Depois dos 6 a 0 no jogo de ida, o Flamengo manda a campo hoje, 21h30, contra o ABC uma mistura de reservas e jovens da base para carimbar a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Os titulares ficaram no Rio junto com o técnico Renato Gaúcho para uma semana livre para treinamentos no Ninho do Urubu. Do profissional, só viajaram Léo Pereira, Bruno Viana, Rodinei, Vitinho, Michael, Thiago Maia, João Gomes, Pedro e os goleiros Gabriel Batista e Hugo Souza.

Portanto, será uma oportunidade de os atletas do Sub-20 mostrarem serviço. A equipe será comandada pelo auxiliar Marcelo Salles. Já que tanto Renato como seu auxiliar direto, Alexandre Mendes, permaneceram no Rio. Salles voltou ao clube depois de dois anos em que foi afastado e depois demitido. E agora ajuda em trabalhos complementares no dia a dia, como parte da comissão permanente do Flamengo.

O “Fera”, como é conhecido no clube, tem mais contato com o setor de análise de desempenho. Trabalha mais a evolução dos atletas durante as atividades técnicas e táticas. E faz os treinos de complemento. Com atletas que não são titulares, com o zagueiros. Por isso, tem contato mais direto exatamente com o plantel que está à disposição diante do ABC.

O profissional, que trabalhou no Flamengo em 2009, com parte da diretoria que voltou ao clube, perdeu espaço com a chegada de Jorge Jesus em 2019. Com uma comissão numerosa, o Mister abriu mão dos serviços de Salles. Mas o Flamengo o afastou e continuou pagando salário por alguns meses até encontrar outra função. Em 2020, o colocou como coordenador técnico da base. Mas diante da pandemia, demitiu funcionários e Salles saiu.

Ao seu lado, o também auxiliar Maurício Souza comanda o time no banco logo mais. Ele foi importante pois, desde que subiu de vez ao profissional, ajuda no informe sobre os jovens da base. Como aproveitá-los melhor. Auxilia ainda nos trabalhos técnicos complementares. Como coletivos da base com o sub-20 que Renato Gaúcho tanto gosta. Agora, ele poderá observar os garotos em um jogo para valer.