A melhor formação para o Flamengo

O primeiro turno do Campeonato Brasileiro acabou bastante favorável para o Flamengo. A equipe que começou mal o torneio ocupa agora o quarto lugar com 34 pontos atrás apenas de Palmeiras, Atlético-MG e Corinthians.

A chegada de reforços e a mudança no comando técnico foram fatores primordiais para a significativa melhora do rubro-negro na temporada.

Desde que assumiu o time, Zé Ricardo conseguiu implementar um estilo de jogo que foi bem aceito pelos jogadores e mesmo com desfalques consegue manter o mesmo padrão.

Com um bom elenco formado o treinador terá como missão para o segundo turno definir qual esquema tático utilizará.

No primeiro turno o mais usado foi o 4-3-3 que variou em diversos momentos para o 4-4-2. Inclusive o último é a formação que mais agrada o torcedor.

Antes o trio de ataque era formado por Everton, Marcelo Cirino e Paolo Guerrero, no meio Alan Patrick atuava sozinho na armação. Recentemente devido a uma contusão de Everton, Zé Ricardo optou por colocar Mancuello para dar suporte na armação.

O argentino cresceu tanto de produção que após o retorno de Everton o treinador optou por seguir escalado o jogador, Cirino foi sacado do time.

A maior contratação da temporada, o meia Diego ainda não fez sua estreia e sem dúvidas será titular no meio-campo. O que nos faz acreditar que Alan Patrick e Mancuello irão brigar por uma vaga.

Resta saber qual será a formação que o treinador colocará em campo a partir daí.

Quando jogou o 4-3-3

Nas vezes em que atuou no 4-3-3, o Flamengo mostrou uma deficiência na aproximação dos atacantes, Cirino, Everton e Guerrero ficavam muito distantes dificultando a troca de passes. Alan ficava sozinho na armação e Arão tinha que se preocupar mais em dar suporte ao meia.

Por outro lado a qualidade de Willian Arão para chegar ao ataque era bem mais explorada.

Quando jogou no 4-4-2

A torcida tanto pediu que o treinador resolveu testar o 4-4-2 que trouxe um resultado bom para a equipe. Mais compactada as trocas de passes entre Alan Patrick e Mancuello foram importantes. Os laterais passaram a apoior mais e o time ficou mais agressivo. Próprio desempenho de Paolo Guerrero melhorou.

Na última partida, na vitória sobre o Atlético-PR, Zé Ricardo optou pelo 4-3-3, sacou Alan Patrick e deixou Mancuello responsável pela armação. O gringo balançou as redes e deu a vitória que colocou o Flamengo no G-4.

De um jeito ou de outro uma coisa é certa, o elenco do Flamengo está muito equilibrado e o time rubro-negro é sim um candidato ao título do Campeonato Brasileiro.

Na próxima rodada o Flamengo vai até a Ilha do Retiro para encarar o Sport, no domingo (9), às 16, em Recife.

Fonte: https://esportes.yahoo.com/noticias/melhor-forma%C3%A7%C3%A3o-para-o-flamengo-230000780.html

Share this content: