segunda-feira, 20 de junho de 2011
O Flamengo voltou a jogar mal neste domingo contra o Botafogo. E pior do que jogar mal é ver que o time jogou sem um pingo de vontade que nos deixa até com uma ponta de suspeita se existe algo de podre no reino da Gávea. Mas o fato é que começamos o jogo “esbanjando” preguiça, muita preguiça. Nem parecia um clássico contra um grande rival do principal campeonato do país. Parece que o Flamengo estava enfrentando o Trugussu do Norte por alguma copa Teresa Batista. O Flamengo foi lento, burocrático, sem objetividade, displicente e ainda continuamos errando perigosamente a saída de bola. Fato curioso é que a expulsão do Botinelli prejudicou o jogo do Flamengo, mas antes do Botinelli ser expulso estávamos bem piores. Creio que os demais jogadores, após a expulsão do argentino, viram que iam precisar correr e de fato correram um pouco mais. A disposição melhorou, mas o futebol não apareceu, os passes continuaram sendo errados absurdamente. A preguiça deu lugar displicência e a lentidão foi a mesma durante os 90 minutos.
Muitos queriam a entrada do Diego Mauricio e também gostaria de vê-lo sendo titular, mas hoje ficou claro que ele sozinho na frente não dá. Ele pode vir a ser titular, desde que haja uma referência na área. Ele foi bastante elogiado pela jogada do gol contra o Atlético-PR, mas não podemos esquecer que o gol só saiu porque havia uma referência lá na área para fazer o gol. A gente tem cobrado bastante o Luxa e com razão, mas convenhamos, ele olha para o banco e vê lá Deivid e Vanderlei. É difícil esperar que saia alguma coisa. Ainda torço muito para que aconteça uma surpresa e o Love apareça na gávea. Houve muita especulação de que o Luxa o teria vetado, mas acho que isso é invenção de jornaleco e reporterzinho. Luxa foi bem claro quando disse que vetou o Adriano. Por que ele mentiria no caso do Love? A questão é grana mesmo. Vale a pena gastar uma boa grana no Love? Eu acho que sim porque um atacante de qualidade pode ser a diferença de uma boa campanha e de uma campanha pífia. Para comprovar basta pensar no título de 2009, com Adriano em campo, e no que aconteceu ano passado, onde Deivid e Diogo não mostraram nada.
Voltando ao jogo, Ronaldinho foi uma peça nula e a única coisa que alivia (mas nem tanto) para ele é o fato de ele estar sendo empurrado para atuar como referência no ataque. Fica evidente que ele estava perdido entre o meio de campo e o ataque e acaba não fazendo nem uma coisa nem outra. Ronaldinho tem muita habilidade, mas ele nunca foi centroavante e não vai ser agora que ele vai assumir esse papel. Sempre que penso no Ronaldinho do Barcelona, em nenhum momento lembro dele jogando de costas para a marcação. Era quase sempre pela esquerda, partindo de frente com a bola dominada. No Flamengo, ele só tem recebido a bola quando está de costas para a marcação. Mas passado esse “refresco”, Ronaldinho tem que mostrar mais. Tem que ao menos acertar os passes e se movimentar mais.
Mas não foi só Ronaldinho que foi uma nulidade em campo. Léo Moura voltou aos tempos do Léo PREGUIÇA Moura e fez um corpo mole danado em campo. Tenho impressão que ele nem suou a camisa. Tiago Neves também foi pífio. Até melhorou no final do jogo, tentando uma ou outra jogada, mas antes disso ele não acertava um passe, prendia demais a bola e não completava uma tabela.
Agora são 5 jogos e 7 pontos. O líder do campeonato tem 15 pontos e assim o Flamengo vai ficando distante das suas pretensões inicias para o campeonato que era se manter no bolo de cima. Estamos em décimo lugar e podemos até pensar que estamos só a 3 pontos da zona da libertadores, mas também estamos a 3 pontos da zona de rebaixamento. E sabemos que o Flamengo, quando desce a ladeira, é que nem carroça carregada sem freio. Para frear a descida é um inferno. E para começar a subir de novo é preciso um quase milagre (2007). Junta pressão da torcida, com disse-que-disse interno, começam a aparecer divergências, as “fontes” jornalísticas começam a brotar e surgem boatos de confusões, tem burburinho de noitadas e por aí vai. Enfim, todo flamenguista conhece o drama. Se entrarmos nessa onda, só vamos conseguir alguma coisa no campeonato se acontecer um novo milagre como em 2007.
Portanto, que o pessoal do Flamengo abra os olhos e cada um faça sua parte. Que a presidenta dê um chega para lá nos sabotadores (que sempre tem e se prejudicaram o Zico por que não fariam o mesmo com o Luxa?) e dê um jeito de agilizar a contratação das peças que faltam. Estamos cansados de ver negociações irem e virem e nada ser resolvido. Está óbvio que sem um atacante de referência e, principalmente, de qualidade não vamos a lugar nenhum. Que o Luxemburgo faça o time jogar melhor e tem como porque já mostramos bom futebol esse ano, jogando com objetividade, dominando o jogo e se não tivemos melhor aproveitamento e resultado foi por falta de peças como zagueiro e atacante bons de verdade. E que os jogadores façam sua parte e joguem ao menos com disposição do começo ao fim dos jogos.
E mesmo fazendo tudo isso não temos garantia nenhuma que vamos chegar a libertadores ou ao título, mas com certeza vamos estar melhores do que estamos no momento. Volto a dizer que se o Flamengo começar a fletar com o rebaixamento vai ser difícil sair dessa briga. A pressão vai ser grande e a camisa vai pesar toneladas.
Abraços a todos, boa semana e saudações Rubro Negras