FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA COLUNA
segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sobre Zico, Fla e copas

Zico merece nossa paciência

Cesar Perboyre - Flamengo RJ

Caros amigos rubro negros, fico também preocupado com a lentidão para contratar ou resolver situações contratuais atualmente no Flamengo. Mas basta pensar um pouco e lembrar que eu sempre sonhei em ver o Zico no lugar que ele está atualmente. Considero o cargo dele melhor até que o de presidente porque ele não vai precisar se preocupar com a parte política e sim com o futebol de fato . E acho que todo rubro negro deve ter paciência e dar uma carta de crédito ao Zico. Primeiro porque sei que Zico não vai fazer nada que seja danoso ao Flamengo. Não acredito que ele esteja sendo lento, mas sim creio que ele esteja mapeando a situação do Flamengo, saber onde de fato o time precisa ser reforçado. Pouco tempo atrás tivemos dirigentes que traziam 3 ou 4 jogadores para a mesma posição e nenhum resolvia. Zico com certeza não fará isso.

O segundo fato que me dá tranquilidade é saber que Zico não é espalhafatoso. Se nossa presidenta agiu com uma inocente criancice (para não falar outra palavra de tom mais pesado) ao anunciar que Felipão estava quase acertado, Zico vai na contramão e não fala para ninguém sobre contratações. Enfim, ele não está preocupado em agradar a torcida, mas sim em fazer o melhor possível para o Fla. Ainda em entrevista neste domingo ele alertou aos torcedores para não acreditarem em tudo que leêm porque tem muita gente usando o Fla conseguir melhores negociações.

O fato é que me parece que o Zico tem de fato trabalhado em silêncio. Acho que cabe ter paciência afinal Zico mal completou uma semana de trabalho no Flamengo. Ele tem falado muito na estrutura do Fla e sigo o raciocínio dele. O Fla precisa terminar o Ninho do Urubu e essa obra é fundamental para o futuro do Fla, não só para termos uma estrutura condizente com a de um time de futebol profissional mas também (e Zico sabe muito bem disso) porque é preciso tirar o futebol profissional do Fla da gávea. Treinando na gávea nosso futebol nunca terá tranquilidade, nunca terá seriedade e nunca terá discrição suficiente. A gávea é um vulcão em eterna atividade. Já ouvimos essa metáfora milhares de vezes mas nada ilustra melhor a dificuldade que se é trabalhar na gávea. Aliás, trabalhar no Flamengo já é complicado, imaginem então trabalhar num local cercado de corneteiros, de covardias e de fofocas a toda hora, sem falar na festança que sempre precede a gávea nos momentos decisivos. Tenho certeza que se o futebol do Fla estivesse longe da gávea não teríamos enormes máculas na nossa história ocasionadas pelo eterno oba-oba e festa que ronda a gávea. Entre as vergonhas cito a copa do Brasil de 2004 e a derrota para o América do México na libertadores. Que a gávea fique para os políticos e os palpiteiros.


 

Reforços


 

Sobre reforços não tenho a menor ideia de quem possa vir. A gente lê tanta coisa na imprensa que uma hora percebemos que eles estão dando tiros no escuro. Trouxemos o zagueiro Jean que não é um nome acima da média, mas também não é pior do que o Álvaro. Mas ainda falta um reforço de verdade para esse setor.

Renato Abreu é outro nome dado como certo e sei que muitos colegas não gostam dele, mas vejo a importância na contratação para termos mais opções pela esquerda. Coincidência ou não, os melhores momentos do Juan foram justamente quando houve alguém para jogar com ele por aquele lado. Renato Abreu num passado mais remoto e Everton, que foi jogar no México, num passado mais recente. Enfim, a presença do Abreu como meia esquerda tem tudo para fazer melhorar o futebol do tão odiado Juan.

Sobre o Love, acertar a contratação dele hoje deverá também ser tratada como um reforço porque a verdade é que hoje nosso ataque é quem? Provavelmente Pacheco e Diego Maurício, já que o Denis Marques está forçando a saída. Sem dúvida o Fla precisa de pelo menos dois ou três jogadores para esse setor. Torço para que Love seja um desses. Sei que é muita grana mas pelo que li não é só o Fla que quer a permanência dele. Investidores deverão bancar a permanência do Love no Fla. E gostando ou não, Love tem uma ótima média de gols no Fla e é um atacante acima da média no futebol Brasileiro.

Mais nomes são necessários e todo mundo sabe as posições. O importante é que o Zico está ciente de nossas necessidades, mas com certeza não vai fazer nenhuma loucura ou irresponsabilidade para nos reforçar. Sei que a ideia vai contra a de muitos amigos, mas se precisarmos fazer um campeonato brasileiro mediano para nos fortalecermos para o próximo ano, acho que temos que apoiar. O Fla precisa de crescimento saudável e duradouro e não de crescimento mentiroso e efêmero.


 

Copa do mundo


 

já disse uma vez que a copa é para mim uma festa mais política do que qualquer outra coisa. Vejo muita gente empolgada, mas não chego a tanto. Gosto de me juntar com os amigos e assistir aos jogos, mas nada mais que isso.

Confesso aos amigos que depois da super seleção de 82 tenho torcido cada vez menos para a seleção. Em 86 ainda torci um pouco, mas depois de 90 me desiludi. Em 94 gostava de ver o Brasil jogar por conta dum genial Romário, mas aquele sistema parreirense de 4 volantes não descia. Em 98 ainda via um time jogando com vontade mas bastante desorganizado e não foi a toa que levou um baile no final. Em 2002 mesmo com o título, ganhamos uma copa onde não havia mais ninguém jogando. Em 2006, o Brasil foi fazer festa mas copa não é isso mesmo? Se o Brasil ganha ninguém fala nada, mas como perdeu todo mundo fala das farras.

Agora em 2010 tenho acompanhado mais pelo fato social (assistir com os amigos) do que para torcer mesmo. Dunga não é técnico e é um rancoroso que acha que temos que reverenciar sua seleção (94) mais do que a seleção de 82, de longe a seleção mais mágica que já vi. Só na cabecinha dele mesmo. Dunga já começou errado na convocação. Ronaldinho Gaúcho é futebol brasileiro puro. E se o Brasil não consegue ganhar uma copa com o Gaúcho em campo, então não merecemos ganhar mesmo.

O fato é que, sem pudor nenhum, digo que vou torcer para quem jogar melhor. Seja Espanha, Argentina, Alemanha, Itália, Brasil ou Grécia. Não vou torcer é para futebol burocrático, retrancado. Por enquanto a copa está muito chata. Gostei de ver alguns jogos da Espanha ano passado, mas hoje tenho gostado mais da Argentina, principalmente pelos ótimos nomes quem tem na frente.

Enfim, ainda está para aparecer alguém jogando um bom futebol de fato. Mas espero que apareça e que não seja a chateação das últimas copas, onde ganhou o menos ruim.


 


 


 

Aos amigos, digo de antemão que vou lamentar uma longa ausência. Saio para curtas férias e depois saio para uma longa viagem para um curso. Serão 40 dias fora e infelizmente não vou ter nem como acompanhar os jogos do Flamengo. Portanto, só deverei voltar a escrever a coluna no dia 9 de agosto.

Espero voltar com nosso Fla jogando um melhor futebol. Se isso acontecer consequentemente estaremos em melhores condições e vamos lutar por posições mais dignas.


 


 


 


 

Abraços aos amigos e Saudações Rubro Negras

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

Rio de janeiro - RJ
Usuário desde
14/07/2010

dale zico, concordo com o eduardo, a ação em fazer as coisas; Sem promessas, sem conversas e com atitude. é a reação que tavamos precisando, todas as palavras do zico ate o momento é a mais pura verdade, nao so CRF, mais tb em todos os clubes futebolisticos>.

15/07/2010 às 02:51
sao paulo - RJ
Usuário desde
02/03/2010

para jogar no Mengao , primeiro ter muita garra e ser Flamengo...

Perboyre como está a situação daquele jogador que é o sonho de desejos de todos?????? Estou falando do Juan Anão que segundo o Sr. , já teve muitas propostas e está com o contrato quase acabando mas mesmo assim continua encostado lá no Flamengo?????? Se quiser mando uma proposta para manter o mercado comprador dessa invenção que a mídia criou. Chega de mentiras grande mentiroso......essa era acabou......agora é profissionalismo......sem ilusões. RA , uma proposta e foi.....Everton uma e foi , Airton uma proposta e tchau , Marcinho , Renato Abreu , e tantos outros.....Juan 10 propostas e continua na Gávea......Boa Perboyre , muito boa.....Mentiroso!!!!!!!! SRN

03/07/2010 às 01:38
João Pessoa - PB
Usuário desde
19/04/2010

FLAMENGO SEMPRE, ETERNAMENTE!!!!

Bom, em relação ao que Zico está fazendo em tão pouco tempo sob o comando da gerência de futebol é algo louvável. Sem promessas, sem conversas e com atitude. Reforços: temos que pensar em jogadores que produzam futebol e seja viável financeiramente e o que Zico está fazendo é corretíssimo, trabalhando dentro das reais possibilidades do clube, sem fantasiar algo que não terá condições de fazer. Renato Abreu é um jogador que tem a "cara" do Flamengo. Tem raça, gosta do clube e teve uma excelente passsagem pelo Mengão. Alguns jogadores são expeculados e chamo a atenção de um excelente zagueiro Paraguaio, chamado Da Silva. Deve ser valorizado depois da copa, mas pode ser um bom reforço para suprir a saída de Alvaro e a falta de experiência de jogadores como Fabricio, David (que está prestes a encerrar o contrato) e a idade de Angelim. Quanto à copa do mundo..., concordo com festa política e digo também que futebol hoje não é mais espetáculo e sim dinheiro, espetáculo nós vemos da torcida!

29/06/2010 às 14:03
Itajubá - MG
Usuário desde
20/03/2010

Flamengo sempre eu hei de ser...

Concordo. Quem viu a grande seleção brasileira na copa de 1982, nunca mais vai se contentar com essas atuais seleções de joões fabricadas pela CBF. E digo mais, seleção com jogador paulista no ataque nunca vence a copa.

27/06/2010 às 21:52
Uberlândia - MG
Usuário desde
15/06/2010

Só Incomoda Quem Aparece

E outra. Tem que entender o que está sendo dito. Está mais do que claro o foco na estruturação, nos resultados a médio e longo prazo. Estava mais do que na hora para que tivéssemos alguém com coragem e envergadura para fazer isso. Com respaldo e credibilidade suficientes para sair desse imediatismo de remontar times a cada 6 meses para parcos campeonatos. Se tivermos prejuízos com relação ao elenco agora, que tenhamos. Melhor perder agora e ganhar com consistência depois. Uma hora ou outra sería necessário, sob pena de se tornar um problema irremediável (a dívida só cresce e não revelamos mais ninguém). E se chegou a esse ponto, a culpa é de quem passou antes pelo clube e não fez. Não de quem está fazendo agora. Dá-lhe ZICO!!! Seus resultados serão colhidos por longo tempo, não apenas agora. Melhor assim.

24/06/2010 às 18:06
Uberlândia - MG
Usuário desde
15/06/2010

Só Incomoda Quem Aparece

Tem arco-íris participando aqui no site do Mengão por puro incômodo com o ZICÃO! Morrem de medo pq sabem que o Cara, além de Gênio, venceu no Mengão o Mundial, a Libertadores, 4 Brasileiros, etc, etc, etc. Nada mais "na cara" do que essa clara demonstração de dor de cotovêlo. ZICO É O REI DA NAÇÃO!!!!!

24/06/2010 às 17:48
Salvador - BA
Usuário desde
01/03/2010

FLAbrício

O duro é ouvir que Ronaldinho Gaúcho é futebol brasileiro puro! Já foi! hoje não é mais... Se craques fossem solução, em 2006 seríamos campeões com folga. Em 2002 a Argentina daria um banho. E em 82 nem precisaríamos comentar. O importante é ter jogadores comprometidos e os que lá estão fazem iso. Não é bonito? quem se importa? afinal, nosso flamengo não foi campeão ano passado por jogar bonito e sim por ser eficiente.

24/06/2010 às 16:39
Capital da Nação Rubronegra - RJ
Usuário desde
07/05/2010

CADÊ O TIJOLINHO MENTIROSO? Sentir-me roubado pelo clube que amo foi demais.

Parreira? É um curso de ingles que estamos montando ou é um time de futebol? Quero que me digam qual foi a vez que o Parreira foi aplaudido com técnico? A Copa de 94 foi o título mais contestado que tivemos. Futebol de baixo nível, e salvo por Romário e Bebeto. Parreira é um cara educado e culto, mas a sua visão de futebol é medíocre. Foi mandado embora de TODOS os clubes por onde passou. Eu disse por TODOS. Foi demitido do Valência por incapacidade técnica. Poderia ser o Administrador do Flamengo, mas sabe-se que é chegado a permitir uma baguncinha, né? Adora uma camera de TV. Foi responsável pela esbórnia que foi a Seleção de 2006. Pra falar a verdade, entre Parreira e Dunga, mesmo tendo horror ao idiota, prefiro ele, o Dunga. Mas se vier, é claro que vou torcer por ele. Quem torceu por Michila e Caldeira torce até pelo Ricardão da sua mulher para que tenha bom desempenho.. huahuahuahua

24/06/2010 às 13:10
Capital da Nação Rubronegra - RJ
Usuário desde
07/05/2010

CADÊ O TIJOLINHO MENTIROSO? Sentir-me roubado pelo clube que amo foi demais.

O Zico é inquestionável, Mandela também é. Imaginem Mandela, técnico do Mengo, e Zico, líder do Santo Movimento contra o Apartheid. Seriam dois fracassos retumbantes. Em nenhum dos casos haveria escândalos ou roubos, mas igualmente não haveria vitórias. Acho o Zico uma ótima pessoa para ser o Comandante do Flamengo, mas não é milagroso. Escrevo assim, para dizer que Zico não é infalível e como jogador de futebol foi quase insuperável. Ele tem a decência que necessita o Flamengo, mas carece do poder mágico de arrancar "dinheiro da pedra". No seu clube, o CFZ, não conseguiu o direito de subir à Primeira Divisão, coisa facílima, se não houvesse os obstáculos, criados por aqueles que foram colocados estrategicamente para impedir a ascenção dos comuns e manter o "Status Quo". Espero que Zico tenha sucesso, mas acho que para tal, ainda ficaremos, nos resultados do futebol, atrás de outros 2 cariocas, até que as "pedras do caminho" sejam ultrapassadas. Com a palavra o Conselho Deliberativo

24/06/2010 às 13:09
Capital da Nação Rubronegra - RJ
Usuário desde
07/05/2010

CADÊ O TIJOLINHO MENTIROSO? Sentir-me roubado pelo clube que amo foi demais.

Carlos. Cada um tem a sua opinião. Todos esses que voce citou aí, foram muito, mas muito mesmo, criticados aqui no site. Se tivesse vindo, teria muita gente aqui criticando. Veja como é difícil agradar a todos. Pra dar a minha opinião, eu só gostaria do Rafael Sóbis. Nem do Riquelme eu teria vontade pois ele já não é mais um cara que se dedique a um clube. Poderia ser muito dinheiro para um encrenqueiro. Eu gostaria mais do Alex ex-inter e Ricardo Oliveira. Lugano também

24/06/2010 às 11:55
brasilia - DF
Usuário desde
16/05/2010

HEXACAMPEAO

decepcionante,,esta era ZICO ,,A PATRICIA PRIMEIRO COMEÇOU CONTRATANDO NADADOR ,GINASTA,,AI MOSTRARAM PRA ELA QUE TEM FUTEBOL NO FLAMENGO,,AI ELA CONTRATOU ZICO E SE VOCES NAO SABEM ZICO ESTA GANHANDO QUASE 400 MIL POR MES,,AGORA VEM O EMERSON OUTRO EX ATLETA DE FUTEBOL,,OU SEJA ELA AINDA NAO SABE QUE ELES ENCERRARAM A CARREIRA ,,ENQUANO ISTO LEVAMOS RASTEIRA DE TODO MUNDO,,PERDEMOS FELIPE,,KLEBER,,WHASHINGTON,,JOBSON,,EMERSON,,VALDIVIA,,RIQUELME,,RAFAEL SOBIS,,ETC,,,,A UNICA COISA QUE ME CONSOLA E QUE DEPOIS E 20 ANOS APOS ZICO SUMIR DO FLAMENGO E NOS DEIXAR A BEIRA DA 2 DIVIZAO DURANTE ANOS DE SOFRIMENTO ,,ELE AGORA ELE ZICO VAI SENTIR NA PELE SE NAO CONTRATAR NINGUEM EM 3 RODADAS ESTE TIME RUIM DO FLAMENGO VAI ESTAR NA ULTIMA POSIÇAO DO BRASILEIRO,,,,

24/06/2010 às 03:32
Torcedor de outro time ofendendo o Flamengo
Orlandia-sp - SP
Usuário desde
23/03/2010

porque eu sou flamengo??

se voce quer ,(e voce nao quer? ou quer?) , saber mais do ariel , entra em: http://www.coritiba.com.br/site/index.php?pag=elenco_int&j_cod=118........ Ariel Nahuelpan, Nome completo: Ariel Gerardo Nahuelpan Osten Posição: Atacante Naturalidade: Buenos Aires / Idade: 22 anos( pensava que era 21) Nascimento: 15/10/1987 Peso: 87.00 kg Altura: 190 cm titulos conquistados:-Campeão Paranaense 2010 clubes onde atuou:-Nueva Chicago – Argentina - 2005/2008, coritiba 2008a2010, e agora tomara que venha pro flamengo.

24/06/2010 às 02:08
Orlandia-sp - SP
Usuário desde
23/03/2010

porque eu sou flamengo??

SERÁ QUE É EXAGERO MEU ALGUEM JÁ VIU ELE JOGAR, VI UNS 20 E POUCOS JOGOS DELE PRA MIN ELE TEM FUTURO E JOGA MUITO ,TORNANDO-SE FUTURAMENTE UM CRAQUE.

24/06/2010 às 00:42
Orlandia-sp - SP
Usuário desde
23/03/2010

porque eu sou flamengo??

ARIEL, será Ariel um bom nome??? Acho que sim !!! vi o ARIEL jogando na serie b, assisti ele jogando tanto no futebol paranaense , quanto na serie b e digo ELE É CRAQUE , é uma jogador que finaliza bem é raçudo (essa palavra nem existe) tem, a raça do Herrera, joga mais no estilo do Luis Fabiano e falo (digito)mais SERÁ QUE EU ESTOU EXAGERANDO???.....

24/06/2010 às 00:41
Orlandia-sp - SP
Usuário desde
23/03/2010

porque eu sou flamengo??

PRIMEIRAMENTE,peço que todos ACEITEM que ele é incrivelmente muito melhor que o grafite, parece o Batistuta( é claro quadrem as devidas proporções), É um jogador que pode brilhar , pois é jovem é o jogador apto, de um controle emocional bom aceitável, preparado para enfrentar as mazelas da pressão da torcida rubro negra. Mas o coitado não pode fazer nada sozinho , no meu ponto de vista, precisamos urgentemente, de um meia armador de muita expressão que saiba jogar e jogar muito , que saiba chutar de longa distancia que saiba, passar primorosamente a bola, que saiba lançar a pelota aos centro avante(esse nome poderia ser Riquelme!) , ARIEL é novo tem a mesma idade, que eu tenho 21, ao menos ele renderá um bom dinheiro, O ÚNICO DEFEITO de ARIEL É QUE ELE É ARGENTINO.

24/06/2010 às 00:41
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

FLAMENGO ACIMA DE TUDO...

Desculpem, mas não consegui enviar o comentário inteiro e sim fracionado. Não sei de onde é o problema, mas estranhamente só dividindo o mesmo para conseguir transmitir.

23/06/2010 às 13:20
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

FLAMENGO ACIMA DE TUDO...

(continuação)//// Hélio Ferraz admitiu que o Flamengo vinha tentando contratar Riquelme, mas não assegurou que assinou qualquer documento que oficialize uma proposta por ele: - É bem provável que sim. Mas não me lembro muito bem – disse Helinho ( Globoesporte.com ). Será que não tem gente no Flamengo tentando puxar o tapete do nosso Zico ? Será possível um dirigente não lembrar que fez ou assinou uma proposta oficial por algum jogador, ainda mais quando esse jogador é o Riquelme ? Não que eu seja muito favorável a vinda do Riquelme para o Mengão, mas nessa o Galinho, parece que ficou vendido. Esses asseclas da Patrícia Amorim, aparentemente são de uma incompetência atroz. Ou será que a presença do Zico, já está incomodando alguma raposa adormecida, daquelas que povoam a Gávea, há muiiiiiiiito tempo ?

23/06/2010 às 13:18
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
01/03/2010

FLAMENGO ACIMA DE TUDO...

Zico não é informado sobre proposta que o Flamengo fez a Riquelme. ** Apesar de gostar do apoiador, diretor-executivo admite não saber do documento oficial que o clube enviou para tentar contratá-lo. (continua)

23/06/2010 às 13:17
RIO DE JANEIRO - RJ
Usuário desde
17/06/2010

Bom dia a todos ! Como eu já havia comentado semana passada o negócio é o seguinte: O Flamengo não fará neste semestre nenhuma contratação de peso, apenas trará algumas peças de reposição MEDIANAS (Antônio, Jean, Renato Abreu e o péssimo Fabiano Oliveira). A Diretoria assim como o Departamento de Futebol já deram como perdido este ano, pois os melhores jogadores já foram contratados pelos outros clubes. A prioridade passa a ser a estrutura admistrativa do futebol e a conclusão do CT. Somente para o próximo ano é que o Flamengo poderá vir forte. Antes disso é só SONHO, MENTIRAS e ESPECULAÇÕES. ACORDA NAÇÃO ! PAREM DE SONHAR !

23/06/2010 às 11:23
Ofensividade a outro membro do site
Recife - PE
Usuário desde
16/04/2010

os humilhados serão exaltados

Dojas, não duvido da possibilidade... Penso que o Parreira é muito estigmatizado por ser talvez o primeiro treinador da seleção brasileira a adotar o futebol de resultados. Contudo, trata-se de um profissional internacionalmente reconhecido pelo profundo conhecimento de futebol. No Brasil ele é top de linha, tanto quanto Luxemburgo ou Felipão. Se a aposta é na profissionalização do futebol e no investimento em estrutura, o pé de uva é uma ótima opção, ainda mais sabendo que nosso elenco é esse que aí está mais achegada do Correia e talvez do Ventoinha... Já que é pra apostar no futuro acho que o Zico deve sim trazer o Parreira. Pelo menos teremos um time taticamente organizado, consciente de suas limitações e se se mostrar competitivo será carregado pela torcida.

23/06/2010 às 09:22
51

ENQUETE

Em qual posição o Flamengo precisa se reforçar para 2011?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.