FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA COLUNA
quinta-feira, 27 de maio de 2010

Redundância inconveniente

Mudança de atitude urgente. Chega de passividade!

Vinicius Paiva - Flamengo RJ

É duro escrever sobre marketing esportivo - ou pelo menos sobre o off field. Especialmente complicado quando o seu time do coração vive a mais profunda e inadmissível involução em termos de departamento de marketing, tendo profissionais sobre os quais mal se ouve falar na mídia, numa completa falta de divulgação de estatísticas. Ou alguém faz a mais vaga ideia de quantos uniformes foram vendidos em 2010, quiçá quantos terceiros uniformes? Agendar uma entrevista, tentar estabelecer aquela saudável sinergia entre diretoria e torcida (papel muitas vezes exercido pelos blogs e sites extra oficiais)? Nem pensar. Aí só no resta criticar, reiteradamente. E se tornar redundante.

Numa desesperada tentativa de não ser repetitivo, nossos olhos então buscam analisar as iniciativas da presidência e do departamento de futebol - tão importantes, responsáveis pelas contratações, pela montagem do elenco, pela administração do dia-a-dia do clube, etc. Mas nem aí dá jeito. Porque nesta seara, vão sobrar críticas feitas diversas vezes anteriormente. Afinal, o Flamengo ficou um mês sem um comandante do departamento de futebol, o que fez paralisar diversas negociações que vinham em curso. Ex-jogadores assinaram com rivais (vide Zé Roberto). Ex-jogadores passaram a ter mais chances de ir para os adversários do que de voltarem para o Flamengo (vide Emerson). Bons jogadores responsáveis pela eliminação do Flamengo na Libertadores, inicialmente oferecidos a nós, se aproximam de nosso maior rival pela simples omissão da diretoria do Flamengo (vide Montillo). Treinadores inexperientes (de novo!) são efetivados no cargo quando existiam e existem melhores treinadores interessados em retornar ao futebol brasileiro.

Enquanto isso, o Pinheiros e o Minas Tênis Clube se apavoram com a possibilidade de perderem a hegemonia da natação brasileira... Incrível!

Quando percebo que tudo o que escrevi parece um pout pourri de colunas anteriores, direciono minhas críticas à torcida. Ah, amigo, mas aí sim eu adentro uma seara delicadíssima, um verdadeiro vespeiro. Toda vez que fiz isso anteriormente (e percebo que andei fazendo isso muito recentemente), recebi um calhamaço de críticas, porque é difícil pro torcedor não individualizar uma crítica coletiva. É como se eu estivesse apontando pro nariz de cada um e os culpando pelas bobagens cometidas num clube que tem em sua Administração a maior culpada por suas debilidades.

Mas não se pode tapar o sol com a peneira.

Eu não me lembro de ter visto o Flamengo, nos últimos cinco anos, jogando uma competição da estirpe de uma Libertadores da América e passando a vergonha de ser o clube brasileiro com menor público em sua estreia. Não me lembro de alguma vez ter rachado estádio com a ridícula torcida do Botafogo em plena final de campeonato carioca (ou de Taça Rio, seja como for). Não me lembro de, em igualdade de condições com o Fluminense (jogando com titulares e estando à frente na tabela) comparecermos em muito menor número em pleno Fla-Flu. Não me lembro da última vez que o Flamengo teve a VERGONHOSA média de 5 mil pagantes nas duas rodadas inicias de um Brasileirão em que o clube entra como atual campeão e defensor do título. Nos últimos três anos nossa média de público foi de 40 mil torcedores por jogo. Eu disse quarenta mil.

Será que tudo isto não tem mesmo relação direta com o panorama de uma temporada sem títulos, onde até esta altura perdemos mais partidas do que nossos três rivais cariocas?

Façamos uma reflexão e vejamos que além do "índice de comparecimento", o "índice de apoio" da torcida do Flamengo vem fazendo de nós uma das piores torcidas do Brasil. Uma torcida que NÃO CANTA (sem hipocrisia, quem frequenta os estádios já percebeu isso) e que se volta contra o time, vaiando seus jogadores com menos de 10 minutos de jogo. Quando a Universidad do Chile abriu 2 x 0 em pleno Maracanã, cantou-se a plenos pulmões que "acabou o amor, isso aqui vai virar o inferno". Quando o Santos abriu os mesmos 2 x 0 contra o Grêmio no Olímpico (na mesma noite), a torcida gaúcha não parou de apoiar nem por um minuto. O resultado disso é que perdemos o jogo, enquanto o Grêmio virou.

Bom. Mas isso tudo eu também já havia falado numa coluna chamada "O ano em que minha torcida saiu de férias"...

Então eu realmente não sei mais como fazer para sair do óbvio. Talvez o Flamengo me inspire (no pior sentido da palavra "inspiração") a escrever sempre as mesmas chatices. Estaria o problema em mim?

E-mails para a coluna: viniciusflanet@gmail.com

Twitter: www.twitter.com.br/viniciusflanet

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

Ibaiti - PR
Usuário desde
15/04/2010

Eternamente Flamengo!!!

A minha esperança é que o Zico tenha saco roxo e faça um limpa nesse Flamengo atual. O maior frangueiro do Brasil voltou a atuar ontem. Dois gols bisonhos, o segundo então, nem se fala! O Juan continua como rei do passe errado, mas não sai do time... L. Moura não existe. R. Angelim é o mesmo zagueiro bisonho de sempre... e todos continuam no time!!! Obrigado Rogério por mais uma derrota ridícula que você nos dá... Alguém pode me explicar o porquê da entrada do D. Maurício!?!? Este cara vai ser outro Lulinha da vida, rei nas categorias de base e ridículo no time de cima. Rogério não pode ser técnico do Flamengo, nunca! Tô puta da vida com o Flamengo... perde pontos que não existe... Grêmio, Vitória e agora o Goiás... Era hora de ficar na boa antes desta parada. Mas não... isso é Flamengo!!! E continuam Bruno, Juan, L. Moura, Angelim... e por aí vai... Que lástima!!! Que nojo!!!

06/06/2010 às 15:46
santo amaro - BA
Usuário desde
27/03/2010

sou flamengo até morrer

Ok, Ivan Monteiro. Vamos esperar que todos flamenguistas, ajudem o Zico, fazer do futebol do Flamengo, grande como é sua gloria. Gostei da sua explicação, agora, vamos dá tempo ao tempo. É como diz o grande Cesar Porto, Zico é humano e estar sujeito a erros. Mas se errar, calma minha gente, por certo será erros minimos, perduaremos e continaremos a, apoiá-lo.

01/06/2010 às 20:48
rio de janeiro - RJ
Usuário desde
17/04/2010

"SER FLAMENGO UMA QUESTÃO DE INTELIGÊNCIA"

Bom dia! Cesar Campos, Inicialmente devemos aguardar a declaração do Zico para imprensa, só então poderemos tomar alguma iniciativa de propor a nossa Presidente que se faça alguma publicidade para que a Nação possa ajudar financeiramente. Eu dei uma olhada no Site Oficial do CRF sobre o Cidadão Rubronegro e não gostei. Achei horrível. Devemos criar alguma coisa que mexa com o coração rubronegro, aproveitando a CREDIBILIDADE DO ZICO. Estou bastante otimista quanto ao futuro do Flamengo. Agora eu vejo um holofote no final do Tunel. E finalmente, ao nosso eterno ídolo Zico, seja bem vindo ao Clube mais amado do Mundo, a Nação agradece.

01/06/2010 às 07:26
Capital da Nação Rubronegra - RJ
Usuário desde
07/05/2010

CADÊ O TIJOLINHO MENTIROSO? Sentir-me roubado pelo clube que amo foi demais.

Com a chegada do ZICO, a Patrícia, "fechou a nossa defesa". O Flamengo estava perdendo de goleada para os outros, em atividades, organização e vitórias. Agora chega do "levar gols". Vamos para a segunda parte. Precisamos agora paratir para o ataque para "virar esse jogo", e só umas 4 ou 5 boas contratações, poedrão "limpar a barra", para a Grande Virada, que será a conquista do HEPTA. A maior dificuldade será a falta do Maracanã, que a "mentalidade de corno" dos brasileiros fizeram com que aceitássemos ficar 3 anos sem estádio de primeira linha, só para que em 2014 tenhamos 3, prestem atenção, TRÊS, jogos de Copa do Mundo. É ou não é "mentalidade de corno"? Afinal os caras, em 2014, vão deixar aqui um 2 milhões de dólares em turismo........ e o Lula vai nos cobrar 10 milhões de impostos nas contribuições que queremos dar ao Flamengo. Vamos ZICÔÔÔÔ! A Nação acredita em você. Você acredita no Flamengo e o Flamengo acredita na torcida que tem. Saudações Rubronegras e Seja Bem Vindo.

01/06/2010 às 01:33
Capital da Nação Rubronegra - RJ
Usuário desde
07/05/2010

CADÊ O TIJOLINHO MENTIROSO? Sentir-me roubado pelo clube que amo foi demais.

Ivan Monteiro, sempre defendi essa idéia, mas vamos baixar a bola..kkk menos, menos. Não temos neste país, 10 milhoes de flamenguistas em condições de dar 5,00 reais. Digamos que conseguiríamos 1milhão de telefonemas, variando entre 5,00 e 100,00. Sou aposentado e duro, mas deixo lá meus 100 reais ou um debito automático mensal de 35 reais. Acho que arrecadaríamos em torno de 25 milhões, numa primeira amostragem. Aí, restabelecida a credibilidade, os torcedores acreditando, poderíamos fazer uma grande arrecadação para a contratação de um GRANDE jogador, como L. Fabiano, Robinho, Teves, Lucio, Juan, D. Alves... O importante da vinda do ZICO é a credibilidade. Não quer dizer que o ZICO vá fazer com que o Juan se torne o melhor lateral do Brasil ou se contratar o Renato Augusto, que ele venha arrebentando, não. Pode não dar certo. Lembremos que o ZICO é humano, e como tal, é suscetível a erros. Mas uma coisa é certa: Não vai olhar para o BOLSO. Ele tem nome a ZELAR e não é aventureiro.

01/06/2010 às 01:25
Goiânia - GO
Usuário desde
06/05/2010

Sempre Flamengo

Isso demonstra, que a Patrícia Amorim tem um comprometimento sério com a instituicão Flamengo, ela está querendo estruturar o Flamengo coisa que muitos gestores não fizeram nos anos anteriores, só se beneficiaram as custas do Flamengo, ou vocês preferem um Kleber Leite da vida, que saiu contratando tudo quanto é jogadores, que no final só serviram pra endividar ainda mais o nosso querido Mengão.

31/05/2010 às 20:25
rio de janeiro - RJ
Usuário desde
17/04/2010

"SER FLAMENGO UMA QUESTÃO DE INTELIGÊNCIA"

Agostinho, O Zico vai ser Diretor Executivo do Departamento de Futebol, diretamente não mexe com dinheiro. O responsável por esta área é do Vice-Presidente de Administração e Finanças o Michel Levy. Eu só posso adiantar que se ele não acreditasse na Patricia e seus Vices o Zico não aceitaria o convite feito por ela. Acho que este é o grande momento em que a torcida vai poder contribuir financeiramente para o Flamengo se tornar o maior clube do mundo. Vamos ver a declaração do Zico amanhã e saber se ele vai pedir alguma contribuição da Nação. Caso contrário nós é que temos que propor a nossa Presidente a abertura de uma conta-corrente para depósito com direito a um brinde. S.R.N

31/05/2010 às 20:15
Aracaju - SE
Usuário desde
02/03/2010

Se o seu navio está demorando a chegar, faça como o MENGÃO, nade até ele.

UNANIMIDADE. Dizem que toda unanimidade é burra e, até concordo com isto. Quero dizer, concordava. Desde que Zico aceitou o cargo de diretor executivo do Flamengo, lembrei imediatamente que ele quebra a regra de que toda unanimidade é burra. ZICO É UMA UNANIMIDADE. E das unanimidades mais inteligentes que existem. A você Zico, como Flamenguista e fanático, só posso ter uma única e humilde palavra: obrigado. Sei que você não vai resolver em tão pouco tempo, até 2012, problemas crônicos deixados por anos a fio de desmando. O Flamengo passou por Veloso, por Edmundo Santos Silva, por Kleber Leite, e uma infinidade de picaretas que tinham como único objetivo dilapidar o patrimônio do maior time do mundo. – CONTINUA –

31/05/2010 às 19:46
Torcedor de outro time ofendendo o Flamengo
Aracaju - SE
Usuário desde
02/03/2010

Se o seu navio está demorando a chegar, faça como o MENGÃO, nade até ele.

– CONTINUAÇÃO - Apesar de tudo e de todos, não conseguiram. Com relação à Patrícia Amorim, que pode até jogando politicamente com a sua contratação, o fato por si só, já salva uma administração que objetivamente descia vertiginosamente. O nome Zico, a credibilidade, a honradez, o caráter pode, de um único toque, modificar totalmente o Flamengo. Hoje foi um daqueles dias que, mesmo com uma atuação pífia do Flamengo no sábado, sair orgulhosamente vestido com o manto sagrado. Agora, espero que alguns tolos imbecis e corneteiros oficiais, ao primeiro sinal de desgosto, não saiam por aí criticando e pedindo a saída do Zico. – CONTINUA –

31/05/2010 às 19:42
Torcedor de outro time ofendendo o Flamengo
Aracaju - SE
Usuário desde
02/03/2010

Se o seu navio está demorando a chegar, faça como o MENGÃO, nade até ele.

– CONTINUAÇÃO – Se o Flamengo, algum dia, estiver em uma situação ruim, pode ter certeza que a situação seria pior se o Zico não estivesse. OBRIGADO GALINHO. Eu sou da geração que viu você jogar, que vibrou com os títulos que você nos deu, e guardo na memória aqueles bons e únicos momentos. Agora sim, posso voltar a ser sócio, pois mesmo que o Zico não esteja à frente do departamento financeiro, tenho certeza que a sua presença, fará com que a minha contribuição não seja desviada.

31/05/2010 às 19:40
Torcedor de outro time ofendendo o Flamengo
santo amaro - BA
Usuário desde
27/03/2010

sou flamengo até morrer

Eu gostaria que alguem me explicasse, o seguinte: O Zico, vai se envolver com as finanças do clube, ou com a administração do futebol? Quero que creiam, que minha pergunta não tem nada de ironia, é a pura ignorancia no assunto. É por ler em diversos comentarios, a alta confiança que estão depositando, nos demais dirigentes, com a chegada de Zico, no futebol do Flamengo. Podemos mesmo, dar dinheiro ao Flamengo, a partir de agora?

31/05/2010 às 16:19
Brasília - DF
Usuário desde
10/05/2010

Movido a FLAMENGO

A melhor contratação dos últimos 15 anos!!!!!!! Agora o FLAMENGO será o maoir clube do mundo, em todos os aspectos, não só em paixão e torcida. Zico, é só falar..... aonde eu deposito meu dinheiro para pagar todas as dívidas do clube? Onde eu pago uma mensalidade para pagar os salários do Juan (ZAGUEIRO - SELEÇÃO)? E de tantos outros RUBRO-NEGROS (Renato Augusto, Ibson, Vagner Love, Emerson,.etc...)É só falar...... FELIZ NATAL a todos, hoje começa uma nova era..... estou comemorando como um título!!!!!!!!

31/05/2010 às 14:31
rio de janeiro - RJ
Usuário desde
17/04/2010

"SER FLAMENGO UMA QUESTÃO DE INTELIGÊNCIA"

Eu acho que vamos ter boas notícias no decorrer desta semana. Agora é o grande momento para elaboração de um projeto que a curto prazo poderá arrecadar dinheiro suficiente para o Clube saldar suas dívidas. Eu acho que poderíamos criar um 0900 com 5,00; 10,00; 20;00 e com a ajuda do Zico pedindo a Nação uma pequena colaboração de 5 à 20,00 reais. Vocês já calcularam quanto nós poderiamos arrecadar? Muito simples, vamos multiplicar 5,00x10.000.000,00=50.000.000,00(cinquenta milhões de reais).É claro que tem o desconto do imposto de renda, mais ainda iria sobrar uma boa grana. Imaginem isso por mes, poderiamos saldar as dividas do clube e contratar jogadores de nivel de Seleção. O que vocês acham????

31/05/2010 às 13:31
RIO DE JANEIRO - RJ
Usuário desde
20/03/2010

MAIOR DO PLANETA

ROGERIO LOURENÇO DEVE SAIR...É INADIMISSIVEL QUE JOGADORES QUE ENTRARAM BEM NO ESTADUAL, TENHAM CAIDO TANTO DE PRODUÇÃO, COMO É O CASO DO PACHECO, RAMON, FERNANDO.....PRECISAMOS DE UM TREINADOR QUE RESGATE A AUTO-ESTIMA DESSES GAROTOS. SRN

31/05/2010 às 10:11
Manaus - AM
Usuário desde
10/03/2010

Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Mengão no mundo

Bom dia a todos, lamentável o que aconteceu com o basquete lá em Brasília quero ver a atitude que a direção vai tomar diante dos fatos , será que vamos padecer assim como foi lá no Chile com o futebol? Será que os jogadores chilenos se estivessem no Brasil iriam voltar para o 2º tempo ? e ai vamos novamente levar porrada e nada vai acontecer? E os torcedores cariocas vão ficar omissos ? esta na hora de mostrarmos o porque o manto sagrado e respeitado mundialmente, vamos meter a pau nesse Brasília ...bando de FDP!!!

31/05/2010 às 08:58
Teresina - PI
Usuário desde
04/03/2010

maior torcida do mundo, deve ter um dos melhores times do mundo

Grande Vinicius, se for possivel, em um proximo texto seu coloque um paragrafo (de sua autoria) falando sobre a importancia do torcedor abraçar esta causa ajudar financeiramente o FLA (agora com o ZICO). Abaixo um que produzi.

31/05/2010 às 08:19
Teresina - PI
Usuário desde
04/03/2010

maior torcida do mundo, deve ter um dos melhores times do mundo

Chegou dia que eu tanto esperava, o dia em que a nação rubronegra deve se unir para ajudar o mengão, hoje o clube contratou para gerir o futebol do FLA a pessoa mais correta, para mim, no mundo do futebol – ZICO – devemos portanto ajudar e dar suporte financeiro para o galinho montar um time a nivel mundial e para isso galera ( no meu ponto de vista ) devemos nos tornar cidadãos rubronegros com contribuição que pode ser de apenas R$ 8,00 (cidadão prata). VALE RESSALTAR QUE SE APENAS 10% DA TORCIDA PARTICIPAR JÁ É SUFICIENTE.

31/05/2010 às 08:18
Teresina - PI
Usuário desde
04/03/2010

maior torcida do mundo, deve ter um dos melhores times do mundo

Um simples cálculo: se FLA possui 32 milhões (ou mais) de torcedores e 10% de 32 milhões são 3 milhões e 200 mil torcedores, multiplicando-se estes 3 milhões e 200 mil por R$ 8,00 que é a contribuição mensal do cidadão rubronegro PRATA teremos a arrecadação mensal de R$ 25 milhões e 600 mil reais, se multiplicarmos esta arrecadação mensal por 12 (meses do ano) o FLA terá uma arrecadação anual de 307 milhões e 200 mil reais.

31/05/2010 às 08:18
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
16/04/2010

A cima de tudo Mengão

Lenin, podemos criticar a Patricia em muitos pontos, mas as Receitas são independentes sim (agora). Isso está no contrato com os Patrocinadores. O salário do Cielo e dos outros olimpicos estão dentro do que o clube pode pagar com as Receitas do Esporte Amador. O futebol é o carro chefe é claro para atrair os investidores mas dessa vez as verbas estão segregadas. Quanto as Demonstrações de 2009 ainda não foram divulgadas não sei o por que? De 2010 só ano que vem parceiro. Me parece que o empresário Jorge Machado está intermediando essa grana que o Gremio deve ao Flamengo, deve pintar algum jogador deles por aqui o termos participação no passe de alguem. SRN

31/05/2010 às 00:23
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
30/05/2010

Aqui em casa até o cachorro é MENGÃO!

"Vinicius paiva", concordo com vc sobre o apoio da torcida, isso é uma das principais qualidades do Flamengo, afinal somos a maior torcida do Brasil, e por que não dizer que estamos entre as maiores do mundo, porém, a verdade é que este time que estamos no momento não empolga ninguém, nem parece aqueles jogadores do Hexa , que jogavam com raça, muitas das vezes contra times favoritos ao título, o mengão chegou lá desacreditado, mas cresceu, se superou e fez a torcida acreditar, o resultado nós já conhecemos... "Quem faz a torcida é o time, se o time não joga..."

31/05/2010 às 00:01
106

ENQUETE

Em qual posição o Flamengo precisa se reforçar para 2011?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.