Foi-se o tempo em que o torcedor do Flamengo ficava tenso com sorteios de Libertadores. Claro, ninguém gosta de pegar pedreiras na primeira fase, mas tirando os gigantes River Plate, Boca Juniors e Palmeiras, poucos outros clubes tiram os sono do rubro-negro. No sorteio desta sexta-feira, mais um exemplo: dá para dizer que o grupo é complicado, mas não chega a ser da morte. Ou melhor, se for da morte, o motivo é o Flamengo.

De acordo com as redes sociais, o grande adversário escolhido como pedreira foi o Vélez Sarsfield, da Argentina. Muito mais por causa da rivalidade entre brasileiros e hermanos do que pelo desempenho da equipe de Liniers em campo, que não está despertando tanta confiança para se considerada uma pedra no sapato.

Não que o Vélez seja uma equipe ruim, pelo contrário, tem o jovem Thiago Almada como revelação e o ex-rubro-negro Federico Mancuello como nome mais conhecido. Mas trata-se de um adversário de atuações irregulares, que no Campeonato Argentino tem feito jogos incríveis e irreconhecíveis. Pode surpreender se o Flamengo não der o devido valor, mas a tendência é vencer.

A mesma coisa se adequa a LDU, que tem a altitude de Quito como a principal preocupação. Vale lembrar: foi no estádio dos equatorianos onde o rubro-negro foi goleado por 5 a 0 para o Independiente del Valle, na última edição da Libertadores. Essa deve ser a maior preocupação atualmente — e onde o Flamengo corre mais risco de perder pontos.

No Maracanã, é difícil pensar em um tropeço do rubro-negro.

O Unión La Calera foi vice-campeão chileno e tem a grama sintética como principal arma. Foi responsável por eliminar o Fluiminense na última edição da Copa Sula-Americana e mantém o mesmo estilo: muito defensivo, muita retranca e contra-ataques rápidos. Ou seja, é um grupo que o Flamengo pode se complicar apenas se quiser.