2015 x 2017. Estamos em evolução?

Amigos! O ano de 2017 se iniciou e, com ele, a torcida se encheu de esperança por um ano que há muito tempo não se via no Flamengo. Ano com estabilidade financeira, com um bom elenco, disputando grandes competições e com possibilidade real de conquista de títulos.

Analisando assim, em um primeiro momento, temos clara impressão de que estamos evoluindo ano a ano. Essa impressão é correta! Mas, até que ponto temos realmente evoluído? E onde ainda estamos falhando? Há espaço para melhorias futuras ou estamos perto de nosso limite? Essas questões serão trabalhadas daqui para frente, abordando alguns aspectos do clube.

Elenco:

Nosso elenco é considerado por diversos analistas como um dos melhores elencos do país. Realmente, se pararmos para analisar, temos diversos pontos fortes no grupo de jogadores. A partir de 2015, a diretoria conseguiu fazer contratações para reforçar o time. Em 2015, tínhamos um time mediano e que a contratação de maior peso foi Marcelo Cirino, na época, considerado a melhor contratação da janela de fim de ano no futebol brasileiro. Na comparação dos elencos, estão em negrito os jogadores que julgo serem os melhores na comparação dos elencos:

2015 2016

Goleiros:

Paulo Victor Alex Muralha

Cesar Thiago

Daniel. Gabriel Batista
Laterais:

Leo Moura, Rodinei

Pará Pará

Anderson Pico Trauco

Thallyson; Renê
Zagueiros:

Wallace Rever

Marcelo, Rafael Vaz

Bressan Juan

Frauches Donati

Samir Léo Duarte
Volantes:

Cáceres Rômulo

Canteros William Arão

Marcio Araújo Marcio Araujo

Luiz Antônio Cuellar

Jonas Ronaldo
Meias:

Everton Diego

Lucas Mugni Mancuello

Arthur Maia Conca

Gabriel; Adryan

Ederson

Paquetá

Matheus Sávio

Atacantes:

Alecsandro Guerrero

Eduardo da Silva Leandro Damião

Nixon Felipe Vizeu

Paulinho Berrio

Marcelo Cirino Marcelo Cirino

*Gabriel e Everton são utilizados como atacantes de lado em 2017

É visível e até mesmo impressionante a melhora que a diretoria conseguiu fazer no elenco. Fruto de toda uma gestão consciente e responsável financeiramente. Claro que ainda temos algumas falhas de planejamento e de avaliação dos jogadores, mas a evolução caminha, e a passos largos.

Estrutura:

Em 2015 começaram pra valer as obras no Ninho do Urubu. Neste ano foram instalados os contêineres que serviram de alojamento e instalações para os equipamentos e profissionais do futebol rubro-negro. Era o embrião do nosso CT, ideia louvável, mas que carecia de muitas melhorias. O acesso era complicado e quando chovia era um ”Deus nos acuda!”. Muitas poças e lama para todo lado. Para ilustrar, foi neste ano que Paulo Victor foi retirado do campo com um carrinho de mão improvisado após sofrer uma contusão.

Hoje o projeto iniciado em 2015 teve sua conclusão, pelo menos no que se refere ao futebol profissional, e o que podemos ver é um CT de primeiro mundo, com equipamentos de última geração e a possibilidade de trabalho em dois turnos, algo impensável antes disso.

Finanças:

Continuamos no caminho da austeridade financeira. O ponto forte desta administração realmente é a gestão profissional em todos os segmentos do clube e isso começa a dar resultados.

Podemos ver um clube líquido, ou seja, com suas receitas maiores que suas dívidas. Os lucros ao final de cada balanço patrimonial são cada vez maiores e a perspectiva de melhora é continua. Em 2014 tivemos lucro de 64 milhões, em 2015 130 milhões. Além disso, estamos com a camisa repleta de patrocinadores, salários em dia e tranquilidade para trabalhar.

Some-se a isso a aprovação para a construção da arena multiuso na gávea, o que somará aproximadamente 40 milhões ao patrimônio do clube.

O que fica de ponto negativo neste quesito é a questão do sócio torcedor, onde temos muito menos sócios do que nosso efetivo potencial. Falta melhorar condições de pagamento e o conjunto de vantagens para o torcedor que se associa, principalmente àquele fora do Rio de Janeiro.

Assim, vemos que o clube está em franca evolução. Todos os setores do clube progridem e tem espaço para avançar ainda mais. Falta ao Flamengo apenas converter todo esse sucesso em resultados esportivos. Precisamos de títulos para confirmar e consolidar toda essa ideologia implantada.

Vamos Flamengo!

Marcão Beton

INSCREVA-SE: TV Coluna do Flamengo

Twitter: @marcaobeton

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/02/2015-x-2017-estamos-em-evolucao/

Share this content: