| Futebol

A vez do ensaboado Vinícius Jr.

flameng - A vez do ensaboado Vinícius Jr.

O talentoso garoto Vinícius Júnior, após muitas atuações consistentes e jogadas diferenciadas nas categorias de base do Mengão, foi promovido no mês passado aos profissionais do Clube, entrando por alguns minutos nos últimos jogos e mostrando desempenho animador na parte final do 2º Tempo do clássico contra o Botafogo.

Assim, uma das polêmicas em voga entre comentaristas e torcedores rubro-negros diz respeito ao momento da conquista da titularidade pelo promissor garoto, o qual tem apenas 16 anos de idade, tendo sido objeto de vultosa negociação com o Real Madrid.

Na minha percepção, o ensaboado jovem tem demonstrado merecer, desde logo, chances mais duradouras no time titular, pois é rápido, possui rara habilidade, muita personalidade e espírito de um verdadeiro rubro-negro, além de jogar em uma posição carente do elenco, flutuando pelas beiradas do campo.

Importante lembrar, inclusive, que Vinícius Júnior disputa vaga com o burocrata Gabriel, cujos predicados atuais são exclusivamente táticos, sobretudo marcando os laterais adversários, e com o colombiano Berrío, extremamente veloz, porém afobado e mais apropriado para jogos onde sobrem espaços para o contra-ataque.

Além disso, por características genéticas e um bom trabalho realizado nas divisões de base rubro-negras, Vinícius já detém porte físico suficiente para enfrentar os trancos e a intensidade do futebol profissional.

Nesse passo, discordo veementemente daqueles que entendem precoce e arriscado dar chances efetivas ao garoto Vinícius Júnior, pois, para quem tem qualidade e, principalmente, personalidade, não existe uma regra de idade para a afirmação.

Pelé iniciou aos 16 e logo fez sucesso, o mesmo tendo ocorrido com Neymar, que estreou no profissional do Santos aos 17. Zico, por sua vez, estreou aos 18, ainda pequeno e franzino, e estourou aos 21.

Consideremos, ademais, que Vinícius Júnior foi integrado a um elenco unido e com experientes jogadores, como Guerrero, Diego, Réver e Juan, que certamente o estão apoiando e orientando bastante.

O que Zé Ricardo não pode fazer é, a pretexto de “preservar” o jovem craque, escondê-lo agora no banco de reservas, abstendo-o de maior participação em jogos comuns, para, de modo covarde, colocá-lo apenas em difíceis jogos eliminatórios, com a errônea expectativa que, sozinho, Vinícius Jr. possa resolvê-los, atitude que, em um passado recente, trouxe danos às carreiras de outros jovens como Matheus Oliveira (filho de Bebeto) e Matheus Sávio.

E quando se fala em dar rodagem para o garoto Vinícius já em jogos com menor nível de tensão, não é colocá-lo para jogar por meros 10 ou 15 minutos, pois dificilmente um jogador ganha experiência e consegue se consagrar com tão exíguo tempo.

Vinícius Júnior tem capacidade de bagunçar as defesas oponentes, principalmente se entrar com os jogos em curso, de preferência no início do 2º Tempo, pegando os adversários desprevenidos, mas isso não impede que já comece titular em algumas partidas, em especial as comuns, a partir de onde se poderá observar sua resistência e a aptidão de, desde já, furar esquemas prontos e mais defensivos dos oponentes.

E haveria risco de queimá-lo? Volto a repetir que, se Vinícius ganhar rodagem em jogos menos decisivos, não haverá preocupação nesse sentido, além do que ele já está vendido ao Real Madrid e inexiste sequer a temeridade da desvalorização. Se, com a sequência de partidas, Vinícius Jr. jogar reiteradamente abaixo da média – o que duvido – bastará segurá-lo um pouco, voltando-o mais forte depois.

Desta forma, não obstante a relevância da prudência, afigura-se mais importante, no atual momento, que Zé Ricardo faça valer a “regra do melhor”, pois, estando Vinícius inteiro física e psicologicamente, já se revela superior aos demais de sua posição. E, por ser tão destemido quanto diferenciado tecnicamente, mesmo em tenra idade, tem muito a oferecer ao seu amado Mengão antes de embarcar para a Espanha.

Abaixo a burocracia tática e viva o futebol bem jogador!

Vamos, Flamengo! Vamos, ensaboado Vinícius Júnior!

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/06/vez-do-ensaboado-vinicius-jr/

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.