| Futebol

A independência Rubro-Negra!!!

flameng - A independência Rubro-Negra!!!

Caros Rubro-Negros,

Nesse 7 de setembro o Brasil comemora 194 anos de sua independência do Reino de Portugal. A despeito de qualquer torrente histórica ou ideologia política que o meus caros leitores sigam é inegável que o ato da independência do Brasil em si foi a quebra de um paradigma, uma guinada na história do país e a criação de novas oportunidades, muitas aproveitadas e outras nem tanto. E agora os Rubro-Negros mais bem vestidos do mundo pela primeira vez passarão por essa data tão simbólica podendo também comemorar a independência do Flamengo, que está exatamente nesse mesmo período de possibilidades que pode nos levar a uma era dourada.

Há muitos anos o Flamengo estava no cárcere da incompetência, preso as amarras do descontrole e as algemas do amadorismo administrativo. Vinha carregando o peso do mundo nas costas por conta de tantos erros e por conta disso, vivia uma intempérie que mais parecia um dilúvio sem fim. Muitos eram os problemas decorrentes disso: salários atrasados, “mês de 90 dias”, “natal com fome”, jogadores fracos, alcunha de caloteiro, “Flalido”, dívida impagável, imprensa “anti” em festa… E que não reste dúvida alguma do quanto fomos afetados dentro de campo por conta do sofrimento desses flagelos. Por sinal, lembrando desse passado calamitoso, recente e que parece tão distante, somente a grandiosidade do Manto Sagrado e a extraordinária e imponente torcida flamenguista explicam não apenas a manutenção do time na Série A nesse período nebuloso como também títulos como o Brasileiro de 2009 e as Copas do Brasil em 2006 e 2013.

Dito isso, é bom lembrarmos que esses grilhões que faziam do Flamengo um Prometeu acorrentado de fato foram quebrados quando a gestão comandada pelos conhecidos “Azuis” EBM, BAP, Wallin e tantos outros entrou na jogada. Independentemente das brigas e do distanciamento que exista entre alguns deles atualmente, a filosofia que trouxeram ao Flamengo foi a espada salvadora que nos trouxe essa independência. Contudo, a liberdade depois de tanto de tempo de cárcere pode ser desafiadora ao imaginário do ser humano e foi muito difícil para uma torcida ávida por ver seu time voltar ao lugar de onde nunca deveria ter saído entender que a recuperação de danos tão severos causado por tantas aves de rapina por tanto tempo não se daria do dia para a noite. Sacrifícios e paciência seriam importantes nesse momento.

Admitindo aqui que o título da Copa do Brasil em 2013 foi muito mais por conta dos poderes místicos da instituição Flamengo citadas no segundo parágrafo, o primeiro sinal mais claro para a torcida e o mundo de que estávamos nos recuperando foi de fato a contratação de Paolo Guerrero em 2015. Ídolo no Corinthians, um jogador de alto nível e alto salário. O Flamengo o contratou na impossibilidade financeira do Corinthians em manter o jogador por lá, o que já foi um indicativo de que “a crise financeira interminável” estava mudando de Estado. Porém, seja devido a uma expectativa acima da média em relação ao Peruano, seja por conta de um elenco que ainda precisava se qualificar, seja por um planejamento no futebol que ainda carecia de qualidade ou seja por conta da própria mídia bairrista que fez um terror, bradando aos 4 ventos que o Flamengo tinha jogado sua política de responsabilidade pro alto, o fato é que essa contratação ainda não foi suficiente para convencer a torcida de que estávamos sim livres do aprisionamento que nos havia sido imposto. Assim sendo, muito por conta dos resultados esportivos do time ainda deixarem a desejar, boa parte da Nação Rubro-Negra não tinha a visão dessa independência já conquistada e se mostrava frustrada.

Pois bem. Em 2016, após alguns reforços que qualificaram nosso elenco, temos novamente uma contratação impactante: Diego chegou e já vai conquistando a galera. E assim, com Diego, com esse elenco mais qualificado, com alguns resultados já aparecendo, com o time brigando na parte de cima da tabela e com os especialistas afirmando e mostrando que a situação financeira do Flamengo indica que teremos anos pujantes, a maior parte da torcida finalmente conseguiu perceber a liberdade que foi conquistada a duras penas e agora essa mesma torcida encontra-se sedenta por saborear tal liberdade ao gosto e cheiro de títulos!

Que esse dia da Independência da Pátria seja um lembrete para o País de um fato que deu uma guinada em sua história para que possamos passar por este período difícil e atribulado. E que seja para o Flamengo o primeiro 7 de Setembro pelo qual a grande maioria da Nação Rubro-Negra entenda e se inebrie com essa liberdade Rubro Negra, mesmo que de fato ela tenha sido declarada dia 03 de Dezembro de 2012, ao fim da contagem de votos.

Opine, elogie, critique… Participe! E se você ainda não é Sócio-Torcedor, faça o seu imediatamente! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!

Nota 0: STJD e autoridades de segurança. Claro, estava faltando o STJD aparecer como protagonista no campeonato. Em uma decisão inédita, o tribunal conseguiu fazer o mais difícil: Tomou uma decisão que prejudica que prejudica o Palmeiras, prejudica muito mais o Flamengo e deixa impune e incólume os verdadeiros responsáveis por essas cenas de barbárie que se repetem constantemente no nosso futebol… Isso por que hoje em dia as imagens captadas permitem a identificação dos baderneiros, que por sinal sequer fazem questão de se esconder, via de regra… Parabéns a todos os envolvidos!!!

Nota 10: Jorge. Um garoto da base com muita qualidade e que sofre muita pressão da torcida por conta de oscilações que são normais para um jogador na idade dele. Voltou muito bem da contusão. Continue assim!

Nota 10: Seleção Brasileira. Não poderia deixa de comentar a boa atuação da Seleção contra a Colômbia. Gostei do que vi. Que o Tite tenha a paz e a capacidade para fazer a seleção jogar um bom futebol, melhor ainda que o de ontem.

Seção Gato Mestre: Ganharemos da Ponte Preta por 3×1 e ficaremos a 1 ponto do líder ao final da rodada.

Saudações Rubro-Negras!

Luiz Henrique Amorim
contato@colunadoflamengo.com

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/09/independencia-rubro-negra/

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.