17 anos sem títulos internacionais: chegou a hora do Flamengo valorizar a Sul-Americana

O Flamengo inicia nesta quarta-feira(24), diante do Figueirense, a sua jornada na Copa Sul-Americana. A precoce eliminação para o Fortaleza na segunda fase da Copa do Brasil deu ao rubro-negro a oportunidade de voltar a conquistar um título internacional.

São 17 anos sem conquistas internacionais, fato que faz com o que o time de Zé Ricardo olhe para a Sul-Americana com ainda mais carinho. Além disso, a competição é mais um caminho para uma vaga na Copa Libertadores da América, principal desejo do clube.

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Nos últimos dez anos o Flamengo soma apenas duas participações na Copa Sul-Americana, que teve seu formado alterado e é tida como um "prêmio de consolação" as equipes que são desclassificadas da Copa do Brasil.

Em 2009, no ano em que estava disputando o título do Campeonato Brasileiro, o time Rubro-Negro entrou com uma equope alternativa no torneio e foi eliminada após dois empates com o Fluminense.

Em 2011, outro ano em que o Flamengo esteve brigando pela parte de cima da tabela do Brasileirão, a equipe foi eliminada por 4 a 0 pela Universidade de Chile, no Engenhão.

(Foto: Getty Images)

O lado bom das eliminações é que nas duas oportunidades o Rubro-Negro terminou bem o Campeonato Brasileiro, o lado ruim é o grande jejum de títulos internacionais.

E no atual elenco existe um remanescente da última conquista internacional rubro-negra, o zagueiro Juan fez parte do grupo campeão da Copa Mercosul em 1999 e deve estar em campo nesta noite contra o Figueirense.

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Sem dar muita atenção para a Sul-Americana nas duas últimas participações, o discurso no Flamengo é de que este ano será diferente. Mesmo com a opção do técnico Zé Ricardo de escalar um time mais alternativo para o duelo de hoje a noite.

A diretoria acredita que uma taça internacional seria importante para o clube além de ser um caminho para a Copa Libertadores, principal objetivo do ano. Em quarto lugar no Brasileirão, o Flamengo sabe das dificuldades de um campeonato de pontos corridos, principalmente quando é bem equilibrado como o deste ano.

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Pelo elenco que foi montado, o Flamengo tem obrigação de entrar na Sul-Americana almejando o título. Principalmente depois do péssimo primeiro semestre do clube, onde foi eliminado pelo maior rival e caiu precocemente na Copa do Brasil.

Recolocar o nome do Flamengo no cenário internacional é essencial para o marketing do clube e um bom ensaio para a Libertadores, principal competição sulamericana.

O Figueirense, adversário desta noite, soma 21 pontos no Campeonato Brasileiro e tem como principal objetivo na temporada escapar do rebaixamento, mais um fator que coloca toda a responsabilidade da classificação em cima do Rubro-Negro.

(Foto: Daniel Augusto / Corinthians)

Sem técnico, o rival passa por um momento bastante conturbado, já são quatro jogos que o alvinegro de Santa Catarina não sabe o que é o gostinho da vitória e ainda conta com quatro desfalques para a partida.

Nesta terça-feira(23), antes da viagem para o Sul, Pará, que deve ser mantido na lateral-direita da equipe destacou o interesse na competição.

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

"O Flamengo é grande e sempre entra nas disputas pensando em título. Estamos nas duas competições (Campeonato Brasileiro e Sul-Americana) para ganhar. Independentemente do time que vai jogar, o clube estará muito bem representado em campo. A Sul-Americana dá uma vaga na Libertadores, é uma competição internacional, que também pode dar retorno financeiro ao clube."

Com os grandes investimentos feitos na equipe, o único pensamento da diretoria são títulos e retorno financeiro. Por isso, independente do que busca no Campeonato Brasileiro, o Flamengo tem obrigação de ir longe na Copa Sul-Americana.

O Flamengo encara o Figueirense nesta quarta-feira (24), às 21h45, no Orlando Scarpelli, em Santa Catarina.

Fonte: https://esportes.yahoo.com/noticias/17-anos-sem-t%C3%ADtulos-internacionais-150602884.html

Share this content: