Apertem os cintos… a vitória sumiu!!!

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

O que está acontecendo com o Flamengo? Quais os fatores que estão impedindo do time alcançar as vitórias? Porque não estamos liderando o Brasileirão se temos um dos 3 melhores elencos do Brasil? Porque algumas barangas encontram-se à nossa frente na classificação? Será que conseguiremos responder à todas essas perguntas? Será que o panorama não poderia estar bem diferente a esta altura do certame nacional?

Vamos lá! Devemos analisar com cautela tudo o que concorre para que estejamos amargando o 11º lugar na tabela de classificação com Chapecoense, Coritiba, Ponte Preta e Botafogo em nossa frente (isso para citar apenas os pequenos!). Podemos ressaltar a atuação pífia de alguns jogadores. Seja no decorrer das partidas, com falhas bizarras e grotescas, seja na desobediência tática, ou na ineficácia ofensiva (problema que persiste desde o ano passado e, inexplicavelmente, continua sem correção).

Observamos também a displicência de alguns jogadores ao finalizar, na troca de passes e até mesmo na composição da defesa, quando há contrataque do adversário. Devemos ainda destacar a falta de proatividade de alguns jogadores que não dão opção na saída de bola e até mesmo se escondem (auto-marcação) para não receberem a bola quando temos a posse dela. Isso é de uma covardia absurda, pois obriga o sistema defensivo a rifar a pelota, devolvendo-a ao inimigo, ou a corrermos riscos desnecessários para nos livrarmos da marcação.

Dito isso , devemos também analisar o viés do treinador (sim, ele não é incontestável como alguns amigos acham)! Uma pergunta que me faço sempre é: Porque o time volta pior quando tem uma semana livre de treinamentos (extraordinariamente não foi o caso dessa semana)? Porque não temos jogadas ensaiadas nas cobranças de faltas próximas à área do adversário? Porque nossas finalizações continuam absurdamente abaixo do mínimo aceitável? Falta de treino? Falta de orientação? Não me parece, mas certamente algo continua errado.

Seria falta de comando no clube, ou no departamento de pessoal ou, em um nível mais micro, no time? Essa pergunta é passível de especulação, porém não podemos ratificar uma situação sem termos a observância do que acontece nos treinamentos. E esses treinamentos? Serão proveitosos a todos? Será que treinamos finalizações? E, se as treinamos, o tempo e a qualidade do treinamento estão sendo necessários? Essa resposta eu já tenho na ponta da língua… Não!!!

Pegando o jogo de ontem como parâmetro, vemos que o Flamengo teve, no mínimo, três chances claríssimas de matar a partida mas nossos atacantes (pra variar), displicentemente, não marcaram gols fáceis de serem convertidos. Se esse problema é recorrente, já deveria ter sido corrigido há muito. Mas não é o que vemos. Essa correção é urgente! Para ontem!

Além disso, nosso treinador tem o péssimo hábito de abraçar-se com jogadores de qualidade duvidosa, numa espécie de família ricardiana. Vejam só: MA, Gabriel e Vaz, além de Éverton (esse um pouco menos contestado) são peças fundamentais e de confiança no elenco de nosso treinador, embora desagradem à 99% da torcida por motivos óbvios. Vamos lá Zé Ricardo! Enxergue o que você está fingindo não ver! Com jogadores deste “quilate” não chegaremos a lugar nenhum (embora alguns defensores do inexorável garantam que sim).

O futebol é extremamente dinâmico. As trocas devem ser feitas. As opções do treinador deve estar em consonância com o futebol apresentado pelos jogadores e isso não é o que temos presenciado há muito tempo. Meritocracia é a palavra! Não dá para ter o Gabriel como titular de um time de série A (muito menos do Flamengo) e ele continua por lá (inexplicavelmente! – ou alguém bastante influente deve tê0lo como ativo). Ele só não está jogando porque estava no DM e além disso não tem qualidade pra ser jogador profissional, simples assim. Mas continua inoxidável.

Até que enfim, após muitas falhas e pedidos da Nação, o Vaz foi barrado na última partida (esperemos que ele não retorne à titularidade). Agora falta nosso intangível Márcio Araújo, um leão na cobertura (apenas na cobertura) pois não marca tão bem assim, se esconde quando temos a posse da bola e seu passe… ahhh seu passe quase inexiste. O que falta para o Ronaldo ser lançado em seu lugar? Me admira o Zé, vindo da base e conhecendo as qualidades do atleta não lança-lo no lugar do MA. A qualidade de nosso menino é infinitamente superior à de seu concorrente e ele não joga, não tem sequência. Absurdo isso!

Analisando a tabela, podemos destacar que os jogos contra os Atléticos MG (casa) e PR (fora) foram resultados passíveis de terem acontecido, mesmo com o Flamengo perdendo mais uma chance de vitória em Curitiba devido (mais uma vez) às finalizações estapafúrdias! Agora, o empate ontem contra o foguinho foi inaceitável! Foi quase um treinamento ataque defesa! E o Mengão não conseguiu, mais um vez, marcar gols que nos colocariam em posição mais honrosa na tabela de classificação. E sabem qual foi (de novo) o motivo pelo qual não ganhamos a partida? Duvido vocês adivinharem… KKK!!!!

Por isso peço encarecidamente ao Zé Ricardo que reveja alguns de seus conceitos e abra mão do conforto de utilizar sempre as mesmas peças e realizar sempre as mesmas substituições. Ontem, por exemplo, o Arão jogou aberto. Ou vocês acham que ele abriu mão de seu esquema engessado ad eternum? Revejam a partida. É por essas e outras que grande parte da torcida não aguenta mais! Muda Zé!!!

Não acho saudável a diretoria trocar o Zé Ricardo neste momento. Seria contraproducente e uma atitude 100% juvenil de nosso departamento de futebol. Se for para trocar, ao final da temporada. Eu também acho a mudança necessária, pois avalio que após seus 13 meses à frente do time ele não conseguiu subir o patamar do Flamengo e nem manter o nível das atuações mesmo com a qualificação do elenco na pré-temporada.

Mas devemos pensar em trazer um treinador realmente de ponta, e digo de ponta internacionalmente. Isso se quisermos começar a conquistar títulos reiteradamente. E devemos garantir que esse novo treinador tenha a mesma continuidade que o atual está tendo. Inclusive com o mesmo nível de paciência por parte da diretoria e, principalmente, da Magnética. Isso deveria ser pensado com muito carinho pela nossa diretora. Chega de lugar comum. Para isso não há espaço no Flamengo. Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo Simplesmente é!
Saudações Rubro Negras a todos!

Fabio Monken

Sugestões? Críticas? Elogios?
Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.
O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/06/apertem-os-cintos-vitoria-sumiu/

Share this content: