• BICAMPEÃO DA LIBERTADORES
  • HEPTACAMPEÃO BRASILEIRO

QUE TIPO DE TORCEDOR VOCÊ É?

Impossível imaginar que todos os nossos torcedores pensem da mesma forma. Mas é de se esperar que, independentemente de suas convicções, sempre remem para o mesmo lado.
O problema é que nem sempre isso acontece. Em vários momentos da nossa história, como agora, é possível perceber alguns remando em sentido contrário.

Sim, se você, depois de apenas 5 (CINCO) rodadas, já faz campanha pela demissão do treinador, estará agindo CONTRA os interesses do Flamengo. Estará atuando como um torcedor adversário faria, caso quisesse acabar com a paz desse grupo unido e vencedor, como poucos.

Será tão difícil perceber que para que ele continue nos dando alegrias, levantando Taças e dando voltas olímpicas, é preciso que haja tranquilidade, trabalho e a manutenção da união existente?  

Além do mais, me perdoem, mas não serei euzinho aqui que vou agir como “Viúva” de alguém que saiu daqui por vontade própria e sem ao menos se despedir adequadamente de uma torcida que lhe dedicou um tratamento jamais dispensado a qualquer outro.

Tudo bem se você se acha capaz de montar/treinar/escalar/ nossa equipe melhor do que um profissional com décadas de experiência junto ao MELHOR do Mundo no assunto. Tudo bem você se achar superior à pessoa que está diariamente em contato, assistindo aos treinos e recebendo todo tipo de informações a respeito do grupo que comanda.

Isso não chega a me surpreender. Afinal, conheço muita gente que critica Obras de Arte de Artistas famosos, desenha/constrói casas de sua própria cabeça e até se automedica sem ser médico.  

Também critico, tenho idéias com relação à tática que deva ser utilizada ou aos jogadores que devem ser escalados. A diferença é que não me imagino sendo capaz de substituí-lo. Meu grau de Pretensão não alcança níveis de Patologia e nem o de Insanidade carece de internação.

O que será que esses torcedores desejam? Algum treinador brasileiro? Sim, pois outro estrangeiro só atrasaria ainda mais o processo de evolução da equipe. Não parece mais sensato apostar na pontaria de uma Diretoria absolutamente vitoriosa, com um percentual de acerto que beira 100% e com extrema velocidade na busca por soluções? O Sr. Dome não foi uma escolha feita sem critério. Pelo contrário!

Ele erra, SIM, e nem teria como ser diferente, Erra porque ainda desconhece o elenco, os adversários, as características do futebol praticado aqui etc. Não por falta de competência. Erra como seu antecessor também errou, assim que chegou. Basta ver os nossos resultados de um ano atrás. E, principalmente, Erra, mas não erra sozinho.

Entendo (e até, de certa forma, compactuo com) o culto a jogadores de um elenco que nos deu TANTAS alegrias nos últimos meses. Mas eles também são de carne e osso. Também cometem erros. No campo e fora dele. Seja postando algo infeliz em Redes Sociais, participando de “festinhas” no momento inadequado pelo qual passamos ou se permitindo negligenciar a parte física no período que estiveram distantes das atividades do clube. Sem falar que não é fácil manter o mesmo foco, depois de vencer tudo que disputaram.

É INJUSTO, chega a ser Covardia, jogar toda a responsabilidade por resultados não satisfatórios em um só ombro. TODOS são igualmente responsáveis. Inclusive nós, pelo tipo de comportamento que temos em um momento desfavorável. Já que a Pandemia está nos impedindo de empurrar nossa equipe pra frente, como sempre fazemos, não piore as coisas tomando atitudes que poderão nos ser prejudiciais. Afinal, que tipo de torcedor você é?

PRA CIMA DELES, MENGÃO !!!

Escrito por Ricardo Perez