X

Flamengo RJ | Inicio

domingo, 8 de abril de 2012

TRABALHO

TRABALHO

Autor: Marcio Neves - RJ

Amigos rubro-negros, semana bastante conturbada depois de mais um insucesso na Libertadores, deixando-nos no CTI da competição mais importante do ano. Digo mais importante na minha opinião e, acredito, na maioria dos nossos torcedores, mas não na visão da nossa diretoria e da comissão técnica. Portanto, a vitória sobre o Vasco nada muda nossa situação.

É normal que a torcida solte os bichos em cima da presidente Patrícia Amorim, do técnico Joel Santana e do Ronaldinho Gaúcho. Faz parte da nossa cultura e não temos muito como fugir disto. Que a presidente cometeu seus erros é inegável, mas falar em renúncia ou impeachment é golpe, a menos que se comprovem fatos de improbidade administrativa. Sempre reclamávamos dos salários atrasados, da falta de estrutura, das engenharias financeiras envolvendo nossos jovens valores e outras coisas. Pois bem, os salários de jogadores e funcionários em sua gestão estão em dia, com exceção dos direitos de imagem do Deivid que ficou alguns meses sem receber por estratégia da diretoria em querer forçar uma negociação, o CT já apresenta condições para treinamento em tempo integral e o módulo definitivo para o time profissional estará concluído até o final do ano e nossos jogadores da base não foram envolvidos em nenhuma negociação. Concordo que o futebol está sem comando, mas atribuir isto apenas a esta gestão parece até que o Flamengo nos anos anteriores havia ganho muitas Libertadores e Brasileiros. Nossos problemas são muito mais complexos do que uma simples troca de presidente, de treinador ou de jogadores pode sugestionar.

Por que cada treinador que chega com mudanças na estrutura de treinos da equipe não dura muito? Foi assim com Cuca em 2005 e em 2009, assim como com outros treinadores, inclusive o próprio Luxemburgo teve dificuldades neste sentido nas suas últimas duas passagens pelo clube, em 1995 e no ano passado. Entendam que isto não começou na gestão da Patrícia nem com a chegada do Ronaldinho. Provavelmente, esta será mais uma gestão que passou e não conseguiu mudar isto que vem de anos, ou quem sabe, décadas e se não revertermos será muito difícil termos novamente um time competitivo e que esteja sempre disputando os títulos das principais competições.

Não preciso gastar muitas linhas para mostrar que já está mais do que provado que o esporte de alto desempenho exige muita preparação física, muito treinamento e muita aplicação. Camisa não ganha mais jogo; torcida pode ajudar num jogo, mas para ganhar campeonato precisa-se de mais. O jogo é resultado do que se treina. Para quem se interessa pelo assunto posso dar duas recomendações de leitura, os livros “Outliers – Os Fora de Série”, de Malcolm Gladwell, e “Transformando Suor em Ouro”, do Bernadinho.

É lógico que temos algumas carências individuais no nosso elenco, mas não vejo nosso elenco abaixo dos demais times grandes do país. Apenas o Santos tem um elenco melhor em quantidade e qualidade de jogadores. Nossa maior carência é de treinamentos, em todos os sentidos.  Trabalho, trabalho e trabalho. Para quem ainda não entendeu o que quero dizer, basta ver que nos últimos Campeonatos Brasileiros nosso desempenho sempre cai na fase do campeonato quando temos jogos domingos e quartas pela queda do nosso preparo físico. Muitos jogadores que já passaram pelo clube afirmam que lá se treina pouco em relação aos demais clubes, tentando justificar porque não renderam no Flamengo.

A imagem abaixo é uma das que mais me irritam e revoltam. Sempre às vésperas dos jogos vemos estas fotos nos principais blogs. O tal do rachão. Uma ressalva, ontem véspera do jogo contra o Vasco não vimos esta foto porque simplesmente não tivemos treinamentos. Para quem nunca assistiu, eu já tive a oportunidade de estar na Gávea num dia desta autêntica pelada, na qual jogadores atuam fora de sua posição sem qualquer ganho para o desempenho coletivo da equipe. Com a desculpa de que em véspera de jogo não pode expor jogadores ao desgaste físico, esta pelada é disputada num ritmo que daria muito bem para um treino de posicionamento de defesa, de jogadas ensaiadas e muito mais.

 

 

Por que jogar contra o Bangu com o time titular sabendo-se que três dias depois teríamos um jogo decisivo pela principal competição, de novo na minha modesta opinião, ainda com uma longa viagem? Para quem não sabe, Vasco, Inter e Santos, que também tinham jogos na Libertadores no meio de semana, jogaram com times mistos na última rodada do estadual para pouparem suas principais peças. O Fluminense também tem sempre poupado seus jogadores mais desgastados por priorizar a Libertadores.

Este foi, a meu ver, o grande erro da nossa trajetória na fase de grupos desta competição. Sem querer desmerecer um título estadual, comparar um título internacional com um regional é uma amostra do quanto estamos longe do profissionalismo que queremos. É simples: no primeiro semestre, a principal competição é a Libertadores ou, para quem não a disputar, a Copa do Brasil; no segundo semestre o Campeonato Brasileiro ou o Mundial de Clubes, se for o caso. Esta é a regra nos principais clubes do país.

Na coluna passada, defendi que não jogássemos com os titulares contra o Bangu pela Taça Rio por já ter percebido em vários jogos uma acentuada queda de desempenho no segundo tempo dos jogos. Isto mais uma vez aconteceu no próprio jogo contra o Bangu e mais uma vez no jogo contra o Emelec. Não posso garantir que ganharíamos da equipe equatoriana, mas não seria mais produtivo ter treinado forte no sábado, domingo e segunda, viajado na terça e jogado na quarta?

Quanto ao treinador, quem acompanha minhas colunas sabe que não morro de amores pelo Joel Santana, ou melhor, pela sua concepção de jogo. Serei eternamente grato a ele pelo milagre de 2005 quando estávamos virtualmente rebaixados e, mesmo assim, ele teve coragem de assumir o desafio e reverter a situação. Falar dos seus erros na partida de quarta-feira é repetir tudo o que já foi dito e escrito por aí. Uma observação importante é quanto ao seu estado físico. Fruto do seu problema no quadril, Joel está bastante acima do peso e com muita dificuldade de locomoção. Será que isto não prejudica o seu desempenho nos treinamentos?

Independente da classificação para as Libertadores e finais do Carioca, a diretoria deve definir agora se Joel é ou não o treinador com o perfil desejado para o time de modo a promover uma eventual troca o mais cedo possível e não esperar o início do Brasileiro para efetuar esta troca. Confirmando a eliminação da Libertadores, teremos até o mês de julho jogos apenas no final de semana. Esta é a grande oportunidade de treinar forte e preparar o time para o Campeonato Brasileiro.

Em relação ao Ronaldinho, não quero entrar no mérito se ele vale tudo que ganha, pois se assim fosse teríamos que dispensar quase que todo o elenco. Definitivamente os clubes brasileiros estão fora da realidade ao pagar estes salários sem ter uma estrutura de receita consolidada, criando uma verdadeira bolha. Por isso, se a decisão fosse se vale a pena contratar um jogador na fase atual do Ronaldinho pagando o salário que ele ganha e com seu comportamento, minha resposta seria não. Não vale a pena, a exemplo do que opinei em relação ao Adriano.

Mas a questão não é essa. Temos um jogador com contrato até o meio de 2014. Pelo histórico, vemos que nestas situações de rescisão o Flamengo sempre é quem sai perdendo. Lembrem-se do caso Romário e Pet, quando o clube saiu com uma imensa dívida. Portanto, temos que saber como viabilizá-lo com a diretoria cobrando um comportamento mais profissional dentro e fora do clube.

Não devemos esperar o Ronaldinho do Barcelona, no seu auge, mas queiram ou não tem qualidade técnica muito acima da grande maioria dos jogadores. Também não podemos atribuir a ele a responsabilidade por todas as mazelas que ocorrem ao nosso time, como opções equivocadas de treinador, erros na defesa e limitações do nosso meio-de-campo.

Em relação ao seu desempenho em campo, cabe ao treinador exigir que ele se movimente mais, saindo daquela faixa no lado esquerdo do campo buscando sair da marcação,  que evite aqueles dribles desnecessários na nossa intermediária que tem constantemente gerado contra-ataques perigosos dos adversários e até o substitua durante as partidas, quando necessário. Lembrem-se que após o Luxemburgo tê-lo retirado de campo no ano passado que ele subiu de produção.

Como atleta, quando ele não for treinar ou se atrasar, a diretoria deve notificá-lo por escrito da falha e multá-lo em seus vencimentos. Sabe-se que isto tem pouco efeito no comportamento destes jogadores, mas pode legalmente ser útil num eventual futuro processo de justa causa. Quando ele comparecer para treinar alegando “dores” e optar por ficar na “musculação”, a comissão técnica (médicos, preparadores físicos, fisioterapeutas e treinador) deve avaliar se convém afastá-lo do próximo jogo visto não ter treinado adequadamente. Além disso, a diretoria não precisa ter a preocupação de esconder suas falhas, pelo contrário, deve deixar público de modo que não haja dúvida quanto à postura do clube.

Na parte financeira, como nosso Departamento de Marketing não funciona, precisamos fazer uma parceria com uma agência profissional de marketing, dando um percentual na ordem de 10%, do que conseguir como patrocínio do Ronaldinho. Apesar dos pesares, Ronaldinho ainda tem apelo comercial principalmente junto às crianças e nos mercados sulamericano e asiático.

 

 

Parece óbvio, e é mesmo. O que estou sugerindo é simples e básico num regime profissional. Se vai dar resultado ou não é outra história, mas vai ficar claro para os outros jogadores e para o próprio mercado que o clube tem regras e ordem. O que não pode é ter esta percepção de que nada é feito para impor limites a um funcionário do clube.

Saudações rubro-negras.

Comente essa coluna

Efetue login no topo do site para poder comentar.

Leia todos os comentários

DELLA FONTES
usuário desde 02/03/2010
DELLA FONTES | 12/04/2012 09:51h
O Flamengo ainda lhe deve dinheiro? ESSA FOI A RESPOSTA DE ALEX NA REVISTA PLACAR PODE? E ELE TEM RAZÃO, ISSO É FLAMENGO R: Não, graças a Deus. O Flamengo me pagou um ano e meio depois (que terminou o contrato). Meu advogado trabalhou bem, dificultou as coisas para eles. No Flamengo eu me arrependi de ter ido pra lá logo no primeiro dia em que cheguei. Era uma bagunça. Era horrível, o campo de treinamento, o ritmo de concentração, o vestiário, o grupo de jogadores… Ninguém se preocupava com o futebol em si. A concentração era marcada às 18h, meu companheiro de quarto chegava meia-noite. E ninguém falava nada… Era tudo empurrado com a barriga. E eu fui mal pra caramba, o time foi mal, tudo foi ruim. Mas foi bom que eu aprendi que seriedade no futebol valia a pena.
Ivan Maurício
usuário desde 16/03/2010
Ivan Maurício | 11/04/2012 12:01h
Marcinho...estou sem tempo pra entrar na NET devido ao meu trabalho, mas nunca deixo de ler seus textox meu amigo, rezo a Deus para que algo de bom aconteça pois estamos indo de mal a pior ! Abs Ivan Maurício !
Fabio Marques
usuário desde 13/03/2010
Fabio Marques | 11/04/2012 11:04h
Marcio o que precisamos e de um preparador fisico urgente o gas acaba no segundo tempo e isso é um perigo
MARCO CÉSAR AMORIM SOUZA
usuário desde 13/03/2010
MARCO CÉSAR AMORIM SOUZA | 11/04/2012 00:14h
NÃO VEJO PROBLEMA COM O SALÁRIO DO RONALDINHO É HIPÓCRITA ESSA DISCUSSÃO. O GRANDE PROBLEMA SE CHAMA GRUPO SEM RAÇA, SEM MORAL. É ISSO. ELE É FRUTO DE 3 ANOS DE DESVAIRIOS DE DONA PATRÍCIA, DESMANCHOU GRUPO CAMPEÃO DE 2009, CONTRATOU TARDIAMENTE E MUITO MAL, E NÃO TEVE PULSO COM LUXA E RONALDINHO. JOEL ESTÁ FAZENDO MUTIO COM GRUPO QUE ENTREGA RESULTADO. NO ENGENHÃO ESTÁVAMOS COM 3 A 0 E O GRUPO TODO DORMIU. NUNCA VI ISSO EM TODA MINHA EXISTÊNCIA E ISSO É MUITO VERGONHOSO. ESSE GRUPO DE ATLETAS PRECISA SE FAZER SER RESPEITADO. RECENTEMENTE LOVE DEU ENTREVISTA SOBRE ORGIAS P PLAYBOY. ESTÁ CERTO ISSO ? É HORA DE GRUPO RECOBRAR MORAL. LUXA IMPEDIU GRUPO DE TER AJUDA RELIGIOSA DOS ATLETAS DE CRISTO E DESDE ENTÃO FORAM VÁRIAS JOGOS SOB SEU COMANDO SEM VITÓRIAS. JOEL ESTÁ FAZENDO GRUPO VOLTAR A TER HUMILDADE, MAS RAÇA, TÉCNICA E TÁTICA TUDO ISSO É COM O TEMPO, FUTEBOL NÃO É BRUXARIA COMO A IRMÃ DE LUXA PENSA QUE O É. NOSSO TIME SE CONTINUAR ASSIM VAI TÃO SOMENTE FRITAR TÉCNICOS. SRN!
JEFERSON SOUZA - VITÓRIA - ES
usuário desde 05/03/2010
JEFERSON SOUZA - VITÓRIA - ES | 10/04/2012 22:17h
Marcio - O problema do Ronaldinho é que ele recebe um salario fora da realidade do futebol brasileiro e ainda nao consegue dar retorno, mas com esse departamento de marketing que parece mais o do vasco, só aparece o Vice, nunca aparece o Presidente de Marketing, assim fica muito dificil eles querem que as empresas procurem o Flamengo, precisam ia ao mercado, e fazer o que voce falou negociar uma empesa pra captar patrocinios e oferecer uma comissao, uma empresa aqui do ES fez a intermediação entre a KIA e o Palmeiras o contrato foi de 75 milhoes, eles ganharam 10% do valor se nao me engano.
JEFERSON SOUZA - VITÓRIA - ES
usuário desde 05/03/2010
JEFERSON SOUZA - VITÓRIA - ES | 10/04/2012 22:13h
Perfeito amigo, falou tudo! o R10 nao pode ser responsabilizado sozinho, joel acabou com o time contra o emelec trouxe o time deles pro nosso campo, tirou o Botinelli e o Deivid, no jogo contra o Bangu acho que foi valido usar o time titular pra tentar entrosar pro jogo contra o emelec o joel nunca consegue repetir uma escalação e até deu certo ele repetiu a escalação mas errou ao tirar os jogadores que citei e isso foi que nos fizeram perder preciosos pontos. pqp! o jogo ganho um contra-ataque ali matava o Jogo.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 10/04/2012 21:43h
Hugo Monteiro, não tenho procuração para defender ninguém. Procuro manter minhas avaliações em cima de fatos, não com base em denúncias que lemos por jornal e que precisam ser comprovadas. Infelizmente, neste país o ônus da prova é do acusado, quando deveria ser o contrário. Vamos esperar um pouco. Este ano teremos muitas informações; é preciso ter discernimento em separá-las do jogo político. Como disse, não quero defender ninguém, mas não me sinto confortável em acusar sem elementos objetivos ... continua
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 10/04/2012 21:43h
... Hugo, concordo contigo no que diz respeito aos erros do passado. Apenas citei na coluna que algumas coisas que entendo que estão melhores no clube. Para mim isto é fato. A questão do Jael é até normal, pois o clube prioriza quitar salário no elenco atual. O que vejo que tem sido feito é acordo com os que saem para pagar o passivo. Foi assim com o Alex Silva, evitando de dívidas trabalhista futuras. ... continua
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 10/04/2012 21:43h
Hugo, os títulos que o Flamengo conquistou no passado foram em outras épocas, num outro cenário esportivo. Entendo que a coisa agora mudou, dando-se muito mais ênfase à preparação física, nivelando em muito o jogo. O clube não soube se adaptar a esta realidade. É lógico que um clube pode ganhar um título sem ter um CT, sem ter uma estrutura profissional, mas quantos títulos ganhará em 10 anos? Para mim, a probabilidade de se ganhar um título com profissionalismo e estrutura é muito maior do que sem ter. O nosso título de 2009, na minha modesta opinião, foi acidental. Não houve planejamento. Quem esperava que o Adriano fosse arrebentar? E o Pet? E o Andrade? E o Álvaro? E o Zé Roberto? Todos renegados que chegaram sob muita desconfiança. Encaixou, deu liga naquele momento. Tanto não foi planejado que no ano seguinte a casa caiu ... continua
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 10/04/2012 21:42h
Hugo, quando defendo o profissionalismo, defendo por exemplo que o clube tenha uma estrutura de preparação física independente do treinador. O treinador que vier pode até trazer um auxiliar técnico, mas não poderá trazer a sua comissão técnica. Com exceção das folgas merecidas, o jogador deve ficar o dia inteiro no clube. Se não for treinando no campo, é assistindo vídeos de jogos anteriores, palestras de juízes ou de outros profissionais do esporte. O que falta é conhecimento para botas na cabeça destes pangarés. Um abração.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 10/04/2012 21:42h
Emerson Maia, não gosto de ficar trocando toda a hora de treinador. Além do impacto financeiro, multas e tudo mais, tem a questão técnica que cada um trás a sua tropa de choque e acaba que a equipe nunca consegue obter o tal do conjunto. Não tem bom nome disponível no mercado, em caso de saída do Joel. Um técnico que gosto é o Ney Franco, que já está muito mais experiente desde a primeira vez que esteve no Fla e o principal, sabe e gosta de trabalhar com jovens, o que estaria dentro do nosso objetivo. Um abraço.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 10/04/2012 21:42h
Emerson Maia, os clubes estão criando uma grande bolha salarial e, como toda a bolha, um dia vai estourar. Não existe lastro para isto. Na medida em que você tem um cara ganhando muito no time, por que ele compense esta grana, você acabe tendo que puxar o resto do time, caso contrário a coisa fica muito distorcida. Um abração.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 10/04/2012 21:41h
Marcelo Jourdan, o grande erro desta diretoria, na minha opinião, é na demora em tomar decisões. Isto é fatal em gestão. Deixamos para tomar muitas decisões após o início da temporada e estamos colhendo os frutos, ou melhor, os espinhos agora. Um abração.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 10/04/2012 21:41h
Adson, você não deixa de estar certo. Futebol é esporte coletivo e o Ronaldinho não pode ser cobrado por tudo de ruim que o time está rendendo. Por outro lado, é inevitável que a cobrança nele seja maior não apenas pelo salário como pela sua trajetória. O verdadeiro LÍDER assume esta cobrança, chama para si a responsabilidade de levar todos à frente. Líder vem do inglês LEADER que vem do verbo TO LEAD, que significa conduzir. Ou seja, o líder é o condutor da equipe. Infelizmente, não acho que o Ronaldinho tenha ou já teve este perfil. Talvez este seja o nosso grande erro. Esperar que ele seja o líder. Um abraço.
paulo
usuário desde 31/05/2010
paulo | 10/04/2012 15:49h
Na verdade o Flamengo é no sentido certo da palavra uma NAÇÃO, com a situação e oposição sempre brigando com o poder e o povo "Torcida" olhando perplexa as brigas sem fazer nada. O exemplo foi o Corinthians que no ano passado foi humilhado na libertadores mas a torcida reagiu e hoje os jogadores têm respeito pelo Time e torcida e no Flamengo.... Viva vamos ser campeões Carioca e comemora como se fosse um mundial.... Infelizmente o Flamengo virou um time de titulos mediocres, com exceção de 2009 que a torcida levou o time até o titulo. Abraços de um Flamenguista desiludido com tudo a cerca de FLAMENGO menos o Manto que sempre terá o meu Respeito e quem o vestiu com honra, como Zico, Junior...
Célio Costa
usuário desde 18/03/2010
Célio Costa | 10/04/2012 10:37h
Excelente análise, Márcio Neves! Assino em baixo. Saudações rubro-negras!
Hugo Monteiro Rocha
usuário desde 18/09/2011
Hugo Monteiro Rocha | 09/04/2012 21:35h
Caro Márcio. Acrescento que não é uma semana conturbada e sim, um ano conturbada no Flamengo. Desde a reapresentação dos atletas (atletas? Serão mesmo?) que esta é a rotina do nosso Mengão. Concordo plenamente quando você diz que a vitória para o Vasquinho não vale nada e não muda nada. Afinal nem a classificação por um acaso não vai valer nada. Este Flamengo não está jogando nada. Com relação a nossa presidente, a famosa Vaca de Presépio, discordo totalmente (com sua permissão e pedindo desculpas) que ela não deva ser afastada por improbidade adiminstrativa. Se houvesse conselheiros no Flamengo que honrassem as calças que vestem o impeachment já deveria ter entrado em pauta. – CONTINUA –
Hugo Monteiro Rocha
usuário desde 18/09/2011
Hugo Monteiro Rocha | 09/04/2012 21:34h
– CONTINUAÇÃO - Existe a distribuição de cartões corporativo, com o Flamengo pagando despesas pessoais de diretores e quem sabe até do maridão tricolete, além do acordo espúrio com o famigerado Léo Rabelo para presidir o departamento de futebol de areia, cargo este remunerado. Um cara que tem como função apreciar e criticar as contas da administração recebe salários desta administração. Ora caro Márcio, se isto não for uma negociata espúria eu já não sei mais o que é safadeza e honestidade neste país. Falar em salários em dia é piada, quando, poucos dias atrás, o Jael declarou que o Flamengo ainda deve salários a ele. Então que raio de administração é esta? É coisa só para inglês ver? E quanto ao tijolinho 4905 que comprei há quase dois anos ou mais, será que já está colocado no muro? Ou será que está cobrindo despesas dos cartões corporativos. Não há como defender o indefensável. – CONTINUA –
Hugo Monteiro Rocha
usuário desde 18/09/2011
Hugo Monteiro Rocha | 09/04/2012 21:34h
– CONTINUAÇÃO - Se a Vaca de Presépio não cair, mas é cair já, o Flamengo é que cairá para a segunda divisão. Dizer que gestões passadas foram desastrosas (e foram mesmo) não é alento, não justifica, nem explica e muito menos é condição para aceitar a gestão fraudulenta e terrível desta Vaca de Presépio. Pelo que sei, o Flamengo conquistou seis títulos brasileiros com esta mesma estrutura de treinos. Se lembro bem, em 2009 vivíamos o caos nos treinamentos. Ora se o Luxemburgo que, em minha opinião, é um ex-treinador em atividade, prova disto é o fiasco na Copa do Brasil frente ao poderoso Ceará, não era dourando a pílula, mudando o foco para estrutura que ele iria acertar o Flamengo. O Flamengo, mais que qualquer time deste país, vive de vitória e não de fanfarra, de muros belos, de discursos bonitos. – CONTINUA –
Hugo Monteiro Rocha
usuário desde 18/09/2011
Hugo Monteiro Rocha | 09/04/2012 21:34h
– CONTINUAÇÃO - Concordo plenamente que com relação a treinamentos estamos muitos anos luz das equipes profissionais, e você citou muito bem o nosso desempenho nos jogos de meio e fim de semana. Mas, quem indica os expert em condicionamento físico? Todos, ou pelo menos a grande maioria dos técnicos chegam às equipes trazendo a reboque preparador físico, preparador de goleiros e um sem número de come e dorme. E a nossa diretoria aceita passivamente isto. Os tais “rachão” que sempre ocorre também me revolta muito. E pelo que sei, tal atividade é disputada com valores em reais como apostas. Já pensou se em nossa atividade profissional tivéssemos grande parte das horas para disputar babas, peladas, ou rachões como este. Seria uma maravilha. – CONTINUA –
Hugo Monteiro Rocha
usuário desde 18/09/2011
Hugo Monteiro Rocha | 09/04/2012 21:33h
– CONTINUAÇÃO - Todo o seu comentário, perfeito por sinal, (discordar não significa dizer que não gostei) remete a falhas de planejamento, de gerenciamento e nos remete a quem? Claro, a diretoria incompetente que tem um time com maior torcida do país e em 24 meses, não consegue passar 06 com um patrocínio máster. O Joel foi sacanagem (não encontro outro termo) desta diretoria. Tirar o Luxemburgo era preciso e inevitável, mas, contratar o Joel, aí é rir da cara de todos nós. E o resultado estamos vendo. Acho que o Joel não está com alguns quilos a mais, está com alguns litros a mais. Com relação ao dentuço, o malabarista do Cirque Du Solleil, após sua declaração que queria sair pela porta da frente, eu só tenho uma coisa a dizer. Este enganador, pipoqueiro, não deve sair pela porta da frente e nem pela porta dos fundos. Ele deve sair pela descarga.
Emerson Maia
usuário desde 01/03/2010
Emerson Maia | 09/04/2012 18:18h
O problema amigo Marcio e ser ano de eleição ai vira briga politica e infelimente quem perde seja ele o Presidente do clube e o Flamengo infelizmente
Emerson Maia
usuário desde 01/03/2010
Emerson Maia | 09/04/2012 18:14h
Amigo Marcio e sempre um prazer comentar sua coluna abraço SRN
Emerson Maia
usuário desde 01/03/2010
Emerson Maia | 09/04/2012 18:12h
acho que a Patricia acertou uns 60 % e acho que a dificil substituir um Presidente vencedor como Marcio Braga não acho que seja caso da saida dela como pede a oposição antes do fim do mandato dela o fato dela ser Mulher para os mais fanaticos pesa contra ela mais não acho que ela deva sair antes final do mandado não vejo nada inrregular para acontecer com ela como foi no caso Edmundo Santos Silva
Emerson Maia
usuário desde 01/03/2010
Emerson Maia | 09/04/2012 18:02h
Sobre a nossa Presidente seu maior erro foi mandar Zico embora do clube mais não acho a Patricia a pior Presidente que o clube ja teve nem que ela deva ser mandada embora do clube ela contratou o R. Gaucho e o Wagner Love e o Wanderley que na epoca muitos torcedores queriam pra mim ela tem falta paciencia da torcida o time campeção em 2009 foi formado em 2006 temos que por os garotos para ganhar no futuro isso e que a torcida nao entende
Emerson Maia
usuário desde 01/03/2010
Emerson Maia | 09/04/2012 17:27h
Sobre Joel eu sempre falei que não seria o ideal para o Flamengo mais ele chegou agora o certo e ficar até o fim do ano meu preferido era Andrade ou Waldemar Lemos ou até Toninho Cerezo mais trocar de tecnico nao adianta nada
Emerson Maia
usuário desde 01/03/2010
Emerson Maia | 09/04/2012 17:24h
Olá Marcio Neves eu concordo com voce sobre R. Gaucho e logico que ele ganha muito mais não podemos negar que ele tem qualidade mais nao e mais o mesmo do Barcelona so acho que ele deveria se empenhar mais nos jogos eu sou contra mandar ele embora o erro esta em os clubes do Brasil não ter teto salarial como 300 mil Reais para um craque e 150 mil os outros jogadores deveria ter um acordo entre os clubes
Marcelo Jourdan
usuário desde 02/03/2010
Marcelo Jourdan | 09/04/2012 10:46h
Grande Márcio, Essa Libertadores nunca foi prioridade para nossa diretoria. Não houve planejamento. Se fosse prioridade teria resolvido diversos problemas no fim do ano, e não empurrado com a barriga. Cito como exemplo a questão da Traffic com o R10, o Luxa, o caso T Neves, o caso Alex Silva, e por fim a falta de visão para identificar a necessidade de contratar ao menos dois bons zagueiros. Welligton e David Brás falham todo jogo e não servem nem para reserva. O Gonzales é apenas razoável, e por fim falta um Le, junior cesar está em pésima fase, e um bom cabeça de área Williams e Muralha não dão nem para Estadual. Dos garotos Muralha e Negueba até agora não podem ser titulares. O melhor dos garotos é o L Antônio e o tb o Thomás. A Pat Amorim tem algo de positivo, mas no geral erra demais. Bastaria ter escolhido um bom gerente de futebol, que impusesse trabalho e técnico esperiente, mantido salários em dia e contratado as posições acima citadas Só nos resta um milagre
Adson
usuário desde 19/04/2010
Adson | 09/04/2012 00:59h
Jogo 3x0 no vazião ... Galhardo e Conzales trombam e os caras empatam ... no Paraguai jogo duro e empatado ... o zagueiro chuta pra frente e a bola vai pra trás, caído o atacantes ainda finaliza duas vezes pra marcar!!! Emelec cruza 32 bolas na área e nosso menor jogador marcando o grandalhão deles! A CULPA É DO R10? Fala sério!!! Não to aqui pra ser tachado de viúva de R10, mas se ainda temos um sopro de futebol é por conta dele! Arrumem um substituto à altura q aí sim aceito q sua ausência poderá não ser sentida. Sabe o que mudou? O time começou a tomar muitos gols, o sistema defensivo é frágil. Temos R10 e LOVE, mas tomando essa qt absurda de gols nenhum craque aguenta! SRN
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 09/04/2012 00:13h
Gustavo Garcia, este assunto de treinamento no time profissional do Flamengo é muito sério. O Luxa achou que saindo da Gávea mudaria um pouco, mas não foi 100% eficaz. Com relação à Patrícia não acho que esteja perfeita, como escrevi cometeu erros e erros, mas não podemos nos pegar ao que a mídia fica dizendo por aí. Esperava mais dela sim, mas também acho que está fazendo muitas coisas certas. Vamos fazer uma avaliação dela mais à frente. Um abração.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 09/04/2012 00:13h
Sidnei, lógico que gostaria que o Zico fosse o presidente, mas acho que ele se assustou com o jogo político sujo dentro do clube. Acho difícil. Um abração.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 09/04/2012 00:13h
Vinícius, acho que deve-se sempre dar uma chance ao profissional. Veja profissional. O Clube deve colocar claramente na mesa as regras. Se ele topar, tudo bem fica. Caso contrário, busque outro clube. Um abração.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 08/04/2012 23:54h
Márcio Lins, nosso problema maior é o meio-de-campo que não consegue jogar 90 minutos num ritmo forte de marcação e chegada no ataque. Você tem razão, devemos cobrar treinos e treinos. Um abração.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 08/04/2012 23:54h
Márcio Lins, nosso problema maior é o meio-de-campo que não consegue jogar 90 minutos num ritmo forte de marcação e chegada no ataque. Você tem razão, devemos cobrar treinos e treinos. Um abração.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 08/04/2012 23:54h
A Faria, o D Braz estava subindo de produção junto com o Gonzalez, mas naquele jogo contra o Olímpia ele foi infeliz em cometer aquele falta totalmente desnecessária. Enquanto não vier outro para chegar e assumir a titularidade, temos que contar com ele. Frauches e Marlon seriam uma aposta muito grande neste momento. Acho que devem ficar como opção para pegar experiência. Um abraço.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 08/04/2012 23:53h
A Faria, acho que se estivéssemos com o Luxa não estaríamos passando este sufoco na Libertadores. Ninguém pode garantir, mas eu me arrisco a apostar que já estaríamos classificados. Talvez estivéssemos com outros problemas fora de campo, mas dentro o Luxa conhecia muito bem o elenco e sabia com quem poderia contar. Um abraço.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 08/04/2012 23:53h
Gerônymo Parise, talvez eu não tenha sido claro, mas não disse que a Patrícia não tem a sua responsabilidade no que estamos passando. É lógico que tem e pretendo falar com mais calma numa futura coluna. A história do Zico está mal contada até agora. Veja o que escrevi na época em 03/10/2010 (http://www.flamengorj.com.br/coluna/perde-perde.html) e ouça a entrevista da Patrícia no blog do Rica Perrone. Um abraço.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 08/04/2012 23:52h
Agostinho, parece que o que escrevi sobre nosso elenco gerou polêmica. É lógico que precisamos de reforços principalmente na defesa e no meio, mas todos os times também precisam. A grama do vizinho é sempre mais verde. Vou dar um exemplo : o Botinelli com força física seria um baita jogador. Observe que ele sempre cai de desempenho no segundo tempo. Desde o ano passado o Luxa já havia dito que ele carecia desta força e nada foi feito para fortalecer sua musculatura e dá-lhe resistência. Um abração.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 08/04/2012 23:52h
Felipe Márcio, nosso marketing é realmente fraco. É inadmissível não termos produtos como sócio-torcedor. Como disse abaixo vou falar melhor do elenco numa próxima coluna. Não considero Itamar, Alvim como parte do elenco. Um abração.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 08/04/2012 23:52h
Ricardo Perez, acho que o grande problema da Patrícia é não ter encontrado um homem-forte do futebol. Marcos Bráz, Zico e L A Veloso não deram certo por diferentes motivos. A aposta agora é com o Cascão e com o Jairo dos Santos. Vamos ver se funciona. Quanto ao R10, respeito a sua opinião, mas acho que a pena tentar mais um pouco com ele, lógico com mais cobrança e comprometimento. Uma ruptura agora seria muito complicado e traumático para o clube. Um abração.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 08/04/2012 23:51h
Adriano Mendes, o Ninho do Urubu já permite treinamento em tempo integral, com refeitório e dormitório, temporário. Veja o link http://www.lancenet.com.br/flamengo/Jogadores-elogiam-novas-instalacoes-Flamengo_0_482351921.html. As instalações definitivas para o futebol profissional devem ficar prontas até o final do ano. O dinheiro já está reservado, fruto de parceria com a Brahma, do acordo com a Esso sobre o posto de gasolina na Gávea e do acordo com o Eike Batista sobre o Morro da Viúva. Um abraço.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 08/04/2012 23:50h
Adriano Mendes, tecnicamente falando não acho o elenco do Fluminense melhor do que o Flamengo. Quem são os laterais do Fluminense. E os zagueiros ? Se pegarmos Fluminense ou Inter ou Corinthians acho que teremos sei lá uns 3 ou 4 destes times com vaga certa no Flamengo. A diferença é que os jogadores destes times jogam em alto desempenho sempre, por estarem mais bem preparados fisicamente e com um esquema tático definido. Além disso, alguns de nossos jogadores não são tão experientes, mas coisa em curto prazo pode ser igualado. Um abração.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 08/04/2012 23:50h
Carlos Henrique Batista, acho o nosso elenco dentro dos 5 melhores do país. Como escrevi, talvez o Santos esteja acima, mas os demais pau a pau. É lógico que precisamos de alguns reforços, assim como outros clubes que estão sempre procurando e se reforçando. Prometo numa futura coluna abordar este tema com mais calma. Um abraço.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 08/04/2012 23:50h
Carlos Henrique Batista, o que aconteceu com o Flamengo acontece com muitas empresas. O sucesso no presente não garante o sucesso no futuro. Deitamos em berço esplêndido na década de 80 e sofremos nas duas décadas seguintes. Veja exemplos da KODAK, da PANAM e outras que vieram a falir por não saber se reinventar e enfrentar a concorrência com inovação. Ainda há tempo e podemos reescrever nossa história. Um abraço.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 08/04/2012 23:49h
Vinícius, vivemos num personalismo muito grande. Na minha concepção de gestão profissional não cabe ao Presidente se reunir com jogadores e cobrando mais empenho. O Presidente tem que se preocupar com outros assuntos do clube e cobrar da sua diretoria em reuniões periódicas resultados fora e dentro de campo. Tem vice de futebol, diretor de futebol, supervisor e técnico para cobrar. Para mim, esta história de pacto, de grupo fechado é muito complicado. Pacto tem que ser com o trabalho e a cobrança tem que ser no dia a dia. Um abraço.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 08/04/2012 23:49h
Alberto Alves, qualquer extremismo é prejudicial. Seja muito ofensivo ou muita retranca. È necessário equilíbrio. Na minha opinião, o problema está no meio-de-campo. Não temos jogadores que saibam jogar com e sem a bola. Daí ou o time fica muito recuado e sem chegada na frente ou muito aberto no meio. Um abraço.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 08/04/2012 23:47h
Sérgio Carvalho, treinamento e trabalho são comportamentos dentro do profissionalismo. É o que falta em muitos setores no clube. A questão é que os resultados nem sempre aparecem do dia para noite e a pressão é muito grande para que ganhemos títulos todos os anos. Temos que refletir sobre isso. Qual seria a reação da torcida se o clube dispensasse R10, Deivid, Williams, Welinton, Renato e Cia como querem a maioria dos torcedores e dissesse que agora investiria em Frauches, Muralha, L Antônio, Camacho, Adryan e Cia mirando títulos em 2014? Um abração.
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 08/04/2012 23:47h
Fábio Marques, o Cascão foi extremamente infeliz ao querer comparar o Carioca com a Libertadores. Eles acham que um título será um cala boca na torcida. Um abração.
Gustavo Garcia
usuário desde 04/03/2010
Gustavo Garcia | 08/04/2012 23:13h
A lista de atitudes incompetentes da Patrícia é enorme. Não sei se seria caso de impeachment, mas é suficiente para não reconduzi-la a presidência. Como bem colocou um colega logo abaixo, ela colocou o Zico na fogueira e deixou queimar sozinho, ela mandou o Luxa embora da maneira menos profissional possível, o departamento de marketing indicado por ela é inexistente, ela pagou um salário de R$ 30 mil para o Luiz Augusto Veloso, um dos mais incompetentes "profissionais" que passaram pelo Flamengo ou ela esqueceu o seu passado? Kd o sócio torcedor prometido por ela? O CT ficou para dezembro e não sabemos se será concluído. Kd o tijolinho? Aliás, lançou a campanha e a abandonou por completo. Está trazendo de volta os treinamentos a Gávea. Trouxe de volta o Joel ("A hora do pesadelo" - "Um, dois, três: Joel vai pegar vocês"). Temos que torcer por um milagre que faça surgir alguém minimamente competente e bem intencionado no final do ano. Vamos torcer. SRN.
Gustavo Garcia
usuário desde 04/03/2010
Gustavo Garcia | 08/04/2012 22:50h
Amigo Márcio Neves. Coluna muito boa. Teve um trecho que me deixou realmente preocupado: "Muitos jogadores que já passaram pelo clube afirmam que lá se treina pouco em relação aos demais clubes". Como você bem disse, um esporte competitivo e de alto nível requer um bom preparo físico. Por que ninguém consegue mudar esta realidade? Aliás, será que existe alguém que queira mudar esta realidade? Será que existe alguém que ganhe alguma coisa com esta bagunça generalizada? Eu discordo em alguns pontos relacionados a Patrícia Amorim. O CT que será (será?) entregue em dezembro estava previsto para maio. Kd os 10% do passe do TN7? Existiam estes 10%? Ela perdeu uma ENORME possibilidade de se livrar do Ronaldinho quando a Traffic saiu de cena. Foi ela quem contratou o Joel, seguindo a "sugestão" de alguns jogadores. Jogador indicando treinador? Não tem como dar certo, não é? O Joel não tem tradição em Libertadores e TODOS sabiam disto. Por que contratá-lo? Para ter "tranquilidade"!? SRN.
Sidney de Oliveira Novaes Junior Sócio OFF-Rio nº 960928
usuário desde 23/08/2010
Sidney de Oliveira Novaes Junior Sócio OFF-Rio nº 960928 | 08/04/2012 21:12h
Caro Márcio, parabéns pela coluna. Como disse o Perez, uma verdadeira aula de bom senso. Entretanto, vejo que alguns pontos ficaram um pouco distante do que a realidade nos mostra. A culpa da Patrícia é pelo fato de não se impor e permitir que alguns bandalheiros tomem conta da direção do Clube. A falta de mentalidade profissional é o principal fator de muitos fracassos que são camuflados por um ou outro título conquistado. Como disse o ZICO, na conquista do Brasileiro de 2009, sendo duramente criticado por determinados setores. Permitir que um determinado jogador d~e as cartas no Clube é o cúmulo do absurdo. E quem sofre é o restante do time, junto com a torcida. Quem pode exigir comprometimento dos jogadores se a maior estrela não dá o exemplo? Quem sabe, se o ZICO mudar de ideia e resolver se candidatar à presidência, isso mude? SRN meu camarada e uma Feliz Páscoa pra vc e sua família.
Vinícius Montgomery
usuário desde 20/03/2010
Vinícius Montgomery | 08/04/2012 21:00h
Falou tudo Faria. Tá na hora de vazar do Mengão jogadores que não tem vontade de suar a camisa. Chega de sangue-sugas no time. O Fla não precisa do dentuço, de willians, de JC e de Joel.
Márcio José Ferreira Lins - Sócio off Rio Nº 960915
usuário desde 22/03/2010
Márcio José Ferreira Lins - Sócio off Rio Nº 960915 | 08/04/2012 20:36h
Enquanto não houver trabalho e profissionalismo no flamengo,vamos continuar com a mesma conversa,a zaga é culpada,o meio de campo não presta, o ataque perde muitos gols e o bla!blá!blá! nunca acaba.
Márcio José Ferreira Lins - Sócio off Rio Nº 960915
usuário desde 22/03/2010
Márcio José Ferreira Lins - Sócio off Rio Nº 960915 | 08/04/2012 20:29h
Márcio explanou o grande problema do clube, e tem gente que vem com a mesma conversa,deixem a zaga em paz, o problema é cobrar treinamento sério no clube, e quem não tiver postura profissional que saia, a zaga é tão culpada quanto o ataque, e o meio de campo.
A. Faria
usuário desde 13/04/2010
A. Faria | 08/04/2012 20:02h
Outra coisa, já vimos que Wellington e David Brás não servem para o Mengão, tá na hora de colocar o Frauches e Marlon para jogar!!!
A. Faria
usuário desde 13/04/2010
A. Faria | 08/04/2012 20:00h
Esta coluna exprime exatamente tudo que penso. O FLA foi o único time brasileiro que não jogou com time misto no estadual. Quanto ao Joel sempre soubemos que era assim, mas neste caso, acho que temos que dar um pequeno refresco, pois pegou um trabalho, já iniciado pelo Luxa, e por sinal, muito mal iniciado. Boa Páscoa a todos e SRN.
Gerônymo Parise Junior
usuário desde 01/03/2010
Gerônymo Parise Junior | 08/04/2012 19:27h
continuando- Acho que vc deveria aproveitar este espa?o maravilhoso aqui para come?armos uma campanha de denuncia contra estes falsos rubro negros.E depois dela,fazer uma campanha contra outros falsos diretores. Esta n?o me engana mais.pode at? ser campe?o carioca.
Gerônymo Parise Junior
usuário desde 01/03/2010
Gerônymo Parise Junior | 08/04/2012 19:25h
Amigo M?rcio,boa P?scoa.N?o concordo quando diz que a Paty n?o tem culpa.Al?m dela ter contratado o Joel(n?o entrarei no m?rito,mas ela tinha outras op??es muito melhores),os sal?rios s? est?o em dia porque ela adiantou toda a arrecada??o da TV,e ainda n?o pagou o deivid.Ela fez o que todos faziam,n?o mudou nada.Ela traiu o Zico e isto s?,para mim , j? ? motivo de impeachment.Al?m disso ,n?o consiguiu fazer um marketing bem feito.N?o temos programa de s?cio off-rio (e nem dentro rio).? muita incapacidade em t?o pouco tempo.Est?o falando em Renato Gaucho,? mais uma porcaria que vem ai.? para acabar com o pouco de bom que tem.Sobre o R10,n?o precisa mandar embora,mas pode exigir treinamentos e hor?rios ,como qualquer trabalhador honesto,ent?o porque n?o exige?Esta presidenta s? quer tirar fotos com o R10 e pensa apenas em sua carreira pol?tica.N?O ? poss?vel que n?o tenhamos algum rubro negro de cora??o para administrar profissionalmente este clube.Acho que vc deveria -continua
agostinho
usuário desde 27/03/2010
agostinho | 08/04/2012 19:20h
É Marcio, voce disse quase tudo, quase porque tambem não concordo com a comparação do nosso elenco, com os demais. Ontem no jogo contra o vasco, nós tinhamos no campo, 6 ou 7, sem condições de vestir a camisa do Flamengo, e no banco tinhamos quem? Porisso que acho, que o Joel não poupou o time, o nosso time mixto é esse mesmo que tem jogado, com a exceção de: Ronaldinho, Léo Moura, Vagner Love, Felipe e Gonzalez. Os outros, cansados ou não, dá no mesmo.
Felipe Márcio
usuário desde 01/03/2010
Felipe Márcio | 08/04/2012 19:17h
Márcio vou por pontos: sobre a patrícia vejo mais honestidade com relação a administração,mas sinceramente ela não vingou, cadê o nosso marketing? aliás existe isso no fla? Sobre nosso time, vejo o que falta-nos é material humano de qualidade, tanto em jogar quanto ao comprometimento, Junta-se Welington, Willians(mascarado) e Júnior César em um time titular, aí amigo não tem time que em um esporte coletivo, possa render é muita gente ruim reunida, sem falar que Bottinelle oscila muito, ainda temos Rômulo,Alvim,Gustavo,Itamar, todos fracos tecnicamente, Quanto ao Joel não é mil maravilhas,mas concordo que se o mesmo tiver que continuar, deem melhores jogadores para ele trabalhar, três reforços seriam pontuais: Juan, Diaz do LaU e Cáceres, só um detalhe não podemos perder esta molecada da base é neles que confio em um futuro promissor: Thomás,Muralha,Luís Antônio,Lorran etc.
Ricardo Perez
usuário desde 29/01/2007
Ricardo Perez | 08/04/2012 18:42h
Meu querido MARCIO, se fosse apenas uma coluna, a gente até poderia ter achado um pouco longa. Só que seu texto não é uma coluna. É uma aula de bom senso, visão e conhecimento de causa, em relação ao nosso momento atual. Não resta dúvida que a administração Patricia tem acertos importantes. Mas sua retaguarda, assim como a da equipe dentro de campo, é fraquíssima. E quanto ao R10, como já falamos por telefone, nem preciso dizer o que penso a respeito, né? KKKKKKKKKKKKKKK Parabéns pela coluna, beijo na família, Feliz Páscoa e SRN.
Adriano / CRN: 416743
usuário desde 01/03/2010
Adriano / CRN: 416743 | 08/04/2012 18:04h
Com relação ao elenco DISCORDO totalmente de VC, atualmente existem pelo menos uns 4 elencos mais fortes que o nosso, SANTOS, INTERNACIONAL, FLUMINENSE E CORINTHIANS por exemplo. Há muito tempo venho dizendo que o que falta É TREINAMENTO, TRABALHO. Nossa COMPETENTE DIRETORIA deveria ALUGAR um HOTEL sei lá, para que nossos atletas tenham onde ficar nos intervalos dos TREINOS, podendo assim TREINAMENTOS EM TEMPO INTEGRAL. Quando falta QUALIDADE, tem que se ter pelo menos PREPARO FÍSICO e MARCAÇÃO, não levar gol já é uma grande VANTAGEM no futebol atual, lembremos o são paulo tricampeão brasileiro, não tomava gol e 1 a 0 era goleada. TREINAMENTO É TUDO EM UM ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO.
Carlos Henrique Batista
usuário desde 15/04/2010
Carlos Henrique Batista | 08/04/2012 16:58h
Amigo Marcio, vejo o Flamengo como o maior exemplo de falta de profissionalismo, desde décadas! Um time que foi o que foi na década de 80, não pode estar à míngua se tornou o nosso Flamengo! É a verdadeira casa da Mãe Joana! Hoje ninguém faz questão de ser jogador do Flamengo. A não ser os que gostam de gandaia, zoação, orgias e tudo mais que o Rio oferece aos boleiros. Mas para quem projeta algo para a sua carreira... sem chance! Primeiro porque já pegamos "a moral" de ser clube que não paga ninguém e segundo porque não temos a menor chance de ganhar uma Libertadores! Discordo de você, quando fala que não vê nosso elenco abaixo dos demais. Quando que Weliton, D. Bráz, Willians, Bottinelli, Deivid, Negueba, D. Maurício, e outras amebas do nosso "elenco" receberam propostas para sair do Flamengo!? Sinal que ninguém quer. Só o Flamengo que os valoriza... e nos mata de desgosto a cada dia! Um gigante como o Flamengo, jamis poderia ter um Joel Bobalhão Santana com técnico... Gde abraço.
Fabio Marques
usuário desde 13/03/2010
Fabio Marques | 08/04/2012 16:31h
Bom como eu sou apreciador do bom rock and heavy metal ai vai o link Rock do Mengão:http://www.youtube.com/watch?v=89IVeS1XD0s
Vinícius Montgomery
usuário desde 20/03/2010
Vinícius Montgomery | 08/04/2012 15:54h
Márcio, muito boa sua coluna. Gosto muito de textos ponderados como o seu. Concordo que a Paty não é a única culpada por tudo o que está ocorrendo. Talvez o que ainda salve o Fla seria uma reestruturação completa mudando essa figura pré-histórica do conselho. Mas não podemos deixar de atribuir à Paty, incompetente, a demora em contratar para a Libertadores. Até vasquim e flor se prepararam para a Libertadores desde dezembro. E nós? Love foi contratado em cima da hora. Enfim, quem assume um cargo como o de diretor do Fla têm bônus e ônus. A paty é omissa e desaparece quando a coisa fica preta. Por que não deu uma dura nos jogadores depois dos 3 x 3 com o olímpia. Ali perdemos a vaga na Libertadores.
Alberto Alves
usuário desde 04/03/2010
Alberto Alves | 08/04/2012 14:52h
Márcio, parabéns primeiro pela coluna. Na minha avaliação falta uma coisa apenas: tratar do nosso DESPREZO como torcedores pelo sistema defensivo de uma equipe. Em qualquer esporte coletivo, um ataque ganha partidas isoladas, enquanto a defesa ganha campeonatos. FATO!!!!Não podemos pensar em ganhar uma libertadores tomando gols como tomamos HÁ DÉCADAS!! Todas as equipes que vencem libertadores possuem defesas sólidas, que quando determinadas, não tomam gols de jeito nenhum! No Flamengo isso sempre é deixado em segundo plano. As desculpas são sempre as mesmas ( altitude, o ataque fazendo bastante gols vale mais, o jogador "x" estraga o time, na época do "Zico" era assim, etc, etc). Precisamos rever essa predileção, senão continuaremos a ser reis dos 'carioquetas' e vencedores de libertadores por 'sorte do destino'.
SERGIO FREESE - RECIFE
usuário desde 01/11/2011
SERGIO FREESE - RECIFE | 08/04/2012 14:08h
Marcio, falar o que, se voce já disse tudo? Os títulos de suas 2 últimas colunas falam por si, teinamento e profissionalismo. Parabéns pela coluna. SRN
Fabio Marques
usuário desde 13/03/2010
Fabio Marques | 08/04/2012 13:44h
Kralho Marcio vc tocou la no fundo das entranhas kkkk Vou falar o que se vc ja disse tudo....E outra o Cascao ja falou isso comparando o Carioca tao importante quanto a Libertadores,mas nao é bem assim faz muito tempo que a gente nao ganha a Libertadores deveriamos priorizar a Liberta deixa o Carioca pros pequenos ja passou da hora..Belissima coluna
Marcio Neves - RJ
usuário desde 18/02/2007
Marcio Neves - RJ | 08/04/2012 13:33h
Pessoal, agora que vi. Desculpem pela longa coluna. O assunto exigiu um pouco mais de linhas ... Na realidade, gostaria te de ter escrito mais, mas ...

Últimos Jogos

Últimos Resultados

Copa do Brasil
15/05 Flamengo 2 x 1 Campinense-PB
01/05 Campinense-PB 1 x 2 Flamengo
17/04 Flamengo 3 x 0 Remo
Campeonato Carioca
20/04 Macaé 1 x 3 Flamengo
14/04 Flamengo 3 x 1 Fluminense

Próximos Jogos

Próximos jogos

  • 26/05 - 16h00 - Mané Garrincha, Brasília

    Brasileirão - Santos x Flamengo

  • 29/05 - 21h00 - Mário Helênio, Juiz de Fora

    Brasileirão - Flamengo x Ponte Preta

  • 01/06 - 16h20 - Vila Capanema, Curitiba

    Brasileirão - Atlético-PR x Flamengo

  • 05/06 - 22h00 - A definir, -

    Brasileirão - Flamengo x Náutico

  • 08/06 - 16h20 - Heriberto Hülse, Criciúma

    Brasileirão - Criciúma x Flamengo

  • 06/07 - 18h30 - ,

    Brasileirão - Flamengo x Coritiba

Colunas

UMA COISA É UMA COISA; OUTRA COISA É OUTRA COISA

Marcio Neves

19/05/2013

1299 Visualizações 234 Comentários

MAIS UM E ERA MÚSICA...

Ivan Maurício

02/05/2013

2479 Visualizações 771 Comentários

EI BROCADOR, PEDE A MÚSICA AE VAI...

Ivan Maurício

18/04/2013

3055 Visualizações 1011 Comentários