Apresentador afirma que Globo recorrerá de decisão de transmissão, mas ressalta: “Se não conseguir, vai ter que transmitir”

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro realizou o sorteio do mando de campo nesta segunda-feira (06), e o Fluminense será o mandante da final da Taça Rio, que será contra o Flamengo. A partida, que acontecerá nesta quarta-feira (08), às 21h30, horário de Brasília, será transmitida pela Rede Globo, após a FERJ ter conseguido uma liminar na justiça. No entanto, a emissora recorrerá da decisão.

Durante o programa Redação SporTV, o apresentador Marcelo Barreto informou que a Rede Globo entrará na justiça pedindo uma revogação desta liminar obtida pela federação. A entidade desportiva emitiu uma nota comunicando sobre a decisão judicial e a obrigação da emissora em transmitir os jogos dos clubes que tinham contrato estabelecido com a Globo.

— Como a gente já informou aqui, este jogo é mando do Fluminense, então se tiver transmissão é a Globo que vai fazer. A Globo vai recorrer, e se não conseguir na justiça vai ter que transmitir o jogo.– disse o jornalista do canal SporTV.

A Rede Globo anunciou no dia 2 de julho que rescindiu o contrato com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro sobre as transmissões das partidas do Campeonato Carioca. Em nota, a emissora informou que o motivo de rompimento do contrato foi pela FlaTV, canal oficial do Flamengo, ter exibido a partida contra o Boavista, o que foi interpretado pela Rede Globo como violação de contrato. No entanto, apesar da rescisão, a FERJ entrou na justiça exigindo que a emissora cumpra o contrato.

Confira o comunicado:

“A Globo anunciou hoje que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada.

No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo. Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais.

No dia 18 de junho, a Presidência da República editou a Medida Provisória 984, passando ao mandante dos jogos os direitos de transmissão. O Flamengo se baseou nessa MP para transmitir a sua partida ontem no Maracanã. A Globo entende que a Medida Provisória não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição.

Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os demais Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa além da rescisão e o encerramento das transmissões dos jogos do Carioca – incluindo os três jogos de hoje que encerram a quinta rodada da Taça Rio e que seriam exibidos no Sportv e no Premiere.

Fonte: https://colunadofla.com/2020/07/apresentador-afirma-que-globo-recorrera-de-decisao-de-transmissao-mas-ressalta-se-nao-conseguir-vai-ter-que-transmitir/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=apresentador-afirma-que-globo-recorrera-de-decisao-de-transmissao-mas-ressalta-se-nao-conseguir-vai-ter-que-transmitir

Share this content: