O início contra o Coritiba foi animador. Márcio Araújo participou do primeiro gol do Flamengo, logo no minuto inicial da partida, ao ajudar a equipe a pressionar a zaga adversária, roubar a bola e balançar a rede. Antes do segundo tento rubro-negro, o camisa 8 ainda saiu de trás, tabelou com Diego e perdeu um gol incrível ao receber um passe do meia na pequena área.

O Fla ampliou o placar ainda na primeira etapa e Márcio Araújo participou da jogada do gol ainda em seu início. Após receber de Pará, o volante acionou o lateral Jorge, que lançou Éverton antes do ponta cruzar para Diego. A partir daí, o time carioca começou a se perder no jogo. O desconto do Coxa veio no fim do primeiro tempo, quando o camisa 8 deixou Amaral livre na pequena área para marcar.

Já no segundo tempo, Márcio Araújo errou um recuo que só não terminou em gol do Coritiba porque o goleiro Muralha saiu no tempo certo. O volante deixou o gramado assim que o Coxa empatou a partida, aos 43 minutos do segundo tempo. Um dos principais alvos da torcida rubro-negra, o camisa 8 não foi poupado e saiu debaixo de vaias.

Segundo o ​GloboEsporte.com, apesar de não ser unanimidade entre os torcedores e até dentro do próprio clube, Márcio Araújo está perto de renovar o contrato com o Flamengo para 2018. O volante tirou a vaga do colombiano Cuéllar, que chegou à Gávea nesta temporada com status de titular, mas perdeu espaço com a saída de Muricy Ramalho.