A 1ª vez de Diego no Fla-Flu; lembre estreias de Zico, Petkovic e Romário

Diego já conquistou o coração dos rubro-negros com suas atitudes dentro e fora de campo. Antes mesmo de estrear pelo clube, a interação via redes sociais estreitou os laços entre craque e torcida. Mas ídolo no Flamengo que se preze tem de ir bem nos clássicos, e ele faz seu primeiro nesta quinta-feira, às 21h, contra o Fluminense, em Volta Redonda.

O GloboEsporte.com separou estreias de seis ídolos e de Ronaldinho Gaúcho, que não marcou época, mas chegou ao clube sob grande badalação. Do time formado por Zico, Júnior, Petkovic, Romário, Renato Gaúcho e Adriano, apenas dois venceram e somente um marcou: Pet.

Confira abaixo:

Zico – 01/08/1971
Em sua estreia em Fla-Flus, Zico começou com derrota e vendo o rival celebrar o título da Taça Guanabara, à época desvinculada do Campeonato Carioca. O Fluminense, com um time que mesclava jovens e outros mais experientes, venceu por 3 a 1 um Flamengo que estava praticamente completo. Mickey fez os gols tricolores. Buião descontou. Apesar do revés, a crônica de “O Globo” do dia seguinte ao triunfo do Flu foi rigorosa com a equipe rubro-negra, mas o Galinho, então com 18 anos, foi exaltado: “E, incrível como possa parecer, já que se trata do elemento mais jovem do grupo, Zico foi o único que se salvou, com bons lances, porém praticamente jogando só”. Era apenas o segundo jogo dele como profissional – estreara bem contra o Vasco, em vitória por 2 a 1. Décadas se passaram, e Zico virou o maior ídolo e artilheiro da história rubro-negra. De quebra também é o goleador do Fla-Flu, com 19 gols em 44 confrontos.

Júnior – 30/11/1974

Em seu sétimo jogo como profissional e ainda atuando na lateral direita, Júnior não foi bem ao debutar no Fla-Flu, em 30 de novembro de 1974, quando tinha 20 anos. De acordo com “O Globo”, perdeu a maioria das disputas com Herivelto e Cafuringa. Ainda segundo o jornal, o Flamengo não foi bem, mas venceu por 2 a 1 “um dos Fla-Flus mais melancólicos dos últimos tempos”. Seu último Carioca foi conquistado contra o Tricolor, em 1991, e ele deixou sua marca. O Capacete, que em 1991 já era o Maestro, terminou a carreira como jogador com mais partidas pelo clube: 876.

Romário – 12/02/1995

Em sua estreia oficial pelo
Flamengo – já havia disputado amistosos contra Uruguai e Atlético-MG -,
Romário não viu a bola no Fla-Flu de 12 de fevereiro de 1995. O zagueiro
Lima, desconhecido à época, o anulou em sua estreia pelo Tricolor.
Detalhe: era reserva no Sport, seu ex-clube. Levou nota 9 nas atuações
de “O Globo”, enquanto o Baixinho foi avaliado com 3 (“Muito vigiado
pelos tricolores, mas sem mobilidade para buscar os espaços. Conseguiu
chutar e cabecear, mas sempre sem pontaria. Os rubro-negros devem ter
ficado frustrados)
. (veja vídeo acima)

– Eu bem que tentei. Fiz o máximo que podia, mas hoje realmente não era o meu dia de fazer gol.

Renato Gaúcho – 21/06/1987

Em seu primeiro Fla-Flu, válido pela Taça Rio, Renato Gaúcho foi um mero coadjuvante. Zico voltava a defender o Flamengo após 11 meses, período no qual fez um tratamento especial no joelho. O Galinho fez o gol e, após o empate por 1 a 1, cobrou posição da diretoria sobre seu futuro, já que o vínculo com o clube estava a 15 dias de chegar ao fim. Para dizer que não passou despercebido, o polêmico cabeludo chamou os holofotes para si quando Antônio Lopes o substituiu por Alcindo. Deixou o gramado xingando muito. “O Globo” do dia seguinte do duelo no Caio Martins classificou assim a sua atuação: “Não atravessa boa fase. Movimenta-se pelo campo, mas sem produtividade para a equipe. Nota: 5,5”.

Petkovic – 07/05/2000
A estreia do ídolo Petkovic no clássico também deu-se em uma edição de Campeonato Carioca. Em 2000, ele atuou na vitória do Flamengo por 3 a 2 na Taça Rio. Agnaldo abriria o placar para o Tricolor, mas o próprio Pet empatou com um bonito gol de falta. Reinaldo viraria o jogo com o segundo gol rubro-negro. O terceiro gol foi contra, marcado após um falha do goleiro Zetti, que teve seu nome gritado pelos flamenguistas.

Adriano – 05/11/2000
Adriano ainda trilhava seu começo de carreira profissional. O atacante disputou seu primeiro Fla-Flu no ano 2000, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Entrou no decorrer do jogo, substituindo Roma. A partida acabou empatada no Maracanã. Agnaldo abriu o placar para o Tricolor, enquanto o zagueiro Gamarra fez o gol rubro-negro.(veja em vídeo abaixo)

Ronaldinho Gaúcho – 13/03/2011
O primeiro Fla-Flu de Ronaldinho teve o Engenhão como palco. Em 2011, o jogo válido pela Taça Rio marcava o encontro de dois últimos campeões brasileiros naquele ocasião. Se sobrou expectativa, faltou resposta em campo. O clássico acabou em 0 a 0, e o lance mais marcante de Ronaldinho acabou sendo uma entrada dura no goleiro Ricardo Berna. (veja vídeo abaixo)

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2016/10/1-vez-de-diego-no-fla-flu-lembre-estreias-de-zico-petkovic-e-romario.html

Share this content: