Barbieri elogia "equipe aguerrida" e explica escolha por Savio: "Bem nos treinos"

Matheus Savio ganhou a vaga do lesionado Marlos ainda no vestiário. O que começou com crítica de parte dos torcedores – no Maracanã e nas redes sociais – terminou com aplausos: 2 a 0 no Botafogo, com direito a golaço do garoto.

Em entrevista coletiva após a partida, o técnico Maurício Barbieri explicou a escolha pelo jogador e aproveitou para destacar a manutenção de desempenho, mesmo com a mudança de peças.

– Tem muita qualidade, vinha muito bem nos treinamentos. Entendemos que seria a melhor opção e fico muito feliz pela partida que ele fez. Só reforça o bom elenco que temos. Conseguimos manter o desempenho mesmo com mudanças na escalação – disse o treinador.

Barbieri também aproveitou para falar de Uribe. Titular pela primeira vez desde que chegou ao Flamengo, o atacante se movimentou, lutou, mas acabou "sacrificado" por jogar fora de posição.

– Foi uma boa atuação (do Uribe). Teve que se sacrificar por jogar fora de posição. Mas já tínhamos treinado essa possibilidade. Na verdade, o Uribe substituiu o Marlos, enquanto o Savio substituiu o Everton Ribeiro, mesmo que jogando do outro lado. Volto a enfatizar: temos uma equipe aguerrida que se doa em prol do resultado perdendo ou ganhando o jogo.

Líder isolado do Campeonato Brasileiro com 30 pontos, o Flamengo folga neste domingo e se reapresenta na manhã da próxima segunda-feira. O próximo jogo será na quarta-feira, contra o Santos, na Vila Belmiro.

Veja mais trechos da coletiva:

Os 90 minutos

Fizemos os gols cedo. Mas acho que depois do segundo gol o Botafogo mudou sua postura. Tem um adversário do outro lado, que há poucos dias deu trabalho ao Corinthians. Tem um treinador competente, de Copa do Mundo. Mesmo no primeiro tempo tivemos oportunidades, o jogo ficou mais aberto. Era um jogo que favorecia o Botafogo, que não tinha mais nada a perder.

Tentamos ter um controle maior no segundo tempo e criamos boas chances, mas não conseguimos ampliar. Temos que enaltecer o espírito de luta. Foi uma equipe que sempre buscou lutar para vencer. Até por isso a torcida aplaudiu no último jogo e hoje. Estou ciente que existem muitas coisas positivas e outras a serem ajustadas para a sequência do campeonato.

Guerrero

Guerrero nos ajuda muito. Às vezes olham só para os gols, mas ele cumpre uma função tática importante, de prender zagueiros, preparar as jogadas. Ele fez um bom jogo, nos ajudou. Tirei ele porque ele sentiu a sequência, não vinha atuando e caiu um pouco de produção.

Poucas finalizações

Foi uma questão de escolhas erradas no contra-ataque. Mas ainda assim conseguimos finalizar. Lembro de duas chances com o Paquetá. Volto a repetir: fizemos um bom jogo, num clássico. Fazia quatro anos que o o Flamengo não vencia o Botafogo em Brasileiros. Temos que tomar cuidado nos exageros. Foram muitas críticas na derrota, que é natural no futebol. Agora também não é para exagerar. Estamos felizes com o resultado, mas sempre com os pés no chão. Ainda tem muito campeonato pela frente.

Pressão na saída de bola

Já temos feito a marcação pressão, não é novidade. Na quarta-feira fizemos e muito. Já exercemos no último jogo e hoje. Achamos os dois gols e o Botafogo começou a fazer uma ligação direta. É natural que tenhamos que recuar um pouco para se proteger. É uma arma que temos.

Segredo

O segredo tem sido encarar todos os jogos como uma decisão, ter um coletivo forte. Às vezes se fala muito de um ou outro setor. Falaram da defesa. Vencemos vários jogos com Réver, Léo… Além de Juan e Thuller, que também jogaram e se destacaram. Todos estão prontos para contribuir sempre. Essa tem sido a tônica dos bons resultados.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/barbieri-elogia-equipe-aguerrida-e-explica-escolha-por-savio-bem-nos-treinamentos.ghtml

Share this content: