| Futebol

Athirson comenta quinze anos do Carioca de 2000: "Inesquecível"

Lateral-esquerdo marcou um dos gols da conquista histórica

Athirson foi um dos personagens do título de 2000

Athirson foi um dos personagens do título de 2000

O tricampeonato carioca de 1999-2000-2001 é inesquecível para todos os rubro-negros, que se lembram do gol de Petkovic, aos 43 minutos do segundo tempo da terceira conquista da série. Mas antes deste título, o Flamengo já havia sido campeão sobre o rival cruzmaltino por duas vezes nos anos anteriores. Há 15 anos, em 17 de junho de 2000, o Mais Querido entrava em campo para conquistar o bicampeonato estadual contra o Vasco, no Maracanã, diante de mais de 40 mil pessoas. Se na Taça Guanabara daquele mesmo Carioca o Vasco venceu o Flamengo por 5 a 1, nos dois jogos que decidiram o título do Flamengo, Reinaldo, Tuta , Athirson, Fábio Baiano e Beto marcaram de volta outros cinco gols que garantiram, pela segunda vez consecutiva, que o Mais Querido levantasse a taça de Campeão Carioca, conquistando seu 26ª Campeonato Estadual.

Comandado pelo técnico Carlinhos, o Violino, o time rubro-negro venceu a Taça Rio daquele ano, garantindo sua vaga na final do Estadual contra o Vasco, campeão da Taça Guanabara. O primeiro jogo da final foi disputado uma semana antes, no dia 11 de junho, com mando de campo do Rubro-Negro. O Flamengo venceu o Clássico dos Milhões por 3 a 0, com gols de Athirson, Fábio Baiano e Beto, abrindo caminho para o bicampeonato.  

Athirson, um dos atletas do título, comentou a conquista e sua participação na vitória em cima do time cruzmaltino. "Foi uma coisa inesquecível. Foi um momento de início de carreira, e ter a oportunidade de fazer gol pro time que a gente torce, e ainda conseguir conquistar um título é muito bom. Independente de quem fizesse gol ou não, o importante era o que o Flamengo saísse campeão. Realmente foi um momento único", disse.

O lateral-esquerdo, que foi revelado na base rubro-negra, também falou da vontade da equipe em devolver a goleada sofrida para o Vasco, na Taça Guanabara. Athirson não deixou de lembrar a importância do apoio da torcida. "A gente sabia que tínhamos que tentar reverter, e que não seria fácil. Estudamos muito o adversário, foi uma semana muito particular. E a torcida apoiou, incentivou, acreditou...", relembrou o craque.
No segundo jogo, o Flamengo começou perdendo a partida com o gol de Viola, que vinha a ser o único gol marcado pelo Vasco naquela final. Reinaldo empatou para o Rubro-Negro, e Tuta marcou o segundo, garantindo o caneco para Gávea.



O Campeonato Carioca de 2000 ficou marcado na história rubro-negra, assim como abriu caminho para o tricampeonato conquistado no ano seguinte.

Confira a escalação do time que conquistou o caneco:
 
Clemer
Maurinho
Juan
Fabão
Mozart
Leandro Ávila (Lúcio)
Rocha
Fabio Baiano (Rodrigo Mendes)
Iranildo (Beto)
Reinaldo 
Tuta
 
Técnico: Carlinhos


Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/21422/athirson-comenta-quinze-anos-do-carioca-de-2000-inesquecivel

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.