Não era segredo que o foco do Flamengo estava na partida contra o Internacional, no próximo domingo, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. Afinal, vale a liderança da competição — os clubes estão empatados na ponta com 34 pontos. Mas de uma partida que valia “menos”, a vitória por 3 a 1 contra o Junior Barranquilla, nesta quarta-feira, no Maracanã, serviu para elevar o moral e trazer uma série de boas notícias para o Rubro-Negro.

Taticamente, foi visto uma superioridade até inesperada por parte do Flamengo. Mesmo com reservas em campo, a equipe de Dome conseguiu controlar as ações apostando na velocidade de Bruno Henrique pelas pontas e devido a um Vitinho que novamente jogou bem centralizado. O placar de 2 a 0 no primeiro tempo poderia ter sido uma goleada se não fosse pelo goleiro Viera, do Junior.

Aliás, Vitinho é uma das boas notícias que o técnico Domènec Torrent ganhou. Substituído no segundo tempo, ele repetiu a boa atuação que teve contra o Corinthians atuando na mesma função de Arrascaeta — mais centralizado e se aproximando dos atacantes. Foi assim onde foi bem no Internacional e no Botafogo, por exemplo. Na ponta, não conseguiu render até então pelo Rubro-Negro.

Pontos também para o atacante Lincoln, que marcou pela terceira vez nos últimos três jogos onde foi titular. Antes criticado pela torcida, ganhou o apelido de “Lingol” nas redes sociais. Dome sabe que ele será importante em determinados momentos da temporada — ainda mais com tantas lesões no Rubro-Negro — e já declarou que tê-lo confiante é algo fundamental.

— Quando cheguei, havia um grupo de jogadores que estava treinando à parte. Decidi que íamos trabalhar juntos. Eles me mostraram a qualidade que tem. O Lincoln foi um deles. Disse que teria que fazer mais, melhorar, focar nos treinamentos. Ele tem qualidade. É importante dar confiança. Eu acredito neles. A base é fantástica, podem jogar. Conversei muito com o Lincoln e convenci que tinha que melhorar, trabalhar sem a bola. Não é mérito do técnico, é do jogador — elogiou Dome.

Por fim, o técnico espanhol está conseguindo uma meta que Jorge Jesus conseguia executar bem: suas equipes titulares e reservas atuam taticamente da mesma forma. É assim que, mesmo com a maratona de jogos e série de desfalques, o Rubro-Negro segue somando pontos. Identidade é algo dificil de conseguir em um período tão curto de tempo, Dome já consegue dar as suas ideias.

Agora, o Flamengo aguarda o sorteio que define o adversário das oitavas de final, que será realizado em 23 de outubro. Os confrontos desta fase serão disputados nos dias 24 e 26 de novembro, para os jogos de ida, e 1º e 3 de dezembro, para os da volta.