FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA COLUNA
domingo, 13 de fevereiro de 2011

QUEBRA-CABEÇA

QUEBRA-CABEÇA

Marcio Neves - Flamengo RJ

Amigos rubro-negros, as dúvidas na formação do nosso time dominaram o noticiário da semana. Luxemburgo testou diversas formações nos treinos e ainda não encontrou a que julgue ideal. Desta forma, optei por arriscar  entrar nesta polêmica para alimentar uma salutar discussão.

 

No papel é sempre mais fácil arrumar um time, mas na prática somente com a sequência dos jogos é que poderemos sentir a melhor formação em campo, que além de tudo depende muito da fase atual de cada jogador. Por exemplo, no papel escalaria Deivid no ataque, mas como poderemos deter um Wanderely entrando cheio de disposição e fazendo gols ou um Diego Maurício voando alto e querendo conquistar o seu espaço?

 

Minha análise partirá de duas premissas: a primeira é que existem quatro jogadores indiscutíveis como titulares. Felipe, Léo Moura, Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho são donos absolutos de um lugar no time. O resto vai ter que ralar para conquistar o seu lugar ao sol; a segunda premissa é que jogaremos com apenas dois zagueiros, pois não acredito num esquema com três zagueiros, pois se já está difícil escalar dois, imaginem com três.

 

O ponto-chave na formação de qualquer time é o meio-campo. Ter volantes que saibam jogar um diferencial para a formação de uma equipe equilibrada. No nosso time, este setor ganha ainda mais importância. Deixem-me explicar o porquê.

 

Considerando que Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho e o atacante escolhido pouco contribuirão na marcação e serão muito bem marcados por nossos adversários, os outros três jogadores do meio-de-campo deverão ser fortes na marcação para compensar os três da frente e também saber jogar para serem elementos surpresa vindo de trás para furar o bloqueio armado.

 

Parece muito? É verdade. E o pior é que no nosso elenco não temos muitas opções. Vejo apenas Maldonado, Williams, Renato e Botinelli disputando estas três vagas. Do argentino, pouco ou nada posso falar por jamais tê-lo visto jogar. Dos outros três, Maldonado não recuperou a forma de 2009, mas suas características não são de muita projeção à frente devendo ficar mais atrás na cobertura. Sobram Williams e Renato que embora tenham pulmão para a função pecam pela qualidade do passe, o que compromete o time.

Uma alternativa interessante poderia ser o Guilherme Negueba fazendo este papel no meio, como ele fazia nas divisões de base, mas como Luxemburgo optou por convertê-lo em atacante não poderemos contar com esta opção a curto prazo.

 

Na zaga, está difícil escolher uma dupla. Wellinton, apesar de achar que vem melhorando ainda não inspira confiança por ser em alguns momentos estabanado, faltando tranquilidade que somente o tempo trará. Acho que este papo do Luxemburgo que ele é zagueiro-zagueiro, obriga-o a ficar dando chutões muitas vezes desnecessários. David por ser destro, joga todo torto pela esquerda. Angelim, além da baixa estatura demonstrou no ano passado que perdeu muito da vitalidade necessária para um zagueiro. Quanto ao Jean, mostrou muita irregularidade nas partidas disputadas. Resultado: enquanto não vier um zagueiro a nível de seleção, não vejo uma dupla de zaga acima das demais. O negócio, portanto, é escolher os dois titulares, dar confiança e tempo para se entrosarem, além de uns bons tranquilizantes para nós torcedores.

 

Na lateral esquerda não vejo opção melhor que Egídio. Jogador promissor e de boa técnica, mas que jamais conseguiu se firmar. Às vezes me parece meio desinteressado no jogo e com excesso de confiança. Uma boa dose da disposição do Williams nele, tornaria-o um bom lateral. Aliás, depois de várias tentativas do Luxemburgo em achar um lateral, fica a pergunta: o que faz Rodrigo Alvim no clube?

 

No ataque, teremos um atacante centralizado, jogando com Thiago Neves e Ronaldinho. Gosto do estilo do Deivid, aliás, gosto da maneira que o Deivid jogava no Cruzeiro e no Corinthians. Se recuperar o padrão, será o titular. Caso contrário, a briga ficará embolada com Wanderley e Diego Maurício comendo grama para ganhar chance. Acredito muito no Diego Maurício; está com muita força física e possui boa técnica; se tiver tranquilidade vai se firmar. Só não gostaria que voltássemos àquela fase da disputa entre Souza e Obina, quando o que entrava e perdia o primeiro gol a torcida pedia o outro. É ruim para os dois e péssimo para o time.

 

Com relação aos demais jogadores, entendo que Rafael Galhardo, Rodrigo Alvim, Fernando, João Vítor, Fierro, Vander, Marquinhos devam apenas compor o elenco, sendo utilizados para poupar os titulares. Muitos devem estranhar não ter incluído, com exceção de Negueba que já jogou no profissional no ano passado, os jogadores campeões da Copa São Paulo de Juniores em 2011, mas prefiro deixá-los como tema para uma próxima coluna.

Resumindo, apostaria na seguinte escalação: Felipe, L Moura, Wellinton(?), David(?) e Egídio; Maldonado, Williams e Renato; Thiago Neves, Ronaldinho e Diego Maurício. Com esta formação, Botinelli, Deivid e Wanderley seriam primeiras opções, se necessário.

 

E vocês, o que acham?

 


 

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

Santarém - PA
Usuário desde
04/02/2011

HEXA COM SUPERTÌTULO (1987

Marcio Neves- Você falou uma grande verdade sobre o time do Flamengo, não podemos subestimar nosso treinador, ele deve estar preparando uma grande agradável surpresa para a formação do time das semifinais. Eu defendo força máxima: Felipe Léo Moura David Muralha Galhardo Willians Maldonaldo Botinelli Thiago Neves Ronaldinho Diego Mauricio

16/02/2011 às 09:58
Rio - RJ
Usuário desde
11/03/2010

Nada do Flamengo, Tudo pelo Flamengo!!!

Márcio, se o luxemburgo já sabe qual a formação ideal pq não a colocou em prática pra que o time adquira entrosamento e aperfeiçoe a forma de atuar? Muitos pegaram o Deivid pra ser o alvo das críticas mas quem está devendo (desde outubro do ano passado) é o técnico pop star. Não concordo com sua opinião acerca do luxemburgo. Concordo e tb acho que esse time q vc escalou é o melhor que temos. Diego M. é mais veloz, mais forte e mais hábil que a versão atual Deivid. SRN.

16/02/2011 às 00:13
santo amaro - BA
Usuário desde
27/03/2010

sou flamengo até morrer

Marcio, voce vem falando da evolução do Fierro, e eu que sou critico ferrenho, dele, agora posso constatar que o cara está mesmo evoluindo. Está ajudando muito, o Léo Moura, pela direita, está voltando para cobrir as avançadas de Moura, quando um dos atacantes encosta no Léo M. E la na frente, tem cruzado boas bolas procurando os atacantes, antes ele era muito afoito. Quem está de parabens tambem, é o ssoaresmartins, que sempre acreditou no futebol do Fierro. Eu que sempre o critiquei, (não tenho vergonha de elogia-lo agora), ja acho que, ao invés do peladeiro Renato, que tem de ir para o banco, Luxemburgo deve preferir sempre o Fierro, para o caso de substituir alguem. É muito melhor para dá suporte a Ronaldinho e Tiago N e ao Botineli quando entrar no time. Repare o Renato, nos segundos tempos, vira um ponta esquerda por está boiado, fica ali de migué, quietinho.

15/02/2011 às 22:25
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

Juberto, temos que ter mais paciência. O luxa sabe qual a melhor formação, mas ele precisava testar as várias combinações. Quanto ao Botinelli, primeiro estava sem visto de trabalho, depois chegou fora de forma da Argentina e por último arrumou uma contusão. Somente na Taça Rio.

15/02/2011 às 22:03
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

Pelodan, também não gosto do esquema com três zagueiros. Não temos zagueiros para jogar neste esquema, não temos laterais que possam atuar como alas e não temos jogadores de meio-de-campo agéis e versáteis para o time jogar compactado. Espero que o Luxa não invente. Um abração.

15/02/2011 às 21:48
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

André Hime, nunca vi o Galhardo jogar pela esquerda. Quem sabe ??? Gostei da comparação do Negueba com o Paulo Isidoro,não apenas pelo físico mas pelo tipo de jogo. Como o Williams está mais preso à marcação, o L Moura não tem com quem jogar. Por isso é que quando o Fierro entra, as jogadas surgem pelas pontas. Um abração.

15/02/2011 às 21:46
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

David Menezes, assistimos aos mesmos jogos. O time está com100% de aproveitamento mas ainda não convenceu. Nos resta apenas ter paciência, pois os ingredientes estão todos aí e nosso cozinheiro é bom e experiente. Não há porque não dar certo. Um abração.

15/02/2011 às 21:45
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

Vieira, as informações que tenho do Projeto Sócio-Torcedor coincidem com as suas. ALiás, já estava pronto e formatado, mas com a parceria com a Traffic, está sofrendo pequenas revisões. Temos que aproveitar o momento e lançá-lo o mais breve possível. Um abração.

15/02/2011 às 21:43
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

Adriano Silva, também não valorizo mais os estaduais como antes. Reconheço o seu valor histórico, mas atualmente temos que pensar grande. É complicado ter um time com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves jogando contra times como Resende, Bangu e cia, com todo o respeito. É por estas e outras que os clubes estão falidos. Nossos principais concorrentes não são mais Botafogo, Vasco ou Fluminense, mas São Paulo, Corinthians, Inter, Grêmio, Cruzeiro, Boca Junior e cia. Um abração.

15/02/2011 às 21:41
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

Emerson Maia, você que acompanha minhas coluna desde sempre sabe bem que sou um defensor radical do aproveitamento dos jovens. Acho que a garotada tem que jogar. É melhor torcer para um garoto como Muralha do que para Fernando. É melhor ver um garoto como o Frauches do que aturando Jean. Sem falar na parte de custo. Abraços.

15/02/2011 às 21:39
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

Emerson Maia, você me pergunta o que acho do Pet como embaixador. Primeiro eu gostaria de entender o que faria um embaixador do clube? Pet é um jogador inteligente, culto e que possui uma boa imagem que pode e deve ser explorada, ao menos para justificar o salário que pagamos. Qual função, teria que pensar com mais calam. Um abração.

15/02/2011 às 21:36
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

Elyeder, nosso times são 80% idênticos. as diferenças são Galhardo na esquerda e Botinelli no meio, duas opções que jamais vi jogar,portanto, prefiro não sugerir. Na Taça Rio, nos jogos contra pequenos serão nossas últimas chances de testes como estes. Um abração.

15/02/2011 às 21:34
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

Emerson Maia, o jogo domingo será realmente enrascado, bem no estilo do Natalino. Ele jogará fechadinho sem dar espaços e esperará uma brecha para fazer um golzinho ou mesmo ir para os penaltis. Um abração

15/02/2011 às 21:32
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
18/02/2007

André L M concordo contigo. A dificuldade do time em fazer a passagem da defesa para o ataque é fruto da incapacidade dos nosso volantes em sair jogando. Domingo contra o Botafogo teremos a mesma dificuldade, pois Joel marcará firme Ronaldinho e Thiago. Um abração.

15/02/2011 às 21:29
Sumé - PB
Usuário desde
01/03/2010

Acima de Tudo Rubro Negro,Minha Maior Paixão Flamengo!!!

Meu Amigo nossa zaga é fraca,mas pelo que temos no momento escalaria assim: FELIPE...LÉO...DAVID...ANGELIM...EGIDIO(RENATO)...MALDONADO...WILLIANS... BOTINETLI...T.NEVES...RONALDINHO...DEIVIDE.

15/02/2011 às 20:13
Curitiba - PR
Usuário desde
10/03/2010

RAÇA E PAIXÃO

acho que independente de nomes, deveriamos jogar com dois atacantes natos mais o Ronaldinho Gaucho caindo pela esquerda. Então teriamos Diego Mauricio pela direita, Deivid o Wanderley como ultimo homem e Ronaldinho. Seria o mesmo plano tatuco que jogava o Milan, Com o Pato pela direita, mais um atacante enfiado e o Ronaldinho pela esquerda. E precisamos sim, urgente de pelo menos um \zagueiro de categoria......SRN

15/02/2011 às 09:04
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
02/03/2010

Hitler ausenta-se. Permanentemente. Para alívio dos bons.

Pra mim é bastante simples: Felipe, Leo Moura, David, Jean (Wellington impossível), Egídio; Maldonado, Willians, Ronaldinho, Thiago Neves; Wanderley, Diego Maurício. Pra mim, o resto é complicar o fácil ou querer inventar. Um esquema perfeitamente viável, capaz de impôr respeito ao adversário (o Fla parece um time assustado com medo dos seus adversários e com medo de escalar e usar os seus melhores jogadores, não mete medo em ninguém), principalmente em um time que tem Renato e Deived, pouco produtivos e que não marcam ninguém. Vejo o Thiago Neves brigando muito mais pela bola do que o Renato. Mas isso é impossível, pois não daria para o decadente Luxemburgo escalar sua turminha de puxa-sacos.

14/02/2011 às 18:47
Jacareí - SP
Usuário desde
01/03/2010

Flamengo até Morrer !!!

Resumindo --- Felipe, Leo MOura, Welligton, David e Egidio, Maldonado, Willians, Negueba, Thiago Neves e Ronaldinho com o Deivid na frente, o Vanderlei nao vai escalar o Negueba ne, fazer o que ele vai entrar com o Renato Canelada mermo.

14/02/2011 às 17:03
Santarém - PA
Usuário desde
04/02/2011

HEXA COM SUPERTÌTULO (1987

Bom dia Marcio Neves- Esse quebra-cabeça que o Luxemburgo tem, na verdade só ocorre porque ele é cabeça de bagre. Temos que definir o time para as demais competições, a torcida espera uma escalação com força máxima: Léo Moura, Willians, Maldonaldo, Botinelli, Thiago Neves e Ronaldinho. Chega de dispersar o time com aquelas substituições, o ideal é que as outras posições sejam preenchidas por Galhardo, Drogbinha e dois garotos da base. É muita incompetência irmos pra Semifinal sem um time definido, ainda temos uma chance de formatar em definitivo o time, é agora na quarta, dia da estréia na Copa do Brasil, eu ainda acredito que ela vá seguir a torcida. Saudações a todos em Preto e Vermelho!!

14/02/2011 às 16:28
Jacareí - SP
Usuário desde
01/03/2010

Flamengo até Morrer !!!

Não acredito em jogar com 3 zagueiros, acho temerário perder o meio campo, e o time ficaria meio descompactado, Acho que quanto menos o Luxa inventar melhor, enquanto não vier ninguém para a zaga/lateral, os titulares tem que ser o Wellington, David e o Egídio mermo, por enquanto com o Deivid na frente, agora ele estra marcando uns golzinhos e pode embalar, mas tendo a sombra Drogbinha/Vanderlei nas suas costas, apesar dos resultados não muito convincentes eu estou confiante para a vitória contra o Chorafogo ... abração e SRN

14/02/2011 às 16:25
70

ENQUETE

Em qual posição o Flamengo precisa se reforçar para 2011?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.