FLAMENGO RJ - Maior clube do Brasil com a torcida mais vibrante do mundo!

Seja bem vindo!

ENTRAR | Cadastre-se GRÁTIS

COMPARTILHE ESSA COLUNA
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Susto desnecessário

Fla ainda carece de experiência na sua defesa

Cesar Perboyre - Flamengo RJ

Susto desnecessário

Na pontuação o Flamengo é o melhor time do campeonato, mas os rubro negros que acompanham religiosamente o Flamengo sabem que não é assim. Ótimo que conseguimos 100% de aproveitamento nos seis jogos que disputamos até agora, mas tem muita coisa oculta nesses ótimos números.

Uma dos primeiros e visíveis problemas é que o setor ofensivo ainda não engrenou. Acho que o Deivid não é o atacante que o Flamengo precisa ter para fazer o esquema que Luxa quer implantar funcionar, mas também acho um exagero o tanto que pegam no pé do cara. E na verdade ele tem vindo numa crescente de boas atuações. Acho que ninguém questiona que a participação dele nesse jogo foi fundamental para nossa vitória, afinal ele sofreu o pênalti e fez um gol de cabeça. Wanderlei tem se mostrado duma utilidade incrível. A vontade dele é contagiante e a vibração a cada gol também, mas também ainda não acho que ele seja nossa solução ofensiva definitiva.

Thiago Neves também ainda está muito longe do que já mostrou no Fluminense. Sabemos que ele pode mostrar muito mais. Bem como o Ronaldinho que, apesar dos plásticos toques de primeira, ainda está sofrendo com a falta de ritmo de jogo. Basta ver que ele tem deixado algumas bolas escaparem do controle e tem perdido o tempo de driblar os adversários que vem para marcá-lo.

A única dúvida ainda é a outra vaga do meio campo. Eu pessoalmente gostaria de ver o Botinelli nessa vaga que hoje é ocupada pelo Renato, mas nosso canhão tem sido bastante útil também. Nos últimos três jogos foram 2 assistências para gols. Sem falar que ele, por ser volante de origem, consegue preencher bem o espaço no lado esquerdo, mesmo demonstrando que a idade tem pesado bastante. Sei que muitos colegas não gostam dele, mas a versatilidade dele o torna um jogador necessário para o esquema do Luxa. Na verdade no momento o Luxa parece mais propenso a montar um losango no meio campo, com Williams na cabeça de área, Maldonado pela direita e Renato pela esquerdo, com Thiago Neves na ponta do losango próximo ao ataque, onde teríamos um Ronaldinho se movimentando muito e um atacante mais fixo.

Sobre o sistema defensivo, eu acredito que devamos nos preocupar mais. A zaga pode até ser promissora, mas peca muito pela inexperiência. Quando uma bolinha sobra para o David, ele já encarna o espírito dos grandes zagueiros das antigas e tenta lançamentos de 50 ou 60 metros. O Wellington tem muita disposição mas tem horas que parece um desesperado jogando, tamanha  é a afoiteza que ele demonstra. Sei que muitos querem crucificá-lo pelo erro no segundo gol do Boa Vista, mas aquele é um erro que acontece até com os grandes zagueiros. O problema dele (na verdade deles) é a inexperiência. São jovens (Wellington 20 anos e David 23 anos) que ainda tem muito a evoluir, mas o Flamengo não pode esperar essa evolução. Espero que a diretoria ainda esteja a procura de um nome para ser um líder.

Especificamente sobre o jogo de ontem, o Flamengo demonstrou mais uma vez uma perigosa oscilação. Temos começado os jogos bem, pressionando os adversários, tomando iniciativa, buscando alternativas para chegar ao gol. Claro que esbarramos na falta de entrosamento ou na falta de ritmo de alguns (Thiago Neves e Ronaldinho principalmente), mas temos controlado os jogos. O problema é que no decorrer desses jogos temos relaxado, para usar a mesma palavra que Luxa usou na coletiva. O Flamengo tem relaxado e tem dado espaços no decorrer do tempo. Não é só problema de começo de temporada, creio que seja um problema de postura, concentração e até seriedade mesmo. Talvez alguns jogadores do elenco achem que por estarem jogando do lado do Ronaldinho estão “pegando” um pouco da qualidade dele, enfim, estão se “achando”. E sabemos que isso é perigoso, ainda mais se tratando de Flamengo. Basta lembrar-se do Santo André e do América do México.

Acho que esse Flamengo tem tudo para nos dar alegrias este ano. Ainda falta o zagueiro experiente, o lateral esquerdo e um atacante que se encaixe melhor no esquema. Tenho certeza que Luxa sabe disso e creio que ele esteja esperando o mercado se desaquecer para ver o que pode ser feito. Não dá é para fazer besteira como a recente especulação da troca do Galhardo pelo Diogo, do São Paulo. Só um insano trocaria um lateral de seleção por um outro que é a quarta opção em seu clube. Na verdade estou falando dessa troca, mas duvido que a diretoria do Flamengo tenha proposto essa bobagem. Com certeza isso saiu de São Paulo para o Rio.

Em todo caso espero que nossa presidenta continue trabalhando como na negociação do Ronaldinho: em sigilo absoluto. Acho que ela sabe das carências do Flamengo, mas não convém contratar errado para depois pagar caro. Melhor esperar mesmo para tentar dar um tiro certeiro. As possibilidades no meio do ano serão bem melhores do que agora.

 

 

Abraços a todos, boa semana e saudações Rubro Negras

Comente essa notícia

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

Caratinga - MG
Usuário desde
07/03/2010

Enquanto eu comentava na Net, me roubaram o título de 87

Meu caro companheiro Elias C. Silva, tb comungo de sua opinião, principalmente sobre o Galhardo, quando me refiro em testa-lo na lateral esquerda é procurando uma chance para que o mesmo seja encaixado no time, porém reconheço suas melhores qualidades no meio, mas vc sabe quando o Wanderley vai tirar essa velharia do time? É nuncaaaaaaaaaa.Um abraço

09/02/2011 às 09:00
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
08/03/2010

"EU TERIA UM DESGOSTO PROFUNDO SE FALTASSE O FLAMENGO NO MUNDO"

César Perboyre: É claro que torcemos muito pelos jogadores que vestem o manto. Tem sido assim, pelo menos para mim, desde os tempos do Fio, Michila e Caldeira, quando ainda adolescente, comecei a frequentar o Maracanã. Tenho notado a evolução do David Braz, mas não sinto a mesma coisa quanto ao Welinton, zagueiro novo (20 anos), cria da casa, mas que tem uma dificuldade enorme quanto à postura que um zagueiro do FLAMENGO precisa ter. Os nossos zagueiros precisam se impor, botar respeito mesmo. Se ele não jogasse aquela bola para o lado, e sim para a frente, o gol de empate do BV, certamente não aconteceria. Demos sorte, pois o Negueba decidiu lá na frente, e vencemos apertado. Acho que o WL precisa trabalhar muito posicionamento, tempo de bola, sair jogando com eficiência, e o Welinton assimile bem esses fundamentos, e que com isso, seu futebol sobressaia e que seja um ótimo zagueiro. Acho também que o Frauches merece ser testado, pois trata-se de um ótimo zagueiro. SRN

09/02/2011 às 08:26
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
08/03/2010

"EU TERIA UM DESGOSTO PROFUNDO SE FALTASSE O FLAMENGO NO MUNDO"

César, bom dia !!! Vc disse que o Renato é importante no esquema do Luxa, pela sua versatilidade, apesar de que a idade tem pesado bastante. No meu entendimento, o jogador ideal para atuar mesmas posições que o Abreu é o Rafael Galhardo, muito mais novo e tão versátil ou mais que ele. Quando estiver à disposição do WL, acredito que o nosso time terá um ganho enorme, pela qualidade do seu futebol, o que contribuiria sobremaneira para o crescimento do nosso time. Quanto ao nosso camisa 9, o DM cairia muito bem no time titular, pelo que já mostrou nas vezes em que entrou, e na Seleção Brasileira também. Um abraço, e um bom dia para a Nação Rubro Negra. SRN

09/02/2011 às 08:10
NATAL - RN
Usuário desde
13/03/2010

MENGÃO ETERNAMENTE

BETTO, RENATO ABREU COMO PONTA ESQUERDA NÃO SINTO FIRMEZA. ELE COMO MEIA MORREU, TEM DE ESTAR NO ATAQUE, AO LADO DE DAIVID E NEGUEBA. NO MEIO TEM DE POR O BOTINELLI COMO NOSSO AMIGO COLUNISTA FALOU. O ALVIN HORRÍVEL. RONALDINHO É QUE TEM DE SER NOSSO PONTA ESQUERDA. O LUXA AINDA NÃO CAIU EM SI QUE É HORA DE AJUSTAR AS COISAS. O BOTA E O FLU ESTÃO PRONTOS E NOSSO TIME PASSEIA NUM GRUPO FALIDO. EIS A REALIDADE. É HORA DE APROVEITAR A POSITIVIDADE DO GAÚCHO E ARRUMAR AS COISAS. NOSSO TIME TEM A CHANCE DE ARRUMAR A CASA MT MELHOR QUE O ANO PASSADO. DEVERIAM APROVEITAR E TRAZER O ANDRADE PRA SER AUXILIAR DO LUXA. VC NOS DEVE ISSO DONA PAT. AH SIM, PARA A TURMA DO BRAZ E DO ROTH, AMARAM O 3 LUGAR DO INTER NO MUNDIAL ?KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SRN!

09/02/2011 às 00:41
Nova Friburgo - RJ
Usuário desde
22/03/2010

FLANÁTICO DESDE 1950

Valeu Cesar Porto ! Temos a mesma opinião,nós e o restante da Nação.Quanto ao número 2624, não esquenta é só um número KKKKKK ! Joga no Bicho !

08/02/2011 às 19:34
Nova Friburgo - RJ
Usuário desde
08/02/2011

Time ideal

Time ideal para mim: 1-César (sub 20), 2-David Braz (isso mesmo, o zagueiro ficando na direita), 3-Welington, 4- Ronaldo Angelin e 6-Rodrigo Alvin; 5-Maldonado, 8-Thiago Neves (na meia esquerda), 10-Ronaldinho (na meia direita), 7-Léo Moura (ponta direita), 11-Renato Abreu (ponta esquerda) e 9-Diego Maurício ou Wanderley. Esquema 4-3-3.

08/02/2011 às 17:28
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
05/08/2010

Hexacampeão

Boa coluna Perboyre, o problema é justamente este que vc coloca, falta materia prima, aonde conseguir um bom zagueiro, lateral esquerdo e atacante no mercado..., lá de fora só vem jogador problematico ou em final de carreira, salvo muitas raras exceções, quando olhamos para o banco vemos as besteiras que cometemos no passado (Everton Silva, Rodrigo Alvim, Fernando, kleberson, Correa, isso sem forçar a mente. Um abraço

08/02/2011 às 16:56
Santarém - PA
Usuário desde
04/02/2011

HEXA COM SUPERTÌTULO (1987

Meu amigo César Perboyre- Bem conveniente os pontos abordados em sua coluna, mesmo ganhando as partidas, o time ainda vai crescer muito mais, chegando à química desejada pela torcida. Vale ressaltar que na ascensão ao time principal dos campeões Paulistas, em minha opinião, o Luxemburgo pode usar algum garoto com desvio de função, adequando-os no time não necessariamente nas posições originais, formatando em definitivo o time para as temporadas. Material humano contando com Drogbinha e Galhardo o FLAMENGO tem de sobra e o time ganharia mais oxigenação e vontade para a maestria de Ronaldinho. Saudações Rubro-Negras!!

08/02/2011 às 16:34
Caratinga - MG
Usuário desde
07/03/2010

Enquanto eu comentava na Net, me roubaram o título de 87

Creio que jogadores que muito ficam na reserva, pscologicamente passam a fazer uso da baixa estima e se refugiam na pequenez, (Vide Egidio), Lenon,Camacho, Robson,Eric Flores seguem o mesmo caminho e tudo isso a culpa são os treinadores que sobem os caras e não dão oportunidades de sequencia de jogos, notem que o Vander vai se abater demais porque perdeu uma sequencia que vinha bem, foi mal em um jogo e já se reservou, enquantos os Deivids, Renatos Correias vão jogando

08/02/2011 às 16:03
Caratinga - MG
Usuário desde
07/03/2010

Enquanto eu comentava na Net, me roubaram o título de 87

Boa Tarde Perboyre e amigos deste espaço, concordo em parte com sua opinião, principalmente quanto ao susto, quanto a jogadores penso um pouco diferente eu subiria o Frauches de imediato, acredito que o que é bom nasce feito e um bom menino é melhor que um cabeça de bagre experiente, crackes ali naquela posição não está sobrando, o Galhardo já tem um ano que escrevi que gostaria de ve-lo naquela lateral esquerda, porém preferem ele passando o tempo esperando a hora de substituir L.Moura que nunca chega e vai perdendo um potencial, o ataque penso que seria solução D Mauricio e negueba, nesse meio de campo entra o Wander, ou seja o Wanderlei prega renovar o grupo e só tende para os coroas, Maldonado mostra sinais que o fim tá proximo, o Robson,Lenon Camacho, emprestaram não sei porque, porque ai não tem ninguem melhor que eles, mas td bem temos bala na agulha pra aguentar o tranco e vamos que vamos

08/02/2011 às 15:57
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
11/01/2011

Feliz 2015!

Na falta de Maldonado, Renato deve jogar recuado no meio e compor o meio de campo com o Muralha (ou o Bottinelli, dependendo o do adversário).

08/02/2011 às 14:25
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
11/01/2011

Feliz 2015!

Romulo está emprestado, caro Cesar Porto. Se não me engano para o Atletico Goianense até o fim de 2011...

08/02/2011 às 14:24
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
11/01/2011

Feliz 2015!

Temos que ter cuidado com algumas idéias para que elas não virem realidade. A nossa torcida nos anos 80, se caracterizava pela confiança. Agora existe um grande espírito de fracasso que perpassa nossa torcida. Estamos ganhando e vamos continuar ganhando. O time está evoluindo. Não se preocupem que o sonho não vai acabar... Depois desse pequeno coaching para a nossa torcida vamos para análise dos fatos: trocar Diego Mauricio por Adriano? Loucura! O Diego Mauricio será negociado por 30 milhões de Euros para o Porto em Julho, e o Adriano e Juan vão vir de graça em Junho, pois vão ser dispensados do Roma em Junho por pressões do UniCredit, principal credor do Roma, que prefere indenizar os dois, do que continuar pagando os salários altíssimos de dois jogadores sem mercado na Europa. O Galhardo provavelmente será experimentado na lateral esquerda (ele é ambidestro e já jogou assim), e quando entrar, não sai. Muita calma meus amigos. Não deixemos nossos medos pessoais atrapalharem o Mengão.

08/02/2011 às 14:22
Capital da Nação Rubronegra - RJ
Usuário desde
07/05/2010

Queremos TIME. Queremos RAÇA. Sem esses dois ítens, nada feito.

O Lenon joga com uma perna só, o que Fernando nunca jogou com as duas. Aliás, o Fernando parece que joga com as duas pernas ao mesmo tempo. Não é assim? Ele não chuta, as vezes, o próprio pé? O João Felipe, Muralha, joga muiiiiito mais do que o Fernando. Toró joga mais do que o Fernando, mas o Luxa tem umas implicâncias com certos jogadores....... Até o Kleberson joga mais... Correa também. então porque o Fernando? Podia botar o Rômulo ali, quando não jogasse o Maldonado, para fazer um misto de terceiro zagueiro/Volante, assim teríamos um cara mais forte nos escanteiros. Reparem que o Fernando dá com os joelhos na bola. Reparem só como a bola carregada por ele, quica e bate no joelho. Mas sou a favor do Luxemburgo, viram? Não o estou criticando, não. Assinado: Cesar Porto, Tijolinho 2624. tinha que ter a porcaria do 24. que merda!

08/02/2011 às 14:17
Capital da Nação Rubronegra - RJ
Usuário desde
07/05/2010

Queremos TIME. Queremos RAÇA. Sem esses dois ítens, nada feito.

Sergio Carvalho. Perfeito. Onde é que o Luxa foi descobrir que o Fernando se parece com o Rincón? Será que lá na Espanha tinha algum touro, velho, cansado e castrado com nome de Toro Rincón? Não estaria o Velho e grande vencedor Luxemburgo, navegando em mares nunca dantes navegáveis? Não estaria mareando? Não fumou algo esquisito para dizer tamanha atrocidade? Tá doido, Luxemburgo? Rincón? Aquele cabeça de área majestoso que jogou na Palmeiras? Ou você não é mais o mesmo técnico daquela época? eu heim.....

08/02/2011 às 14:06
Capital da Nação Rubronegra - RJ
Usuário desde
07/05/2010

Queremos TIME. Queremos RAÇA. Sem esses dois ítens, nada feito.

Vejam a diferença existente entre os comentaristas cariocas e os paulista. Aqui temos o exemplo do Perboyre, que com muita propriedade, tece eleogios ao flamengo mas sem deixar de expor as suas deficiências. Assim vamos prosperando, pois os pontos fracos são mostrados para que possamos obeter sucesso no futuro. Deferentemente age a mídia paulista(Com exceção do PVC, do Juca Kfouri e do pessoal da ESPN) que estão sempre enchendo a bola e quando chega a hora do "VÂMU VÊ", sai aquilo que se tem visto com a gambazada. Vexame em cima de vexame. Se não dosse o Juíz, não teria ganho do Palmeiras. E agora vem o São Paulo com Rivaldo. Querem comparar o poder de mídia do R10 com o R de RESERVA, do Rivaldo. Rivaldo é gato. Tem 39 anos e dizem que tem 33. Parabéns, Perboyre. Viva o Flamengo e SÓ. kkkkkkk

08/02/2011 às 13:34
Nova Friburgo - RJ
Usuário desde
22/03/2010

FLANÁTICO DESDE 1950

Amigos do site,fico imaginando o que pode passar na cabeça de um técnico tão experiente como o Luxa,quando coloca em campo esse tal de Deivid e esse tal de Fernando.A Nação inteira está vendo que bem melhor que o Deivid é o Wanderley e também temos o Negueba.Todos nós sabemos que no nosso plantel existem jogadores bem melhores que esse Fernando,tais como Muralha,Correa,Lenon etc.Não se trata de perseguição,todo mundo tá vendo ! Os caras não possuem "tempo de Bola" e nem recursos para dominá-la. SRN.

08/02/2011 às 11:12
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
19/03/2010

facebook.com/FabioSGuedes

PERBOYRE, a defesa é o calcanhar de aquiles desse time. O ataque se resolve, está evoluindo, jogo a jogo, inclusive o Deivid, tão criticado. No último jogo só deu ele, praticamente. Já essa dupla de zaga, somada a falta de ritmo do Maldonado, deixou a todos preocupadíssimos.

08/02/2011 às 09:39
Rio de Janeiro - RJ
Usuário desde
19/03/2010

facebook.com/FabioSGuedes

"Juninho"? Deus nos livre! Outro cadáver em campo nem pensar! Só faz bater faltas, é um zagueiro fraquíssimo!

08/02/2011 às 09:37
Capivari de Baixo - SC
Usuário desde
03/03/2010

Com o mengãoo....onde o mengãooo estiver!!!!

Bom dia a tdos!! Parabéns pela coluna. Concordo com seu raciocínio. Alias em termos de zaga, o Luxemburgo poderia pedir a contratação do ex-zagueiro do Botafogo Juninho. Seu contrato termina em maio deste ano.

08/02/2011 às 09:05
29

ENQUETE

Em qual posição o Flamengo precisa se reforçar para 2011?
Esqueceu sua senha?
Digite seu e-mail abaixo.