Os aplausos dos torcedores não deixam mentir. Dos 14 garotos da base do Flamengo que atuaram contra o Macaé, um chamou atenção especial: Matheuzinho. Cotado para ser o reserva de Rafinha neste ano, o atleta de 19 anos encara esta Taça Guanabara como a grande chance da carreira. Mas ser destaque apesar da pouca idade não é novidade para o lateral-direito. Aliás, é quase rotina.

Matheus França, como é nomeado na equipe principal, chama atenção desde os seis anos e se destacava no futsal do Iate Clube, no Paraná. Aos 11, foi visto por um olheiro e chamado para atuar no campo pelo Greminho. A habilidade talvez tenha vindo de berço, já que seu avô Nelson França e o primo Rafael França jogaram profissionalmente.

O lateral apareceu no radar do Flamengo após se destacar pelo Londrina, que abriu as portas no sub-15 e o permitiu brilhar na Copinha de 2018. O rubro-negro pagou R$ 1,2 milhões para adquirir 50% dos direitos econômicos de Matheuzinho, que não esquece de como recebeu a notícia: estava de férias, com os amigos na piscina, e recebeu a ligação do empresário falando da proposta. Dizer sim não foi difícil.

Nascido no interior do Paraná, Matheuzinho se adaptou bem à rotina movimentada do Rio de Janeiro e do apoio familiar veio a ascensão meteórica no sub-20 do Flamengo: virou titular, colecionou títulos e não tardou para ser observado pelo técnico Jorge Jesus.

Matheuzinho estreou profissionalmente no empate sem gols do Flamengo com o Macaé, no último sábado, mas aprovou a atuação e se colocou à disposição do técnico português. Com Rodinei negociado com o Internacional, este pode ser o ano da sua afirmação.

— Acho que fui bem. O que o Maurício pediu, pude contribuir. Mas o individual tem que ficar um pouquinho de lado. Temos que olhar pelo grupo. Vale a dedicação de cada um. Se o Mister me escolher, estou aí, mas estou focado no Estadual — declarou o lateral-direito.

Até mesmo Mauricio Souza comentou sobre a titularidade do atleta e explicou a opção de escalá-lo no lugar de João Lucas.

— Neste primeiro momento, opção pelo Matheus foi porque vinha mais jogado, vinha jogando direto. Percebi que o encaixe ficaria melhor com a equipe que coloquei em campo — explicou Maurício.

O próximo desafio de Matheuzinho será na próxima quarta-feira, no clássico contra o Vasco, que também deve escalar garotos.