O sorteio das oitavas de final da Libertadores separou duas chaves distintas: do lado esquerdo, uma aglomeração de candidatos ao título; do direito, equipes de menor expressão e caminho aberto para uma semifinal entre Palmeiras x River Plate. Porém, o atual campeão Flamengo segue favorito mesmo tendo pedreiras pela frente como o Racing, da Argentina, que foi o melhor segundo colocado na primeira fase.

Curiosamente, o Atlético-MG, cotado como candidato ao título do Campeomato Brasileiro, pode ter ajudado o Flamengo nesta oitavas de final da Libertadores ao contratar o argentino Matías Zaracho. O Racing perdeu um dos seus principais jogadores para o duelo, mas segue sendo uma equipe perigosa. Matias Rojas é o atleta de maior qualidade e em boa fase atualmente.

Caso avance, o Rubro-Negro também pode repetir a chave do título de 2019 a partir das quartas de final: Internacional, Grêmio e River Plate. A boa notícia é que só decidiria distante do Maracanã se enfrentar o Santos, nas semifinais. Os paulistas tiveram a segunda melhor campanha da primeira fase (o Flamengo teve a 3ª).

Já olhando para a outra competição, o Flamengo pode pegar um São Paulo misto, já que a equipe paulista viajará para a Argentina para enfrentar o Lanús, pela Sul-Americana, na mesma semana em que enfrenta o Rubro-Negro no Brasileiro.

Oitavas de final*

  • Grêmio x Guaraní (PAR)
  • Nacional (URU) x Independiente del Valle (EQU)
  • Palmeiras x Delfín (EQU)
  • Boca Juniors (ARG) x Internacional
  • Flamengo x Racing (ARG)
  • Jorge Wilstermann (BOL) x Libertad (PAR)
  • River Plate (ARG) x Athletico
  • LDU (EQU) x Santos

*Os times da esquerda, líderes de seus grupos, decidem a vaga em casa. Na Libertadores, gol fora de casa vale como critério de desempate.

Palmeiras dá sorte

Além de enfrentar o Delfín nas oitavas, um dos rivais mais tranquilos entre os que poderiam ser sorteados, o Palmeiras tem um chaveamento tranquilo até a semifinal, já que enfrentará o vencedor de Jorge Wilstermann (BOL) ou Libertad (PAR). Nenhuma das duas equipes venceram a Libertadores anteriormente não tiveram boas campanhas na fase de grupos — mesmo líder, o Wilstermann precisou de uma combinação de resultados para ficar no topo.

Já o Internacional enfrenta o Boca Juniors, nas oitavas de final. E o adversário fala por si só. De queb ra, se passar, vai enfrentar nas quartas o Flamengo, atual campeão ou o Racing, da Argentina. O Colorado escalou reservas na última rodada da fase de grupos e poderia ter escapado dessa pedreira. Mas isso significa eliminação? Nada disso, já que tem condições de vencer o adversário argentino que não encantou na fase de grupos.

Deste quadrante, quem chegar às semifinais terá do outro lado quem sair de Grêmio x Guaraní-PAR e LDU x Santos. A equipe de Renato Gaúcho, em tese, é a favorita, mas os paulistas têm o melhor mando de campo deste lado da chave e decidirão todos os jogos na Vila Belmiro, independentemente do adversário.

O Athletico, que não tem mostrado muita coisa no Brasileirão, é teoricamente presa fácil para o River Plate, um dos grandes candidatos ao título.