A Síndrome de Estocolmo de ZR

Síndrome de Estocolmo é o nome normalmente dado a um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo sentimento de amor ou amizade perante o seu agressor.

Parece difícil de entender, mas com exemplos fica mais fácil de compreender o impacto disso em José Ricardo Mannarino.

O Flamengo tem hoje, se não o melhor, um dos melhores elencos do Brasil. Cheio de opções para as diversas posições, com jogadores capazes de decidir o jogo a qualquer momento e um, principalmente um, que é capaz de destruir tudo o que os demais criam.

É o elo mais fraco da corrente, o ponto destoante do elenco, o que peca nos passes, na cobertura, na postura e nas declarações.
Ele que é a antítese do jogador moderno que cumpre várias funções e sai bem para o jogo, que tem sérios desvios técnicos na execução de fundamentos básicos para um jogador de futebol, hoje, além de Diego e Guerrero é o único que se autoproclama titular.

Ele que é capaz de comemorar eliminações para poder descansar mais, que ainda não compreende a grandeza do time a qual defende e o compara à outros de tamanho sabidamente menores, e que vai completando jogos atrás de jogos envergando o manto sagrado.

Ele que tem o péssimo hábito de parar em campo e gesticular, levantando a mão quando erra um passe (não para se desculpar, mas para reclamar (?!), apontando para os companheiros o jogador que ele deveria estar acompanhado e que com facilidade se desvencilhou, ou simplesmente colocar as mãos na cintura enquanto os demais jogam.

E esse ser, que tanto mal tem feito ao Flamengo e sua imensa torcida, ainda conquistou mais um apelido para seu caderninho, o qual contém nomes impublicáveis dados pela torcida, mas ele fez questão de colocar um em letras garrafais: Insubstituível! Pois é, ele não gosta de ser substituído.

Bem, acredite você ou não, mas esse jogador, o qual eu me recuso a citar o nome, tem feito isso tudo e um pouco mais, além da vaga cativa em um elenco recheado de opções melhores, tem conseguido ser fator de desequilíbrio técnico em um time que poderia almejar coisas maiores no campeonato.

E não para por aí, além de tudo aqui elencado, jogadores superiores tecnicamente à ele tem sido colocados no banco em detrimento a esse rapaz, desvalorizando o próprio patrimônio do clube, com atletas com incrível potencial de ganho técnico e financeiro relegados ao ostracismo para o mesmo caminhar em campo.

E aí entra a Síndrome de Estocolmo, quando depois disso tudo citado, o treinador do Flamengo, nutre uma estranha e bizarra admiração pela pessoa que pode ser responsável pela sua demissão, que é o principal argumento da torcida para questioná-lo e que tem minando pouco a pouco a oportunidade de um time, recheado de bons jogadores, de almejar coisas maiores.

Já ultrapassou a barreira do inexplicável a manutenção desse “jogador” com tantas opções melhores a ele se esforçando em treinos para tentar jogar ao seu lado, já beira algum tipo de distúrbio, síndrome ou doença. ZR precisa de ajuda! Não tem mais como defender esse tipo de situação!

Não me orgulho de ter que escrever isso, mas o Flamengo é muito maior que qualquer técnico ou jogador, e uma intervenção urgente tem que ser feita, pois quase 1/4 do campeonato já foi embora, e pelo andar da carruagem, a continuar desse jeito, mais uma vez, ficaremos apenas assistindo os outros times comemorarem.

E antes que digam que ele não é o único problema do time, isso é claro e cristalino como a água, não temos padrão tático, vivemos de bolas alçadas na área e lampejos individuais de jogadores, mas com certeza, ele é o que incomoda a maioria dos rubro-negros.

Até quando esse “apreço” injustificável pelo inominável “mito da volância” vai continuar impedindo o time de sonhar com o tão esperado hepta?

Chega de quem tira de nós o sorriso da vitória, a alegria e emoção dos títulos, o Flamengo é da torcida, e a torcida clama por mudanças. Não vamos jogar mais um ano fora, ainda dá tempo! Pensem nisso! A Nação não pode ser punida por erros de um, ou uma síndrome de outro.

Jerônimo Simeão Júnior

#ColunaDoJJ

Concorda ou Discorda? Comente, cornete e se gostar Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @JeronimoSJunior! É Mengão 24 horas por dia!

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/06/sindrome-de-estocolmo-de-zr/

Share this content: