FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA COLUNA
quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Projeções para o rombo de 2010

Um prognóstico a respeito das receitas do Flamengo para 2010, com base em 2009 e nas especificidades do ano corrente

Vinicius Paiva - Flamengo RJ

Admito que a temática está um tanto quanto ultrapassada, mas como vários analistas já deixaram suas impressões a respeito da mesma, cabe também a mim uma análise - pouco aprofundada, é verdade – do balanço patrimonial do Flamengo. Pretendo, desta forma, me basear nas receitas do clube em 2009, projetando-as para 2010. Como tudo o que se relaciona a este famigerado ano de 2010 (que eu particularmente torço para que termine o quanto antes), o cenário não se configura nem um pouco agradável.

 

Segundo o Balanço Patrimonial-2009, as receitas do Clube de Regatas do Flamengo se dividiram em:

 

      2009                                  2008

 

Receita Bruta Geral (A+B)                                                       120.021.892     117.906.961

 

Receita Bruta do Futebol (A)                                                   104.094.315     104.101.174

Direitos de Transmissão de TV                                                 44.251.731        27.811.808

Bilheteria                                                                                  20.000.841        21.127.911

Marketing                                                                                15.163.207         21.017.548

Repasse de Direitos Federativos                                               14.780.960        27.730.819

Receitas Diversas                                                                       9.897.576          6.413.088

 

Receita Bruta Social e Esportes Amadores (B)                            15.927.577     13.805.787

 

 

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/upload/editor/20100608133040.pdf

 

Nota-se uma estagnação de 2008 para 2009, suficiente para colocar o Flamengo na modestíssima 6ª colocação entre os clubes brasileiros que mais arrecadam, conforme tabela abaixo:

 

            Clube                                                                          Receita 2009

 

1)      Corinthians                                                                   181 milhões

 

2)      Internacional                                                                176,2 milhões

 

3)      São Paulo                                                                    174,8 milhões

 

4)      Palmeiras                                                                     125 milhões

                                               

5)      Cruzeiro                                                                       121,3 milhões

 

6)      Flamengo                                                                     120 milhões

 

Fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2010/05/30/corinthians-tem-o-maior-faturamento-dos-clubes-brasileiros-diz-estudo.jhtm

 

Desta forma, analisando os principais componentes da receita do clube, temos o seguinte panorama para 2010:

 

Direitos de Transmissão de TV – Tendência 2010: estabilidade.

 

Renegociações de direitos de televisionamento e (principalmente) o aumento da importância do pay per view levaram ao forte crescimento 2008-2009. Tendência à manutenção dos valores de 2009, ou mesmo de leve aumento – isso se o abandono que a torcida do Flamengo decidiu estabelecer perante o time em 2010 não se refletir negativamente nos percentuais dos clubes, algo determinante para a divisão de direitos de receitas de PPV.

 

Bilheteria – Tendência 2010: queda.

 

Tanto em 2009 quanto em 2008, nos beneficiamos da maior e melhor característica – infelizmente, morta e enterrada – da torcida do Flamengo: o altíssimo índice de comparecimento ao estádio. Quem viu com os próprios olhos o que aconteceu domingo passado no Maracanã (eu estava lá) pode dizer com propriedade. E com vergonha. Infelizmente, fato é que a média de público do Flamengo caiu de 40 mil torcedores por jogo para pouco menos de 20 mil, este ano. Considerando-se o aumento do ticket médio de 2010 (até ano passado, uma arquibancada custava R$ 30. Hoje, R$ 40), pode-se dizer que as receitas desta conta fiquem próximas das de 2007, na casa dos R$ 14 milhões. Naquele ano, a média foi de 39 mil pagantes por jogo, mas o ticket médio era bem menor. Desta forma, teríamos queda de receitas na ordem de R$ 6 milhões.

 

 

Marketing – Tendência 2010: aumento acentuado.

 

A forte queda verificada de 2008 para 2009 se deveu aos seis meses em que o Flamengo, rompido com a Petrobrás, ficou sem qualquer patrocínio em sua camisa. Tendo em vista que 2010 se caracterizou pelo melhor ano da história do Flamengo neste sentido (com Batavo + BMG injetando por volta de R$ 30 milhões no clube), o aumento de receita desta conta ficará em torno de R$ 15 milhões. E não é melhor porque, após a vultosa venda de 1 milhão e 300 mil camisas em 2009, muito possivelmente teremos que nos contentar com uma queda da ordem de 60% deste montante em 2010.

 

Repasse de direitos federativos – Tendência 2010: queda acentuada.

 

No que se refere à venda de jogadores eu já me preparava para escrever que esta conta, até o presente momento, havia sido contabilizada em ZERO REAL. No entanto, me lembrei que a negociação do meia Everton foi fechado nos primeiros dias de 2010 – R$ 10 milhões, em que o Fla teve direito a 10%. Só isso e nada mais. Nada reflete melhor a precariedade das divisões de base do Flamengo – algo que nosso diretor Zico, com muita propriedade, vem tentando combater. Em 2008, apenas a venda de Renato Augusto representou 70% dos R$ 27 milhões arrecadados – o resto ficou por conta de negócios como o de Souza para a Grécia, Pedro Beda para a Holanda e Marcinho para o Oriente. Em 2009, Airton, Emerson Sheik e alguns outros fizeram contabilizar quase R$ 15 milhões. Como em 2010 o clube só fez perder jogadores, considerarei até o momento o “vultoso” valor de R$ 1 milhão para a mesma. A não ser que haja negócios obtusos que não tenham vindo a público. Ou que minha memória esteja me traindo em demasia. De qualquer maneira, ainda há 4 meses pela frente, deixando a conta passível de alterações.

 

Receitas Diversas - Tendência 2010: queda.

 

Nesta conta, de definição abstrata, constaram créditos de R$ 3 milhões em 2007, R$ 6 milhões em 2008 e R$ 9 milhões em 2009. Uma perfeita progressão aritmética. Como o Balanço Patrimonial de 2009 a descreve como “premiações recebidas pelo campeonato brasileiro”, prefiro projetar para 2010 um valor semelhante ao de 2007. Ressalta-se que nos três anos anteriores houve conquista de título, algo que não acontecerá em 2010. Entretanto, “receitas diversas” podem perfeitamente abarcar outros tipos de receitas, portanto não cabe zerá-la.

 

Receita Social e de Esportes Amadores – Tendência 2010: estabilidade.

 

Trata-se de uma receita bastante inelástica, que usualmente flutua entre R$ 13 e R$ 17 milhões, e que no ano passado contabilizou R$ 15 milhões. Tende a repetir o desempenho em 2010.

 

Considerações finais

 

Da queda acentuada nas receitas de vendas de direitos federativos, há um contrabalanceamento por conta do aumento acentuado das receitas de marketing. Cabe ressaltar que estes parceiros, por terem visto suas marcas vinculadas ao mais puro banditismo e às paginais policias dos noticiários, podem dificultar as negociações em prol de renovações contratuais, já que as parcerias com Batavo e BMG se encerram ao final de 2010. Isto pode fazer com que o Flamengo enfrente grandes dificuldades financeiras já nos primeiros meses de 2011.

 

Além disto, a inexistência de receitas de “vendas de jogadores” rema na maré oposta daquela em que se encontram os principais clubes brasileiros, em especial Inter, São Paulo, Corinthians e Cruzeiro. Com algumas exceções, o Flamengo só possui receitas abaixo destes clubes por este motivo, uma vez que em termos de “receitas de futebol”, o rubro-negro ainda se encontra entre os de maior faturamento no país. O Internacional, por exemplo, creditou inapeláveis R$ 60 milhões a esta conta em 2009, negociando Nilmar e Alex, entre outros.

 

Outra conta que poderia catapultar as receitas do Flamengo, mas que não passa de um traço estatístico na atual conjuntura, seria a receita originada da mensalidade de sócios-torcedores. No Internacional e seus mais de 100 mil sócios, arrecada-se quase R$ 40 milhões/ano. Não cabe me alongar mais neste tema, uma vez que já escrevi inúmeras colunas a respeito do fracasso do projeto Cidadão Rubro Negro - pelo descaso do clube ou pelo desinteresse da torcida.

 

Ainda no trato de receitas inexistentes no balanço rubro-negro, vemos aquelas que se relacionam à falta de um estádio próprio. Segundo o site Esporte Bizz (http://bit.ly/cJ5RMZ), apesar de auferir receitas de bilheteria inferiores ao Flamengo, o São Paulo arrecadou R$ 15 milhões a mais do que rubro negro por conta de seu estádio – em sua maioria, pelas  locações do espaço para shows e eventos.

 

Enfim, já que o aumento das receitas de marketing será compensada pela queda na venda de jogadores, e já que as receitas do quadro social e dos direitos de TV possivelmente demonstrarão estabilidade, teremos como fiel da balança para 2010 as receitas de bilheterias, premiações e afins. Como todas elas apontam para um viés de baixa no ano que se segue, um exercício realista seria a previsão de uma receita total, em 2010, da ordem de R$ 110 milhões a R$ 112 milhões – a menor desde 2007.

 

Deixo claro que se trata de um exercício puramente imaginário e relacionado apenas às receitas do clube, e não ao seu equilíbrio econômico-financeiro como um todo, já que este levaria em consideração o serviço da dívida e as despesas correntes do clube, que possivelmente se reduzirão pela montagem de um elenco mais modesto, que se configura atualmente.

 

Forte abraço e saudações rubro-negras. Apesar de tudo.

 

E-mails para a coluna: viniciusflanet@gmail.com

Twitter: www.twitter.com.br/viniciusflanet

 

 

 

 

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

Belford Roxo - RJ
Usuário desde
04/06/2010

Hexa Na Raça

Mello Uberlândia - MG ai maluco também penso assim falou tudo e amanha to la no fla x ceara dando uma moral pro mengão.

13/08/2010 às 23:35
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/05/2010

FLA - JERUSALEM, ate em Israel o MENGÃO é GRANDE !

Vamos TORCER por trazer ALGUEM DE PESO ! Pois a sra. Amorim SO DECEPCIONOU ate o momento, LENTA, CONFUSA, e marcou ate o momento entre a PRESEIDENTE que ASSUMIU um TIME ATUAL CAMPEAO BRASILEIRO e que ACUMULA 6 vezes CAMPEAO DO BRASIL e DESTRUIU quase um time TODO!

11/08/2010 às 23:53
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/05/2010

FLA - JERUSALEM, ate em Israel o MENGÃO é GRANDE !

E MAIS me DIGAM o que vamos FAZER COM VAL BAIANO e MARQUINHOS..BORJA...quando RESCINDIRMOS quem PAGARA A QUEBRA DO CONTRATO DESTES PERNAS DE PAUS ! ??? COM AVAL DO sr. Antunes !

11/08/2010 às 23:44
pocoes - BA
Usuário desde
11/08/2010

mengao

SÓ QURO SABER A ONDE VAI PARAR COM ISSO ESSE ROMBO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO FLAMNEGO..UNS CONTRATO QUE NAUM TEM NADA HAVER É DE FUDER VIU..SÓ QUEBRADEIRA...

11/08/2010 às 20:38
Uberlândia - MG
Usuário desde
15/06/2010

Só Incomoda Quem Aparece

A verdade é que se o Flamengo continuasse com o modelo anterior, de contratar um monte a cada temporada, antecipar receitas para bancar isso, pegar empréstimos bancários e dar percentuais de jovens jogadores, o clube estaría inviabilizado em poucos anos. Talvez entrasse em colapso financeiro daqui a 3, 5 anos. Alguns conselheiros mais experientes do ponto de vista administrativo já vinham alertando para isso. O que está ocorrendo agora é que estão corrigindo este caminho, tendo que lidar com um rombo milionário, mas procurando garantir o futuro e continuidade do clube. Aí jogam pedras justamente no médico que tenta salvar a vítima, não no bandido que por anos a maltratou. O que estamos vivendo agora é consequência de anos de incopetência administrativa e de gestão. Cada um colhe o que planta. Admiro ainda mais o ZICO ao topar um desafio como esse no Mengão, colocando de lado até o peso de sua idolatria, entendendo o momento e necessidade do clube. Não é pra qualquer um não. ZICO neles

11/08/2010 às 09:38
Santarém - PA
Usuário desde
15/04/2010

HEXA COM SUPER-TÍTULO, (1987)!

A globo mostrou o Ricardo Teixeira em conversa com os jogadores da seleção antes do jogo dando-lhes total apoio Acho que pensa que o Brasil não sabe que foi ele o autor da lista comprometida com patrocinadores que o Dunga levou pra desastrosa copa. A diretoria deve expulsa-lo das fileiras falmeguistas e forçar judicialmente sua retratação com a Nação. Acredito na vitória contra o Ceará, e depois coisas boas. Gostaria de contribuirm tá na hora de se montar a logistica nesse sentido, somos a maior torcida do mundo!

10/08/2010 às 23:54
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/05/2010

FLA - JERUSALEM, ate em Israel o MENGÃO é GRANDE !

O sr. Antunes em canoa FURADA, NAO ACREDITO! Ao contrario o FLA e muito MAIOR que sr. Antunes e o FLA que entrou dando credito e achando que ele seria um "HOMEM FORTE DO FUTEBOL" e com resolucoes PRAGMATICAS, coisa que o sr. ANTUNES nao demonstrou ATE AGORA, demonstrou estar LONGE do pragmatismo e BEM PERTO da UTOPIA. QUERO O FLA CAMPEAO ! E nao com este marasmos que esta...e muitos achando que o sr. Antunes e ALGUEM que pode e tem um HISTORICO como "GRANDE HOMEM DO FUTEBOL, DO COMANDO, DA GESTAO...NAO E !

10/08/2010 às 21:44
santo amaro - BA
Usuário desde
27/03/2010

sou flamengo até morrer

Amram Duque. Voce realmente não entendeu mesmo. Eu disse que fiquei indignado com as criticas jocosas, sobre o Flamengo, sua camisa, e, a Zico. Não foi só ao Zico. Aqui, costumo dizer que o flamengo é parte da minha familia, porisso não aceito certas esculhambações com o Flamengo. Outra coisa, voce não deve por a carapuça na sua cabeça, porque voce tem criticado tudo menos desejar o Flamengo perder ´pra esse ou aquele time, achando que assim, vai embora Val baiano, Borja, Patricia, Rogerio. Não vi voce falar coisas desse tipo, provando que é flamenguista apaixonado como muitos e tem direitos de achar ruim, a situação em que vive o clube, diga-se de passagem, que essa crise não é de hoje. O mal de Zico ou Artur Antunes, foi aceitar o convite para entrar nessa canoa furada. Ame-o ou deixe, é o Flamengo, e não, o Zico. SRN

10/08/2010 às 20:48
Belo Jardim - PE
Usuário desde
22/03/2010

Márcio-flabelo

O problema no flamengo são os empresários e a nossa parte fraca da torcida que mete o pau nos meninos da base para deixar no time jogadores ridiculos cono este val baiano, jean,este colombiano louco,ronaldo angelim velho, pet caindo das pernas, clebersom morto e leonardo moura que só joga quando tem estrelinhas no time, então todos indiotas que malham nossa base em prol de jogadores de faz de conta, deveriam repensar o que dizem quando um garoto joga mal e troca este tecnico Zico pelo amor que eu tenho a minha familia a Deus e ao flamengo e nossa torcida é uma vergonha alias a torcida de voces pois nos outros estados a torcida do flamengo não é esta torcida mascarada e fraca que é a torcida do Rio de Janeiro atualmente. A cidade do Rio deve ter uma população muito pequena para colocar como media de público 20.000 torcedores isto é vergonhoso e me entristece muito!

10/08/2010 às 19:19
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/05/2010

FLA - JERUSALEM, ate em Israel o MENGÃO é GRANDE !

Caro Agostinho NAO entendi se ficou chateado com criticas de muitos ao sr. Antunes atual DIRETOR DE FUTEBOL DO FLA e antigo Zico da CAMISA 10, genial camisa 10, mas este NAO E O MESMO FORA DE CAMPO! UMA DUVIDA : AME-O OU DEIXE O ZICO ou sr. Antunes ? E isto? Pois vejo indignacao ao NAO PODERMOS CRITICAR ao "BIBELO" da TORCIDA, o Zico que NAO E O MESMO que JOGAVA, ELE AGORA E CARTOLA...E TROUXE VAL BAIANO !Sera que este e o mesmo ???

10/08/2010 às 12:40
santo amaro - BA
Usuário desde
27/03/2010

sou flamengo até morrer

É, ja estar ficando nojento demais. Volto da casa do meu compadre, depois do jogo contra o corintians indignado da vida. Lá onde sempre fui procurar companhia ja que na minha casa, só tenho eu. Pois, tres pseudos torcedores do flamengo, fazendo as piores gosações, as piores chacotas com o time, a camisa e criticas injustas contra o Zico, uns fdp que ja me encheram o saco quando Zico nos alegrava com seus gols e dedicação ao clube. Tudo bem: não vou mais lá. Quando venho praqui, leio coisas incriveis tipo, Flamengo vai levar pau do Ceará no Maracanã, isso é o cumulo. Flamengo: AME-O OU DEIXE.

10/08/2010 às 12:11
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/05/2010

FLA - JERUSALEM, ate em Israel o MENGÃO é GRANDE !

Caro Vinicius Paiva, sera que poderia apresentar alguma estimativa do que um ataque com Val Baiano e Leandro Amaral pode trazer para o FLA ? A nivel de camisas que poderão ser vendidas por exemplo ? E imaginamos que o FLA traga um jogador como RIQUELME o que TRARIA para os cofres do CLUBE ? Sera que quanto o VAL BAIANO ganha por mes em contrato e Leandro Amaral ...NAO ERA MELHOR TRAZER UM JOGADOR BOM ????

10/08/2010 às 00:12
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/05/2010

FLA - JERUSALEM, ate em Israel o MENGÃO é GRANDE !

Os adversarios tendo reestruturação, um trouxe o Deco o outro tira o Fabricio daqui...o outro fica com o Emerson.... e O FLA...NOSSO FLA ...ATUAL HEXACAMPEAO para quem tinha Adriano, agora conta com Leandro Amaral e Val Baiano....Acorda ????? !!!!

09/08/2010 às 23:37
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/05/2010

FLA - JERUSALEM, ate em Israel o MENGÃO é GRANDE !

E este TIPO DE NOTICIA que MERECEMOS : PALMEIRAS - Fabrício chega ao Verdão com o pé esquerdo TRISTE !!!!

09/08/2010 às 23:29
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/05/2010

FLA - JERUSALEM, ate em Israel o MENGÃO é GRANDE !

Me diga quem AVALIZOU a VINDA do GORDO e RUIM DE BOLA VAL BAIANO, NAO FUI EU COM CERTEZA, SERA QUEM FOI ???

09/08/2010 às 23:16
porto alegre - RS
Usuário desde
02/03/2010

mengão o único hexacampeão masculino de futebol

Acorda Zico!... Será que ele não sabe que para realizar algum projeto no Flamengo é preciso que o time esteja bem, ou será que se o time for rebaixado ele conseguirá colocar suas idéias em prática. Esta é a hora, precisamos de voce mais do que nunca, queremos um CT, porém tambem queremos um time, por favor não nos decepcione. SRN.

09/08/2010 às 21:53
Ofensividade a outro membro do site
Aracaju - SE
Usuário desde
02/03/2010

Se o seu navio está demorando a chegar, faça como o MENGÃO, nade até ele.

Caro Ivan, discordar é um exercício extremamente salutar na prática do bem viver. Discordando, é claro, com respeito, como você sempre demonstra, é que chegaremos a um denominador comum. Fico muito feliz em debater com o amigo. Com relação a nada-a-dora, espero sinceramente que eu esteja redondamente enganado, errado, e sendo grosseiro em minha avaliação. Como disse o famigerado Collor de Melo, " O tempo é o senhor da razão" e no caso dele foi mesmo, mostrando ao país o crápula que ele era. Vamos aguardar o tempo que, neste caso, não será tão longo assim. Quanto ao Rogério, após a derrota para o Ceará, no próximo sábado, não acredito que a amizade com o Zico o sustentará. Se assim ocorrer, lamento muito, mas o Zico estará fazendo um grande mal ao Flamengo. Um grande abraço. SRN

09/08/2010 às 19:53
Torcedor de outro time ofendendo o Flamengo
rio de janeiro - RJ
Usuário desde
17/04/2010

"SER FLAMENGO UMA QUESTÃO DE INTELIGÊNCIA"

Prezado amigo Hugo Rocha, peço licença para discordar de uma coisa que você relatou, praticamente concordo com tudo que você falou menos que a Patricia faça parte do boicote ao Zico. Já falei com o Terroso e vou repetir para você, não conheço a Patricia, contudo conheço bem o Michel Levy que é um dos braços da Patricia e um vizinho meu é amigo dela e teceu muitos elogios ao caráter dela. Que existe dentro do Clube pessoas afim de derrubar a Gestão da Patrícia eu não tenho dúvidas. O momento é de apoiarmos a Gestão da Patrícia, é claro que do jeito que está não pode ficar, espero que no decorrer desta semana alguma coisa de bom vá acontecer. Não podemos esquecer que o Zico vem bancando o Rogério por ser amigo dele, não sei até quando ele vai suportar a pressão da Nação. Precisamos contratar pelo menos um atacante de ponta e um meio campista, caso contrário vamos sucumbir. Vamos aguardar os acontecimentos até 6º feira para fazermos uma avaliação. S.R.N

09/08/2010 às 19:37
Aracaju - SE
Usuário desde
02/03/2010

Se o seu navio está demorando a chegar, faça como o MENGÃO, nade até ele.

Meus amigos, Júlio, Ricardo Perez, Ivan Monteiro, César Porto e demais. Duas preocupações gravíssimas assolam quem de verdade é Flamenguista. E, ambas são intrínsecas. A primeira diz respeito a nossa (quase) iminência de cair para a segunda divisão. O nosso time é muito fraco, não tem criatividade, nosso treinador é fraquíssimo e, jogadores que podiam fazer a diferença, que podiam chamar para si a responsabilidade, estão se omitindo. É o caso do Pet, Léo Moura e Angelim. Estamos sempre entrando com um esquema excessivamente defensivo, para empatar ou, no máximo, perdermos de pouco. Já tinha dito isto aqui antes. Este é o pior time que vejo do Flamengo em todos os meus 55 anos de Flamenguista. Além disto, além do esquema equivocado, da falta de vontade, da raça, estamos entrando com 08 jogadores em campo. Kleberson, Val Baiano e Borja ainda não jogaram. – CONTINUA –

09/08/2010 às 18:59
Torcedor de outro time ofendendo o Flamengo
Aracaju - SE
Usuário desde
02/03/2010

Se o seu navio está demorando a chegar, faça como o MENGÃO, nade até ele.

- CONTINUAÇÃO – A segunda preocupação diz respeito ao Zico. Li a coluna do Lúcio, li também, no site WWW.ziconarede.com.br, a insatisfação do Zico com um tremendo boicote ao seu trabalho e, principalmente, vejo torcedores com o Duque Levi, esquecerem a nada-a-dora do marido tricolete e atacaram o Zico. É exatamente isto que esta corja, este bando de hienas querem. Uma vez queimada a imagem de Zico, ninguém mais atravessará o caminho deles. E deste maquiavélico plano, elaborado por uma quadrilha, que tenho certeza, a nada-a-dora do marido tricolete faz parte. O Zico não pode sucumbir, pois com ele sucumbirá o Flamengo. É a nossa última esperança. Não liberaram recursos para o Zico contratar o Emerson e ele está arrebentando no Fluminense. Coincidência, eu conheço o marido de uma presidente que é tricolor roxo. – CONTINUA –

09/08/2010 às 18:58
Torcedor de outro time ofendendo o Flamengo
68

ENQUETE

Em qual posição o Flamengo precisa se reforçar para 2011?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.