Amigos, amigos, 87 à parte… Aílton x Dinho: outra resenha sobre Fla e Sport

Flamengo ou Sport? Quem é o legítimo campeão Brasileiro de 1987? Há 30 anos esta discussão tem espaço em programas esportivos, mesas de bar e redes sociais. Na véspera da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o recurso do Fla, que tenta ser reconhecido judicialmente como dono do título naquele ano, o GloboEsporte.com resolveu colocar mais lenha na fogueira e reuniu dois amigos para debaterem o assunto. Aílton e Dinho, que defendiam Urubu e Leão, respectivamente, em 1987, aceitaram o desafio e, na base do “eu pergunto, você responde”, resenharam sobre a decisão, que nunca aconteceu e está longe de terminar, pelo menos fora de campo.

Com a conquista do Campeonato Brasileiro de 1996 no currículo, Aílton e Dinho se tornaram grandes amigos no Grêmio. Quando o assunto é Flamengo e Sport, porém, é cada um para o seu lado. Aílton, titular do Fla em 1987 com apenas 20 anos, revela ainda sofrer gozações de muita gente, inclusive do parceiro Dinho. Mas diz que não está nem aí para a decisão do Supremo.

– Muitas pessoas ainda ficam me zoando, me chamam de “ladrão de título”. Botafoguenses, vascaínos, tricolores, ex-companheiros e adversários. O Dinho é meu irmãozão, mas ele estava no Sport em 87. Quando a gente resenha, ele sempre vem com essa de que é campeão daquele brasileiro. Como pode, né? Um cara com tantos títulos, se considerar campeão do Brasileiro ganhando a segunda divisão (risos). Eu bato o pé e falo: aquele título é meu. Aliás, não tô nem aí pro STF. Na minha mente não entra que, quem faz uma campanha contra times top, tenha que disputar uma final com o campeão de divisões inferiores. Eu me considero campeão independentemente do que acontecer – comentou Aílton, com passagens também por clubes como Fluminense e Botafogo, e hoje treinador do Tupi-MG, que disputa a Série C do Brasileirão.

Dinho leva a zoeira numa boa. O jogador, que atualmente tem os mesmos 50 anos de Aílton, não era titular do Leão em 1987, mas foi utilizado na campanha vitoriosa no Módulo Amarelo, que credenciou o clube a disputar o Quadrangular Final ao lado de Guarani, Flamengo e Inter. Tranquilo, o ex-volante defende o seu lado e diz que o Rubro-negro do Rio de Janeiro, com o time que tinha, deveria ter entrado em campo contra as três equipes.

– Eu era muito jovem, entrava em algumas partidas e não lembro de tanta coisa assim na época. Aílton e eu não conversamos tanto sobre o assunto, mas ele sabe que a gente foi campeão. Tava tudo no regulamento, fomos campeões, jogamos o quadrangular que eles se negaram a jogar. Nós ganhamos o campeonato e isso é o que vale – disse.

Confira o “eu pergunto, você responde” entre os amigos:

De Aílton para Dinho


1 – Dinho, como você, um cara com tantos títulos, quer um troféu ganho em uma final que não aconteceu?

O acordo que foi feito na reunião dos clubes foi que os campeões do módulo amarelo tinham que jogar a final contra os finalistas da Copa União. Isso foi feito com todos os presidentes. Nós cumprimos o acordo, diferentemente de Inter e Flamengo, que não quiseram jogar.

2 – Se você estivesse no Flamengo em 87, você acharia certo disputar o título Brasileiro contra um time que jogou a segunda divisão?

Claro que sim, foi o regulamento, era este o acordo. Nada mais justo que jogar a fase final e cumprir o combinado

3 – Você consegue escalar o time principal do Sport em 87, sem titubear?

Ah, é difícil (risos). Eu era muito garoto, estava começando, nem era titular. Mas lembro de alguns sim. Tinha o Betão, Ribamar, Estevam, Vagner Basilio, Albertinho. Desses caras eu lembro, nosso time era bom, mas não consigo escalar o time titular todo (risos)

De Dinho para Aílton

1 – Você não acha que o Flamengo deveria ter cumprido o regulamento em 1987?

Não acho isso, afinal só o Eurico Miranda assinou, pelo Clube dos Treze, concordando com o cruzamento entre os módulos e a Copa União. Os outros presidentes se uniram, sendo acertado que não haveria o cruzamento

2 – Ailton, Flamengo e Inter eram da primeira divisão, tinham grandes times: Por que temer enfrentar Sport e Guarani, times de divisões inferiores?

A questão não é ter medo. Nós fizemos o que era para ser feito.
Tínhamos o apoio do Clube dos Trezes, ganhamos do Inter na final e fomos
campeões jogando.

3 – A CBF é quem o comanda o futebol brasileiro. Você poderia me dizer quem ela considera campão nacional 87?

O Flamengo é o campeão da Copa União, e o Sport campeão do Módulo Amarelo. Respondendo a sua pergunta, mesmo que a CBF dê o título para o Sport, o que está na história é Flamengo campeão da Copa União de 1987.

*Nota da redação: o GloboEsporte.com lembra que a CBF, que considerava apenas o Sport como campeão de 1987, reconheceu o Flamengo como detentor do título, dividindo a conquista entre os dois rubro-negros, em 2011. Em 2014, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) apontou o Sport como único campeão Brasileiro. O Flamengo entrou com recurso, que inicialmente foi negado pelo STF. Porém, a discussão recomeçou, e a definição se o recursoserá aceito acontecerá nesta terça, no Supremo.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/mg/zona-da-mata-centro-oeste/futebol/noticia/2017/04/amigos-amigos-87-parte-ailton-x-dinho-outra-resenha-sobre-fla-e-sport.html

Share this content: