| Futebol

#BuzzFla - 10 cobranças de falta inesquecíveis de Zico

Meia era especialista em jogadas de bola parada e fez de muitos goleiros suas vítimas

image

Zico foi um craque que superou a paixão clubística e se tornou um ídolo nacional. Com seu futebol único, marcou mais de 800 gols na carreira - mesmo sendo meio-campo. Parte deste número foi construído com cobranças de falta. Uma das principais armas do Galinho de Quintino, a bola parada era fatal. Não foi à toa que Zico recebeu o prêmio de melhor cobrador de faltas do século XX pela revista Placar em 2001.

Separamos uma lista com 10 gols marcantes do Camisa 10 da Gávea em faltas:

#1 - Flamengo 2 x 0 São Cristóvão - 23/11/1978
Zico guardou dois gols na partida contra o São Cristóvão na reta final do Campeonato Carioca de 78, que seria vencido pelo Mengão com o famoso gol do Rondinelli na final.

#2 - Flamengo 6 x 2 Palmeiras - 13/04/1980
No caminho para o primeiro título do Brasileirão unificado, o Flamengo goleou o Palmeiras no Maracanã - seu palco preferido. Zico anotou dois gols, sendo um deles mostrando sua maestria na bola parada.

#3 - Flamengo 5 x 2 Cerro Porteño - 14/07/1981
Na primeira fase da Libertadores de 81, Flamengo e Cerro Porteño se enfrentaram no Maracanã. A goleada foi construída com gols de Baroninho, Nunes (2) e Zico (2).

#4 - Flamengo 2 x 0 Cobreloa - 23/11/1981
Depois de vencer o primeiro jogo da final por 2 a 1 e perder o segundo por 1 a 0, o Flamengo enfrentava o Cobreloa em uma partida de desempate valendo o título do maior campeonato internacional da américa latina. Zico marcou dois gols - sendo um deles de falta -, selou o placar e carimbou uma das conquistas mais importantes da história do Flamengo.

#5 - Flamengo 5 x 1 Corinthians - 17/04/1983
O time treinado por Carlos Alberto Torres recebeu o time de segunda maior torcida do país no Maracanã e não perdoou. Adilio, Mozer, Elder e, é claro, Zico (duas vezes) marcaram e o Mengão goleou o Corinthians no caminho para o que se tornaria a terceira conquista do Brasileirão em quatro anos para o Rurbo-Negro.

#6 - Flamengo 3 x 0 Bahia - 14/07/1985
Depois de dois anos jogando na Itália, Zico retornava para onde seu coração se sentia mais feliz: O Flamengo. Sua reestreia foi contra o Bahia, no Maracanã. Tita e Chiquinho marcaram, e Zico converteu uma falta para confirmar que estava de volta.

#7 - Flamengo 4 x 1 Fluminense - 16/02/1986
Zico atravessava fase  difícil. Depois de entrada dura em jogo contra o Bangu, o craque sofreu sérias lesões e teve que operar o joelho esquerdo três vezes. O longo e pesado trabalho de recuperação teve seu ápice em 1986, quando esteve pronto para voltar aos gramados contra o Fluminense. A torcida rival o provocou, chamando-o de 'bichado'. A arrogância dos adversários foi o combustível para uma das mais espetaculares atuações de Zico, que fez três gols e acabou com o Clássico.

#8 - Flamengo 3 x 1 Santa Cruz - 22/11/1987
Um dos mais famosos gols de falta de Zico aconteceu me uma partida onde ele mesmo fez os três gols da vitória. Na última rodada da fase de grupos do Brasileirão de 87, o Galinho não bateu a falta no ângulo mais próximo, como seria de se esperar - enganou o goleiro e colocou a bola na gaveta. A vitória colocou o Flamengo na fase de mata-mata, onde se sagrou campeão brasileiro.

#9 - Flamengo 5 x 0 Fluminense - 02/12/1989
Depois de 18 anos, Zico faria sua segunda e última despedida do Flamengo. Contra o Fluminense, em Juiz de Fora, o Galinho fez sua última partida com o Manto Sagrado rubro-negro. Sendo o Fluminense o rival em que mais marcou gols, na última oportunidade não poderia ser diferente. Zico fez gol de falta e deixou sua marca na goleada por 5 a 0.

#10 - Uruguai 1 x 2 Brasil - 25/02/1976
Uma semana antes de completar 23 anos, o Galinho jogou pela primeira vez com a camisa da Seleção principal, no estádio Centenário, em Montevidéu. E deixou a sua marca de artilheiro logo na estreia. Ele garantiu a vitória do Brasil sobre o Uruguai com cobrança magistral de falta, no segundo tempo, sem defesa para o goleiro Santos.

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/23021/buzzfla-10-cobrancas-de-falta-inesqueciveis-de-zico

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.