A Zé o que é de Zé

Frustrante… Realmente não tem como melhor definir esse final de campeonato do Flamengo. Ainda que o objetivo na temporada tenha sido cumprido, e a vaga para a Libertadores esteja assegurada.

Concordo com o sentimento de frustração, afinal, chegamos a sentir o cheirinho de título, e historicamente ninguém nos segura quando deixam chegar. Porém, discordo dessa velha caças-às-bruxas que a torcida do Flamengo já iniciou.

Zé Ricardo talvez seja um dos mais criticados pela ‘Fla-deprê’, isso pra mim é no mínimo injusto. Mesmo que o jovem treinador rubro-negro tenha cometido alguns erros, o trabalho dele foi sensacional, assumindo um time desacreditado e aos frangalhos.

O comandante engatou uma sequência de vitórias que mudou o patamar do Flamengo nesse Campeonato Brasileiro, deu um padrão tático ao time que nem Muricy Ramalho conseguiu, e recuperou a autoestima do elenco rubro-negro.

Futebol é sinistro mesmo, se o Flamengo tivesse segurado aquela vitória contra o Palmeiras lá em São Paulo, e conseguido mais dois resultados positivos, seríamos líderes, e o Zé Ricardo comparado ao Guardiola, como já foi, acredite.

Essa é clássica bipolaridade do torcedor rubro-negro, consegue ir do céu ao inferno em 2 ou 3 rodadas. Aquele elenco que era taxado como um dos melhores, quiçá o melhor do Brasil, é exatamente o mesmo que agora ninguém mais presta.

Ora bolas, se agora o pessoal chegou a essa conclusão, de que o elenco é fraco, então os méritos são do treinador que conseguiu colocar o time na terceira posição do campeonato nacional, não é?! Vai entender, mas coerência é bom, e eu gosto.

Já cansamos de dar murro em ponta de faca, está mais do que provado que treinador com status de medalhão, ganhando salários astronômicos, não dá certo aqui no Flamengo. Os maiores títulos do clube recentemente vieram com os pratas da casa, assim como o Zé.

A paciência que o torcedor teoricamente tem com um jovem jogador do Sub-20 que sobe aos profissionais, é a mesma que o torcedor deveria ter com um técnico que fez essa mesma transição. O cara vai errar, vai mexer mal algumas vezes, mas vai criar experiência para não repeti-las.

Zé Ricardo está de parabéns pelo trabalho bem feito, o cara tem tudo para se aperfeiçoar, evoluir, e se tornar um dos maiores treinadores do país, em pouco tempo.

Momentos de terror

Se no estádio a festa rubro-negra foi mais uma vez um espetáculo, fora do Maracanã as cenas foram lamentáveis. A Rua Luiz Gama, conhecida pela concentração da torcida do Flamengo, foi o palco de uma selvageria que aterrorizou torcedores e moradores.

“A festa estava linda, mas começou a chegar o pessoal das torcidas organizadas, eles juntaram garrafas de vidro a tarde inteira, e momentos antes do jogo começou a barbárie. Formaram trincheiras, parecia um guerra entre facções.” Relatou uma moradora, que emendou:

“A tragédia só não foi maior pois a grande maioria da torcida que fica na rua já tinha se encaminhado pro estádio, senão seria uma tragédia sem precedentes, eles enfrentaram a guarda municipal, e a cavalaria só chegou 30 minutos depois.”

Espero que a própria torcida do Flamengo não estrague o melhor ponto de encontro da galera no Maracanã antes dos jogos. Trágico…

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga
[email protected]

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/11/ze-o-que-e-de-ze/

Share this content: