Botafogo é absolvido de denúncia por injúria racial e advogado ironiza o Flamengo

Em julgamento que aconteceu na última quarta-feira, 2 de maio, o TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) absolveu, por maioria dos votos, o Botafogo após atos de injúrias raciais proferidas pela torcida alvinegra ao jogador Vinicius Jr em um confronto que aconteceu no dia 03 de março, no Engenhão. Na ocasião, o jogador rubro-negro foi hostilizado por botafoguenses na saída de campo após ser expulso, aos 36 minutos do tempo. A denúncia foi feita com base em imagens de televisão e reportagens.

O Tribunal se baseou no primeiro depoimento do atacante do Fla, que disse não ter conseguido identificar as ofensas. Ele foi convocado a prestar mais esclarecimentos nesta quarta, mas não compareceu devido à partida contra a Ponte Preta, em Campinas, pela Copa do Brasil. O clube pediu o adiamento da sessão, o que não foi autorizado.

O Botafogo havia sido denunciado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão e origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. Como punição, o clube poderia receber multa de R$ 100 a 100 mil.

Aníbal Rouxinol, advogado do Botafogo, ironizou a denúncia do Flamengo ao TJD-RJ: “O próprio jogador não se mostrou ofendido. É absurdo ter de defender o clube diante de uma situação dessas. O próprio inquérito mostra que não houve nada que justifique a denúncia“.

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/05/botafogo-e-absolvido-de-denuncia-por-injuria-racial-e-advogado-ironiza-o-flamengo/

Share this content: