Depois de mais uma partida com o técnico interino Nelson Veríssimo no sábado, o Benfica iniciou a semana disposto a fazer um esforço ainda maior para ter Jorge Jesus no lugar de Bruno Lage, demitido recentemente.

A reportagem apurou que o treinador do Flamengo vem recebendo mensagens diretas de representantes do clube português, mesmo tendo sinalizado inicialmente que não tinha interesse em deixar o Brasil.

O Benfica intensificou a carga mesmo assim e o presidente Luis Filipe Vieira, de quem Jesus tem ressalvas, tenta contornar a situação antes de enviar uma proposta oficial.

Segundo o jornal A Bola publica nesta segunda-feira, o advogado Bruno Macedo, que negocia os contratos de Jesus, foi enviado de Lisboa ao Rio para tentar convencê-lo a voltar ao país e ao antigo clube.

Procurado, Macedo não confirmou a informação, mas também não negou. O motivo é que uma proposta oficial ainda aguarda o sinal verde de Jesus.

O Flamengo tem noção do assédio e aguarda uma posição definitiva de seu comandante. Os dirigentes acompanham o noticiário e não querem interpelar o treinador antes da final do Estadual.

O clube carioca renovou contrato até o meio de 2021 com o português, e para que a saída se concretizasse agora seria necessário o pagamento de uma multa rescisória relativamente baixa para os clubes europeus.

O que pesa contra a permanência de Jesus é a indefinição sobre o calendário brasileiro e da própria Libertadores. Mas a boa relação com o elenco e com a diretoria do Flamengo podem fazê-lo recusar a nova investida.

Se aceitasse voltar ao seu país, Jesus ainda poderia ganhar o título nacional. No sábado, o Benfica recebeu o Boavista e venceu por 3 a 1, no Estádio da Luz, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Português.

O triunfo ainda permite que a equipe de Lisboa sonhe com o título, já que está a seis pontos do líder Porto, a quatro rodadas para o fim.

No entanto, a ideia do presidente do Benfica é ter Jesus para a próxima temporada. Antes do Brasileiro, previsto para agosto, haverá um período sem jogos para definir a situação de vez.