Arma do Fla no Chile, arrancada de Berrío impressiona até no atletismo

Orlando Berrío já caiu nas graças da torcida do Flamengo. E nem foi necessária uma chuva de gols para isso – marcou uma vez, na estreia diante do Grêmio. O segredo do sucesso do colombiano é explicado através de suas passadas: largas e velozes. Com reação e velocidade impressionantes, chega nesta quarta-feira como arma fundamental do técnico Zé Ricardo em busca de uma vitória fora de casa pela Libertadores. Podendo ser titular diante do Universidad Católica, no Chile, Berrío chama atenção até de quem leva a vida através da velocidade.

++ Berrío passou pelo jogo e você quase não conseguiu ver

Técnico do Clube de Atletismo BM&F Bovespa, Victor Fernandes trabalha com nomes relevantes do atletismo brasileiro da atualidade. Ele, inclusive, é treinador de Vitor Hugo dos Santos – único brasileiro a representar o país na nobre prova dos 100m (aquela que Usain Bolt domina) nos Jogos Olímpicos do Rio. Apesar de ainda não se ter uma análise científica precisa de suas arrancadas, o atacante impressiona.

– Realmente impressiona a velocidade dele comparado a outros jogadores. Ele é um atleta diferenciado. Bem mais veloz que os outros e tem um biotipo favorável para isso. Em corridas lineares, ele se destaca bastante. O biotipo longilíneo com certeza ajuda – disse Victor.

Ainda não é possível fazer uma comparação exata entre Berrío e velocistas olímpicos sem dados mais profundos. O treinador do atletismo explica que existe, por exemplo, diferenças cruciais como medição de saída de posição estática e a medição de saída em movimento (como por exemplo durante um jogo de futebol).

Aos 26 anos, o atacante tem 1,83m e pesa 84kg. Seu corpo é formado quase 60% de massa muscular. Antes mesmo de chegar ao Flamengo, seus testes físicos impressionavam os especialistas do Atlético Nacional de Medellín. O preparador de seu ex-clube explicou que, em treinos e jogos, testes mostravam que seus tiros mais velozes chegam perto da marca de 36 km/h. No cenário do futebol, aparece menos rápido apenas que o galês Gareth Bale, do Real Madrid.

Com a ausência de Mancuello, poupado por precaução após pancada na cabeça na semana passada, existe possibilidade de Berrío iniciar a partida no Chile. Não por acaso Zé Ricardo o colocou apenas na metade do segundo tempo. A ideia é poder trabalhar com 100% do fôlego do colombiano nesta noite.

UNIVERSIDAD CATÓLICA X FLAMENGO
Data: quarta-feira, às 21h45 (de Brasília)
Local: San Carlos Apoquindo, Santiago
Flamengo: Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Romulo, Willian Arão e Diego; Berrío (Gabriel); Everton e Guerrero
Universidad Católica: Toselli Espinoza, Kuscevic, Lanaro, Parot, Fuentes, Kalinski Fuenzalida, Buonanotte, Noir e Santiago Silva
Árbitro: Diego Haro (PER) auxiliado por Coty Herrera (PER) e Jorge Luis Yupanqui (PER)

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2017/03/arma-do-fla-no-chile-arrancada-de-berrio-impressiona-ate-no-atletismo.html

Share this content: