A transição entre o método Jorge Jesus e o aplicado por Domènec Torrent no Flamengo vai promover ajustes no setor de análise de desempenho. Depois de perder o drone trazido pela comissão técnica portuguesa, o Flamengo pensa em adquirir outro equipamento similar, mas já voltou a filmar os treinamentos do alto.

O analista de desempenho do clube, Carlos Eduardo Furtado, assumiu a missão na atividade desta quarta-feira, e usou uma câmera para gravar a movimentação. Ele responderá a um dos auxiliares de Dome, o espanhol Jordi Gris, que é um analista, mas que fica boa parte do treino no campo antes de subir para avaliar as imagens.

Os espanhóis e os brasileiros ainda estão alinhando como será o trabalho do setor, e há o debate sobre outras tecnologias possíveis para colher os dados. Além de Carlos Furtado, o Flamengo tem mais dois profissionais dedicados a isso, Eduardo Coimbra e Wellington Salles, que dialogam com Jordi Gris.

A função era exercida por Rodrigo Araújo na comissão de Jorge Jesus, que tinha sete componentes. O analista, por exemplo, nem ia a campo. O clube aguarda a chegada do preparador físico Julian Giménez nesta quinta-feira, e o preparador do Flamengo, Roberto Oliveira, fará a transição na área.

A diretoria avalia, por fim, a contratação de um auxiliar permanente, o clube, para o cupar o lugar de Mauricinho, que voltou a comandar a equipe sub-20.