X

Flamengo RJ | Inicio

sábado, 21 de abril de 2012

TAMANHO NÃO É DOCUMENTO

TAMANHO NÃO É DOCUMENTO

Autor: Marcio Neves - RJ

SÍNDROME ALVINEGRA

Há algum tempo queria falar sobre um tema, mas constantemente surge algum assunto polêmico que me impede de tratá-lo, mas hoje não tem jeito.

Falo sobre o que chamo de Síndrome Alvinegra, processo pelo qual passaram Santos e Botafogo, as duas grandes forças do futebol brasileiro na década de 60 que após este período de sucesso não souberam se reinventar. O Botafogo até hoje não conseguiu retornar ao patamar dos grandes do país, tendo ficado inclusive mais de duas décadas sem conquistar um título. O Santos com o aparecimento da geração Robinho, Diego, Elano e cia e agora com uma nova e promissora geração com Neymar e Ganso está sabendo colher os frutos para poder voltar a estar entre os grandes do país.

E o Flamengo? Nos últimos 20 anos, de 1992 à 2011, conquistamos apenas 1 título internacional (Copa Sulamericana), 2 nacionais (2 brasileiros e 1 Copa do Brasil) e 9 estaduais. Nos 20 anos anteriores, ou seja de 1972 à 1991, ganhamos 2 títulos internacionais  (1 Libertadores e 1 Mundial), 5 títulos nacionais (4 brasileiros e 1 Copa do Brasil) e 8 estaduais.

E a nossa dívida? Em 1994, ano mais antigo que consegui pesquisar, era de R$18 milhões e hoje está na ordem de R$400milhões.

E o nosso patrimônio? Temos estádio? Temos CT?

Ou seja, não apenas a quantidade e qualidade dos títulos diminuíram, mas a dívida aumentou numa proporção muito maior do que o aumento da receita sem que tivéssemos construído um patrimônio.

No mundo corporativo, existem muitos exemplos de empresas que por anos, por décadas lideraram seus respectivos segmentos, mas não souberam aproveitar este período de bonança para plantar as sementes que pudessem garantir uma longevidade para este sucesso.

Nossa sorte é que o futebol não é igual ao mundo corporativo. Lá, clientes da VARIG, da KODAK e de outras empresas migraram para seus concorrentes quando perceberam que os produtos que consumiam não tinham mais os mesmos atrativos de antes, como qualidade e preço.

No futebol, existe a paixão, fidelidade que garante ao clube que aquele cliente, ou melhor torcedor, continuará consumindo o seu produto  como ingressos, camisas, ... mesmo após derrotas, talvez um pouco menos mas sempre consumindo.

Li muitos comentários aqui no site após mais esta eliminação da principal competição do clube, que o futuro do Flamengo é se tornar um América.

Impossível. Vários estudiosos já afirmaram que Flamengo e Corinthians são diferentes dos demais times. A paixão de seus torcedores garante um crescimento contínuo de suas torcidas, na medida em que esta paixão passa naturalmente de pai para filho de tal modo que é praticamente impossível que percam os dois primeiros lugares no ranking de maiores torcidas do país. Já com outros clubes, é possível sim que depois de décadas fora do centro do futebol, os filhos destes torcedores vão optando pelos times da moda de forma que a torcida vá envelhecendo e depois se reduzindo.

Por outro lado, esta mesma paixão que garante a fidelidade, contribui de forma inconsciente para este processo que chamo da síndrome alvinegra. Lógico que os principais responsáveis pela não manutenção da fase áurea de Santos, Botafogo e Flamengo foram seus dirigentes, mas entendo que seus torcedores, acostumados com este período áureo, mesclam um pouco de arrogância com um elevado grau de exigência, gerando sempre uma instabilidade prejudicial à criação de uma nova realidade.

No esporte, o importante não é ser o melhor, mas sim estar melhor. Portanto, humildade é fundamental para não apenas alcançar, mas se manter no topo. Não gosto deste excesso de confiança que é gerado em nossa torcida sempre que temos uma boa sequência. Não tenho dúvidas que isto passa para os jogadores que acabam sentido-se superiores aos adversários, primeiro passo para uma derrota.

Por outro lado, nos momentos de crise não adianta querer ficar comparando a fase atual com a fase das grandes conquistas. Na minha família, tenho meu pai e alguns tios botafoguenses e estou cansado de ouvir desde criança eles conversando sobre futebol, decepcionados com time alvinegro alegando que Didi, Garrincha, Nilton Santos, Gerson é que jogavam bola.

Na década de 80, eu praticamente não perdia jogos no Maracanã. Vi Leandro, Mozer, Junior, Andrade, Adílio, Zico, Tita, Julio Cézar (Uri Geller) e Cia. Lógico que isto me deu um padrão de qualidade muito alto para considerar um jogador de futebol como craque. Nenhum jogador atual vale o que ganha, mas não quero que o Léo Moura seja o Leandro, que o Muralha seja o Andrade ou que o Ronaldinho seja o Zico, como estou cansado de ouvir e ler por aí. Os tempos agora são outros. Acho muito difícil conseguir juntar no mesmo time jogadores como aqueles, com talento e identificados com o clube. Hoje, qualquer talento que surge fica sei lá uns 3 anos no máximo no país. Se o Neymar ainda está no Brasil é porque ele ainda não fez com a camisa da seleção brasileira metade do que já fez com a do Santos.

Podemos ter um time tão vencedor como aquele? Sim, mas de outra forma. Qual forma? Não sei, temos que descobrir, temos que reconstruir, planejando, trabalhando, monitorando, planejando de novo, trabalhando mais, monitorando e por aí vai. O que em gestão se chama melhoria contínua.

 

DILEMA

Estamos acompanhando através da coluna e do blog do Renato Maurício Prado uma troca ferrenha de acusações entre a presidente Patrícia Amorim e Delair Dumbrosck comparando as duas gestões.

Não quero entrar no mérito de quem está com mais razão. Nesta troca de farpas, não estou com nenhum dos dois porque nenhum deles geriu ou está gerindo o Flamengo como queremos. Eu estou é com o Flamengo.

Agora, eu fico me perguntando o porquê de situação e oposição em um clube de futebol? Qual a filosofia de cada um? Em que divergem? Num país é até compreensível você ter esta dualidade na medida em que um partido, por exemplo, acredita num modelo de país sem a participação do estado na economia enquanto um outro entende ser necessário o estado atuar em setores estratégicos. Um terceiro partido já tem um outra doutrina e por aí vai. Mas num clube? No fundo é briga de poder e o clube que se dane.

Porque os ex-presidentes e a atual presidente não sentam e fazem um pacto de governabilidade para o clube, desenvolvendo um projeto para o Flamengo, com um planejamento estratégico do que será o Flamengo daqui a 10 anos com múltiplas visões de clube, de esportes olímpicos e principalmente de futebol, contratando um executivo com notório saber, estabelecendo metas com remuneração atrelada ao seu cumprimento, dando estabilidade política para o clube se reerguer e voltar a sua posição de liderança no cenário nacional e internacional, transformando-o numa verdadeira potência?

Ser o maior, ter a maior torcida é consequência de ser o melhor clube, estar com o melhor time, com a melhor estrutura. Já está mais do que provado que tamanho não é documento.

Até quando viveremos disto? Uma boa pergunta.

Saudações rubro-negras.

Comente essa coluna

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

Paulo de Tarso
usuário desde 12/04/2010
Paulo de Tarso | 01/05/2012 21:29h
Caro Márcio, Parabéns pela sua sensata avaliação. É como diz o Renato Maurício Prado "O flamengo é uma zorra". A exemplo de você penso que o principal problema do mengo é gestão. Vejamos os que eu lembro de 1992 Para cá: Luís Veloso, Kleber Leite, Edmundo Silva, Kleber Leite, Marcio Braga, Delair e Patrícia Amorim - TODOS FORAM UM DESASTRE!!!! Avalio que a presente disputa de poder não é para o bem do Flamengo. Se Delair, Patrícia e outros interessados pensassem na Instituição Flamengo, e na torcida, eles abririam mão de gerir em nome de um grupo de gestores que realmente se comprometessem em resgatar a credibilidade e o poderio do Flamengo que, talvez, em potencial, seja o clube mais viável do Brasil, seguido pelo Corinthians. É preciso revolta caro rubro-negro. Esse clube precisa ser gerenciado como transparência e responsabilidade, coisas que não vejo a muito tempo (aliás, penso que nos meus 33 anos de amor rubro-negro nunca vi o clube ser gerido assim). REPITAMOS O BORDÃO. AB
Vinícius Montgomery
usuário desde 20/03/2010
Vinícius Montgomery | 25/04/2012 13:22h
Márcio, vc que entende de Administração (gestão de estoques), olha só o que tive que escutar ontem. "Quais são os times PEPS e UEPS do Brasil?" Resposta: Cuntiânus = PEPS primeiro que entra nas finais do paulista, primeiro que cai fora. Flamengo = UEPS último que entra na Libertadores e o primeiro que cai fora.
edson  rodrigues
usuário desde 02/03/2010
edson rodrigues | 24/04/2012 19:36h
MUITO BOM MARCIO, JÁ ESTÁ QUE NA HORA DESSES DIRIGENTES, TORCIDAS, TORCEDORES SE UNIREM E FAZEREM UMA GRANDE FRENTE PRO FLAMENGO, SEM INTERESSES OU PREMIAÇÕES MAS COM UM SÓ INTUITO A VOLTA DE NOSSO FLAMENGO AO CENÁRIO MUNDIAL. PARABÉNS MÁRCIO. VAMOS BATER NESSA TECLA.
Alex Boner
usuário desde 03/03/2010
Alex Boner | 24/04/2012 12:26h
esse elenco ja encheu o saco faz tempo... nesse bando ninguem joga nada... são uns farofeiros pilantras acomodados... MANDA ISSO TUDO PRO AMERICA-RJ.
Alex Boner
usuário desde 03/03/2010
Alex Boner | 24/04/2012 12:25h
O contrato do klebersom ta acbando... do renato tambem... quem duvida que não serão renovado?????????vai sim...
marcelo queiroz de moura junior
usuário desde 24/04/2010
marcelo queiroz de moura junior | 24/04/2012 11:52h
esse time tem que ser mandado em bora todo mundo e a Presidente ela não tem nem capacidade de arruma um Patrocínio Master Pro time isso é uma vergonha é uma verdadeira palhaçada ela só pensa no Remo que ganhou como ela esqueceu a derrota do flamengo pro vasquinho aquela merda do vasco essa Presidente ela e o marido que é Fluminense Pra casa do caralho ela vai afunda o flamengo vocês vão ver olhe o que eu estou dizendo não vai contratar Ninguem vai ficar com esse pereba desses jogadores essa zaga é uma merda e o Léo nardo moura já esta velho e o Júnior Cersa é outro fraco não tem uma Pessoa no flamengo que entenda de bola não é Tem tando jogar bom Por ai querendo jogar no flamengo manda essas pereba em bora todo mundo time é um LIXO BLZ.
Eduardo - Recife
usuário desde 04/03/2012
Eduardo - Recife | 24/04/2012 08:58h
Para alguns, falar de jogador da base... nem pensar. Fazer isso é herezia...Então vamos botar a culpa (ela sempre terá de existir) em outrem: R10, porque não joga porra nenhuma, se esconde e ganha dinheiro pra cacete; Joel, bem Joel é burro (não fala nem inglês), Felipe, mão-de-pau, de quiabo, de alface, maneta...; Mas... se esses caras fizerem isso ..."a dupla de volantes do Flamengo teve desempenho pífio na parte defensiva. Luiz Antônio e Muralha não roubaram sequer uma bola durante o jogo. Ambos foram substituídos no decorrer da partida"... E nossa zaga???? Nem que o resto jogasse pra caralho, ganhasse pouco, substituisse bem, defendesse tudo, ficaria difícil. Com uma peneira dessa pra barrar as bolas aéreas e sem o ponto de equilíbrio de um TIME, que é o seu meio-de-campo, fica difícil. com essa pegada, vamos é pegar em bomba!
Darli Zac Fontes - CRN: 163965
usuário desde 06/03/2010
Darli Zac Fontes - CRN: 163965 | 23/04/2012 20:55h
Depois de parte (enorme) da torcida FRITAR o Juan (LE), mandaram um presentinho de consolação, bem embrulhado..., com fitinhas e filigranas : Tchan Tchan Tchan !!! Quem seria????? Seria um avião? Seria um...? Rarararará era o JÚNIOR CESAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! P E R F E I T O, um viva para os corneteiros de plantão!!! Minha agonia é esta, ARREBENTARAM com o Andrade. FUDERAM o Lourenço. Quase queimaram o SILAS. MALHARAM o Luxa. Estão pondo fogo na Garrafa de 51!!!!! Qual será a PRÓXIMA VÍTIMA????? São Jorge (sai gambá) me empresta o dragão, Jesus apaga a luz. Falei..., tava engasgado!!! SRN...
FRANCISCO JOSE MADRUGA DE MEDEIROS
usuário desde 12/09/2010
FRANCISCO JOSE MADRUGA DE MEDEIROS | 23/04/2012 19:48h
IMORTAL LEGIÃO DE ADORADORES RUBRO-NEGROS, SAUDAÇÕES! Tenho uma vizinha, Dona Lia, com 74 anos de idade, que conta que viveu a fase do Flamengo com Garcia, Pavão, Joel, Rubens, Evaristo, Esquerdinha, etc. Todo sábado ela vai a Igreja Mundial do Poder de Deus,na Piedade, RJ pois o Apostolo Waldemiro Santiago vem de São Paulo para realizar os cultos. Diz ela que já viu cego passar a enchergar, mudo falar, paraplégico levantar da cadeira de rodas e sair andando, testemunharem que apareceu muito dinheiro na conta corrente do banco que estava devedora. Só milagre forte. Disse ela que vai fazer uma campanha ou proposito para o Ronaldinho Gayucho voltar a jogar futebol, a diretoria de marketing conseguir patrocinios, um técnico de futebol competente, além de uma nova diretoria honesta e que só vise o futuro do Flamengo. Acho muito dificil. Mas Dona tem tem muita fé . Quem sabe? A essa altura qualquer ajudaziinha para São Judas Tadeu será excelente. Vamos aguardar. FLAMENGO ATÉ MORRER!
Hugo Monteiro Rocha
usuário desde 18/09/2011
Hugo Monteiro Rocha | 23/04/2012 19:33h
Abro os sites de notícias e fico estarrecido. ESTARRECIDO. Um dia já se foi e nada aconteceu. Já não temos mais 27 dias para planejar o próximo semestre. Temos 26 dias, Você pensa que as notícias ruins acabaram aí? A próxima reunião da diretoria (diretoria?) será segunda – feira, ou seja, mais 07 dias sem acontecer nada. Você deve está pensando “só tem esta notícia ruim” ? Engano caro amigo, engano. A principal contratação para o segundo semestre do Flamengo só se apresenta em agosto. E o imbecil, (que me perdoe o meu ídolo Cláudio Coutinho) ainda diz que poderá aproveitar a oportunidade para fazer amistosos no Nordeste porque lá (no nordeste) a torcida é grande. Se vier para cá eu vou jogar pedra neste elenco. Manter Joel como treinador é suicídio, é garantia de rebaixamento. Lembram daS substituições desastrosas do Joel, nos jogos da Libertadores culminado com a saída de Kleberson ontem? – CONTINUA –
Hugo Monteiro Rocha
usuário desde 18/09/2011
Hugo Monteiro Rocha | 23/04/2012 19:32h
– CONTINUAÇÃO - Então, o Joel é o culpado, não o único, mas é culpado e mostrou que não tem competência para seguir comandando os destinos do Flamengo. Não dá, Joel não dá. O Flamengo pára por quase um mês, não muda nada, toma um sapeca nas três primeiras rodadas do brasileirão e aí tira o Joel. Fez o que então, nestas férias forçadas. M.. pura. Agora era de anunciar um novo treinador, negociar a saída de Felipe, Wellinton, David Braz, Junior Cesar, Airton, William, Malabarista, Deivid, Galhardo, Botinelli e outros come e dorme, alem é claro da renúncia da Anta, a saída dos diretores, mas, aí já é utopia. Então meus caros amigos, meu grande amigo Ricardo Perez, Ivan, Júlio, Elias, flanáticos como eu, o pior do que as duas eliminações em quinze dias, o que dói mais que isto, é constatar que nada vai mudar, as mentiras continuarão e nós seremos, a exemplo do primeiro semestre, alvo de chacotas e gozações no segundo semestre. – CONTINUA –
Hugo Monteiro Rocha
usuário desde 18/09/2011
Hugo Monteiro Rocha | 23/04/2012 19:32h
– CONTINUA - O meu maior receio (já fiz até promessa a São Judas Tadeu para não acontecer) é que a Anta, que recebeu um time campeão brasileiro, devolva um rebaixado. E o quadro ora apresentado, não há como negar, desenha um desempenho com este fim. SRN
Hugo Monteiro Rocha
usuário desde 18/09/2011
Hugo Monteiro Rocha | 23/04/2012 18:55h
ATITUDE POSITIVA. O que falta ao Flamengo é atitude positiva. Falta a atual presidente, principalmente a ela que a causa e o efeito de todas as mazelas que vem acontecendo, falta a todos os diretores, falta a comissão técnica e ao seu principal condutor, o treinador, falta aos jogadores e falta também a torcida. Claro que este raciocínio, incluindo a torcida, é minha opinião. Porque nós torcedores estamos reclamando demais e participando pouco. Ontem, como sempre acontece quando o Flamengo perde, fico sem conseguir dormir, ocasionado, por raiva, frustração, etc. Nesta insônia, pensei sobre várias coisas e tomei a minha atitude. Amanhã à noite, tentarei recuperar o meu cadastro de sócio do Flamengo que está desativado há um longo tempo. Se não puder, tentarei associar-me novamente. Desta forma, entendo eu, que estarei colaborando muito mais com o Flamengo do que com as minhas constantes e improdutivas críticas.
FRANCISCO JOSE MADRUGA DE MEDEIROS
usuário desde 12/09/2010
FRANCISCO JOSE MADRUGA DE MEDEIROS | 23/04/2012 18:47h
IMORTAL LEGIÃO DE ADORADORES RUBRO-NEGROS, SAUDAÇÕES! Tenho uma vizinha, de aproximadamente 70 anos de idade, flamenguista que acompanhou o Flamengo desde a era de Garcia, Joel, Rubens, Esquerdinha. Todo sábado ela visita a Igreja Mundial do Poder de Deus na Piedade, RJ. pois o Apostolo Waldemiro Santiago vem de São Paulo ao RJ. Certamente os companheiros já devem ter visto a programação que a igreja apresenta diariamente em varios canais de tv. Disse ela que nas reuniões da igreja, ela tem visto cego enchergar, mudo falar, aleijado levantar da cadeira de rodas e andar, testemunharem que apareceu dinheiro na conta bancaria,etc. Disse que é todo tipo de milagre forte. Ela falou que vai fazer uma campanha ou propósito para ver se o Ronaldinho volta a jogar futebol, se o marketing do Flamengo passa a funcionar e se aparece uma diretoria séria que trabalhe e se dedique verdadeiramente ao Flamengo, onde sómente o Flamengo seja o alvo principal. Acho dificil. A minha vizinha tem muita fé.
Marcelo Jourdan
usuário desde 02/03/2010
Marcelo Jourdan | 23/04/2012 18:41h
Amigos, não dá para o R10 jogar no meio-campo, pode ser uma opção de jogo, e dependendo do adversário, mas não sempre. O certo era meio campo com Cárceres ( ou outro cabeça-de-área de qualidade), Kleberson, Luiz Antônio e Bottinelli, com o R10 e Love no ataque! O Deivid não marca, o R10, tb não e L. Antônio, Muralha e Kleberson apesar de serem volantes não tem grande poder de marcação. Atualmente toda zaga no Brasil, joga protegida e a nossa que tem limitações quer jogar aberta. Só entendo que Williams, J. Cesar e Welligton são fracos demais e só servem como reservas!! A maioria dos comentaristas do Brasil não entende nada! 23/04/2012 às 18:39
Marcelo Neves
usuário desde 29/04/2010
Marcelo Neves | 23/04/2012 14:57h
Ivan, só falta vc andar rezando pra santo errado e ainda dar bolo em promessa não cumprida, depois reclama do Mengão tá nessa m danada. kkkkkkkkk
Ivan Maurício
usuário desde 16/03/2010
Ivan Maurício | 23/04/2012 14:39h
Porra Presidente, eu não tinha me atentado a isso ! kkkkk
Vinícius Montgomery
usuário desde 20/03/2010
Vinícius Montgomery | 23/04/2012 13:32h
NENHUM PROTESTO CONTRA ESSES INCOMPETENTES (DIRETORIA, TÉCNICO ANTA E JOGADORES) E O Felipeviceino, GOZANDO DO ÚNICO JOGADOR QUE HONRA O MANTO: LOVE.
sammy artista
usuário desde 26/03/2012
sammy artista | 23/04/2012 13:29h
gente se vc ai nao agirem ela vai ganhar de novo,pois quem vota so quer piscinas,jogar baralho,etc se os grandes do FLA apoaiem isto a i e o fim.Se ficcarem na demagia de aceitarem ela ai e o fim.Pois por mais que vc possa imgainar esta mulher esta destruindo o FLamengo futebol.Ta arruamdo o esportte olimpicos que e o que as riquinhas madames querem ver.querem clube bonito,piscnias joais.Futebol rpa esta turma que nem e falmenguista ,e coisa de pobre e favelado.Fla e tim dos negros,dos pobres,de gente do morro.Toircedor do Fla nao tem nem tempo pra ir em piscina.Tem de trabalahr em 2 empregops pra sobreviver.A Patty e politica e nao burra.Ela sabe que quem vota nao ta nem ai pro futebol.Gente vamos apoair o Areais ou pelo menos al;guem que goste de futebol ne?
Adriano / CRN: 416743
usuário desde 01/03/2010
Adriano / CRN: 416743 | 23/04/2012 13:29h
SEGUNDA-FEIRA, FERIADO, SEM SOL E SEM PRAIA, ALGUÉM JÁ OUVIU QUE HOUVE QUALQUER FORMA DE "PROTESTO" NA GÁVEA? EU ainda não soube de NADA, então FALAR O QUÊ ? TORCIDAS ORGANIZADAS DO FLAMENGO NÃO SERVEM PARA PORRA NENHUMA, SÃO UMA CAMBADA DE VENDIDOS, DEVERIAM TOMAR VERGONHA NA CARA E PROTESTAR CONTRA O QUÊ ESTA ACONTECENDO NO CLUBE. SÓ QUE VCS SÃO COMO ESSA "CORJA" QUE SE APODEROU DO FLAMENGO, SÓ QUEREM SE APROVEITAR E USURPAR O QUE PODEM DO CLUBE, PEGUEM SUAS FAIXAS E BANDEIRAS E SE TIVEREM HOMBRIDADE QUEIMEM, POIS VCS SÃO LIXO IGUAL A NOSSA DIRETORIA.
sammy artista
usuário desde 26/03/2012
sammy artista | 23/04/2012 13:22h
Gente eu queria que o Fla fosse goverdado por gente de fora do Eixo do mal,quer dizer rio-sampa.vc vao grilar,mas nao vejo como colocar um presidente de fora,mas seria muito bom pro fal.Pois esta mafia que esta ai ja tem raizes muitos fortes denytro do clube.E teecnicos dai naotao com nada.Tecnicos sul americanos talvez fosse a solucao.Ou ate ueropeu.E porque nao.Mas tem de mudar a cupula do Fla com gente de outros lugares ou sera a conitnuacao da baderna que existe ai.Esta mafia dai.Com bixeiros mandando mais que presiente e etc vcficam putos comigo mas e o qure penso.Agora proque ninguem tenta o Areias?
Vinícius Montgomery
usuário desde 20/03/2010
Vinícius Montgomery | 23/04/2012 13:19h
Concordo Márcio. Também não fico no muro não. Joel já se provou incompetente para gerenciar o time do Flamengo. Aliás, nem deveria ter vindo. Não canso de dizer que o Fla precisa de técnicos e jogadores que conheçam a alma do Flamengo (Cluibe e torcida). Se a paty tivesse um mínimo de bom senso e de competência traria Andrade de volta. Mas tb concordo com o Ivan. Com a paty, melhor esquecer. Chega logo 2013!!!
Ricardo Perez
usuário desde 29/01/2007
Ricardo Perez | 23/04/2012 13:14h
IVANZINHO, São Jorge só defende os interesses dos CUrintiânus. Se deixar nas mãos dele aí mesmo que a gente se lasca. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
FRANCISCO JOSE MADRUGA DE MEDEIROS
usuário desde 12/09/2010
FRANCISCO JOSE MADRUGA DE MEDEIROS | 23/04/2012 13:11h
IMORTAL LEGIÃO DE AORADORES RUBRO-NEGROS, SAUDAÇÕES. A presidANTA PATinete AMADORim, hoje, segunda-feira, deve estar com um lindo sorriso. Senão vejamos. O próximo jogo será enetre os eternos vices VICEINOS E BOSTAFOGUENSES. Quem vencer assegurará o título que eles tanto preservam, ou seja, o de VICES, pois quem vencer terá de enfrentar o FLORMINENSE, e certamente a presidANTA PATinete AMADORim estará torcendo e vibrando pela vitória do FLORMINENSE, PARA FESTEJAR COM O SEU MARIDETE SCHIMA a conquista do título, que ela, tremenda TRAIRA procurou tirar do nosso Flamengo. Enquanto isso tem muitos companheiros que ainda acham que ela tem cumprido um mandato eficiente, transparente, diferente e muito melhor do que os realizados pelos presidentes anteriores. FORA TRAIRA, PAT, ANTA, AMADORIM, LEVE CONTIGO A TUA CORJA E AQUELES QUE EM TI TIVERAM A INSANIEDADE DE VOTAR NA TUA CHAPA. ESSES 791 + 1 VOTO TEU PROPORCIONARAM A CONSTANTE DERROTA QUE O FLAMENGO HOJE ATRAVESSA. VAI VISITAR O OBAMA.
FRANCISCO JOSE MADRUGA DE MEDEIROS
usuário desde 12/09/2010
FRANCISCO JOSE MADRUGA DE MEDEIROS | 23/04/2012 13:10h
IMORTAL LEGIÃO DE AORADORES RUBRO-NEGROS, SAUDAÇÕES. A presidANTA PATinete AMADORim, hoje, segunda-feira, deve estar com um lindo sorriso. Senão vejamos. O próximo jogo será enetre os eternos vices VICEINOS E BOSTAFOGUENSES. Quem vencer assegurará o título que eles tanto preservam, ou seja, o de VICES, pois quem vencer terá de enfrentar o FLORMINENSE, e certamente a presidANTA PATinete AMADORim estará torcendo e vibrando pela vitória do FLORMINENSE, PARA FESTEJAR COM O SEU MARIDETE SCHIMA a conquista do título, que ela, tremenda TRAIRA procurou tirar do nosso Flamengo. Enquanto isso tem muitos companheiros que ainda acham que ela tem cumprido um mandato eficiente, transparente, diferente e muito melhor do que os realizados pelos presidentes anteriores. FORA TRAIRA, PAT, ANTA, AMADORIM, LEVE CONTIGO A TUA CORJA E AQUELES QUE EM TI TIVERAM A INSANIEDADE DE VOTAR NA TUA CHAPA. ESSES 791 + 1 VOTO TEU PROPORCIONARAM A CONSTANTE DERROTA QUE O FLAMENGO HOJE ATRAVESSA. VAI VISITAR O OBAMA.
Ivan Maurício
usuário desde 16/03/2010
Ivan Maurício | 23/04/2012 13:05h
Pois é Marcinho, é com uma grande tristeza no coração que eu te falo isso mas.... E não consigo achar que vai melhorar não, vamos ver, sabemos que no futebol tudo é possível !!!! Que São Jorge de uma forcinha a São Judas Tadeu que não está aguentando tamanho fardo esse ano ! kkkk
marcelo queiroz de moura junior
usuário desde 24/04/2010
marcelo queiroz de moura junior | 23/04/2012 12:43h
Esse time do Flamengo é uma nojeira Pega todos os jogadores e a Patricia Amorim e coloca no LIXO Não vale merda esse time Piqueno bando de safados ai se eu fosse do rio de Janeiro eu Ameaçaria a Presidente O Viado do marido dela é Flu ele é outro safado cade vocês torcida rubro negra vai la fazer protesto quebra tudo la na merda da Gavea manda o Wellington pra Puta que o pariu monta outro time todos os outro time monta só a bosta do flamengo que não muda só renova contrato com esses bando de jogadorzinho de merda se ficar com esse time Pro Brasileiro vai cair pra segunda divisão Patricia Vá se fuder vá nada na casa do caralho.
ssoaresmartins
usuário desde 07/03/2010
ssoaresmartins | 23/04/2012 12:40h
Eu estaria tranquilo, felississimo se o problema do Flamengo fosse somente troca de técnic., Minha preocupação é que entra anos após anos, diretoria após outra e a bagunça continua a mesma. Irresponsabilidades uma sobre outra. Agora é a cabeça do Joel, pregunto eu, qual será o proximo? Se bagagem de técnico resolvese o luxa não teria sido frito vivo. Dentro de mezes talvez saia a Pat e vem ou M Braga, ou Delair ou outra fera qualquer, o que vai mudar? Qual o projeto esse candidato tem em mãos? Ou continuará naquela; traz o Robinho, se não ganhar mando o técnico embora. Chega meus amigos, cansei, Gostaria que candidatasse um moleque novo, como esse filho do Coutinho, não nessessariamente ele, isso só um ex. mas uma pessoa que tem objetivo de crescimento, e não esses encosto que se apoderaram do querido FLAMENGO.
Marcelo Neves
usuário desde 29/04/2010
Marcelo Neves | 23/04/2012 12:32h
MARCIO, a ideia era uma boa, sair em excursão, mas em 2006 tínhamos um técnico estudioso e com visão nas categorias de base, era novo e cometeu erros, mas hj o vejo como um dos melhores do país, infelizmente hj temos um técnico que só sabe ganhar (será?) campeonato estadual. Planejamento é dificil com essa nossa diretoria.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 23/04/2012 12:31h
IVAN MAURÍCO, confesso que não consigo ficar sem assistir a um jogo deste. Um dia até posso chegar neste nível, mas atualmente ainda não consigo. Não podemos achar que 2012 já era. Temos um campeonato muito importante e um período de quase 30 dias importantíssimo para recompor o elenco e formar um time. Vamos que vamos. Um grande abraço.
Marcelo Neves
usuário desde 29/04/2010
Marcelo Neves | 23/04/2012 12:30h
MARCIO, não digo que em 2009 éramos eficiencia nesse setor, aliás, nunca fomos. Mas o caso da Patricia deve ser levado em conta os seguintes pontos: 1 - Prioridade nos esportes olimpicos, 2 - detrimento do departamento de futebol ao demitir uma equipe que, querendo ou não funcionava desde 2006, 3 - Se mostrou como nova mas se aliou à figuras que num passado recente nos havia colocado em um posso sem fundo, 4 - Mentiras e mais mentiras na sua administração. O que havia evoluído pelo menos no dep. de futebol ela conseguiu acabar, tínhamos uma comissão técnica fixa, com preparadores, auxiliares, um diretor que blindava o elenco que era o Marcos Brás, mas ela acabou com essa estrutura em menos de 6 meses. Nesse sentido ela é um atraso maior que seus antecessores, mas o clube está bonitinho, nada que uma mão de tinta não resolva, enquanto isso nosso futebol está saindo da unidade semi intensiva e caminhando para a UTI.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 23/04/2012 12:28h
Mais uma prova da falta de planejamento. Todos sabiam que tínhamos um risco de ficar 1 mês sem partidas oficiais. Por que não fazer uma excursão pelo Norte e Nordeste para ganhar um dinheirinho e principalmente dar oportunidade aos rubro-negros destas regiões em ver um jogo do time. Lembro que em 2006, durante a Copa do Mundo da Alemanha, na interrupção da Copa do Brasil fizemos uma excursão na qual o Ney Franco conseguiu montar e entrosar um novo time, inclusive dando chance ao Renato Aaugusto que se firmou após estes jogos sem uita pressão.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 23/04/2012 12:24h
MARCELO NEVES, neste mês de abstinência não podemos esquecer o que passamos nestes primeiros 4 meses de 2012. É hora de aprender. Será?
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 23/04/2012 12:23h
MARCELO NEVES, concordo que administrativamente o Flamengo está muito atrás de Inter, Grêmio, Avaí, Figueirense, Coritiba, Atlético-PE, Santos, Corinthians, São Paulo. Só não concordo em imputar somente à Patrícia este atraso. Parece até que até 2009 éramos referência neste sentido. Um abração.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 23/04/2012 12:20h
JOÃO AFONSO PEREIRA, esta soberba e arrogância não combinam com nosso DNA de time da raça. Este é um ponto em que nós rubro-negros precisamos mudar postura. Aposto que vai ter babaca fazendo torcida contra os times cariocas na Libertadores, tipo Fla-Boca. Temos é que pensar em nós e cobrar da diretoria ações de melhoria do futebol.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 23/04/2012 12:16h
VINÍCIUS MONTIGOMERY, difícil esta decisão entre manter e trocar o técnico. Agora tenha certeza que seja qual for a decisão tomada a mídia e torcedores vão criticar. Se mantiver o Joel vão dizer que ele não trouxe resultados e o time não rendeu, o que é verdade. Se tirá-lo vão criticar por não ter dado tempo a ele de montar o time com um elenco não formado por ele e que o clube está gastando dinheiro pagando a rescisão dele e do Luxa. O que também é verdade. E aí, qual a melhor solução? Como não sou de ficar em cima do muro, digo que para mim tem que mudar e agora, o mais cedo possível.
Marcelo Neves
usuário desde 29/04/2010
Marcelo Neves | 23/04/2012 12:16h
RICARDO, pelo menos será um mês sem passar raiva, rsrsrsrs
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 23/04/2012 12:11h
RICARDO, é muito tempo. Espero apenas que diretoria, comissão técnica e jogadores aproveitem este tempo para refletir e trabalhar. Trabalhar.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 23/04/2012 12:09h
FERNANDO BARRETO, é preciso analisar coletivamente o nosso time. Time não; nosso bando. Sinceramente não acho nosso elenco ruim; lógico que temos algumas carências, mas mais uma vez afirmo que não tem 5 clubes com elencos melhores que o nosso. Não temos entrosamento em nenhum setor, não temos sistema de marcação, não temos jogadas ensaiadas ...
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 23/04/2012 12:08h
FERNANDO BARRETO, não podemos culpar a torcida pelo não comparecimento ontem ao Engenhão. Apesar de tudo, tínhamos mais gente que a torcida do Vasco. Com a chuva que caiu na manhã de ontem no Rio e com a desclassificação na Libertadores não poderíamos esperar muito mais gente.
Ricardo Perez
usuário desde 29/01/2007
Ricardo Perez | 23/04/2012 12:07h
Meu querido MARCIO, o que vai ser de nós? Um mês inteiro sem Mengão?
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 23/04/2012 12:00h
No intervalo, ele deveria ter tirado um dos três atacantes, provavelmente o Deivid, e colocado o Botinelli no meio-de-campo. Agora pior do que a escalação de início e a substituição no intervalo foram as mudanças no meio do segundo tempo. Naquele momento, eu colocaria o D Maurício no lugar do Deivid para forçar as jogadas pela direita. Jamais tiraria o Kleberson (mesmo com cartão) e o L Antônio. Justiça seja feita, o Negueba até que ontem não entrou mal, fazendo boas jogadas. O Renato está totalmente fora de jogo. Como pode num futebol de alto desempenho colocar em campo um jogador que fez uma cirurgia no coração há 45 dias.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 23/04/2012 11:59h
Joel ontem errou em tudo. Na escalação, na substituição no intervalo e principalmente nas substituições no meio do segundo tempo. O Flamengo já havia jogado assim com 3 atacantes contra o Olímpia no Engenhão (Tomás, V Love e Ronaldinho), contra o Olímpia em Assunção (Botinelli, V Love e Ronaldinho), contra o Emelec em Gayaquil (Deivid, V Love e Ronaldinho) e nestes três jogos já havia sido visto que o meio-de-campo fica muito aberto. Em todos estes jogos importantes perdemos o meio-de-campo. Não temos jogadores de meio-de-campo com capacidade física e técnica de marcar e chegar na frente, só vejo o L Antônio e o Camacho com este perfil. E não temos zagueiros para jogar com o meio-de-campo tãoaberto assim. Portanto, só podemos ter dois atacantes e quatro jogadores no meio. Para mim, com este elenco o meio-de-campo seria Muralha, Kleberson, L Antônio e Botinelli (ou Camacho), mas Botinelli no meio-de-campo não aberto pela direita como já foi escalado.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 23/04/2012 11:59h
Pessoal, 1 mês sem ver o Flamengo jogar é muita coisa. Este é o excelente calendário brasileiro. Só nos resta neste período torcer pelo basquete, classificado para as quartas-de-finais da NBB.
Fernando Barretto - CRN 434374 Tijolinho 7035
usuário desde 16/03/2010
Fernando Barretto - CRN 434374 Tijolinho 7035 | 23/04/2012 11:44h
Quanto aos ex-presidentes e a atual, eles não se unem pq não existe projeto para o Flamengo, o projeto é pessoal e intransferível.
Fernando Barretto - CRN 434374 Tijolinho 7035
usuário desde 16/03/2010
Fernando Barretto - CRN 434374 Tijolinho 7035 | 23/04/2012 11:41h
Nosso time se comporta igual nossa torcida. Soberba fora dos gramados e ausente na decisões. Tive vergonha de ver as arquibancadas do engenhão ontem. O Maracanã faz falta, mas, o maniqueísmo da torcida - ou céu ou inferno - é muito pior. Uns dirão que é paixão, eu digo que é outra geração de torcedores, exigentes como sempre, ausentes como nunca. Mas, isso é só uma opinião. Pergunto: Até quando Felipe rebaterá as bolas para dentro da area? Até quando Junior Cesar cabeceará as bolas laterais para a frente da zaga? E, ainda assim, a culpa será de Ronaldinho??? Ronaldinho tem erros graves, mas, inadimissível essa tentativa de culpa-lo por erros da defesa. E fora dos gramados?? Será que a pressão do Dinamite não foi responsável pela marcação do Penalti decisivo???? De qualquer maneira, espero que Patrícia Amorim termine o Centro de Treinamentos.
João Afonso Pereira
usuário desde 09/03/2012
João Afonso Pereira | 23/04/2012 11:02h
Vê-se pelos comentários da coluna que não perdemos a soberba e o passado sempre nos assombrará, tudo duro de tirar esse carma.
Vinícius Montgomery
usuário desde 20/03/2010
Vinícius Montgomery | 23/04/2012 10:44h
O FLAMENGO JÁ MORREU? Depois de mais esse vexame, ainda vão manter essa anta de técnico? E a torcida? Nem um mísero protesto? Ou isso deixou de ser Flamengo ou Ele já morreu faz tempo...
Marcelo Neves
usuário desde 29/04/2010
Marcelo Neves | 23/04/2012 10:18h
... grande que tem é sua torcida. Nisso somos gigantes, mas se o clube continuar a ter esse pensamento provinciano e pequeno, até nossa torcida pode vir a se apequenar, muitos já deixaram de ver o jogo ontem (inclusive eu). A média de público dos jogos do Flamengo a cada rodada e a cada campeonato diminui. Isso não é coincidência, é sim uma constatação de que a própria torcida começa a abandonar o clube, pq o time acho que já abandonou há algum tempinho. A gente vê outros clubes que tratam a Libertadores e o Brasileiro como prioridade, enquanto isso nossos dirigentes preferem um estadual que não leva a lugar algum. Já gostei muito de estadual, e o gol que me arrepia até hj foi o do Pet em 2001, mas como seria legal se tivéssemos um gol para lembrar de uma Libertadores recente, um gol contra um Barça na decisão do Mundial, mas pelo andar da carruagem teremos que nos contentar com o gol do Zico contra o Cobreloa e Nunes contra o Liverpool. SRN
Marcelo Neves
usuário desde 29/04/2010
Marcelo Neves | 23/04/2012 10:13h
Caro Marcio, eu citei que o Flamengo nas mãos da Patricia tem tudo para virar um América. Mas vou explicar, é óbvio que o Flamengo nunca irá perder terreno como perdeu o América, mas o Flamengo hj é pequeno sim, pequeno pq não faz mas frente a nenhum clube grande do país. Vamos ser sinceros, alguém aqui acha que o Flamengo é maio administrativamente que o Inter, que o Grêmio, que o São Paulo, Cruzeiro, Coritiba, Atlético-PR? Não falo de futebol, mas sim de estrutura e administração. De 2005 pra cá, o Inter já venceu 2 Libertadores, 1 Mundial, 1 Sulamericana e 1 Recopa. Veja os títulos que venceram, e nós? Ganhamos o que? 1 Copa do Brasil, 1 Brasileiro e 4 Estaduais. Tirando a Copa do Brasil e o Brasileiro que vencemos por obra do acaso, vivemos de estaduais que qquer time pequeno no Brasil pode vencer. É nisso que digo que estamos virando um América, um clube sem ambição, que não pensa grande, que não se planeja, que vive de lampejos e que só não vai morrer por que a única coisa...
Ivan Maurício
usuário desde 16/03/2010
Ivan Maurício | 23/04/2012 08:14h
Caro Marcinho, bom, pra ser sincero eu não assisti ao jogo ontem, peguei 2 filmes e curti o domingo de chuva com minha esposa e filhos em casa. Não vi porque eu não torço contra o Flamengo, então esse time que se apresenta hoje com nosso manto não merece que eu fique 90 minutos sofrendo por eles, time dos 2 V's, VERGONHA E VEXAME, só isso eles nos fazem passar. Planejamento ? Não acredito, pra mim 2012 já era. Quanto ao tema da sua coluna não consigo nos enxergar com essa síndrome Alvinegra pq na minha opinião somos diferentes dos demais Clubes na Alma, temos a alma mais forte que eles, mas confesso que fazia tempo que eu não me desanimava tanto meu amigo ! Parabéns pela coluna e vamos juntando os cacos, afinal temos 27 dias pra fazer isso. Mas repito, com essa cambada que está na Gávea hoje não vamos a lugar nenhum... SRN Ivan MAurício !
Elias C. Silva
usuário desde 08/03/2010
Elias C. Silva | 22/04/2012 22:45h
"CAMPEÃO" na classificação geral, Flamengo falha nas decisões. DE QUE ADIANTOU ISSO ???
jorge pereira
usuário desde 28/07/2010
jorge pereira | 22/04/2012 22:22h
será que com esses 27 dias o joel só cana irá se reciclar e voltará como um outro guardiola? será que dá tempo? é nisso que os nossos dirigentes estão pensando?
Adriano / CRN: 416743
usuário desde 01/03/2010
Adriano / CRN: 416743 | 22/04/2012 21:36h
Como já é de costume, SEGUNDA É FOLGA, então na terça de manhã BOTEM ESSES MERDAS PARA TREINAREM PORRA, TOMEM VERGONHA NA CARA E TRABALHEM O DIA INTEIRO, FODA-SE QUE NÃO TEMOS ESTRUTURA. O que falta para essa CAMBADA DE COME DORME É TREINAMENTO, eles tem que se virar e treinar em tempo INTEGRAL, quem não quiser que VÁ EMBORA E NÃO ENCHE O SACO. FICOU VAI TER QUE SE ENQUADRAR FODA-SE O RESTO, OU ENTÃO PEGA ESSA MULAMBADA E LEVA PARA A GRANJA COMARY E FICA UM MÊS FAZENDO UMA PRÉ-TEMPORADA, TEM É QUE ACABAR COM ESSA MOLEZA DE TREINAMENTO SÓ ÁS 16:30 hs. TORCIDAS ORGANIZADAS VAMOS PROTESTAR PELO AMOR DE DEUS.
Gustavo Garcia
usuário desde 04/03/2010
Gustavo Garcia | 22/04/2012 20:56h
Cont... mas perdeu o apoio da torcida. E ai? O que fazer? Jogar o time para frente e colocar os garotos, justamente como a torcida pedia. Qual a intenção dele? Ganhar o apoio da torcida. Para que? Para o Flamengo melhorar? Para o Flamengo evoluir? Não. Para se manter no cargo. Para ganhar uma sobrevida. Hoje, ele ainda ganhou um argumento: "Não adianta jogar com um time tão ofensivo, não funciona!". Joel é macaco velho. Diria que não só um macaco velho, mas também ultrapassado, incompetente e sem currículo para estar a frente do Flamengo. Está longe do profissional modelo. Está longe de ser um estrategista, um líder, um profundo conhecedor de táticas. Falta ousadia, falta espírito de vencedor, falta conhecimento e, principalmente, competência para estar a frente do Flamengo. Pergunta: a Patrícia fez o melhor para o Flamengo quando contratou o Joel ou fez o que era melhor para ela? Está faltando alguém que pense no Flamengo. No que é melhor para o Flamengo e não para o próprio umbigo.
Gustavo Garcia
usuário desde 04/03/2010
Gustavo Garcia | 22/04/2012 20:47h
Agostinho, vc tocou em um ponto importante. O Joel literalmente "joga para a galera!". Ele só pensa nele e não no Flamengo. Ele é pago para fazer o melhor para o Flamengo e não para se manter no cargo. Ele, assim que chegou, meteu seus 3 volantes, as vezes 4, como foi no jogo contra o Lanús, afinal, se não perdesse muitos jogos, poderia sobreviver mais tempo. Deu uma amolecida nos treinamentos, para que? Para ficar bem com o time! Os jogadores não gostavam de treinar em tempo integral (o Luxa gostava!), ele logo resolveu isso e hoje o time treina de 10:00 as 11:30. Que beleza! Tudo tranquilo! O problema é que a falta de treinamentos fez com que o preparo fisíco do time fosse para as cucuias e o time começou a não render no segundo tempo e as viradas foram constantes. A falta de treinamento não permitiu consertar a defesa, não permitiu acertar o time e os resultados negativos, mesmo com os 3 cabeças de área, começaram a aparecer. Tem moral com os jogadores... Cont
Hugo Monteiro Rocha
usuário desde 18/09/2011
Hugo Monteiro Rocha | 22/04/2012 20:06h
Caro amigo Gomes, falar em ser rebaixado tem que entrar na pauta agora. Este elenco do Flamengo (bem lembrado para mim é elenco não time do Flamengo) não conseguiu ganhar o carioca mais fácil de todos os tempos e você ainda imagina que ele fique entre os dez. Por favor não queime nada, e nem desista pois o nosso Mengão é bem maior que este bando de come e dorme comandada por uma Vaca de Presépio guiada por um tricolete. Eu, com toda sinceridade e muita angústia lhe digo que não acredito neste elenco e que a Vaca de Presépio recebeu um time campeão do brasileirão e vai entregar um na segunda divisão. Tirar Joel ou não tirar, mandar o palhaço malabarista embora ou não, isto não fará diferença se a diretoria não sofrer impecheament. É melhor falar em segundona agora, quando ainda há tempo, do que quando a vaca (sem trocadilho) estiver no brejo. É com as derrotas que se aprende e cresce e este elenco não está sabendo fazer isto.
Jorge Gomes
usuário desde 02/03/2010
Jorge Gomes | 22/04/2012 19:52h
Quanto a coluna, Márcio, concordo em tudo!
Jorge Gomes
usuário desde 02/03/2010
Jorge Gomes | 22/04/2012 19:47h
E falar em SEGUNDONA neste momento é querer se vestir de PROFETA DO APOCALIPSE!!! ***** Se esse elenco aí, elenco, não escalação (sem mudança nenhuma), ficar ABAIXO DO 10º LUGAR no Brasileirão eu QUEIMO TODOS OS MEUS MANTOS e DESISTO DE FUTEBOL!!!
Jorge Gomes
usuário desde 02/03/2010
Jorge Gomes | 22/04/2012 19:42h
Pronto! ***** Agora TODO MUNDO tá feliz! ***** O arco-iris, a oposição, os do contra, os xiitas, os provocadores, os zoadores, os gozadores, os cômicos, os revoltados, os "FORA JOEL", os "FORA R10", etc. ***** Quer dizer, todos NÃO! ***** Menos os que QUEREM QUE O FLAMENGO VENÇA ATÉ EM CUSPE A DISTÂNCIA! ***** Esses, com certeza, estão chateados e não fazem questão da cabeça de ninguém... ***** Parabéns aos VENCEDORES!!! ***** E não estou falando dos vascaínos...
agostinho
usuário desde 27/03/2010
agostinho | 22/04/2012 19:05h
E o Joel, hein, saiu das suas caracteristicas, quebrou a cara. Tres atacantes parados la na frente, nenhum deles com caracteristica de marcação e o meio com dois dos tres, inexperientes, leves. Principalmente o Muralha, não tem velocidade, mal posicionado. O Joel, me parece não ter personalidade, faz aquilo que a torcida diz. Não joga mais com um cabeça de área, dando proteção para os zagueiros, tem vontade de fazer mas tem medo da opinião pública. Seja voce, Joel!!!
Vinícius Montgomery
usuário desde 20/03/2010
Vinícius Montgomery | 22/04/2012 18:51h
Paty incompetente. 3 anos de gestão e só um carioquinha chorado. E ainda corre o risco de levar o Fla pra segundona. É capaz de cair pra 2ª divisão e a torcida mansa se conformar.
agostinho
usuário desde 27/03/2010
agostinho | 22/04/2012 18:50h
Pronto: o desejo de muitos flamenguistas( ?), foi consumado. Agora, precisa saber se: com essa derrota na costa, o Joel e o Ronaldinho, vão sair. Não era esse, o motivo da torcida contra o Flamengo? Nunca torço contra o Flamengo.
Alberto Alves
usuário desde 04/03/2010
Alberto Alves | 22/04/2012 18:14h
Patrícia AMADORin, páre de esconder! Apareça e venha explicar os erros cometidos NOVAMENTE pela sua 'jestão', com propaganda de alta competência e resultados MEDÍOCRES. Não me venha com essa história de 'vítima de machismo' que não cola! Você é muito incompetente, muito amadora. Serve, no máximo, para dirigir a equipe de esportes aquáticos do Flamengo.
Waldívio Marcos de Almeida Júnior
usuário desde 23/04/2010
Waldívio Marcos de Almeida Júnior | 22/04/2012 17:53h
O Flamengo é o único time realmente do Brasil, e não um time regional. Talvez um dos únicos do mundo. Enquanto o estado do Rio tem 12 milhões de habitantes, o Flamengo tem 3x mais que isso de torcedores. A diretoria deveria manter contato com torcidas organizadas pelo Brasil afora ( torcida mesmo, não malandros disfarçados), para que participassem mais do clube, consumissem mais, tivessem contato com os jogadores nos jogos" fora de casa", em que freqüentemente o Flamengo divide torcida. Sou a favor da proposta do Leonardo, de vender o clube, quando se é dono não tem mais sentido roubar o que é seu. O Leonardo, aliás, seria o mais indicado para assumir a presidência do clube, porque ao contrário do Zicão, parece ter interesse nisso. Abraço ao Márcio, SRN a todos.
MARCELO
usuário desde 13/03/2012
MARCELO | 22/04/2012 16:57h
O MEIO DE CAMPO NÃO MARCA AI SOBRA PRA ZAGA,TÁ FODA!
agostinho
usuário desde 27/03/2010
agostinho | 22/04/2012 16:42h
Meu Deus! O meio de campo está atabalhoado, e lento. O meio de campo é a alma do time, e sem ele, vamos levar um banho. Por enquanto, é só um banho de bola, mas São Judas Tadeus, está conosco.
MARCELO
usuário desde 13/03/2012
MARCELO | 22/04/2012 15:46h
SERÁ QUE UMA VITÓRIA HOJE VAI TIRAR O PESO DA DESCLASSIFICAÇÃO DA LIBERTÁDORES?SERÁ QUE O FLAMENGO CONQUISTANDO MAIS UM TÍTULO CARIOCA A DIRETORIA VAI SEGUIR COM ESSE TIME PARA DISPUTAR O BRASILEIRO COM INTENÇÃO DE NÃO CAIR PARA SEGUNDONA?SERÁ QUE NÓS FLAMENGUISTAS VAMOS TER MAIS UM ANO DE SOFRIMENTO?SERÁ!
MARCO CÉSAR AMORIM SOUZA
usuário desde 13/03/2010
MARCO CÉSAR AMORIM SOUZA | 22/04/2012 15:01h
DONA PAT FALA DESSA BAGUNÇA COM ALEGRIA QUANDO ENTREVISTADA. DAÍ DÁ PRA ENTENDER O POR QUE DE TUDO.
MARCO CÉSAR AMORIM SOUZA
usuário desde 13/03/2010
MARCO CÉSAR AMORIM SOUZA | 22/04/2012 14:57h
ESSA TÁ FÁCIL MARCELO. ISSO TUDO ACABA QUANDO ENTRAR ALGUÉM SÉRIO QUE OS EXPULSE TODOS DE LÁ. TENHO UMA FAXINEIRA AQUI EM CASA QUE DIZ. MARCO, PAPAI DO CÉU QUER GENTE SÉRIA QUE FAÇA FAXINA DIÁRIA EM SUA VIDA, CASA E EM TUDO QUE ADMINISTRAR.
kasho
usuário desde 01/03/2010
kasho | 22/04/2012 14:10h
Caro Amigo Márcio eu concordo em tudo o que você me diz, mas quando o Clube vai reagir? você mesmo diss que o Fla em 20 anos conquistou alguns títulos importantes e são poucos, nossa base tem sido vendida a preço de banana... é verdade, o pior é que entra Presidente e sai Presidente e a história é sempre a mesma, sempre contratam um fantoche (Craque) que nem sempre resulta em gols e títulos, enganam a massa e ganham um Carioquinha e enquanto isso a divida do Clube sobe horrores, os verdadeiros Flamenguistas como nós preocupamos com a situação atual do Flamengo, mas ficamos de mão atadas porque não sabemos a quem ajudar e se essa ajuda seria de fato injetada no Clube, o próprio Zico pulou fora antes que o degolassem... ISSO TEM QUE MUDAR E LOGO... Saudações!
MARCELO
usuário desde 13/03/2012
MARCELO | 22/04/2012 13:47h
MEU AMIGO MARCIO ME RESPONDA UMA COISA,NÓS SABEMOS QUE TEM PESSOAS COM BOAS INTENÇÕES NO FLAMENGO MAS O PROBLEMA QUE TUDO DEPENDE DOS CONSELHEIROS E NA MAIORIA DAS VEZES OS PROJETOS E ATÉ OS PATROCÍNIOS SÃO TRAVADOS PELOS CONSELHEIROS,ATÉ QUANDO VAI TER ESSA DISPUTA INTERNA DE PODER,ISSO SÓ VEM A NOS PREJUDICAR,PORQUÊ TUDO NO FLAMENGO É MAIS DIFÍCIL?
MARCO CÉSAR AMORIM SOUZA
usuário desde 13/03/2010
MARCO CÉSAR AMORIM SOUZA | 22/04/2012 13:39h
AMIGO MÁRCIO,TD BEM ?BEM VEJAMOS.SENTAR COM ALGUÉM E CONVERSAR DONA PAT ATÉ É CAPAZ,MAS SEU ORUGLHO IMPEDE QUALQUER APROXIMAÇÃO, POIS SEU INERESSE É SOMENTE POLÍTICO.PROFISSIONALISMO E PAIXÃO ELA JOGOU AO RALO FAZ TEMPO. O TORCEDOR DAS GERAIS,ISSO EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO, SEMPRE SERÁ MOVIDO POR PAIXÃO.NORMAL.CABE A NÓS QUE TEMOS ALGUM SENSO CRÍTICO TOMAR NOTAS,COMO VC O FEZ MT BEM NESSE SEU ARTIGO E O DIRIGENTE QUE CHEGAR,VIER COM OUTRA POSTURA. QUAL ?PRIMEIRO PARAR COM ISSO DE JOGAR TUDO QUE O ANTECESSOR FEZ FORA.CANSEI DE DIZER QUE A BACANA IRIA ENCHER A ARCA FLAMENGUISTA, QUE QUERIA FAZER DO FLAMENGO CENTRO ESPORTIVO E IRIA MENOSPREZAR O FUTEBOL,E ISSO ACONTECEU.1º JOGOU TODO TIME DE 2009 E TÉCNICO FORA.DEPOIS FIRMOU CONTRATO COM O ENROLÃO LUXEMBURGO E FORMOU UM TIME LENTO,LERDO E SEM RAÇA.LIBERTADORES É PLANEJAMENTO,NÃO UM ARRANJO DE PLANTAS.PUSERAM JOEL NESSA FOGUEIRA,E A MEU VER,ELE ESTÁ MUITO BEM NO MEIO DESSE MUNDO CEGO E INGRATO.BOTAFOGO NOS IMITA.SANTOS IMITA SAMPA.SRN!
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 22/04/2012 13:12h
KASHO, não me preocupa esta questão de maior torcida, até porque se você observar a nossa torcida na faixa mais jovem verá que a tendência é que ela aumente a vantagem. Precisamos sim de um projeto de clube que busque colocá-lo no patamar dos grandes europeus. Temos condições disto ainda mais que agora a economia neste países está em crise. Projeções indicam que em 2020 o Brasil estará entre as 5 maiores economias do mundo, ou seja teremos mercado em tamanho e em renda para poder ser uma superpotência esportiva mundial. Mas este processo precisa começar agora, pois como escrevi antes leva uns 10 anos para executar este projeto. Um abração.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 22/04/2012 13:11h
HUGO MONTEIRO, concordo que nem o título carioca apagará os erros cometidos. Torcer contra jamais, como você muito bem escreveu. Agora com relação a esta questão dos salários do Ronaldinho prefiro esperar um pouco o desenrolar dos fatos para tecer algum comentário. Um abraço.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 22/04/2012 13:11h
GEORGE GESSÁRIO, concordo contigo. Preservar ídolos faz parte do processo de identidade do clube. Agora não podemos culpar apenas a diretoria por este problema. A torcida não chamou o Andrade de burro. E com o Zico, não teve gente dizendo que era péssimo dirigente e tudo mais. É a mesma história em relação aos garotos da base. Tudo mundo quer e exige, mas na hora de ter paciência não tem. Um abraço.
Vinícius Montgomery
usuário desde 20/03/2010
Vinícius Montgomery | 22/04/2012 12:26h
Meu caro Everaldo. Inaceitável ter o marido da paty incompetente (tricolete) dando as ordens no Flamengo. Só isso na minha opinião já seria motivo de impeachment. Não sabe administrar, não tem competência para escolher auxiliares e ainda por cima bota o marido florminense para opinar no clube.
Everaldo Carvalho Campos
usuário desde 10/04/2010
Everaldo Carvalho Campos | 22/04/2012 11:45h
Mas não posso também crucificar os sócios que querem um clube com as suas dependências decentes para o seu uso, e isso ela tá fazendo o que outros não fizeram e nem tavam aí, por isso, ninguém quer questionar a mandatária, somente a oposição que largou o filé e que diz alguma coisa, não pela torcida, e sim pela mamata e falcatruas que ganham em cima desse orçamento que é maior que muitas cidades de mais de 100 mil habitantes neste país.
Everaldo Carvalho Campos
usuário desde 10/04/2010
Everaldo Carvalho Campos | 22/04/2012 11:38h
E nossa vaquinha de presépio, diz que o salário tá em dia ? Só se for o do marido dela ! Pior de tudo é ser desmentida e notificada pelo irmão do R10 que o salário tá atrasado. É inadimissível que um tricolor mande e desmande no clube, mesmo sendo um primeiro damo, e o pior de tudo é o tráfico de influência dele para trocar de patrocinador em cima da OLK e gerar um mau estar naquela que apóia e ajuda e muito o clube, só porque a OLK não aceitou a interferência dele na questão da abertura das lojas da marca FLAMENGO no Brasil, quanto será que ele iria levar hein !!!! E pior de tudo, é ver que sócios, conselheiros e beneméritos aceitam tudo com a maior passividade e ninguém cobra uma postura dessa anta, ou melhor deveriam proibir esse salafrário de pisar nas dependências do clube.
Everaldo Carvalho Campos
usuário desde 10/04/2010
Everaldo Carvalho Campos | 22/04/2012 11:36h
Enquanto isso as eleições no mais querido do Brasil parte para um bate boca na mídia, mentiras de ambos os lados, ou seja, ninguém se importa com o maior patrimônio do Flamengo, sua TORCIDA ! Quando somente escrevo Flamengo pra mim é o time de futebol e não o clube, Quem arrecada a grana, são os 9000 sócios ? Duvido ! O basquete ? A ginástica olímpica ? A natação ? Se o clube arrecada mais de 200 milhões é porque o Futebol e sua fanática torcida que fazem isso acontecer, então NUNCA haverá um sócio, conselheiro e benemérito que fará a maior vontade de seu PATRIMÔNIO, fazer um clube com os seus 35 milhões de sócio-torcedores, porque, NINGUÉM quer largar o filé ! Por isso, as vezes leio os comentários dos amigos neste site e vejo excelente intenções, mas todos nós sabemos que isso NUNCA irá acontecer ! É MUITO TRISTE !!!
MARCELO
usuário desde 13/03/2012
MARCELO | 22/04/2012 10:54h
PERCEBI QUE TEM ALGUNS AMIGOS RECEIOSOS DE PERDEMOS O STATUS DE MAIOR TORCIDA DO BRASIL É LÓGICO QUE TEMOS QUE FAZER ALGUMA COISA´SÓ QUE ISSO DEPENDE MUITO MAIS DA DIRETORIA EM DIVULGAR A MARCA FLAMENGO,UM OUTRO TIMINHO DE SAMPA!(CURINTHIANS),ESTÃO TENDO AJUDA DE VÁRIOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA DIVULGAR A SUA MARCA,PRINCIPALMENTE AS EMISSORAS BAND E RECORD,ISSO SE CHAMA DESESPERO POR NÃO CONSEGUIR ALCANÇAR O QUE ELES MAIS QUEREM,SER A MAIOR TORCIDA DO BRASIL,PARA UMA PESSOA QUE CONHECE O BRASIL INTEIRO SABE QUE A TORCIDA DO FLAMENGO É VERDADEIRAMENTE NACIONAL POR ISSO QUE ELES NOS INVEJAM TANTO,PARA ESSES GAMBÁS FICA UMA DIGA DO CAPITÃO NASCIMENTO,NUNCA SERÃO!
MARCELO
usuário desde 13/03/2012
MARCELO | 22/04/2012 10:42h
SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM ESTÁDIO A NOSSA ESPERANÇA ERA A COPA DO MUNDO MAS INFELIZMENTE VÁRIOS ESTADIOS SENDO CONSTRUIDOS E OUTROS REFORMADOS E O DO MENGÃO NÃO SAIU DO PAPEL,MAS TEM MALES QUE VEM PRA BEM PARECE QUE A CONCESSÃO DO MARACA PASSOU DE SONHO PARA REALIDADE,ANALIZEM BEM O NOME MARACANÃ E FLAMENGO ISSO É UMA MINA DE DINHEIRO É SÓ SABER ADMINISTRAR E O EMPRESÁRIO EIKE BATISTA NÃO É BOBO ELE SABE QUE O ÚNICO TIME QUE PODERIA DAR LUCRO NO MARACANÃ É O MAIS QUERIDO DO BRASIL,NOSSA TORCIDA MERECE UM ESTÁDIO E ESSE ESTÁDIO É O MARACA!
MARCELO
usuário desde 13/03/2012
MARCELO | 22/04/2012 10:35h
BOM DIA AMIGOS,SOBRE O NOSSO TIME SER GRANDE ISSO NÃO RESTA DÚVIDA,DIFERENTES DE OUTROS TIMES QUE TEM QUE TRAZER JOGADORES DA CHINA PARA PROMOVER A SUA MARCA O NOSSO MENGÃO É CONVIDADO PARA FAZER DOIS AMISTOSOS NAQUELE PAÍS E GANHAR MAIS DE 2 MILHÕES DE REAIS É HORA DA NOSSA PRESIDENTE ARRUMAR UM DIMDIM COM AMISTOSOS.
MARCELO
usuário desde 13/03/2012
MARCELO | 22/04/2012 10:29h
A CARAVELA CRUZMALTINA VAI AFUNDAR HOJE!
Elias C. Silva
usuário desde 08/03/2010
Elias C. Silva | 22/04/2012 10:02h
22 DE ABRIL DE 2012, 512 ANOS DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL !!! EM HOMENAGEM AO PEDRO ÁLVARES CABRAL VAMOS DETONAR O BACALHAU !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ssoaresmartins
usuário desde 07/03/2010
ssoaresmartins | 22/04/2012 09:17h
(CONT) Nossa torcida realmente não deve esperar outra safra como a de 80, mas o flamenngo tem condições de manter jogadores de nivel extra, (ex de Montilo, que recebe e devolve algo em troca) Preste a atenção em nossa falta de planejamento! Há mais de 20 anos não surge um meia criativo na base, laterais em nenhum dos lados, em contraparte, temos uns oito volantes. Em um clube como o Flamengo isso não pode acontecer. Aqui é a nata do futebol, e assim teria de ser. De que adianta contratar um jogador com mais de um milhão de salario, mas, totalmente descomprometido com a causa do clube, ainda mesmo quando faz uma boa partida deixa prejuizos, porque ninguem quer correr pelo sussesso dos outros. Estou escrevendo isso de infantilidade, porque sei que: Assim foi, Assim é, Assim sempre será.
ssoaresmartins
usuário desde 07/03/2010
ssoaresmartins | 22/04/2012 09:12h
Bom dia meu caro companheiro Marcio. Amigo, pelo que entendo, o futebol do Fla, assim como num geral aqui no Brasil, está em estado agonisante. No Fla, paralelo a grandesa de sua torcida, tb a dimensão acompanha. Como, o que acontece ao vizinho não nos interessa, vamos analisar nosso problema. Será que já tivemos presidente... Nossos dirigentes de uma forma geral são irresponsaveis, esta irresponsabilidade passa para o grupo subcomandado. Quando eles contratam um treinador ou mesmo um gerente, eles pensam primeiramente em um escudo. Veja um time como o antigo Cruzeiro de Perrela, fazia sempre boas campanhas, isso com times considerado medianos. (SEG)
Marcelo Campista
usuário desde 02/11/2010
Marcelo Campista | 22/04/2012 06:57h
Márcio, mais uma vez uma brilhante colunca. Parabéns pelos assuntos abordados e clareza nas colocações. Entendo que a "massa podre" que administra o Flamengo tem que ser excluída do Clube. O jogo de interesses destes "administradores" está acima da vontade de administrar um clube de 35 milhões de torcedores. Mas esta limpeza só poderá ser feita quando o Clube for gerido como empresa, cobrando de forma lícita de seus "mandatários" sobre todos os resultados... Espero que neste domingo consigamos nos classificar para mais uma final de turno contra o Botafogo. SRN!!!
erivaldo oliveira reis
usuário desde 16/10/2011
erivaldo oliveira reis | 21/04/2012 21:43h
Pararabéns marcio ótima coluna. também acredito que nunca mais teremos um time como aquele de zico e companhia, porém um grupo de jogadores que justifique o salário que o flamengo paga, e uma diretoria com capacidade para administrar nosso flamengo isso temos que ter e acima de tudo cobrar com toda nossa paixão rubro negra para que qualquer um que pensar em ser presidente do flamengo saiba que por traz disso tudo existe uma torcida que cobra e exigem uma administração com transparência e acima de tudo respeito com a sua torcida (coisa essa que a muito tempo se perdeu) acho que não é querer nada demais.
kasho
usuário desde 01/03/2010
kasho | 21/04/2012 21:34h
O maior Patrimônio que ainda resta ao Mais Querido é a sua Massa, mas até quando? o Flamengo tá ficando pra trás e isso preocupa, é tanta IMCONPETENCIA que chega a dar medo, cada dia que passa a concorrência nos deixa na saudade, falta o que ao CRF? Comprometimento? Profissionalismo? Uma limpa na sujeira? eu não sei a resposta, mas tomara que não seja tarde pra reagir, porque se essa grandeza de 35 milhões de corações ser ultrapassada erá quase impossível voltar ao topo. ACORDA FLAMENGO ENQUANTO HÁ TEMPO.
Hugo Monteiro Rocha
usuário desde 18/09/2011
Hugo Monteiro Rocha | 21/04/2012 21:14h
O que é uma administração de verdade, que merece respeito. que te credibilidade. Em um dia, em um programa a nível nacional a Vaca de Presépio anuncia que o "Ronaldinho é nosso" e que está pagando o salários em dia. No outro, na véspera de um clássico de crucial importância para o Flamengo, o jogador que é nosso, que é patrimônio do Flamengo, através de seu empresário condenado por lavagem de dinheiro e sonegação fiscal, notifica o Flamengo por atraso de salários do nosso "patrimônio". Administração igual a esta só temos nos grandes clubes europeus. Torcer contra, jamais, mais uma vitória não apagará os vexames.
George A.F.Gessário
usuário desde 10/03/2010
George A.F.Gessário | 21/04/2012 19:17h
O único modo do Fla perder sua imensa torcida é a torcida deixar de ver um clube que identifique algo do "FLAMENGO MÍTICO" para o qual aprendemos a torcer, um bom modo de fazer isso é expulsando ídolos do clube e sucederem-se vexames com um time que em nada lembra o Fla, bem, nos no fim dos anos 60 e início dos anos 70 tivemos o segundo problema q hj se repete, já quanto à expulsão de ídolos do clube estamos experimentando isso com mais vigor nos últimos anos... Há sim o que temer...
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 21/04/2012 18:21h
EMERSON MAIA, a questão envolve muitas coisas, muitas frentes,muitos projetos. CT é um deles. Envolve estádio, estrutura forte nas divisões de base. Também achei boa a estratégia do São Paulo em contratar o Renê Simões para as categorias de base. O Flamengo deveria aproveitar Andrade, Adílio e Cia também. A garotada ia respeitar muito mais. Um abração.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 21/04/2012 18:20h
MÁRCIO TEND, mais uma vez concordo contigo. Ter um estádio representa muito em todos os sentidos. Hoje inclusive já tem uma nota no GLOBO dizendo que o Flamengo já negocia com a IMX, empresa do Eike Batista, parceria para o Maracanã. Vamos marcar o choppinho, combinando com o Ricardo, o Gustavão, o confeiteiro do site (Rei do Bolo) nosso querido Ivan e com mais quiser. Um abração.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 21/04/2012 18:20h
MÁRCIO TEND, muito bom o nosso papo sim. O Rafa tá crescendo, daqui a pouco vai poder ir ao Maraca conosco. Concordo contigo, não teremos mais um time como aquele, mas podemos ter times que conquiste tanto u mais do que aquele. Basta organização. Um grande abraço.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 21/04/2012 18:19h
FRANCISCO MADRUGA, ninguém falou que o Flamengo não tem problemas financeiros. Me mostra uma entrevista da Patrícia dizendo isto; muito pelo contrário, eles estão cientes dos problemas financeiros que atrapalham o clube há uma década. A prática de antecipar dinheiro da TV do ano seguinte é recorrente e não foi criado por esta gestão. A ideia do pacto é justamente para acabar com este clima no qual somente o Flamengo perde; não é jogar a sujeira para baixo do tapete; se alguém cometeu algum ato de improbidade deve pagar. Um abraço.
Emerson Maia
usuário desde 01/03/2010
Emerson Maia | 21/04/2012 18:17h
Sobre a briga politica entre Delair X Patricia eu concordo com tudo que vc escreveu vc ta certo parabens por sua brilhante coluna POR ISSO EU ADMIRO VC MARCIO NEVES VC DISSE O QUE A TORCIDA DO FLAMENGO GOSTARIA DE FALAR PARA NOSSA PRESIDENTE PATRICIA E A SENHOR DELAIR E NÃO PODE NESSA BRIGA SO TEM UM PERDEDOR O FLAMENGO
Emerson Maia
usuário desde 01/03/2010
Emerson Maia | 21/04/2012 18:10h
Eu não entendo porque o clube contratou Welinton lateral direito do Resende tendo Galhardo e João felipe da Base isso mostra falta de planejamento com todo respeito ao Welinton a prova da falta de planejamento e a Presidente Patricia não manter Joel até o fim do Brasileiro quantos tecnicos o clube tem que pagar até o fim da temporada ja estamos pagando o Wanderley vamos pagar tambem o Joel se for mandado embora
Emerson Maia
usuário desde 01/03/2010
Emerson Maia | 21/04/2012 18:03h
Falta ao clube um estadio ou arenda o Maracana mesmo ou tem que ter um estadio proprio e um Refins como vc ja falou em uma de suas colunas passadas o clube precisa de estrutura para continuar a revelar jogadores o certo e o clube somente contratar jogadores de fora se não tiver na base
Emerson Maia
usuário desde 01/03/2010
Emerson Maia | 21/04/2012 17:59h
Olá Marcio Neves resposta para o clube ter um time forte esta no Barcelona que o Real Madri começa a copiar o Flamengo tem que terminar o CT para formar novos jogadores o certo era fazer como o São Paulo fez contratou EX tecnico Rene Simoes que comanda a Base do time do SUb 13 até chegar ao time de cima o Flamengo poderia fazer o mesmo
Marcio Tend
usuário desde 01/03/2010
Marcio Tend | 21/04/2012 16:06h
continuação... Eu bato sempre nessa tecla e inclusive já falei isso pra vc pessoalmente, que enquanto o Flamengo não tiver um estádio DECENTE e só dele, eu não sossego. Essa é minha maior angústia em relação ao Flamengo. Bom, amanhã quero uma vitória e conquistar mais um título estadual que para mim tem MUITA importância. Vamos marcar um choppinho. ABRAÇÃO!!!!
Marcio Tend
usuário desde 01/03/2010
Marcio Tend | 21/04/2012 16:03h
Xará, foi um prazer encontrá-lo casualmente hoje na rua, é sempre bom bater um papo, mesmo que rapidinho com o amigo. É muito difícil termos uma equipe como aquela do fim da década de setenta e parte da década de oitenta, eu diria quase impossível,inclusive a nível de comprometimento. Quanto ao Flamengo se tornar um América, isso sim eu afirmo que nunca vai acontecer. O Flamengo é algo gigantesco e que algumas pessoas não têm noção do tamanho, grandeza e importância. Sem dúvidas, tamanho não é documento, e, enquanto não houver um planejamento decente, visando o hoje e o futuro do clube e uma administração séria, sem rabo preso, competência, fica difícil almejar grandes conquistas. continua
FRANCISCO JOSE MADRUGA DE MEDEIROS
usuário desde 12/09/2010
FRANCISCO JOSE MADRUGA DE MEDEIROS | 21/04/2012 14:51h
IMORTAL LEGIAO DE AORADORES RUBRO-NEGROS, SAUDAÇÕES! A opinião do preclaro companheiro Marcio, A PAZ entre ex-presidentes com a atual e incompetentissima presidentinha "PATinete" e seu vice, "o tricolete e maridete Schima" seria o mesmo que varrer o lixo para baixo do tapete, ou seja, tomar um Doril, ganhar tempo para as eleições municipais do RJ serem realizadas bem como as eleições da Diretoria do Flamengo, e com isto, a "PAT, seu Schima e sua corja ganharem mais um tempo para continuarem usufruindo das vantagens e beneficios obtidos pelos postos que ocupam. A meu ver, o joio tem de ser separado do trigo, pois até Cristo se cansou e certo dia expulsou os vendilhões do templo.Torna-se necessário que as patifarias venham a tona, pois falam que o Flamengo, no momento, não vive problemas financeiros graças a excelente gestão da PAT. É MENTIRA.PARA FECHAR AS FOLHAS DE PAGAMENTOS DE 2011 O FLAMENGO DEPENDEU DO ADIANTAMENTO DE 40 MILHÕES DAS PARTICIPAÇÕES EM 2012. FORA PATRICIA E CORJA
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 21/04/2012 13:09h
VINÍCIUS MONTGOMERY, quero dedicar uma coluna para falar desta imprensa marrom, da sua malícia em manchetes com duplo sentido. Não vejo como virarmos um Botafogo, pois nossa torcida sempre crescerá. O que preocupa é que crescendo sem organização nossas derrotas, nossos desastres terão sempre maior repercussão e exploração por esta mídia. Um abraço.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 21/04/2012 13:08h
VINÍCIUS MONTGOMERY, posso estar errado, mas minha visão é esta. Não quero ser o dono da verdade, mas não acho que questão do clube seja simplesmente sai ou fica Patrícia, sai ou fica Ronaldinho. Nossos problemas vem de décadas e se não identificarmos as causas reais deste nosso declínio nestas décadas, continuaremos sem avançar. Já cumpri minha missão de rubro-negro com meus dois filhos rubro-negros fanáticos.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 21/04/2012 13:08h
ADRIANO MENDES, o Flamengo é muito grande e inigualável no esporte no Brasil. Podemos sim trabalhar paralelamente no futebol e nos demais esportes, basta ter executivos dedicados a cada segmento. Quanto ao patrocínio, não concordo com esta estratégia de não fechar por qualquer valor. Quem determina o valor é o mercado. Temos que definir um prazo e escolher a melhor proposta e ponto final. Depois é trabalhar para valorizar a marca e conseguir mais no ano seguinte. Um abraço.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 21/04/2012 13:08h
PENINHA EWERS, esta paixão não morre, tenha certeza. Por mais que a gente sofra, nunca deixaremos de ser Flamengo e como é muito grande, sempre perpetuaremos para nossos filhos. Um grande abraço.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 21/04/2012 13:08h
A FARIA, como escrevi acima. Sem propostas construtivas. Agora me responda, se o presidente é não remunerado qual grande atrativo deste cargo? Um abraço.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 21/04/2012 13:07h
ELIAS, você disse tudo. “As pessoas passam, mas o Flamengo é eterno”. Infelizmente, o Zico não quer ser presidente. Temos que respeitá-lo. Em nada muda nossa idolatria por ele, mas não podemos ficar eleição após eleição esperando ele resolver se candidatar. Tem que aparecer um grupo, não basta uma pessoa, multidisciplinar capaz de sentar, planejar e reconstruir o clube. Este é um processo que não leva 3 anos, por mais competente que seja este grupo. Estimo em 10 anos esta revolução. Um abraço.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 21/04/2012 13:07h
SÉRGIO CARVALHO, infelizmente não vemos uma proposta de projeto para o clube. É sempre apontando os erros dos outros sem haver um debate construtivo. A ideia do pacto acho muito remota de ser bem sucedida, mas o clube ganharia em muito com um período de paz política. Um grande abraço.
Alex Boner
usuário desde 03/03/2010
Alex Boner | 21/04/2012 12:47h
muita teoria pouca pratica.
Vinícius Montgomery
usuário desde 20/03/2010
Vinícius Montgomery | 21/04/2012 11:40h
Márcio, essa coluna está espetacular. Faz tempo é preciso ter esse tipo de discussão aqui e que isso alcance os sócios do CRF para enxergar o óbvio. Não sei como é no Rio, mas meu amigo, no interior do Brasil, a exposição negativa do Flamengo na mídia faz estragos. Aqui no sul de Minas, na década de 80 a superioridade do Flamengo era gritante. Hoje a paulistada começa a dominar. Concordo com vc, flamenguista que é flamenguista de verdade (como todos o que escrevem nesse site) não deixam seus filhos torcerem para outros clubes. Mas infelizmente tem muuito flamenguista que só diz ser Flamengo na vitória. Conheço vários amigos que se dizem rubro-negros mas que não estão nem aí. Sofrem menos, mas seus filhos começam a torcer para outro time, infelizmente. O futebol precisa se separar do clube, senão, vou temer pelo futuro do Flamengo sim. O mundo de hj é muito rápido, ágil. Não tem jeito. O Fla corre sim risco de virar um botafogo sim...
Peninha Ewers
usuário desde 01/03/2010
Peninha Ewers | 21/04/2012 11:01h
Companheiro Elias, bom dia. A relação abaixo também é eterna, porém, na história. Internacional FC. - Rio de Janeiro Mangueira - Rio de Janeiro Niterói - Rio de Janeiro Riachuelo - Rio de Janeiro Palmeiras - Rio de Janeiro entre outros.
Adriano / CRN: 416743
usuário desde 01/03/2010
Adriano / CRN: 416743 | 21/04/2012 10:56h
O FLAMENGO E O BRASIL para mim são o mesmo retrato, O QUE VALE É A BUSCA PELO PODER, ninguem pensa no melhor para os DOIS. E assim como no BRASIL, não acredito em MUDANÇAS sem LUTA, em lugar nenhum do MUNDO isso já ACORREU. A politica do FLAMENGO É como um BURACO NEGRO, TUDO O QUE CHEGA PERTO É SUGADO PARA SUAS PROFUNDEZAS. Não entendo como pode um CLUBE com a MASSA DE TORCEDORES e CLIENTES em potencial QUE TEMOS, NÃO conseguir um PATROCINIO nos moldes do fluminense. Creio que é por causa dos nossos PSEUDO DIRIGENTES, que não aceitam ficar FORA das decisões com relação AO DINHEIRO, SÓ PODE SER ISSO. DUVIDO que NENHUMA GRANDE EMPRESA nacional ou internacional, sabendo do POTENCIAL que temos, não tenha interesse em colocar DINHEIRO AQUI. SÓ PODE SER POR CAUSA DOS LADRÕES QUE DOMINAM Á GÁVEA. E outra coisa, penso que PRIMEIRO TINHAMOS QUE SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DO FUTEBOL, PARA DEPOIS PENSARMOS NOS OUTROS ESPORTES, POIS O FUTEBOL ESTANDO FORTE OS OUTROS ESPORTES FICARIAM DEPOIS TAMBEM.
Peninha Ewers
usuário desde 01/03/2010
Peninha Ewers | 21/04/2012 10:52h
Neves e amigos, bom dia. Infelizmente companheiro, esta síndrome já é rubronegra. Quanto a paixão, sempre digo que é irmã gêmea do ódio, fácil de brotar. Fidelidade, coisa linda, porém tem que haver retorno. ( caso contrário é igual a um corno rsrs) DILEMA: Mesmo com os dois saindo no tapa, nada é ( esclarecido) provado para a torcida. Um grande show para não serem esquecidos pelos holofotes. Na minha opinião não há oposição no clube, uma grande máfia que se organiza até na hora das briguinhas, coisas para que a torcida pense que alguém ainda briga pelo clube, tudo teatro. Quanto aos presidentes e diretores, os mesmos se reúnem sim! Planejam sim! Projetam sim! E o resultado é bem positivo, pelo menos na minha ótica, pois, vejo claramente nos 400 milhões o quanto eles são extraordinários multiplicadores de lucros ( para si é claro rsrsrsr).
A. Faria
usuário desde 13/04/2010
A. Faria | 21/04/2012 09:30h
Concordo com suas palavras. O orgulho, o desprezo, a busca da primazia desqualificando o oponente, que também é rubro-negro, em busca do poder, e o que dele advém. SRN!!!
Elias C. Silva
usuário desde 08/03/2010
Elias C. Silva | 21/04/2012 08:46h
Brincadeira esse texto, MN !!! Vc foi perfeito do início ao fim. Disse tudo que um torcedor rubro negro precisa "ouvir" e conscientizar-se sobre a realidade do nosso Clube. Parabéns e SRN. ... "AS PESSOAS PASSAM, MAS O FLAMENGO É ETERNO."
SERGIO FREESE - RECIFE
usuário desde 01/11/2011
SERGIO FREESE - RECIFE | 21/04/2012 02:25h
Marcio, realmente é" briga de poder e o Flamengo que se dane", infelizmente nenhuma das gestões do clube amam o Flamengo como sua torcida, a falta de responsabilidade beira a raia do absurdo, a falta de comprometimento vai do mais alto escalão da gávea até uma parte de jogadores, tornando um simples pacto de governabilidade uma utopia nos dias de hoje, pois ninguém quer largar o osso, mas ainda assim, apenas sonho que 35 milhões de torcedores podem fazer a diferença, e transformar o Flamengo em líder e referência mundial, só precisamos de um projeto verdadeiro em que acreditar, e trabalhar, trabalhar, treinar e treinar para reconstruirmos o clube que tanto amamos. SRN

Últimos Jogos

Últimos Resultados

Copa do Brasil
15/05 Flamengo 2 x 1 Campinense-PB
01/05 Campinense-PB 1 x 2 Flamengo
17/04 Flamengo 3 x 0 Remo
Campeonato Carioca
20/04 Macaé 1 x 3 Flamengo
14/04 Flamengo 3 x 1 Fluminense

Próximos Jogos

Próximos jogos

  • 26/05 - 16h00 - Mané Garrincha, Brasília

    Brasileirão - Santos x Flamengo

  • 29/05 - 21h00 - Mário Helênio, Juiz de Fora

    Brasileirão - Flamengo x Ponte Preta

  • 01/06 - 16h20 - Vila Capanema, Curitiba

    Brasileirão - Atlético-PR x Flamengo

  • 05/06 - 22h00 - A definir, -

    Brasileirão - Flamengo x Náutico

  • 08/06 - 16h20 - Heriberto Hülse, Criciúma

    Brasileirão - Criciúma x Flamengo

  • 06/07 - 18h30 - ,

    Brasileirão - Flamengo x Coritiba

Colunas

UMA COISA É UMA COISA; OUTRA COISA É OUTRA COISA

Marcio Neves

19/05/2013

1116 Visualizações 153 Comentários

MAIS UM E ERA MÚSICA...

Ivan Maurício

02/05/2013

2464 Visualizações 771 Comentários

EI BROCADOR, PEDE A MÚSICA AE VAI...

Ivan Maurício

18/04/2013

3044 Visualizações 1011 Comentários