Atração Fatal – ou: O estranho caso do Flamengo com o pequenino Fernando (e outros jogadores de qualidade mediana)

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Estamos de volta! Agora para analisarmos o que acontece com o Flamengo quando tratamos de jogadores medianos (ou piores).

Fernandinho é um destes casos. Todos nós já fizemos, mesmo que sozinhos, aquelas perguntas de sempre: Quando o Flamengo vai usar a garotada? Será que o clube não tem na base um jogador do nível deste que está jogando? Porque a diretoria insiste com jogadores medianos (ou até mesmo ruins) em detrimento aos formados no clube? Porque o departamento de futebol gasta tanto em salários com jogadores rodados, e pouco produtivos, e não promove a molecada com faixa salarial dez vezes abaixo? São perguntas que ninguém responde! Sabem porque? Porque elas não têm resposta! E nunca terão!

Como justificar o injustificável? Como tampar o sol com a peneira? Como atravessar uma piscina com um comprimido efervescente para que ele saia seco do outro lado? (embora tenha gente que consiga, rsrsrs). Tenho a certeza de que essa atração por jogadores medianos faz com que o elenco do Flamengo empobreça tecnicamente. Como costumo dizer nas rodas de amigos: Não tenha jogadores ruins no elenco, pois quando precisar deles… eles continuarão sendo ruins!

O pequenino Fernando é um jogador esforçado. Bom de grupo. Querido por todos. Honesto dentro da profissão. Mas não podemos tê-lo no elenco, pois toda a torcida do Mengão sabe que ele rende muito abaixo do esperado. E não me venham falar daqueles momentos espíritas que ele viveu quando decidiu um par de jogos a nosso favor. Porque ele vai mal na maioria das partidas e seu rendimento não é nem perto de um para dez (onde uma partida é boa e dez são ruins). Essa razão deve estar em um para vinte e cinco.

Dito isso, também não aceitarei o argumento raso de que ele “fecha o corredor”! Querem um corredor lacrado, onde nenhum adversário vai passar? Então vão lá na NFL e contratem um cornerback dos bons! Mas como tratamos de futebol com bola redonda, e não oval, digo que merecemos mais do que estes jogadores ordinários (não se ofendam, busquem o significado no Aurélio). Usarei outra sentença com uma terminologia um tanto quanto batida: temos que elevar o patamar do Mengão! E insistindo com estes jogadores ficaremos estagnados.

Um grande passo já foi dado com a contratação do Rômulo, onde resolveremos o problema de saída de bola qualificada na “volância”, mas isso é tema para outra coluna. Agora temos que solucionar os problemas do ataque. Também sei que nosso caso de solvência inspira cuidados, mesmo que estejamos num outro ambiente financeiro, mas austeridade não faz mal a ninguém e o mercado brasileiro não está colaborando. Principalmente quando alguns pródigos dirigentes inflacionam o mercado com valores incompatíveis em termos de custo-benefício e até mesmo face à qualidade do jogador contratado, sem mencionar o louco mercado chinês.

Deixo aqui um pedido para a diretoria de futebol do C.R. do Flamengo: Por favor, se for pra contratar jogadores com alto salário e baixo rendimento, promovam a base. Lembrem-se de que: “Menos é Mais”! Quanto mais inchado de pouca qualidade um elenco for, menos rendimento ele terá. E baixo rendimento gera frustração de expectativas, que gera desânimo de atletas pouco comprometidos, que gera desconforto com a torcida, que gera insatisfação geral, que acaba gerando desequilíbrio na diretoria, etc, etc, etc…

Por isso, mais uma vez, reitero: Não contratem por contratar! Se for para trazer jogadores medianos, fiquem com os que já estão no elenco. Uma qualificação se faz necessária. Precisamos de mais qualidade! Ajudem o Diego e povoem o meio de campo e o ataque com jogadores de mais massa cinzenta! Jogadores que se pautem mais pela inspiração do que transpiração! Ajudem nosso elenco a brilhar, nosso torcedor a sorrir e a vocês da diretoria orgulharem-se de que o trabalho no departamento de futebol deu uma guinada para melhor. Vamos Flamengo! Vamos rumo aos títulos! Rumo às conquistas e aos louros da glória! O céu não é o limite! Estamos alçando voo ao infinito!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken

Curtiu? Ótimo! Não curtiu? Excelente!
As discordâncias e divergências de opinião são extremamente salutares para o nosso crescimento!
Deixe seu comentário abaixo! Mas faça-o com educação!
E lembre-se: a falta de argumentos e a intolerância são os combustíveis dos fracassados!

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/01/atracao-fatal-ou-o-estranho-caso-do-flamengo-com-o-pequenino-fernando-e-outros-jogadores-de-qualidade-mediana/

Share this content: