A fúria de Berrío: novo ponta do Fla corre 30 metros em 3,5 segundos

Nascido em Cartagena das Índias – uma das principais atrações turísticas da Colômbia -, Orlando Berrío chega com credenciais semelhantes às de Marcelo Cirino. Tem na explosão e na força física pela beirada do campo suas principais arma. Mas é uma versão, digamos, “bombada” do ponta direita do Flamengo – este, por sinal, em situação ainda indefinida.

Berrío mede 1,83m e tem 84 kg – mais ou menos 10 kg a mais que Cirino. Da composição corporal, quase 60% é de massa muscular. Os testes físicos impressionam desde os tempos de Atlético Nacional. Quem conta é o preparador físico do clube de Medellín, Carlos Velasco.

– Tive a sorte de trabalhar com Orlando (Berrío). Tem magnitude física extraordinária, além de ser uma grande pessoa – conta Velasco.

Os testes no Nacional indicavam corrida de 30 metros em 3,56 segundos. Em treinos e jogos os tiros ultrapassam 36 km/h – marca que o deixa próximo aos maiores velocistas do futebol mundial, como o galês Gareth Bale.

Berrío foi formado na base do Atlético Nacional, mas demorou um pouco para se firmar. Foi emprestado ao Millonarios e ao Patriotas e voltou em 2013 ao time de Medellín. Chegou a ser vaiado no seu início pelo Nacional, mas conseguiu se recuperar e brilhou no fim da Libertadores – inclusive marcando o gol do título na competição continental. Neste período, ganhou massa muscular e cresceu seu futebol.

– Ganhou mais oito quilos nesse período de 10 ou nove anos no Atlético Nacional. É um tipo especial, que consegue imprimir ritmo muito forte de acelerações durante uma partida – afirma o preparador físico do Atlético Nacional.

Preparador rubro-negro explica constituição corporal de Berrío

Preparador físico do Flamengo, Daniel Gonçalves qualifica o jogador colombiano como velocista nato. Lembra que as pernas compridas favorecem a corrida e o estilo de jogo de aproveitar jogadas em alta velocidade nos contra-ataques.

– Percebemos nos treinos que é um velocista nato. A mecânica de corrida dele favorece, é um atleta habilitado para o jogo de contra-ataque e de velocidade. É um atleta com extrema massa muscular, forte e seco, com baixo percentual de gordura. Tem as pernas compridas, um centro de massa alto, o que favorece esse ganho de velocidade e tem uma passada grande. Tem uma composição corporal adequada com o estilo de jogo dele, que é baseado na velocidade.

Sinta o orgulho de ser sócio-torcedor do Mengão e tenha muitas vantagens – clique aqui!

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2017/02/furia-de-berrio-novo-ponta-do-fla-corre-30-metros-em-35-segundos.html

Share this content: