Antes azarão, Flamengo cresce no primeiro turno e entra na briga pelo título do Brasileirão

O primeiro turno do Flamengo começou um tanto quanto conturbado, bem diferente de como terminou. Em maio, o time Rubro-Negro estava passando por uma crise após mais uma vez ter sido eliminado para o rival Vasco no Campeonato Carioca.

Com o início completamente irregular, o Flamengo se viu também sem Muricy Ramalho, talvez a maior contratação até então. O consagrado treinador chegou para um trabalho a longo prazo mas acabou deixando o cargo por problemas de saúde.

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

A eliminação precoce na Copa do Brasil para o Fortaleza era mais um indício de que o clube caminhava para mais um ano desastroso. Mas assim que Zé Ricardo, técnico do sub-20, assumiu interinamente o time profissional o sentimento do torcedor começou a mudar.

E o mesmo aconteceu com o elenco que conseguiu entender o que o treinador tentava passar ao grupo. Aos poucos o Flamengo foi crescendo no campeonato e a efetivação de Zé Ricardo ficou cada vez mais próxima.

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

A chegada de reforços principalmente para o setor defensivo também foi crucial para a crescida do time na competição. Réver e Rafael Vaz deram segurança e um toque a mais de experiência para a zaga que chegou a ficar sem Juan durante um mês.

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Outro fator importante para a evolução do time foi que depois da Copa América Centenário, Paolo Guerrero voltou com todo o gás, além das boas atuações anotou quatro gols e deu assistências importantes.

Paolo Guerrero no primeiro turno do Brasileirão

Sem o Maracanã, o Flamengo precisou achar um novo refúgio e diferente do primeiro semestre onde alternou muitos locais diferentes, encontrou em Cariacica um "novo lar" e com o apoio da torcida conquistou pontos importantes.

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Apesar de começar atuando no 4-3-3 em algumas oportunidades o treinador optou pelo 4-4-2, principalmente nas vezes em que Everton esteve fora por conta de lesão. Se no início tinha pouca moral, Mancuello foi ganhando aos poucos a confiança de Zé Ricardo.

Números do Flamengo no primeiro turno do Brasileirão 2016

Nos 19 jogos do primeiro turno o maior problema do time de Zé Ricardo foram os confrontos contra as equipes que brigam pelo G-4. Dos quatro adversários diretos o Rubro-Negro só venceu o Atlético-MG. Perdeu para Palmeiras, Corinthians e Grêmio e empatou com o Santos que na ocasião estava bastante desfalcado.

Para o segundo turno a expectativa de evolução só aumenta até porque o principal reforço do ano, o meia Diego, ainda não estreou com a camisa do Flamengo. Há muita expectativa tanto do atleta quanto da torcida por sua performace dentro de campo. Além dele, Leandro Damião também pode ser bastante utilizado.

(Foto: iFlamengoNews / Divulgação)

Antes azarão, agora, o Flamengo começa o segundo turno do Brasileiro como forte candidado ao título, e o primeiro duelo é no próximo domingo (13), contra o Sport, na Ilha do Retiro.

Fonte: https://esportes.yahoo.com/noticias/antes-azar%C3%A3o-flamengo-cresce-no-113000523.html

Share this content: