Acredito muito que eles começarão com 3 atacantes (provavelmente Ronaldo, Dentinho e Jorge Henrique). Por ser um jogo aberto é que acho boa a entrada do Pacheco no lugar do Michael. Sei que muitos amigos preferem o Pet, mas acho que vamos precisar mais de velocidade nesse jogo do que de alguém que pare a bola e olhe o jogo. E assim acho que o Pacheco vai ser fundamental para que possamos fazer jogadas de velocidade principalmente nas costas do Roberto Carlos, que já é um senhor mas ainda tem um chute bastante potente.

O Fla tem a chance de mudar tudo que vem fazendo de errado desde o começo do ano nesta quarta. Passar pelo Corinthians e seguir na libertadores dará um ânimo a todos no Fla, desde jogadores até diretoria e comissão técnica. 
 

 

Mudanças necessárias

Acho que foram poucos os colegas que desaprovaram a saída do Andrade. O tromba merece o nosso respeito mas a verdade é que desde o começo do ano o Flamengo não estava evoluindo. Ele teve todo o estadual para ajustar o time e não conseguiu fazê-lo. Andrade viveu de vitórias contra times pequenos. As correções que ele fazia eram meras substituições mas o sistema continuava falho. Eu até agora confesso que não entendi a reticência do Andrade em não querer mudar o esquema que estava claramente fazendo água. Toró e Williams são voluntariosos, mas são zero no item posicionamento e cobertura. O coitado do Maldonado até ficava tonto tentando cobrir os dois lados do campo ao mesmo tempo. E assim Andrade teimou, o Fla não melhorava, tomava gols incríveis e a verdade é que até agora não temos um sistema de jogo. Temos elenco, ótimos jogadores, mas um sistema definido não.

Enfim, a saída do Andrade foi um mal necessário. Ele não é o único culpado, mas com certeza só dependia dele mudar as coisas. Conhecendo bem o Tromba sabemos que ele não queria ficar de mal com o grupo e assim ele preferia que a diretoria assumisse a bronca na hora de enquadrar os jogadores. Como no caso do Pet em que o Andrade foi desrespeitado mas mesmo assim não se decidiu pelo afastamento definitivo do jogador. Lembro que em 2007 foi Ney Franco quem solicitou ao Kleber Leite que o Juninho Paulista fosse dispensado do Flamengo após o meia ter começado uma briga no vestiário por ser substituído no intervalo. Esse é o papel que o Andrade não teve coragem para assumir.

Marcos Braz também estava ainda lá por conta da conquista do Hexa. Ele não era da chapa da Patrícia Amorim e era óbvio que na primeira oportunidade, o grupo político da nossa presidenta iria pedir o cargo. Ao contrário de muitos amigos, não acho isso um absurdo. Isso é política e enquanto o Flamengo não tiver seu futebol profissionalizado, vamos ter que conviver com essas mazelas. Só lamento a saída do Braz pelas negociações que estavam em andamento, como a volta do Zé Roberto e um flerte bem intenso com o Riquelme. Seriam duas ótimas peças para repor previsíveis saídas como Love e Petkovic.

E aqui talvez a presidenta do Flamengo esteja vacilando e vai pagar um preço caro na frente por isso. O brasileirão começa no próximo fim de semana e não temos visto ninguém falando sobre quem pode chegar para reforçar o elenco. Esses primeiros meses já deixaram claro que o Flamengo tem uma séria deficiência defensiva, tanto na parte de zagueiros como no meio campo onde precisamos de volantes que saiba de fato jogar e não baixar a cabeça e correr com a bola.

O Flamengo precisa urgentemente de alguém para voltar a dar as cartas no futebol, tanto para contratar como para renovar os contratos. Sei que a concentração está grande no jogo da libertadores, mas não podemos ficar parados. Não podemos perder algumas oportunidades. Nesse ponto o Braz era eficiente. Trouxe o Love sem pagarmos nada, estava acertando a volta do Zé Roberto e estava vendo a possibilidade do Riquelme jogar no segundo semestre no Flamengo. Agora me pergunto quem é que está vendo essa parte? Pelo jeito ninguém pois tudo que tenho lido é que nem as renovações de contrato estão sendo tratadas. É preocupante.


 

Organizando o Flamengo

Qualquer tentativa para profissionalizar o Fla tem que ter apoio da torcida, mesmo que seja um corte na própria carne. Acho que se a intenção for séria e boa, valerá a pena. Porém para começar essa reorganização, precisamos dispensar alguns jogadores que estão mais para atrair problemas do que para ser solução.

Bruno – é o maior exemplo de liderança negativa. Ninguém duvida da qualidade dele, mas é um sujeito meio desequilibrado e a prova são as inúmeras confusões: brigas com mulheres, confusões em chácaras, discussões com membros da comissão técnica, brigas com outros jogadores. Mas o pior de tudo para mim ainda foi naquele jogo contra o Cruzeiro ano passado no Maracanã. Perdíamos por 2x0 sendo um dos gols uma falha lamentável dele. Ao começar a ser vaiado ele fez questão de reter mais a bola, como que mostrando que não se importava com as vaias. Ao invés de apressar nossa saída de bola para tentarmos alguma reação, ele preferiu provocar a torcida. Que comprometimento é esse? Portanto se for para fazer a faxina, que o Fla venda o Bruno e corra atrás de outro bom goleiro. Um nome ótimo é o do Diego Cavalieri, reserva no Liverpool, que não vai jogar a Champions League próximo ano e com certeza vai se desfazer de muitas (e boas) peças.

Álvaro – esse é para mim um anarquista. Se os próprios jogadores do Fla não o suportam, com certeza a torcida é que não tem que fazê-lo. Agora entendo porque o Inter dispensou esse rapaz. Ele não tem comprometimento com nada. No campo brada muito e mostra-se voluntarioso, mas de que adianta esse comportamento em 90 minutos e durante a semana, durante o convívio diário, mostrar-se na verdade um fanfarrão?

Petkovic – ídolo e habilidoso, parecia que a aproximação do fim de sua carreira tinha lhe dado um outro jeito de encarar as coisas. Pet chegou ao Fla ano passado tímido e participativo, entrou e mostrou a velha habilidade, a qualidade nos chutes e a precisão nos passes, mas este ano, ao ser substituído, mostrou a velha ranzinzice e o inflamado egocentrismo de sempre. É difícil querer colocar as coisas nos eixos quando se tem no elenco alguém que, por conta da adoração da torcida, se acha acima do bem e do mal. As entrevistas enquanto estava na reserva mostram bem isso. Pet tentou jogar a massa que o adora contra o Andrade, contra a diretoria e o pior é que muitos amigos acabaram caindo na dele. Sem dúvida a queda do Andrade e do Braz passa também pela pressão que a torcida impôs ao querer ver o velho ídolo de qualquer jeito no time titular. Portanto se for para fazer uma faxina, o nome do Pet tem que estar na lista dos dispensáveis. No lugar dele, gostaria de ver o Riquelme, que também não é flor que se cheire, mas é mais fácil impor as regras a alguém que chega do que a alguém que já está habituada a burlá-la.

Adriano – esse é o que eu mais lamento ter que sair do Flamengo, não só por ser um excepcional atacante, mas também por ser um cara do grupo. É um problemático, mas é um cara adorado por todos, que não se importa com vaidade, não se importa em aparecer. Pelo contrário, gostaria é que ninguém soubesse de sua vida fora do campo. O problema é que essa vida fora do campo acaba atrapalhando muito a vida dentro de campo. Adriano tem abusado de faltar e não vejo muito comprometimento dele com o Flamengo e isso vai lhe doer mais para frente. Se as coisas continuarem do jeito que estão, duvido muito que o Dunga leve a incógnita Adriano para a copa do mundo, ainda mais com boa parte da imprensa fazendo o maior lobby para levarem Ganso e Neymar (que são bons, mas só jogaram bem e ganharam num paulista, nada mais que isso). Em todo caso o Fla não pode ter como sua maior estrela um cara que falta a treinos quando quer e que não mostra comprometimento. Como eu disse no começo, lamento se tivermos que dispensar o Adriano, mas o Fla em primeiro lugar, sempre.

Outros jogadores tem que ser avaliados, mas para profissionalizar e para cobrar de todos a mesma coisa esses quatro jogadores tem de sair. Claro que não é nada agradável se desfazer de jogador bom, mas se estamos visando um bem maior, então não tenho dúvidas do que precisa ser feito. As consequências podem ser catastróficas se não houver uma reposição adequada. Mas o Fla precisa mudar, precisa melhorar, precisa entrar no primeiro mundo do futebol. Não me importa que os outros clubes brasileiros estejam na frente ou atrás do Flamengo nesse quesito. O Fla precisa se organizar para ser vencedor, não só para ficar bonito na foto, como faz o São Paulo. Queremos acima de tudo títulos, mas também não queremos ser motivo de deboche, queremos respeito e queremos ídolos que respeitem de verdade nossas cores.


  


 

Abraços a todos, boa semana e saudações Rubro Negras

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

duque de caxias - RJ
Usuário desde
13/05/2010

Oh meu mengão eu gosto de vc!!!.

Queria expressar minha indignação como flamenguista!!!, dias atrás fui na gávea e vi uma estrutura precária e horrível do nosso clube, o CT ninho do urubu que de centro de treinamento não tem nada é simplesmente vergonhoso, ontem no maracanã perdemos para esse time chileno e o goleiro Bruno disse que está se lichando pra gente, essa PRESIDENTA só faz besteira, não temos estrutura e profissionalização, mande esse goleiro embora e faça o nosso CT, traga um executivo do futebol, QUEREMOS UM CLUBE NÃO UM MONTE DE MULANBADA, USE O SÃO PAULO COMO EXEMPLO, não custa nada copiar coisa boa, FORA PATRICIA AMORIM, só que saber de esportes olimpicos e abandonou o futebol, desde já agradeço vcs do flamengo rj, TRANSMITE ESSE RECADO A ESSA PRESIDENTA DE ESPORTES OLIMPICOS POR FAVOR , NÃO DEIXA ELA ACABAR MAIS AINDA COM NOSSO MENGÃO.

13/05/2010 às 10:11
BsB - DF
Usuário desde
02/03/2010

Rubro-negro de coração. Usuário desde 2003. Pet é o Pet.

Pô, Perboyre!! Dispensar o melhor goleiro do Brasil não dá!!!!

07/05/2010 às 00:00
Serro - MG
Usuário desde
02/03/2010

Vamos FLAMENGO!!!

Poisé Domingos... Isso que tenho dito aqui desde ontém. Porém vários colegas interpretaram de forma errada a minha opinião. Mas, acontece... Pra cima da GAMBAZADA seca por LIBERTADORES! Acredito que se a gente passar, PODE ENTREGAR A TAÇA! SRN

05/05/2010 às 10:12
criciúma - SC
Usuário desde
23/04/2010

raça, amor e paixão

meus sinceros parabens vitor pelo post, pra cima deles mengão, vistam com raça, amor e paaixão o manto sagrado

05/05/2010 às 10:04
Ofensividade a outro membro do site
Serro - MG
Usuário desde
02/03/2010

Vamos FLAMENGO!!!

O PET hoje vai ser o nome do jogo. To falando sério! NO segundo tempo, quando ele entrar com sua experiência e cadenciar a partida, fazendo passes precisos, ele vai recuperar a sua vaga no time titular. Esse é o jogo pro PET! Pra cima deles Mengão! SRN

05/05/2010 às 09:53
rio de janeiro - RJ
Usuário desde
17/04/2010

"SER FLAMENGO UMA QUESTÃO DE INTELIGÊNCIA"

O Pet deve entrar no segundo tempo, para cadenciar o jogo e espero que no primeiro tempo o flamengo meta uns 2 gols no curintia. Pra cima deles Mengão....

05/05/2010 às 09:37
rio de janeiro - RJ
Usuário desde
17/04/2010

"SER FLAMENGO UMA QUESTÃO DE INTELIGÊNCIA"

O Pet deve entrar no segundo tempo, para cadenciar o jogo e espero que no primeiro tempo o flamengo meta uns 2 gols no curintia. Pra cima deles Mengão....

05/05/2010 às 09:37
Serro - MG
Usuário desde
02/03/2010

Vamos FLAMENGO!!!

Pode policiar a vontade policial! Até pq, se vc ler meus comentários aqui poderá perceber que eu apoio sim. Esse foi o motivo da discussão ontém, eu APOIAR O ROGÉRIO NA ESCLAÇÃO DO PACHECO! A Patrícia, ao meu ver, tá sendo a melhor PresidentA de todos os tempos no Fla. Pelo menos no discurso, ela tá se demonstrando infinitamente superior aos demais que passaram na gávea. Se vc for capaz de "policiar" realmente, talvez agora vc perceberá o meu apoio incondicional ao Flamengo, independentemente de ter PET ou Pacheco! SRN e abraços. Amigo, to com um frio na barriga pro jogo de hoje... Vai ser duro, sofrido, mas acredito demais que vamos fazar um golzinho salvador hoje! Rezar e rezar! Vamos aposentar o Fofonomo de vez! SRN

05/05/2010 às 09:14
criciúma - SC
Usuário desde
23/04/2010

raça, amor e paixão

mas os teus eu vou ler, e ve se apoia o time e o tecnico e a presidente, vou te policiar e nem vem cortar comentario dos nossos colegas do site, pq tu não sabe nada mais q eles

05/05/2010 às 08:50
Ofensividade a outro membro do site
Serro - MG
Usuário desde
02/03/2010

Vamos FLAMENGO!!!

Sair por cima de quem meu filho? Em momento algum disse que gostaria de sair por cima de alguém. Só disse que concordava com a opção tática do Lourenço, de escalar o Pacheco, por se tratar de um jogo para contra-ataques! SRN

05/05/2010 às 08:29
Serro - MG
Usuário desde
02/03/2010

Vamos FLAMENGO!!!

Domingos, nem discuto mais com vc cara. Nem vou ler mais seus comentários. Até pq, vc não lê o dos outros e ainda vem criticar. Vamos somente apoiar hoje, ok? Abraços!

05/05/2010 às 08:28
Serro - MG
Usuário desde
02/03/2010

Vamos FLAMENGO!!!

Domingos... Realmente vc não leu NADA dos meus comentários anteriores. Vim aqui dizer, justamente isso. Que hoje é dia pra apoiarmos o time e não ficar pedindo PET, PET, PET de forma estúpida. Foi esse o motivo que me levou a comentar a escalação do Pacheco. Outro torcedor, como vc, veio aqui criticar o Lourenço por ter escalado o Pacheco ao invés do PET. E eu discordei dele, afirmei que o Pacheco era melhor pro JOGO DE HOJE. Vc Domingos, fez um papel infantil, ridículo e bobo ao comentar coisas que vc nem ao menos leu. E ainda me acusou de coisas que não fiz nem em vidas passadas. Amigo, senão consegue ler (talvez por preguiça), digerir, interpretar (talvez pela sede de criticar a opinião dos outros) e formar opiniões a respeito, faça-me o favor, nem comente nada sobre meu nome. Não inventa história pra BOI DORMIR não xará! SRN

05/05/2010 às 08:26
criciúma - SC
Usuário desde
23/04/2010

raça, amor e paixão

kkkkkkkkkk, se vc cai na labia de outros colegas o problema é seu, e o q li foi isso mesmo tua opinião é sempre melhor porque tu não fica quieto e quer sempre sair por cima.

05/05/2010 às 08:23
Ofensividade a outro membro do site
Serro - MG
Usuário desde
02/03/2010

Vamos FLAMENGO!!!

Cesar Porto, concordo com vc... Até pq, em momento algum ofendi algum colega aqui. Fui um dos que apoiou a "censura" aqui quando os comentários estavam estrapolando qualquer limite de civilidade. Abração amigo e hoje e SEMPRE vamos torcer pro Flamengo. Bom é dialogar com torcedores como vc, que possui um mínimo de condição para debater de forma civilizada, transparente e honesta. Esses que julgam, que falam, que INVENTAM sem ao menos ter lido os meus comentários eu tenho até preguiça. Não sabem nem interpretar um texto? Brincadeira... SRN SEMPRE!

05/05/2010 às 08:20
Serro - MG
Usuário desde
02/03/2010

Vamos FLAMENGO!!!

Domingos, vc pelo menos leu meus comentários? Os lá de baixo? Pedi nos meus últimos cometários pra vc fazer isso, mas pelo que vejo vc não tem esse poder de raciocínio. Leia, interprete (de forma correta se possível) e depois venha cornetar meus comentários meu caro! Nada disso que vc disse aí é verdade. Plantar notícia falsa eu já tinha visto. Agora, plantar comentário falso sobre outros colegas é a primeira vez na história que vejo. Uma pessoa colocar palavras que em momento algum eu utilizei, somente para tentar fazer a minha caveira, beira no mínimo, a IMBECILIDADE! SRN

05/05/2010 às 08:15
Serro - MG
Usuário desde
02/03/2010

Vamos FLAMENGO!!!

O Domingos se esforça pra fazer papel de ignorante... Interpreta as coisas do jeito que lhe é peculiar, inverte as palavras, faz péssimas interpretações de textos e por aí vai... E volto a dizer, em momento algum quero formar opiniões ao meu favor aqui, NÃO PRECISO DISSO Domingos... Agora, a minha tá formada e infelizmente pra mim o PET é banco. Agora, se vc tiver um pouquinho de interpretação de texto, conseguirá enxergar que em momento algum eu disse que o Pacheco é melhor que o PET. Eu disse que, para o jogo de hoje acho o Pacheco melhor. EU ACHO! E pronto... Agora, infelizmente tem gente que não tem a menor condição de fazer uma interpretação, falta discernimento sobre as coisas, não consegue terminar de ler o comentário do colega e já vem falando bobagens, bobagens e mais bobagens... Paciência né? Domingos, torça pro Fla cara e ve se me esquece. Em momento algum me referi à vc e seus comentários. Aliás, tenho preguiça de lê-los. Distorce demais as coisas... Afffff

05/05/2010 às 08:12
criciúma - SC
Usuário desde
23/04/2010

raça, amor e paixão

e outra minha opinião e da maioria da torcida tu não muda o pet é melhor q pacheco 1000% ele vai te q come muito arroz com feijão p chegar no pé do pet, ou fazer gols de titulo contra o vasco ou ajudar como principal jogador num titulo brasileiro, diz ai qtos jogos esse pacheco jogou na campanha do hexa???? fala, fala...

05/05/2010 às 07:35
Ofensividade a outro membro do site
criciúma - SC
Usuário desde
23/04/2010

raça, amor e paixão

CESAR E VINICIUS o VITOR MONTEIRO so quer se aparecer, nem deem atenção pois ele comenta os comentarios so pra se achar, ele faz questão pros outros acharem q ele sabe alguma coisa, mas não sabe nada, ele vive de antiguidade, mais precisamente da epoca do rebaixamento, cara ve se incentiva o time, hoje é o grande dia e não fica cortando os outros pra se mostrar, e nem vem dizer q se eu tivesse lido seus antigos "grandes comentarios" eu saberia o q tu diz, pq eu leio e sei q tu não elogia nada e so puxa pra tras, quem le teus posts sabe disso e eu nem adianta tu dar uma de bonzinho

05/05/2010 às 07:32
Ofensividade a outro membro do site
ITAJUBA - MG
Usuário desde
05/03/2010

MENGAO HOJE E SEMPRE

PEBOYRE CONCORDO COM VC. MAIS PRA FAZERMOS ESSA FAXINA E MANDARMOS EMBORA PET ADRIANO BRUNO ALVARO E CIA TEMOS QUE TER PEÇAS DE REPOSIÇAO DO MESMO NIVEL POR QUE SE NAO FICA DIFICIL. VOLTO A DIZER NENHUM JOGADOR MAS NEHUM MESMO PODE SE ACHAR ACIMA DO MENGAO TODOS ELES VAO PASSAR UM DIA E NOSSO MANTO SAGRADO SE MANTERA INESPUQUENAVEL E BRILHARA PRA SEMPRE EM NOSSOS CORAÇOES; MENGO 2A0 SRN.

05/05/2010 às 01:46
Macaé e Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

Estamos deixando escorrer pelos dedos o que a História nos ofereceu. Temos que aproveitar os efeitos positivos do HEXA.

Vitor. Os insultos que enumerei não foram ditos por você. São os que leio aqui, neste espaço democrático que nos é cedido gratuitamente pelos Adminisntradores do site. Falei que não adianta e não constrói nada ficarmos nos agredindo. Uma vez eu pedi a uma Diretora do Flamengo para dar uma olhadinha num Site de discussão que tinha uma galera muito animada. : " Ih, tenho horror aquilo lá. Só tem gente agredindo e xingando jogadores, técnicos, dirigentes e torcedores..." Aí, realmene, não vale de nada. Um abraço pra você, cara. Amanhã estaremos mais felizes e classificados. Quase que o São Paulo dançou, viu?

05/05/2010 às 00:03
106

ENQUETE

Em qual posição o Flamengo precisa se reforçar para 2011?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.